quarta-feira, julho 11, 2007

21 Time & Seleção

Escrito por Diana Oliveira

A primeira lembrança que tenho sobre futebol foi com a seleção, na copa de 86. Eu torcia pro Inter, gritava colorado, mas aos 8 anos de idade nem sabia quando tinha ou não jogo do meu time, já durante a copa, como sempre, tudo pára em função do canarinho. É engraçado, estranho e magnífico o fator sensitivo. Eu não entendia de futebol, nem sei se até hoje entendo, mas certamente reúno, aos 29 anos, mais conhecimento que quando criança. Então o único fator determinante em mim, na época, era a sensação. Eu era fã do Sócrates e não gostava do Zico. Hoje, quando vejo os dois falando na tv, percebo que nada tem a ver com o futebol, o Sócrates tem semblante ameno, desperta empatia, é inteligente e articulado. O Zico... foi um grande jogador de futebol.

O que somos, na essência, vem conosco a partir do nascimento. Desde muito pequena eu me envolvo mais pelo que me desperta algo de forte, em tudo. Não consigo analisar friamente o desempenho das pessoas, desde o esporte até a profissão. Isso explica muito da minha torcida pelo Edinho. Eu perdôo suas agressões à bola pelo tanto que ele promove de empenho ao time. Ou seja, para ter meu apreço não precisa necessariamente ser impecável, o que não pode é ser omisso. Estou tão ansiosa quanto qualquer outro colorado pela atuação do Magrão, mas espero dele mais que o seu qualificado futebol, quero e isso sempre quero, entrega. Se não, perde a graça.

Eu chorei em 86, no ombro do meu irmão. Em 90, uma solitária lágrima, pelo Taffarel e o Dunga. E, finalmente, em 94, de alegria, por toda a seleção, que mais parecia um time, de tão desacreditada que chegou à Copa.
Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos, Leonardo, Dunga, Mauro Silva, Raí, Zinho, Romário e Bebeto.
Como foi bom torcer pelos subestimados, jogo após jogo, até o momento em que senti o título, contra a Holanda, no gol do Branco, Romário ainda se esquiva e a bola passa, direto pra rede.

Depois dessa Copa não mais tive envolvimento com a seleção, não me abalei com 98, não vibrei tanto assim em 2002, exceto pelo Ronaldo Nazário, após o retorno do pesadelo chamado joelho. E em 2006 eu nem queria saber de porcaria de Copa do Mundo, contei os dias pra voltar a Libertadores. Só prestava atenção na seleção do Equador, queria vê-los exaustos no retorno à LDU. Aos poucos fui me dando conta que não era apenas pelo Inter, o que já seria suficiente, meu desinteresse pela seleção. É porque eu gosto mais de time que seleção, na raiz conotativa das palavras. Qual é a graça de torcer pelos consagrados? Nenhuma.

O Romário é craque, o Pato nem se fala, mas o grupo todo não. O conjunto é que faz a obra, com todas as fragilidades e nestas, o grito vem pra ajudar. Ponderando... não acompanhei a seleção de 82, devia ser muito empolgante, mas o destino acaba sacaneando os astros, toda seleção predestinada ao título, cai.

É tão evidente isso em mim que elegi o melhor jogo da Copa de 2006 entre Argentina e Costa do Marfim, ainda na primeira rodada. Todas as demais equipes fizeram estréias burocráticas, jogos sonolentos, seleções habilidosas, porém contidas, até o certame de africanos e latinos. Sem bola perdida, sem medo de atirar-se ao ataque – no caso dos marfinenses tal valentia é ingênua, já nos hermanos, maliciosa. Placar final 2x1 pra Argentina e uma bela apresentação de quem joga jogado, às favas com experiência, cautela e nome na chuteira.

Não posso negar o que sou, admiro, paraliso e me encanto com o belo futebol, mas vibro mesmo é com empenho. Ontem torci pela turma do Dunga, a simbologia do recomeço. Já vinha acompanhando esta seleção que se apresenta resgatando, o que seria um demérito, a cara de time. Aliás, diria que parece até o Inter, não sai um cruzamento decente desses laterais! Robinho é o Pato, Diego é o Pinga, Julio Batista é um Edinho que sabe chutar. O Alex começou mau, contra o México falhou bastante, mas ontem foi bem, lembrou o Eller. E o Doni é um filhote do Clemer, sai todo errado do gol. Contra o Chile, tomou aquele de cobertura do Suazo porque tava pedindo, passa adiantado. Tal o pai, na hora decisiva vingou, pegou o pênalti do Lugano. Tudo bem que o Oscar Ruiz deu uma força, mas se o Rogério Ceni avança antes das cobranças, por que o Doni não pode?

Parabéns meninos do Brasil, vocês me trouxeram de volta o coração batendo na garganta. Assim fiquei durante a decisão por tiro livre direto. A regra é clara e o Galvão continua vedete. Contem comigo na final, sendo o México é uma pedreira, sendo a Argentina, foda-se, quando se torce pro time não interessa a dificuldade do adversário.
E toda lembrança ajuda, há pouco tempo, meu Colorado bateu o Barcelona.

21 Comentários:

Darlan Gustavo disse...

belo texto!

se for para pegar alguem tem q ser a argentina......e nao pode fazer fiasco!!!!! esse eh o medo de todo mundo...mas confio no dunga

Gonçalves disse...

Sim essa seleção tá longe de dar show, mas nem sempre as que dão show conseguem seus objetivos, dava pra ver na vibração do Dunga penalti à penalti...até que seu ressucitado Fernando e o desconhecido Afonso erraram...dava pra ver seu abatimento...torço pelo Dunga aquele mesmo que bateu de frente com o Leão, encarou uma reserva e mesmo assim sucateado por aquela direção, encontrou forças pra nos salvar da segundona...acho que ele errou um pouco com suas convicções e isto também deve ter servido de lição, se bem que pra muitos a camiseta da seleção passou à ser um bom negócio fora dela...sem aquele real valor que é o de demonstrar o verdadeiro futebol objetivo de quando se tem a oportunidade de vestí-la...e naqueles que ele ainda depositava um pouco de confiança o abandonaram nas vésperas da competição...por esse motivo eu também torço que dê certo, e que a seleção se torne o Inter e o México ou Argentina sejam o Barcelona do mundial passado.

vbello disse...

Falar o q??

Mais um texto magnífico!!! Parabéns, Diana!!!

Concordo totalmente com vc. Minha última torcida mesmo para a Seleção tbm foi na Copa de 94. E essa atual seleção com o comando do Dunga tah pedindo o meu apoio novamente. hehehe!

Mais uma vez... Parabens Diana! mais um texto brilhante!

VAMO VAMO INTER!!! SEMPRE!!!

Schroder-EUA disse...

Mais um erro GROTESCO de Juizes . O Bandeirinha TREINA isso...é PAGO por isso...e no momento da Cobrança O UNICO dever dele era ver se o Gelrio avançasse! Nem era o RUIZ era o Bandeirinha e o Cara errou FEIO. Essa é a razo #1 porque futebol é frustrante, eu sou uma pessoa que nao gosto de vencer numa roubada e aquilo foi vergonhoso. A FIFA tem que dar um jeito..se nao é pro goleiro se mexer entao aplique a regra..ainda mais nesse onde DONI avançou 2 metros! Po o bandeirinha tava bem ali, com nao ver isso?

A seleçao pra mim depende do ano e da mistura de jogadores. Gosto de um UNDERDOG (nao favorito) em qualquer esporte. A Seleçao Americana de Basquete por exemplo..eu sempre torço contra..porque fico enjoado com essas seleçoes Bilionarias de jogadores de botique...ja a Seleçao de Futebol Americana sempre Torço MUITO a favor porque sao uma gurizada a maioria ganhando salarios comuns e realmente querendo avançar o futebol aqui....

bom outra hra escreveo mais sobre selecoes...

m.rodrigo.oliveira disse...

Agora eu entendi porque não te encontrei aqui no último sábado. Mudaste de dia, então.

Já está ficando chato. Vê se escreve um texto ruim, pra eu parar de ficar me gabando de ser teu irmão.

Com relação à 94, a gente começou com o Raí de titular. Mas depois ele perdeu a vaga pro Mazinho (credo!!!). O que, por incrível que pareça, deu mais consistência pro meio.

O que mais intriga é o fato de o Parreira ter esquecido a fórmula que deu certo em 1994 e se entregado à hierarquia dos "consagrados" em 2006. Time lento, que não marca e não rouba bola, não ganha de ninguém.

Marimas disse...

Boa Diana.. ótimo texto... depois do episódio do Pato x Adu fui atrás dos teus outros textos, acho que me identifiquei pelo tempo em cima do AutoCAD e pelas tuas posições, digamos, políticas... muito embora tu saiba te expressar e tenha mais paciência que eu...
Bom, Quanto ao jogo, eu até curto o Dunga, por toda história dele no glorioso e coisa e tal, só acho ele muito submisso à CBF, aí fica difícil torcer pela seleção, é um time de empresários, (Doni?!!!) geralmente dou uma de Suiça e qlq resultado me agrada, menos contra Argentina, que é uma rivalidade histórica (muito embora eles estejam jogando um futebol muito mais bonito) ou contra a China ou o Tio Sam por razões ideológicas.
O Doni se adiantou escandalosamente, igualzinho os europeus fazem por lá... e o Ceni faz por aqui... não acho um erro tão grotesco, e não é de hoje que isso acontece...
Buenas, que venha o México, porque torcer pelos hermanos só se for contra as gazelas, e mesmo assim...

SAUDAÇÕES COLORADAS!

Unknown disse...

Putz!!!!
Tu é foda guria!!!!

parabéns

Unknown disse...

ÓTIMO TEXTO!
PARABÉNS!
EU TENHO 20 ANOS E MESMO ASSIM ME EMOCIONEI COM A COPA DE 94, REALMENTE AQUELA PARECE QUE FOI UMA COPA DIFERENTE, COM ALGUMA COISA QUE TALVEZ NUNCA MAIS SENTIREMOS. EM 2002 ASSISTI A FINAL SONOLENTO E COMEMOREI SEM MUITA EUFORIA, JÁ 2006 CURTI A COPA COMO UM APAIXONADO POR FUTEBOL, E NÃO COMO UM TORCEDOR BRASILEIRO, QUERIA MAIS QUE AQUELES ARROGANTES SE RALASSEM! ASSISTI A QUASE TODOS OS JOGOS TORCENDO PELOS MAIS FRACOS OU PELAS MINHAS SELEÇOES FAVORITAS, SÓ FUI REALMENTE SENTIR ADRENALINA NUM JOGO DE FUTEBOL NOVAMENTE QUANDO A LIBERTA VOLTOU! SAUDAÇÕES COLORADAS

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Valeu, Diana Oliveira. O que gosto nos teus textos é tua capacidade em traduzir em palavras algo que eu sempre senti, mas jamais racionalizei: "Qual é a graça de torcer pelos consagrados? Nenhuma".
Sim, eu adoro essa alegria de torcer pelo mais fraco, mesmo que não dê em nada. Lembro, está fresco na memória, o embate entre aqueles jogadores rápidos e atrevidos do Camarões vs a atual campeâ mundial, Argentina, em 1990. Alguém aí tem gravado esse jogo?

Mas, não torço para a seleção. Perdeu a graça. Quando era mais jovem ainda tinha esse sentimento, mas hoje, quando vejo tudo reduzido a números, patrocinadores, influência, não dou a mínima. O maior campeonato do Mundo é a Libertadores, com ou sem o Inter, azar.

cjr-sp disse...

Senao me engano a DIANA citou o magrao aí acima e disse que espera dele uma entrega ao time...

Bom, eu como conheço o magrao de perto, pois acompanho o futebol dele a muitos anos, quero garantir a DIANA que magrao a hora que vestir o manto sagrado vai fazer o EDINHO virar soldadinho ao inves de guerreiro...rsss. MAGRAO É PURA RAÇA A SERVIÇO DO TIME. PURA ENTREGA. ALTO, CABECEIA BEM, CONCLUI COM FORÇA, É O SEGUNDO VOLANTE IDEAL. ME ARRISCO A DIZER QUE É O DIEGO SOUZA COLORADO, COM UM POUCO MENOS DE TECNICA MAS COM MUITO MAIS RAÇA E ENTREGA QUE O DIEGO SOUZA.

VARGAS, MAGRAO, GUINAZU E PINGA...

COISA DE LOUCO...HEHEHEHEEHEE.

O INTER tem que fazer o jogo das faixas com o boca no beira-rio com ingressos inclusive para os sócios e a torcida paga o VARGAS.

VAMO INTER...VAMO INTER...

AINDA ERA BOM TB UM ALA ESQUERDO...
SE VIRA LUIGI...

Junior Vieira disse...

BAH DIANA!!! PERFEITO!!!! E O PIOR QUE VENDO O JOGO DE ONTEM EU TAMBÉM ME LEMBREI DO INTER! MAS O MOTIVO TALVEZ TENHA SIDO DIFERENTE, NÃO SOU UM APAIXONADO PELA SELEÇÃO MAS SEMPRE QUE ASSISTO UM JOGO DECISIVO COMO O DE ONTEM EU ACABO ME ENVOLVENDO MAIS COM O BRASIL, E, VENDO AQUELE TIME ESFORÇADO COM APENAS UM JOGADOR EXTRA-CLASSE QUE PODERIA DESEQUILIBRAR E O RESTANTE COMUM, ESFORÇADOS, ALGUNS COM BOA TÉCNICA(LEIA-SE JÚLIO BATISTA) MAS AINDA ASSIM COMUNS. A SENSAÇÃO DE TORCER SABENDO QUE AQUILO QUE SE VÊ NÃO É O IDEAL PRA VENCER, MAS É O MÁXIMO QUE A EQUIPE PODE RENDER, CLARO QUE SÓ PODIA ME LEMBRAR O INTER, NO LIMITE, NO SUFOCO, COM SORTE OU AZAR, SENSAÇÕES E SITUAÇÕES QUE NÓS COLORADOS CONHECEMOS MUITO BEM E AS VIVEMOS INTENSAMENTE A CADA JOGO DECISIVO, COMO O DE ONTEM, QUE APESAR DE NÃO SER DO INTER FOI MUITO INTERESSANTE ASSISTÍ-LO.

col disse...

Infelizmente a Argentina vai demolir esse timeco do Dunga, independente do Brasil colocar o coracao na ponta da chuteira ou nao...o nivel estah muito diferente. Um time com W. Love, Josue, Mineiro, J. Batista...por favor!

As vezes fico feliz em nao morar mais em Poa por causa dos gremistas. Mas dessa fez estou pagando meu pecados: estou cercado de amigos argentinos aqui nos states. Eles soh estao esperando a hora da maldade...minha estrategia tem sido de dizer que nao acompanho a Copa america, que jah temos 5 mundiais etc. Mas acho que eles jah perceberam que eh mentira.

Pelo menos estou longe do Galvao Bueno!

Denilson M. (POA) disse...

Tb acho que a Argentina vai atropelar o Brasil... e naté vai ser bem feito pra esses estrelinhas que desprezaram a competição... enquanto isso, os hermanos vestem a camisa com todo o orgulho e entrega. Claro que na hora, vou acabar torcendo pro Brasil, mas nem de perto vai ser como torcer pro Inter...
OFF - vemcá... o Granja se quebrou DE NOVOOO?????? Luigi! Além de um lateral esquerdo, procura um direito tb!!! PQP!!!

Bruno disse...

Ae, que boa noticia!!! Pato voltando mais cedo do Canada pro Inter! :D

Schroder-EUA disse...

Boa Colorado US..heheh

Eu to meio isolado aqui...nao vejo muitos Brasileiros no meu dia dia...muit menos Argentinos, mas tenho um Amigo Brasileiro que veio de POA ano passado, tocava uma banda de Blues ai em POA...o ALex, conhecido como o Pardal....veja só...ele é Gremista....Meio Argentino (pelo Pai) e ainda Americano de Nascimento....hehe...

diana oliveira disse...

denilson, acaba não sendo bem feito pros estrelinhas que desprezam a copa américa, pelo contrário, aumenta o ibop deles, poderão dizer "a seleção brasileira foi atropelada pela argentina pq não estávamos lá".
por isso mesmo q eu vou torcer por esta seleção de anônimos, eles merecem, o colorado de fé disse mto bem, é o robinho e mais dez, porém todos mto esforçados, tal qual um time, como por exemplo o inter.
com certeza eu me emociono mais pelo colorado, isso é tão certo q é onde se justifica minha torcida por esta seleção, eles lembram o inter.
pois seleção "oficial" é como disse o alberto, uma chatice de patrocínio, números e etc.

louis, após aquele extenso debate, onde disseste tantas coisas a respeito dos eua, respondendo aos argumentos de alguém torcer ou não para os americanos, que acabou nos levando a uma questão política bem mais profunda, só agora tu me dá uma causa consistente pra eu torcer pela seleção de futebol dos eua!!!! não tinha considerado esse comparativo com a de basquete, certamente os meninos do futebol são menosprezados... e acredito que por toda nação... tá bom, tá bom, vou abrir exceção e dar uma força pra rapaziada...

Schroder-EUA disse...

é Diana, exatamente isso. nas Olimpiadas eu torço em quase tudo CONTRA os USA...porque? Nao por causa de Politica mas porque sao favoritos...eu GOSTO do coitadinhos, dos pequenos, do UNDERDOG...no boxe tambem ..eu sempre torço para o campeao perder...gosto de sofrer né...mas no Futebol a Seleção Americana é isso...o desprezado time que quase ninguem respeita nem no seu proprio País. Os guris do Futebol aqui a cada vitoria tentam conseguir o respeito que raramente vem.

Bah se voces soubessem como a Midia Americana trata o Futebol...em geral a Midia Esportiva Americana considera futebol um jogo pra mulher...fragil...lento....sonolento...meus deus tu nem imagina as coisas que eu ja li sobre futebol aqui....mas deixo bem claro, esses textos normalmente vem da Midia mais velha..os dinnosauros do Esporte que ja passaram dos 40 ou 50...esses nao aceitam futebol de jeito nenhum..mas acredito que a razao é porque eles nao conhecem e tem medo pois sao Joranilistas Espotivos e nao conhecem nada do esporte nais popular do mundo, entao o atacam. A Midia nova, mais jovem é diferente, cresceram jogando e respeitam mais..por isso que aos poucos o futebol cresce aqui...

mas é isso..a Seleçao Americana é o equivalente a Seleçao Feminina do Brasil....totalmente desprezada pela Midia Brasileira e pelo povo. Eu fui a Copa do Mundo Feminino de 99 e gostei...inclusive os Americanos Lotaram os estadios , a final tinha 100 Mil pessoas no estadio.

PS: Torço Contra a Seleçao feminina Americana quando jogam contra as Brasileiras pois as Americanas sao favoritas.

Marimas disse...

Pior é que é verdade.... o amarelinho gaúcho deve estar sentado no troninho dele em barcelona dando risada: "olha só, se eu tivesse lá a gente não tomava esse chocolate do méxico..."

Agora não me resta outra alternativa a não ser torcer pela seleção da CBF.. torcer para os hermanos, para mim, é como torcer pelas gazelas... não dá...

Ps.: Será que o Santos não quer o granja ainda?!!! troca ele por um saco de 7 belo!

col disse...

Bah Louis,

Sao sei o que eh pior: 3 argentinos me sacaneando ou um meio-gremista/meio-argentino por perto.

diana oliveira disse...

sim louis, a seleção americana feminina de futebol é bem forte. a nossa, nem com o título de melhor do mundo da marta conseguiu mudar o cenário, mto triste.
eu ainda vou escrever um texto sobre isso, acho até q vai ser o próximo, pois hoje a seleção feminina joga contra o uruguai, pelo pan, às 15:00.
boa sorte garotas!

no uruguai o futebol feminino é mais respeitado. no verão eu estava lá e li mais de uma reportagem falando do assunto, com direito a meninas q migram pra europa e tudo...

diana oliveira disse...

acabo de ler um lindo texto do wianey sobre a seleção feminina de futebol, vou colar aqui:

As meninas merecem
WIANEY CARLET

As garotas do Brasil seriam favoritas à conquista do ouro se não existissem as prestigiadas e ricas americanas. Mesmo assim, dificilmente o quadro de medalhas do COB deixará de receber boa contribuição.

É quase um milagre que a equipe nacional já tenha conquistado títulos e medalhas e continue incluída entre as mais respeitadas seleções do mundo, pois poucos clubes mantêm times femininos e da CBF o máximo que já receberam foram promessas descumpridas.

Apesar desta desalentadora realidade, elas insistem, lutam com invejável denodo e, diferente do futebol masculino, quando encharcam a camiseta de lágrimas estão desnudando o orgulho que sentem vestindo o fardamento nacional e o sincero desejo de bem representar o seu país. São heroínas.

Hoje, elas entram em campo para enfrentar Uruguai. O treinador Jorge Barcellos (quem?) substituiu o treino que estava marcado para ontem por exercícios na piscina e um dia de relaxamento e concentração. O time está escalado sem Marta e Kátia Cilene. São: Andréia, Simone Jatobá, Aline, Renata Costa e Tânia; Rosana, Daniela Alves e Maicon; Formiga, Pretinha e Cristiane.

O esquema é tradicional: 4-3-3. Como a seleção uruguaia deverá usar a sua histórica camiseta celeste, as garotas brasileiras deverão vestir camisa amarela. Jogarão a morrer, ainda que não encontrem, no seu país, nenhum apoio para sobreviver. Pelo menos, que não falte torcida no estádio. Elas merecem.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]