sexta-feira, julho 13, 2007

26 Guaraná Frisante Polar

ESCRITO POR RAFAEL SEVERO

Do ano de 1979 não me lembro de muita coisa, não. Nem do Inter Campeão Invicto... Porém, dois acontecimentos daquele ano ainda me são muito nítidos: o nascimento do meu irmão Marcos e, claro, o Guaraná Frisante Polar. Pra quem não sabe, o Guaraná Frisante Polar foi o melhor refrigerante do Mundo de todos os tempos! O Pelé engarrafado. Pra quem não lembra... não, impossível não lembrar!!! E pra quem é muito novo, só lamento... Bom, o gosto do Guaraná Frisante Polar é indescritível e irrepetível.

Mais de mil guaranás já foram inventados e "desinventados" e todos sucumbiram e ainda sucumbem à simples lembrança do gosto borbulhante e geladinho do fabuloso Guaraná Frisante Polar. Notem que não é um simples guaraná, é Guaraná "Frisante" Polar!!! O que significa a palavra frisante até hoje não sei. O que sei é que ela se torna peça fundamental na reconstituição total do gosto do refri em minha mente balsaquiana. É como um condão mágico que restitui minhas recordações mais ternas. Pra mim, frisante virou parâmetro de qualidade. É o Top of Mind dos meus melhores momentos.

Então, por exemplo, lembro-me que no final dos anos 70 e início dos 80, quando sentados à volta da mesa, eu, meus irmãos e primos almoçávamos na ânsia de tomar o Guaraná Frisante Polar ao final da refeição. Sim, naquela época, pra beber o refrigerante a gente era obrigado a comer tudo o que estava no prato. Reunião em família na casa da avó: sem dúvida, um momento "frisante" da minha vida. No início dos anos 80 o Inter teve Mauro Galvão, Ruben Paz, Aloísio, Silvinho e alguns gauchões, mas não chegava a ser um time "frisante". Já eu, tinha duas avós, uma gordinha e outra magrinha, dois avôs, um alto e outro baixo e duas bisavós bem enrugadinhas já. Tinha sim, e daí?! Eram minhas e ninguém tascava, ora! Isso era "frisante"...

Jogar bola de pé descalço, no paralelepípedo da rua, até tarde da noite, era "frisante", mas arrancava dolorosos "tampões" de pele do dedão do pé. Em geral, brincar na rua de esconde-esconde e pega-pega era muito "frisante". Hoje, o "bicho" pega na rua e "pega-pega" tem outra conotação. Enquanto isso, em 1985, nem gauchão o Colorado pegava mais... Tinha Taffarel, um goleiro "frisante", tinha uma zaga super "frisante", com Aloísio e Pinga, mas tinha meio-campo e ataque que eram, no máximo, um Fruki... Ah, jogar futebol de botão, caçar morcego, bater figurinhas, bater punheta, bater a cara e quebrar o dente, bater papo com os amigos, tudo isso era muito "frisante".

No final de 1985, passei minhas primeiras férias no meu sítio, lá no meio dos Campos de Cima da Serra, um lugar que além de "frisante", é polar também, visto que é a região mais alta e fria do estado, e, sem dúvida, de paisagens mais deslumbrantes... Frisante total!!! Em 1987 e 1988 o Inter ameaçou formar times "frisantes", mas com finais frustrantes. Quem não lembra de Heider, Amarildo e Paulo Mattos? Ou de Maurício Nilson e Edu? Pois é, quase "frisamos" naquela época. Mais ou menos por aí eu dançava Replicantes, Ramones, New Order, Titãs, The Clash e baladas melosas nas extintas "reuniões dançantes" que terminavam sempre super "tarde", lá pela meia-noite...

Nos anos 90 o Colorado até deu umas "frisadinhas", voltando a ganhar alguns gauchões e uma copinha do Brasil, no início da década. Eu fiz segundo grau técnico e conheci aqueles que seriam meus grandes amigos. Isso foi "frisante"! A partir de então, parece que a minha vida saiu da câmera lenta e passou a correr desenfreada: primeiras festas, primeiros porres, primeira namoradinha, primeira trepada, primeiro estágio, barba na cara, óculos na cara, pêlo no peito, um milhão de espinhas, um milhão de neuras, vestibular, faculdade e por aí afora... Tudo normal, mas "frisante", como deve ser pra todo mundo, aliás. E o Inter? Bem, melhor nem comentar...

Em 1999 perdi meu avô alto. E o Inter quase rebaixado nesse ano, não fosse o "frisante" Dunga. Já tinha perdido meu avô baixo lá no longínquo ano de 1980. Em 2001 perdi minha avó magrinha. Tristeza total... Mas também nesse ano tive o momento mais "frisante" da minha vida: o nascimento da minha filha. Indescritível!!! Formatura em 2002, que bacana, legal, u-hu!!! No entanto, mais um desempregado nas estatísticas do país. Desempregado, com filha pra criar e, ainda por cima, torcedor de um time que não ganhava de ninguém. Esses momentos, confesso, nada "frisantes". Nada, nada...

Porém, não esqueçamos que 2006 já desponta no horizonte e de cara, no início desse ano, meu tio (pra mim, meu segundo pai e irmão mais velho) parte dessa vida levando boa parte das minhas boas recordações. Triste pra caramba... Dois meses depois, um dos meus grandes amigos, daqueles do 2º grau, tem a vida covardemente arracanda enquanto trabalhava, em plena luz do dia. Meu amigo entrou também para as tristes estatísticas do país. O ano não podia ser pior. Mas eis, que, contrariando toda lógica de 20 e poucos anos, o Colorado finalmente resolve se tornar um time "frisante", ou melhor, um time Guaraná Frisante Polar.

Finalmente o senhor tempo havia de estar se redimindo comigo. Finalmente, uma maneira de curar minhas feridas futebolísticas e trazer um pouco de alívio num ano trágico. Finalmente um Colorado senhor do seu tempo, senhor do Mundo. E eu, torcedor de um senhor clube de futebol, com um senhor orgulho no peito. Mais "frisante" que esse momento na vida de qualquer colorado impossível... Pois bem, não preciso ficar aqui ressaltando o quão frisante foi o ano de 2006 para os colorados.

Pois bem, o Guaraná Frisante Polar não existe mais e, para muitos, o Inter dos 70 foi muito mais "frisante" que o Inter de 2006. Muitas pessoas queridas da minha vida já se foram, mas meu irmão está com 26 anos e pra ele o Recreativo da Azenha é muito mais "frisante" que o Colorado, enfim... Para a minha avó gordinha, as coisas de 20 e poucos anos atrás eram muito mais frisantes, mas há 20 e poucos anos atrás ela já dizia o mesmo. Minha filha está com cinco anos e torce "frisantemente" para o Colorado e espero que ela tenha uma vida tão "frisante" quanto a minha. Uma pena que ela só não terá ele, o Guaraná Frisante Polar.




26 Comentários:

Gonçalves disse...

Excelente Rafael...realmente um texto pra se guardar...a comparação então, muito boa...e pensar que realmente o guaraná frisante era o melhor...se bem que nem me lembro mais...até mesmo por que nada mais apareceu igual...já o colorado ainda pode nos trazer novamente tal sabor...muito bom cara.

Denilson M. (POA) disse...

hahahah... boa Rafael! Adorava ficar doente pra tomar uma guaraná polar com bolachinhas...hahahah
E era bom mesmo....heheh
Enquanto os gaymistas se acham copeiros, nós, aqui, velhos guerreiros, somos frisantes! rsss
Que venha um Inter frisante já e principalmente a partir de agosto!

"Guaraná frisante Polar
é guaraná, Polar, refrigerante e refrescante
Frisante Polar!"

Iuri disse...

Exelente texto.
Não me lembro do Frisante Polar, mas tenho muitas boas lembranças e saudades do Minuano Limão, o melhor refrigerante de limão que já existiu e vai existir. Não era tão adocicado quanto os refris de hoje e vinha com muito gás, uma maravilha gelado no verão!

Só a H2OH chega perto.

Edu disse...

grande texto! gostei muito!

ordem de antiguidades que infelizmente nao existem mais:
laranjinha (vinha em uma garrafa marron e nao lembro o nome ao certo)
guaraná frisante polar
bolachinha mabel
copos de vidro da pepsi
minuano limão


que tempos aqueles!

Rafael C Rodrigues disse...

Belo texto xará. Lendo ele me lembrei de vários momentos "frisantes" da minha vida.

col disse...

Putz Rafael, essa tu pegou na veia. Me lembro de ter tomado o tal frisante da Polar em garrafa de vidro a uns 8 anos atras em Porto Alegre...justamente apos uma pelada com os amigos. Eh minha ultima lembranca do tal refri.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Essa � pra quem viu Rob� Gigante, Ultraman, Spectreman, Ultrasevem.

O lado negro do futebol est� esancarado, e se mexer mais, mais vai feder ! ! !

Adios Curintia...

E... o Pato vai descan�ar... � dose.... Do outro lado, os pijamas colocar�o o rapaz deles que jogou a sub-20 no banco. Isto para atestar as diferen�as de tratamento dos jogadores. Se � bom... N�o sei.

Julho est� sendo o m�s mais arrastado ods �ltimos tempos... Quero que chegue agosto, logo.

Um abra�o a todos

diana oliveira disse...

q legal rafael, adorei!

Guilherme Bello disse...

show rafael..
como o rafa rodrigues.. lembrei também de varios momentos "frisantes" na vida.. hehe

Marco disse...

Belíssimo texto. Não conheci o Guaraná Frisante Polar, mas tomei muita Tubaína Ouro Verde (para quem não sabe, "ouro verde" foi a fama que o café fez em minha região, Maringá, norte do Paraná).
Mas a grande notícia é esta, do GloboEsporte.com: PATO PODE JOGAR SÁBADO!

Ele está de volta. Alexandre Pato chega nesta sexta-feira do Canadá, onde disputou o Mundial Sub-20 pela seleção brasileira, e já viaja a Natal para reforçar o elenco do Internacional. Ele deve chegar à capital do Rio Grande do Norte por volta da meia-noite. O Colorado enfrenta o América-RN às 20h deste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Unknown disse...

Só tenho duas palavras pra te dizer

PARA BÉNS, hahahah
Muito frisante o teu texto

Jader Correa (Habitat Virtual) disse...

Cara, grande texto. Lembrei muito da minha infância lendo. Saudosa guaraná frisante polar. Era vendida em garrafas de cerveja de 600ml, e sempre deixava um gostinho de quero mais.

Bons tempos esses.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Que guaraná o quê? Bom mesmo era a Grapette!!! XD

Caco e Su...... disse...

Rafael.. Guaraná frisante polar vinha em garrafas parecidas com as de cerveja.. O MELHOR.. parabéns.. texto maravilhoso.....

Eduardo Escobar disse...

E aí pessoal!
sobre o post a respeito do símbolo em votação:

Ficou muito legal a proposta do Prof. Mark...
Fiz um estudo em cima da proposta dele juntamente com as propostas do próprio inter, colhi algumas informações e opiniões de torcedores no blog do inter da globo.com, chegando assim a um resultado.

Gostaria de enviar para que dessem uma opinião, adiantando que também prefiro "alguma-coisa-promocional-em-outro-lugar-da-camisa"!!!

Para qual e-mail eu posso enviar?

Grande abraço, Eduardo Escobar
dudu.e@terra.com.br

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Pois é ...

Não queria dizer mas minhas preces foram atendidas ...

Pato estaráno banco.
E se fará toda essa viajem para estar no banco , deve jogar, ou seria uma injustiça com o esforço feito.

cjr-sp disse...

Quando eu era guri, tomava GRAPETE...muito bom, mas a guarana polar tb era boa...


Agora sobre o Inter...a alguns posts atras sugeri para o Inter busacar o JADILSON que tá encostado no SP...e nao é que saiu nas radios paulistas que o GAYMIO tá contratando o JADILSON....

É DEMAIS PARA MIM...E NÓS SEM ALA ESQUERDO....O JADILSON CAIRIA BEM NO INTER...

SE MEXE LUIGI E DÁ UM JEITO DE ATRAPALHAR O NEGÓCIO DO GAYMIO...

OU ARRUME UM ALA ESQUERDO PELO AMOR DE TODOS OS COLORADOS MUNDO AFORA...

Unknown disse...

Parabéns Rafael. Um baita texto. Um dos melhores que já li por aqui. Me identifiquei muito com duas coisas (além do Inter, claro): Ramones, que até hoje ainda é a melhor banda que já existiu (empatados com os Beatles) e o fato do nascimento de uma filha ser o momento mais "frisante" na vida. Assino embaixo. Abraço.

Unknown disse...

"sucumbem à simples lembrança do gosto borbulhante e geladinho do..."

HA HA HA HA

mto bom o texto

Newold Chav disse...

Pô cara, beleza de texto.
Emocionante recordar aquela época de colégio (ETC) e aqueles Grenais.
Parabéns!!

Samuel Ramos disse...

Outro dia parei prá almoçar num restaurante na Santana, muito simples por sinal, e adivinhe: tinha Guaraná Frisante Polar prá vender!

Uma diliça!

Gerson Sicca disse...

Tchê, muito bom o texto. Tão bom qto o Polar, que realmente era guaraná bagualão. Faz tempo q não vejo. E depois que vim morar em SC é q não verei tão cedo, se é que ainda existe.

Antonio EUA disse...

Belo texto!!
Como e bom relembrar nao eh, como diz aquela musica: "recordar e viver".
Esse guarana realmente era fantastico, vinha em uma garrafa de cerveja, acho que era o unico refrigerante da epoca engarrafado desse jeito. E lembro que ele e bem anterior a 79 tambem, eu sou de 73 e la por 76,77 ja tomava o Frisante, isso nos tempos em que refrigerante era so aos fins de semanas e nao todos. Muito bom texto!!

Eber Prado disse...

Se eu tivesse que qualificar esse texto diria que é um texto "GUARANÁ FRISANTE POLAR".

Excelente texto. Deu pra relembrar vários acontecimentos singelos, mas "FRISANTES", como você bem disse.

Marcelo Cunha disse...

Maravilha, tudo sobre o Guarana Polar e mais, mna minha infancia e tambem de minhas irmas ele foi usado como REMEDIO !!!! eh claro, apenas como forma de ADOCAR um pouco esse momento de saude abalada e sempre funcionava!!!

Parabens pelo Bloog!!!
Marcelo Cunha

Unknown disse...

Simplesmente genial... Ótimo texto!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]