terça-feira, julho 10, 2007

3 O Internacional e os Jogos Pan-Americanos

Escrito por Raul Pons

Em clima de Jogos Pan-Americanos, vamos relembrar as participações coloradas neste torneio.

Em primeiro lugar, é preciso não confundir os jogos com o campeonato pan-americano, competição exclusiva de futebol, e que foi disputada em apenas três ocasiões (1952, 1956 e 1960). Os Jogos Pan-Americanos começaram a ser disputados em 1951. Nas duas primeiras edições o Brasil não participou do torneio de futebol. Em 1959 o Brasil chegou à medalha de prata, com uma seleção carioca, e em 1963, em São Paulo, foi ouro, como uma seleção de paulistas e cariocas. Mas de 1967 a 1971 novamente o Brasil ficou fora do futebol dos Jogos Pan-Americanos.

Em 1975, no México, o Brasil levou uma seleção com atletas de vários estados. Do Internacional, dois convocados: o volante Batista e o lateral-esquerdo Chico Fraga. Na 1ª fase, o Brasil, treinado por Zizinho, disputou três partidas:
14.10 3x1 Costa Rica
15.10 2x0 El Salvador
17.10 14x0 Nicarágua - Esta foi a maior goleada de uma seleção brasileira de futebol.
Batista atuou nas três partidas, e Chico Fraga não jogou apenas contra a Costa Rica. Contra a Nicarágua, Batista marcou dois gols e Chico Fraga um.
Na 2ª fase, a velha rival Argentina caiu no mesmo grupo do Brasil:
19.10 6x0 Bolívia
21.10 0x0 Argentina
23.10 7x0 Trinidad e Tobago
Com um saldo melhor que a Argentina, o Brasil classificou-se para a final. Chico Fraga atuou nas três partidas, e Batista não jogou contra a Argentina.
Final:
25.10 1x1 México
Os dois colorados jogaram. Persistindo o empate, as duas seleções resolveram dividir a medalha de ouro. Mas mais tarde a FIFA cassou a medalha dividida.

Em 1979, em Porto Rico, novamente o Internacional se fez representar em uma seleção que seria ouro. O meia Cléo e os atacantes Mica e Rogério foram convocados.
As partidas foram as seguintes:
02.07 2x0 Guatemala - Mica marcou um gol.
06.07 1x0 Cuba
08.07 3x1 Costa Rica
10.07 5x0 Porto Rico – Cléo e Mica marcaram.
14.07 3x0 Cuba
Rogério atuou apenas na primeira partida, Cléo jogou em todas, e Mica ficou de fora contra a Costa Rica e na final, contra Cuba. Nesta seleção destacou-se um ponteiro-esquerdo do América SP, Silvinho, que no ano seguinte desembarcaria no Beira-Rio.

Em 1983, em Caracas, o Colorado foi representado por Dunga. A campanha foi curta, e o Brasil levou a medalha de prata.
15.08 2x0 Argentina
19.08 1x0 México
23.08 0x1 Uruguai
Dunga jogou as três partidas. Nesta seleção jogaram também o meia Neto e o lateral-esquerdo Jorginho.

Em 1987 o Internacional foi representado por Taffarel e Luís Carlos Winck, na seleção que seria ouro em Indianápolis.
10.08 4x1 Canadá
13.08 3x1 Cuba
16.08 0x0 Chile
18.08 1x0 México
21.08 2x0 Chile
Luís Carlos Winck não jogou nenhuma das partidas contra o Chile, e Taffarel ficou de fora do primeiro confronto com os chilenos.

Em 1991 o Brasil voltou a ausentar-se da competição.

Em 1995, em Mar del Plata, a seleção fez sua pior campanha da história, ficando em 5º lugar, após ser eliminada nas Quartas-de-Final por Honduras, Nenhum colorado participou dessa campanha vergonhosa. O jogador mais conhecido desta seleção era Bordon.

Em 1999, nova ausência.

Em 2003, em Santo Domingo, o Brasil estava lá, com o colorado Cleiton Xavier. Jogavam também atletas como Dagoberto e Vagner Love. O Brasil ficou com a medalha de prata.
03.08 4x0 Colômbia
06.08 5x0 República Dominicana
09.08 2x1 Cuba
12.08 1x0 México
15.08 0x1 Argentina
Cleiton Xavier jogou todas as partidas.

Em oito participações brasileiras, 5 atletas colorados receberam medalha de ouro e 2 a de prata, além de duas medalhas de ouro posteriormente cassadas pela FIFA.

Na edição do Rio de Janeiro, o Colorado estará representado pelo zagueiro Forster e pelo meia Tales.

3 Comentários:

Guilherme Mallet disse...

Ratificando o convite.

No próximo sábado (14/07), as 14hrs na Biblioteca do Gigantinho, o RAUL dará uma palestra sobre a história do INTER.

A entrada será um livro de literatura.

Os interessados devem mandar e-mail com nome e telefone para:

movimento.internet@yahoo.com.br

Abraço,
Guilherme

Guerreiro Colorado disse...

Galera Colorada!!!!

Primeiro quero pedir desculpas ao CJR, Não foi uma direta para vc o o seu as 6:12 e Eu as 6:16 como vc sabe para ver os novos comentários é preciso atualizar, Escrevi justamente tendo como foco o tema lançado pelo Louis S.

Chiquinho é Polêmica, Garoto de Ouro do Início do Fernandão, Criado nas Categorias de Base do Clube, Um bom relacionamento com a torcida, mas é passado, a Culpa é dele mesmo e de seu empresário pelo que eu pude acompanhar.

Igual a ele temos muitos Nilmar alguém lembra o que ele falou no corintians ("Jogar em Clube Grande" dismerecendo o Colorado)
Nos dias de hoje todo o jogador quando chega a um novo clube beija o símbolo, fala que era o sonho da vida dele jogar neste clube, mas fala isso para todos.

Na posição de lateral esquerdo acho que o Inter deveria contratar alguem de peso, não tenho preferência por quem está aí mas torço para todos quero mais é que se deem bem em Prol do Colorado.

Ô Glenio Correa não precisa se irritar Não sou gremista como vc me chamou sou sim Colorado com muito orgulho, só que tenho minha opinião talvez diferente da sua mas se procurar vai achar pessoas com diferentes opiniões em todo lugar, o que vc faz? É jogador profissional, Téc. , Preparador Físico, qual é a sua ligação com o Futebol além de ser torcedor do melhor Clube do Mundo.

3,5,2 Gosto de dialogar com o Nelson ele sempre respeita todos que entram em seu blog, e neste caso divergimos um pouco de opinião, por estudar ED. Física por ter Feito a Matéria de Futebol aprendi que os esquemas táticos são armas de defesa e ataque dos times, Prometi ao Nelson um texto elaborado por um Mestre do Futebol que dá aula em Faculdade sobre este tema, como o Prof. tá na Itália e volta só aqui duas semanas tenho que aguardar mas prometo publicar nos Blogs Vermelho e VVI.

Diretoria: Vem cá vcs apoião o Fernando Carvalho? o que ele representa pra vc's. O Vitório Pífero não é seu sucessor com comentário se você pegar a hora do envio do comentário vc mandou total apoio dele, eu não me meto em política sou sócio, mas moro longe não tenho as informações do clube como vc's de Porto Alegre, aqui em Curitiba assisto aos jogos no setor de visitante, tô torcendo para o Coxa subir para assistir mais um jogo por ano.

Escuto os jogos pela Guaíba e acompanho junto nos sites clickrbs e globo.com e últimamente estou participando ativamente mandando comentários para os blogs sitados acima.

é muito Bom ter amigos colorados para trocar idéias, acho que tenho muito a aprender sobre futebol e não vou ter vergonha de me desculpar caso cometa algum erro, Somos uma torcida Diferenciada não é....

Paz para os Colorados.

Guerreiro Colorado disse...

erro de envio após a frase Diretoria:comentário se vc pegar a hora do envio ... se incere ao começo do texto.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]