terça-feira, julho 10, 2007

25 O SAGRADO ESCUDO


Eu não gosto e não sou de criticar as tentativas artisticas de outras pessoas, bem ao contrário sou completamente a favor de estimular a criatividade. Por isso parabenizo o Inter por estar realizando essa votação para o novo escudo. Acho legal a ideia de chamar aos socios para votar e tambem a ideia de trazer novidades a imagem do clube. Mas o unico problema é que eu tenho uma duvida. Esse novo escudo é algo permanente ou apenas comemorativo?

Pergunto porque das 3 opções oferecidas infelizmente acho que nenhuma faz justiça ao Colorado. É dificil de se ver assim sem estar na camisa, sempre fica mais bonito na Camisa, mas assim no papel elas realmente deixam a desejar e não só isso, elas tambem ofuscam o escudo tradicional do Clube.

No Primeiro a Coroa é grande demais e me faz lembrar o Burger King. O segundo a Coroa me parece quase religioso, meio Papal e na terceira ficou muito Islamico algo que nosso rival Al Ahly poderia usar. Ou seja nem um dos 3 são satisfatorios. Na verdade acho que coroa só deveria aparecer assim em camisa comemorativo ou de alguns jogos, mas não como nosso simbolo oficial. Isso é que falta, uma explicação da diretoria. Acredito eu que deve ser apenas para a proxima camisa, MAS esse proximo design pode nos acompanhar por muitos anos como a 4 estrelas que esteve na camisa do Inter por 12 Anos.

Por isso sou a favor de colocar uma coroa no ombro ou manga da camisa ou atras em cima do numero, mas não em cima do simbolo. Em lugar algum existe a regra que as estrelas tem que ir em cima do escudo, acho até que pequenas estrelas na manga da camisa ficaria legal e poderia até botar de TODOS os titulos do Inter que nem ia se notar muito. Outra opção é colocar estrelas e coroas no lado de onde fica o simbolo da Reebok. Qualquer coisa seria melhor que uma coroa em cima do escudo. O Professor Mark fez um escudo super legal com uma coroa, quase todo mundo gostou, mas ao mesmo tempo todos nos concordamos que seria legal numa camisa comemorativa e não permanentemente.

Quem sabe até um dia a gente volta ao escudo que dominou a camisa do Inter por 68 anos, o escudo e nada mais.



25 Comentários:

Guilherme L. disse...

eu botava como a camisa de 1980 (se nao me engano).... os louros embaixo e 3 estrelas em cima (o n° de estrelas podendo variar entre 1 ou 3)

____
mas entre as opções do site do Inter ficaria com a 3ª pois a 1ª eh muito desenhada a coroa e a 2 ªparece uma tiara

diegomrosa disse...

Louis, acho que você está cometendo o mesmo equívoco que a diretoria do Inter: está confundindo escudo com camisa. Nenhum escudo de nenhum clube do mundo inclui estrelas, coroas ou qualquer outro adorno relativo aos títulos conquistados. Estrelas/coroas são detalhes adicionados às camisas. Parece uma questão banal, mas tem feito bastante estrago essa confusão. Para mim, esta campanha do Inter está equivocada pois afirma que está escolhendo o novo "escudo" quando na verdade deveria estar escolhendo a nova "camisa". E camisa muda todo ano, entra estrela, sai estrela... agora escudo deve ser imutável!

Schroder-EUA disse...

Diego

é exatamente por isso que escrevi perguntando se o inter quer mudar o escudo permanentemente ou so temporariamente.

Mas o problema com mudar APENAS a camisa é que a camisa acaba ficando por decadas como a 4 estrelas..de 1993 ate 2006 por exemplo.

Entao se o inter Nao ganhar mais titulos grandes poderemos ficar com essa coroa na camisa por muito tempo or pra sempre....e acaba sendo mesmo parte do Escudo por estar ali a tanto tempo.

diegomrosa disse...

É que essa questão de ser definitivo ou temporário acho que também é influenciada pela confusão escudo/camisa. Se o Inter tivesse divulgado que está mudando a camisa (como deveria ser) não haveria grandes discussões pois a camisa é quase sempre algo temporário. Temos o exemplo da 4 estrelas (13 anos) mas também temos o exemplo da 5 estrelas (um modelo de camisa que durou apenas 4 meses!). O problema é que eles anunciaram que estão alterando o escudo... e o escudo é algo em que não se mexe.

Desde o ano passado que eu tenho reparado que o escudo do Inter passou a aparecer em programas de TV, transmissões de jogos, jornais, revistas e sites sempre com as estrelas em cima. Repare em transmissões de jogos como às vezes o escudo do Inter aparece com a metade do tamanho do escudo do adversário por causa das estrelas. Dê uma olhada no site oficial seção "O Escudo" para ver como o Inter institucionalizou esse equívoco.

Agora pouco, no TVCom Esportes, o Maurício e o Zé Aldo ridicularizaram a campanha do Inter porque disseram que "tão querendo mudar o escudo por causa de um título". Confusões como essa poderiam ser evitadas se a campanha fosse pra mudar a camisa e não o escudo.

Coloquem a coroa na camisa! Quando enjoarem, retirem. Afinal não acabamos de ter um modelo de camisa que durou apenas 4 meses?!

Cássio disse...

Concordo com o Diego.

E Também não gostei das coroas que entraram pra votação.
Acho que o escudo na camisa do inter deveria ficar como está, com 6 estrelas.

blogdoguego disse...

Já votei em 2 pesquisas, uma do Inter como sócio e a outra na Rbs. Acabei votando em duas, portanto , é melhor deixar o escudo original e colocar as 3coroas na manga por exemplo. Ficariam realçadas em bom tamanho, como detalhes e também o escudo novo poderia ser colocado e camisas comemorativas. Acho que fica melhor assim, pois como mkt é melhor e assim cada ano poderia ter um modelo comemorativo,ou 3o. uniforme novo

cjr-sp disse...

OFF TOPIC:

CADE O VARGAS????? É SÓ FAZER UM AMISTOSO NO GIGANTE COM INGRESSOS ESPECIAIS CONTRA O BOCA QUE A TORCIDA PAGA...USEM A CRIATIVIDADE QUE A TORCIDA PAGA......VARGAS FICA PARA COMPLETAR O VERDADEIRO QUADRADO MAGICO...

COISA DE LOUCO...RSSS.

VARGAS, MAGRAO, GUINAZU E PINGA.

NAO TEM PARA NINGUEM....

Guilherme Mallet disse...

Está bizarros todos eles. São coroinhas de cliparts do Corel, ou algo do tipo.

E vamos analisar:

1 - Coroa e ramos representando "as vitórias do passado". Peraí! Quais vitórias? Todas? Se representa todas é como não representar nenhuma, logo é inútil. Além disso é uma coroa grande demais!! Pq não uma bem menor? E claro, O tricampeonato brasileiro ficaria de fora.

2 - Coroinha de Miss. Além disso, pensem o seguinte. A coroa representa 3 conquistas, mas ali ela representa só a recopa, pois os outros campeonatos têm suas estrelas. 6 estrelas e uma coroa! Péssimo. Ah, e só nós que fomos avisados saberemos que é uma coroa.

3 - Coroa grande também. Com raminos que não representam nada, como dito acima.

SÓ O ESCUDO E PONTO FINAL!

Guilherme Mallet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Mallet disse...

Ah, uma questão jurídica:

No art. 3º, parágrafo único do Estatuto do Internacional está escrito o seguinte:

"O distintivo do Clube é representado por um círculo de cor vermelha, tendo ao centro desenhadas em branco, entrelaçadas, as letras “S”, “C”, “I”, correspondentes às iniciais de “ SPORT CLUB INTERNACIONAL ”."

Ou seja, essa enquete trata-se de uma atitude ilegal por parte da Vice-Presidencia de Marketing.

Adornos como estrelas e pequenos detalhes podem enfeitar o símbolo, mas jamais alterá-lo, muito menos essas coroas bizarras que parecem sobrepor-se ao distintivo histórico e eterno do Internacional.

Unknown disse...

Da ZH de hoje:

"O escudo do Inter vai mudar. Ontem, o clube lançou campanha para que o associado e o torcedor comum escolham o novo logotipo do clube: o símbolo do Inter com uma coroa logo acima, alusiva à conquista da Libertadores, do Mundial e da Recopa. A mudança será provisória. Deverá ser estampada na camisa do clube somente até dezembro. Depois, para 2008, o Inter vai tirar a coroa e todas as estrelas do peito. Haverá somente o escudo na camisa, como era antes de vencer o Brasileirão de 1975.

- Vamos seguir a tendência dos grandes clubes do mundo, que utilizam apenas o escudo na camisa, sem estrelas - disse o gerente de marketing do Inter, Juan Pablo Boeira."

Tá aí. Finalmente, alguém de bom senso no marketing colorado.

Claudio / movimento internet BV disse...

O pessoal de marketing do inter está começando a ter atitudes de planejamento europeu.
É quase certo (respeitando as votações que o internacional está fazendo na internet)que será o primeiro escudo até pq é alusivo a coroa do real madrid grande rival do barcelona e o dentuço da azenha.
Após essa comemoração da tríplice coroa do escudo (que eu particularmente apoio) o inter será pioneiro no brasil em colocar em sua camisa só o distintivo e nada mais como os grandes clubes europeus , e uma vez ou outra em comemoração a um grande título se fará camisas com adornos (estrelas,ramos,coroas,etc...)
Agora um detalhe muito importante :
Voces já fizeram um estudo mais clinico nos NÚMEROS DE ACESSOS vídeos do youtube do inter e gremio ?
Dá uma média de 5 por 1 , isso mesmo para os pijamas.
O que quero dizer com isso?:
toda votação pela tvcom , rádio gaucha e agora essa votação que o internacional está promovendo é bom abrir o olho , pois se bobear vai ganhar o escudo do islã como disse o louis .
Abre o olho inter que tem muito mais gazelinhas de internet gremistas que tem tempo pra esculhambar e manipular votações !!!

Agora : Marcão,Magrão,Guinazu,Hidalgo,Vargas que reforços heim ?

SAUDAÇOES COLORADAS E DÁ-LHE INTER ;-)

Precisodevcakis2 disse...

Por isso que a votação do site é apenas para associados, assim as gazelinhas não podem votar! O que vale é a enquete do site.
Ficou muito bom o esclarecimento. Como camiseta comemorativa deste ano, acho que vale a ideía do clube. Tb acho que será muito legal a partir do ano que vem termos apenas o símbolo do Inter na camisa.
Bela iniciativa da direção.

Unknown disse...

nao abro mao da estrela de campeao do mundo...nao existe gloria maior!

nada de coroinhas... so os colorados vao saber o que ela representa.

Anônimo disse...

Para acabar com a polêmica...
Segundo a ZH de hoje, o gerente de Mkt do Inter falou que a coroa vai ficar na camisa até o final do ano, apenas comemorativo, e que a partir do ano que vem, terá só o escudo na camisa.
Acho que a diretoria está ligada no que os colorados vêm falando, e principalmente pela internet, pois até ontem ninguém falava que era até o final do ano... Ou seja, parece que ESTAMOS SENDO OUVIDOS!!!
Sds.
Marcelo, de Floripa

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Torcedores vão definir novo distintivo do clube




O escudo do Inter vai mudar. Ontem, o clube lançou campanha para que o associado e o torcedor comum escolham o novo logotipo do clube: o símbolo do Inter com uma coroa logo acima, alusiva à conquista da Libertadores, do Mundial e da Recopa. A mudança será provisória. Deverá ser estampada na camisa do clube somente até dezembro. Depois, para 2008, o Inter vai tirar a coroa e todas as estrelas do peito. Haverá somente o escudo na camisa, como era antes de vencer o Brasileirão de 1975.

- Vamos seguir a tendência dos grandes clubes do mundo, que utilizam apenas o escudo na camisa, sem estrelas - disse o gerente de marketing do Inter, Juan Pablo Boeira.

Enquanto a camiseta sem estrelas não vem, sócios e demais torcedores podem eleger entre três opções qual será a coroa colorada até o fim do ano. Os desenhos estão no site do clube (www.internacional.com.br). Os associados podem votar através do site do Inter. Já os torcedores comuns, pelo e-mail marketing@internacional.com.br. O desenho número 1 é visivelmente inspirado no escudo do Real Madrid. A votação irá até o próximo dia 20. Os novos uniformes deverão estar à venda nas lojas a partir de agosto.

Mais uma vez, parabéns para a diretoria.

VAMO VAMO INTER!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Louis, agora cria um post com a matéria da ZH para por fim a polêmica!!!

VAMO VAMO INTER!!!

vbello disse...

Pessoal,

Essa campanha é apenas para lançar uma camiseta comemorativa.
MARKETING!!! Aumentar as vendas!

A partir do ano que vem teremos apenas o logotipo na camiseta, como nos primórdios!

Ou seja, por mais incompetente q seja o depto. de mkt do inter, temos q dar os parabens pela iniciativa! Pelo menos estão tentando alguma coisa.


VAMO VAMO INTER!!! SEMPRE!!!

vbello disse...

Pessoal,

Essa campanha é apenas para lançar uma camiseta comemorativa.
MARKETING!!! Aumentar as vendas!

A partir do ano que vem teremos apenas o logotipo na camiseta, como nos primórdios!

Ou seja, por mais incompetente q seja o depto. de mkt do inter, temos q dar os parabens pela iniciativa! Pelo menos estão tentando alguma coisa.


VAMO VAMO INTER!!! SEMPRE!!!

Edu disse...

parece que está acontecendo uma confusao entre o que é escudo e o que é adereços.

vejam, o escudo do inter é o símbolo sem as estrelas. todas as estrelas estao acima do escudo e as estrelas nao fazem parte do escudo. portanto, adicionar uma estrela, coroa ou louros ou tirar todas as estrelas nao é mudar o escudo. o escudo permanecerá o mesmo.

o Raul é o cara que poderia falar sobre o escudo. Me parece que inicialmente eram apenas as 3 letras. Posteriormente acrescentaram um circulo as letras, o que foi a 1a mudança do escudo!

Mais tarde, inverteram a cor das letras e o escudo se tornou o que é hj.

Eu gostaria que mudassem o escudo novamente, adicionando a data de fundaçao do clube. Agora que estamos perto do centenário esta informação seria legal.

Quanto ao que desejam por na camisa, no entorno do escudo, tanto faz, desde que não fique feio. Eu gostaria que ficassem todas as estrelas.

O escudo do inter eh aquela bola sem estrelas. o inter erra nas transmissoes ao passar como escudo o escudo e todos os adereços.

R.Borba disse...

Galera,

Eu não abro mão da estrela de CAMPEÃO DO MUNDO. Acho que somente ela esta legal. Ou então com as estrelas na manga direita e somente o escudo no peito. Ficaria legal tambem !!

Abraço

Anônimo disse...

Muito bom. Parabéns aos dirigentes. (Só faltou essa informação na enquete.

Agora só falta a Adidas patrocinar. Eheheuheuehuehu.

Já pensaram que linda? Toda vermelha, só com duas listrinhas nas mangas? Ou melhor, Sm as listras nas mangas, pra não seguir nenhum molde.

Depois tem que se livrar do banrisul e conseguir um patrocínio de verdade. Isso não é patrocínio de campeão do mundo.

Daí sim.

Sem estrelas, Adidas e um patrocínio de verdade.

Daí pode-se pensar em adornos nas mangas e na barra, indicando os títulos, fundação, etc.. Mas daí é outra história.

PS.: Eu só espero que dessa vez eles consigam cumprir as datas e a camisa esteja nas lojas em agosto, e em janeiro já não seja mais essa. Pq foi feio o que aconteceu no mundial.

Anônimo disse...

Ah, e também tem que se livrardaquela unimed que patrocina a bunda dos jogadores. Eu ia comprar um calção há um tempo atrás, mas não consegui, de tão feio que é aquilo. MAs na camisa tbm tem Unimed. E também da TRamontina na manga, que não lembro se tem ainda.

R.Borba disse...

Por falar em Adidas, quando termina o contrato com a RBK ?

Abraços

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Desculpem-me, mas o tio aqui é meio desconfiado !

Isto está parecendo o plebiscito do Desarmamento aqui no Brasil, lembram ? Votamos o ´Não` e estamos na m... com os bandidos cada vez mais armados, imaginem se tivéssemos votado ´Sim`

Não podemos dar qualquer poder para mudanças, pois eles as fazem se encontrarem qualquer brecha...
===================================================
Amigos:
E se chegar no final do ano eles resolverem NÃO MUDAR? AI JÁ ESTÁ ESCOLHIDO !

ENTÃO ACHO MELHOR NEM ESCOLHERMOS, PARA NÃO TERMOS RISCO DE NÃO-MUDANÇA E NÃO SERMOS ACUSADOS DE UM DIA TERMOS CONCORDADO COM ESTA PROPOSTA RIDÍCULA !

Eu é que não vou avalizar qualquer mudança, se querem e podem mudar que o façam sózinhos!

Vai que os caras resolvam ano que vem colocar PLUMAS E PAETÊS !


No meu hã, hã...

Sds
Nelson Baron

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]