quarta-feira, julho 18, 2007

9 LUTO

Escrito por Diana Oliveira

Estava pronto o texto que falaria das meninas do futebol brasileiro, às quais parabenizo pela esmagadora vitória de 10x0 sobre a seleção do Equador, garantindo o primeiro lugar no grupo e passagem às semi-finais do Pan. O próximo confronto será com a forte seleção do Canadá, sexta-feira, às 15:30. Boa sorte garotas, infelizmente, diante da tristeza pelo pior acidente aéreo da história do Brasil, as guerreiras do país terão sua homenagem adiada para a próxima semana.

É impossível transcrever a dor da perda, só quem sente sabe.
A pessoa está ali, com vida, cor, calor, cheiro e de repente não está mais. A presença física desaparece abruptamente, mas o rastro da alma esvai-se aos poucos.
Aos familiares, amigos e amores das vítimas, deixo a mensagem de o que se leva desta vida é a vida que se leva.
Os corpos foram, ficou a lembrança que o amor há de eternizar.


O que é a vida e o que é a morte
Ninguém sabe ou saberá

Aqui onde a vida e a sorte
Movem as cousas que há
Mas, seja o que for o enigma
De haver qualquer cousa aqui
Terá de mim o próprio estigma
Da sombra em que eu vivi.

Fernando Pessoa


9 Comentários:

Douglas - São Léo disse...

Bah, fikei perplexo tb, ótimo post....vamos fazer uma homenagem a todas as vitimas que se foram ontem na grande tragédia que aconteceu no aeroporto de Congonhas, vamos todos botar uma flor em seus nicks do msn para representar luto nacional. ajude você também e passe essa mensagem todas as pessoas que estão online

Marimas disse...

"Terá de mim o próprio estigma
Da sombra em que eu vivi..."
Grande F. Pessoa, grande Diana...

Vou pedir uma coisa, aceite quem quiser, tava olhando o orkut e tem um monte de scrap par as pessoas que morreram.. o pessoal aqui do blog que tb tá no orkut acha realmente necessário isso?!

Rafael Severo disse...

Parabéns pela sensibilidade, Diana. Postagem muito apropriada, como sempre...

"Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"

Mario Quintana

m.rodrigo.oliveira disse...

Valeu Diana.
Mais uma vez, beleza de texto.

diana oliveira disse...

que lindo o poema do quintana, rafael.
não conhecia este.

publica na tua coluna de sexta-feira, ainda será em tempo, tenho certeza.

*ao m.rodrigo.oliveira, meu querido irmão, q alívio saber q ninguém da nossa família estava no avião... e estou triste pelos q não podem sentir o mesmo. bjão.

Schroder-EUA disse...

Belo Texto Diana.

Essa é provavelmente a primeira vez que o gaucho sinta essa dor de desastre de Aviao. O acidente do Gol ano passado nao envolveu muitos Gauchos e acho que voces entendem o que to dizendo. Todos sentiram muito ano passado mas acho que agora pra Gaucho é pior ainda já que saiu dai de Porto Alegre.

Agora imagina essa dor que estamos sentindo vezes 10. Foi assim que me senti no 11 de Setembro quando 4 Avioes cairam mais 2 Predios de 110 andares, tudo cheio de gente que mora no meu Estado aqui e avoies que sairam do Aeroporto local de Newark. Pior que aquilo tudo nem acidente foi, foi de proposito.

Tomara que esses accidentes acabem servindo para algo e que melhore alguma coisa.

Quanto ao GOL em 2006 parece que acabaram botando a culpa nos 2 pilotos Americanos, nao acompanhei direito o caso mas acredito que nao é unanimidade essa culpa.

Sobre Congonhas e o tamanho da Pista...será que realmente é o Culpado? Esse aeroporto ja existe a decadas sem isso ter acontecido mesmo com chuva. Nao estou convencido que isso seja a razao ainda.

Guilherme Bello disse...

belo texto diana.
Perdi meu tio, Dep.Julio Redecker, neste trágico acidente. A família sofre muito e é sempre bom ler mensagens como esta tua, ainda mais neste caso, em que a pessoa que se vai nos deixa tantos exemplos de vida para seguir.
Infelizmente, aquele que mais lutava na busca por um fim a falta de estrutura aérea do país, perde sua vida sem finalizar sua batalha.
Sofremos, mas sabemos que mais 180 famílias sofrem como nós, peço o apoio de todos às famílias das vítimas.
Obrigado.

Marimas disse...

A história do avião da Gol tem semelhança com o da TAM no quesito culpa.. sempre se acha um bode expiatório, no da TAM é o Lula, ou o Presidente da república, seja quem for... no da Gol pegaram os pilotos americanos pra bode, eles sim são perfeitos, nem estão mais no Brasil aí fica fácil culpar... na minha opinião, no acidente da Gol foi falha de comunicação, eles estavam na mesma altura por falha técnica de controle, e no da TAM me parece que o piloto tentou arremeter e não teve tempo, nem altura para isso, tanto é que ele passou lotado pela pista e nem tocou na rua que separava o aeroporto da TAM Express... mas eu sou técnico em edificações... naum em aeronáutica...

Quanto ao texto, a qualidade do blog tá cada vez melhor, não é todo dia que eu entro num blog de futebol e leio F. Pessoa e M. Quintana...

diana oliveira disse...

louis, o acidente da gol foi falha no radar e comunicação. tem uma zona de escuridão no espaço aéreo brasileiro, onde os controladores não localizam as aeronaves (deficiência de equipamento). além disso, houve problemas de comunicação entre a cabine de controle e os pilotos, estes foram chamados e não respondiam.
o q se discute desde então, é o excesso de aviões que estes controladores têm que monitorar. são poucos profissionais pra função, não são remunerados a altura e falta preparo no que diz respeito à idiomas (a maioria não fala inglês). o q eles mais reivindicam é o desligamento da categoria militar, querem q a profissão seja civil, no q eu acredito eles tenham toda razão. tem q ser um curso superior, é a melhor maneira de qualificar o profissional.

quanto ao acidente da tam, ontem eu vi na tv a imagem da pista liberada pela infraero, poucos minutos antes dessa aeronave, pousou uma q levou 11 segundos pra tocar o solo, finalizou tranqüilamente. o avião da tam levou 3 segundos, vinha em mta velocidade. na imagem do video entende-se q não havia chances de freio...
eu já tinha visto um especialista, tbm ontem, dizendo ser quase impossível o problema estar na pista. pelo choque, teria sido mta velocidade pra pouso = falha humana ou do próprio avião.

em respeito aos familiares eu não quis ontem entrar na discussão política do fato, tão pouco apontar o piloto que tbm deixou saudades para os seus.
preferi me dedicar ao conforto dos parentes, como o guilherme, a quem estimo mesmo, meus sentimentos pelo falecimento do tio, q ontem foi lembrado de forma mto carinhosa pelos companheiros de congresso.

abrçs a todos

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]