sexta-feira, fevereiro 29, 2008

21 QUEM INVENTOU O AVIÃO?


Faz essa pergunta no Brasil e a resposta é Santos Dumont.

Faz essa pergunta nos EUA e a resposta é The Wright Brothers.

Faz essa pergunta na Europa....bom não sei, talvez alguem que more na Europa possa fazer esse teste.

Agora quem escreveu o TEMA DA VITORIA que se ouve cantar nos estadios de futebol?

Pergunta a 99% do Brasil e vão te falar "A Torxxida do Flameengooo".

Pergunta a Colorados e eles vão dizer "A Popular".

Sim tem o cara que escreveu a musica original, aquela do Senna, mas eu to falando dos cantos que se ouve nos estadios de futebol. A globo hoje no Bom Dia Brasil teve uma reportagem especial do Eric Faria sobre a origem dessas musicas e vergonhosamente o cara que pegou emprestado a musica da popular do Inter agora ta tenatndo levar o credito totalmente pra si. Diz ele "Passei Dias, Dias...escrevendo isso"! Fala serio! Esse mesmo cara adimitiu ano passado que ele escutou a musica no jogo no Beira Rio que o Inter meteu 3 no Flamengo e depois no Aviao de volta ao Rio fez a versao do Flamengo.

Mas lamentavel é a Globo que sabe a verdade mas agora espalha para o Brasil todo que a musica é de origem do Flamengo. Ganha quem tem mais midia!



Voltamos ao Avião. Esse topico pra mim é brabo. Eu cresci aqui nos EUA aprendendo que os Wright Brother inventaram o aviao. Ai em 1979 quando fui morar no Brasil, me falaram no colegio que um tal Santos Dumont inventou o Avião...Ué??? Já estudei o caso varias vezes, inclusive esses dias vi um documentario Americano sobre o Santos Dumont, que fala muitissimo bem dele, mas evita a questao de quem inventou o aviao. O problema ocorre porque em 1906 quando o SD tomou voo no 14 Bis supostamente os Wright Brothers já haviam voada a 3 anos...mas em segredo. So depois que vazou a noticia. Em 1909 os WB finalmente voaram em paris e aí que começou a mudar a historia, literalmente.

Eu como cidadão dos 2 Países posso dar minha opinião sem Nacionalismo (pois tenho sentimentos por ambos os Paises). Eu acho que os Wright Brothers voaram mesmo em 1903, mas se tu vai fazer em segredo e depois vai esperar 3 ou 4 anos pra contar pro resto do mundo bom ai a culpa é sua! Voce não pode tirar o credito de alguem que fez tudo em praça publica, bateu os recordes e ainda ganhou os premios oferecidos na epoca para o primerio a voar.



Mas com o tempo, a fraca influencia Brasileira no Mundo e a forte influencia Americana praticamente apagou o Santos Dumont da historia Mundial. Em Paris em 1906 um jornalista Frances chegou a escrever: "quando esse seculo terminar uma pessoa com certeza continuará a ser famoso, Santos Dumont". Como o cara tava engando. Infelizmente o SD fora do Brasil é praticamente desconhecido.

A verdade mesmo é que não ouve UM inventor do avião, varias pessoas incluindo o SD e os WB tiveram grande influencia em aviação mas se é pra coroar uma pessoa acho que teriamos que coroar aquele que já havia sido coroado na epoca! Mas ao menos esse documentario da seria "NOVA" da rede Publica (PBS) de TV Americano fez jus a genialidade do Santos Dumont. Quem sabe um dia os cineastas Brasileiros param de fazer filmes de crimes em favelas pra quem sabe contar a historia do Santos Dumont (e não to falando de Mini Serie da Globo!).

Bom então é mais ou menos assim (guardada as devidas proporções) sobre o caso do TEMA DA VITORIA onde a Globo Rio/Flamengo com sua força distorce a verdade e hoje 99% do Brasil acredita que foi esse Flamenguista que levou o Tema Da Vitoria para os Estadios de futebol.

Veja as mentiras:



PS: Essa foto foi enviado pelo Fabio Ourique, o Fusca Colorado, e não tem nada a ver com o topico hehehe, mas queria colocar ela no ar. valeu.

21 Comentários:

Gonçalves disse...

kidê o chat das sextas?..apesar de que vo ter de sair agora por causa dum maldito cliente retardatário...humpft...mas daqui a pouco to de volta...

Gonçalves disse...

ah depois dou uma lida ae Louis...ah e a globo agora se rendeu aos blogs...eles tão disponibilizando o código EMBED dos videos Louis, ok?

Klaus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klaus disse...

Sou suspeito para falar deste assunto, pois como já me manifestei em outros tópicos, sou contrário ao monopólio que a Rede Globo possui no Brasil, principalmente quanto ao futebol. Não vou entrar no mérito da política, somente me aterei ao esporte.

A seleção brasileira foi privatizada há anos! Apenas a Globo transmite os jogos, apenas ela viaja com os jogadores, apenas ela entrevista os atletas... só ela é que pode fazer tudo!

A Globo é dona do futebol brasileiro. Ela há anos determina fórmulas, calendários, participantes, destaques e até campeões.

Alguém realmente acredita que o Corinthians teria caído se não fosse para que se esquecesse à roubalheira da qual fomos vítimas em 2005 e as informações e fatos que começavam a vazar de todos os lados? Obviamente que não, pois eles conseguiram o seu objetivo. Com a queda do Corinthians, “fez-se justiça” e ninguém cobra mais nada.
No que deu a CPI do futebol? Nada, já que segundo especialistas, havia vários indícios de irregularidades ligadas a Globo.

Mas não é só a Globo, lembrem o que faz sua filial aqui no estado.

Esta insistentemente tenta criar fatos e notícias, para prejudicar o INTER e para favorecer ao Porto Alegrense. Meu limite de tolerância com RBS foi suplantado quando da nossa última participação na Sul Americana. Eles transmitiram todos os jogos da segundona para mostrar os seus preferidos e ignoraram a participação Colorada no certame, um absurdo!

Por que não se investiga a virada de mesa que trouxe o time azul de volta para a série a, quando da sua primeira queda?

Por que aqui no estado ninguém comenta que no ano de 2005 quando da anulação dos jogos da série a, sob a alegação de que os juízes estavam envolvidos em apostas, a série B, que tinha os mesmo árbitros apitando, não sofreu alteração nenhuma?

Lembro-me também, de um jogo da Portuguesa na fase final que teve estranhamente os seus três principais jogadores expulsos. Ninguém comentou nada! Será que foi por que aquele jogo interessava ao Porto Alegrense? Será que foi por que o próximo adversário da Portuguesa seria “coincidentemente” os Segundinos?

Lembram da matéria do Pato gremista na Zero Hora? Por que não houve uma quando o Ronaldinho apareceu mostrando que antes do Assis jogar sua família era colorada (na final do mundial, o tal do ETHOS esteve presente naquela cobrança de falta!)?

Vou parar por aqui, amanhã digito mais, teria um monte de coisa a falar esse assunto, mas ele me dá náuseas... Abraços!!!

Guilherme Mallet disse...

Um representante da própria torcida do Flamengo já reconheceu na própria TV GLOBO que tratava-se uma música com inspiração na música da Popular do Inter! Esse é o absurdo!

A primeira vez que eu ouvi, cantei e aprendi a música foi na FINAL DA RECOPA EM 07 DE JUNHO DE 2007. Há vídeos no You Tube comprovando.

---------------

A reportagem é vergonhosa, pq ignora os clubes do Sul. Nós começamos com as músicas no ano passado. Eles sabem disso, eles vem aqui, eles viram a Libertadores e viram o Mundial.

---------------

A torcida do Flamengo imitou a música do Inter. A do Vasco imitou publicamente a do Grêmio, aquela do Wander Wildner.

---------------

Esses cariocas são muito filhos da puta.

Luiz Gutierres disse...

http://www.youtube.com/watch?v=re38MDtdM6I

Aqui está a reportagem que o Guilherme Mallet comentou. É brincadeira...

Cleber_Tapes/RS disse...

o galera....

é que como eles não ganham títulos importantes, ai precisam dessas coisas
pra aparecer....hehehe

Almilano disse...

cara que NOJO DESSE CARA DO FLAMENGO!!!!

NUMA ENTREVISTA ELE DIZ QUE APRENDEU AQUI COM A POPULAR e nessa de agora diz que ele "pensou dias e dias"...

TO LOCO, VAMO ENTUPIR DE EMAILS ESSE GLOBO SAFADA!!!!!!

Almilano disse...

Agora que já fiquei mais calmo, tem aquela história de quem quem inventou o limpador de pára-brisa nos automóveis foram os PORTUGUESES...

Mas os ingleses aperfeiçoaram e colocaram ele PRO LADO DE FORA dos carros adhusadhsaudusaduhduhdhdusahuddhausahu

Aos irmãos portugueses, é brincadeira viu... hehehehe :)

San Tell d'Euskadi disse...

Pelo menos na França, asseguro que Santos Dumont leva como o inventor do avião. Eis o que diz o Aeroclube da França:

Après une première tentative le 13 septembre, le 23 octobre 1906, à bord du 14 Bis, Alberto Santos-Dumont parcourt la distance de 60m à 2m de hauteur. Il réalise ce qui est largement crédité en tant que premier décollage et vol entièrement autonome d'un plus-lourd-que- l'air. Le 12 novembre il franchit en vol une distance de 220 mètres en 21 secondes, à la vitesse invraisemblable de 41,3 Km/h ; cette prouesse est le premier vol au monde homologué par l'Aéro-Club de France et la toute jeune Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

Traduzindo: Após uma primeira tentativa aos 13 de setembro, aos 23 de outubro de 2006, a bordo do 14 Bis, Alberto Santos-Dumont percorre a distância de 60m a 2m de altura. Ele realisa o que é largamente creditado como a primeira decolagem e vôo inteiramente autônoma de um mais-pesado-que-o-ar. Aos 12 de novembro, ele "cruza em vôo" [nota: tradução literal, trata-se de expressão de aviação da qual não faço idéia qual seja a equivalente em português] ums distância de 220 mteros em 21 segundos, à velocidade iverossímel de 41,3km/h; tal proeza é o primeiro vôo nno mundo homologado pelo Aeroclube da França e pela recém criada Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

fonte: http://www.aeroclub.com/santos_dumont_14bis_14bis.htm

Um abraço.

Roberto disse...

Eu acho que a questão é simples. O 14 bis voou apartir do chão ("decolagem e vôo inteiramente autônoma" do texto acima), a máquina dos irmãos americanos saltou do alto de uma colina. Pergunto: hoje quando vai viajar tu sobe o morro pra pegar um avião?

No máximo eles inventaram a asa-delta.

Schroder-EUA disse...

Roberto

Ah eu pensava assim ate alguem falar...mas e os jatos que estao em Navios de Guerra? Eles usam um "Catapult" para dar uma força pra levantar voo...então jato de guerra nao é aviao?

Cleber_Tapes/RS disse...

Com certeza foi O Santos Dumont o 1º

mas agora o inter poderia inovar e ser o 1º clube (acho eu)
a comprar um avião para ir nos seus jogos mais distantes.....hehehe
e talvez quem sabe até uma pista de pouso do lado do novo estádio....hehehe

Colorado de Esmeralda disse...

Com licença, Louis, mas te passaste na comparação...Os caças são "catapultados" dos porta-aviões por absoluta exiguidade de espaço, a pista não tem a metragem suficente para uma decolagem normal.É um artifício para dar mobilidade e aumentar o potencial bélico das forças militares em deslocamento.A observação do Roberto é procedente sim, considerando o conceito de decolagem e autonomia na mesma.
Clecius

Colorado de Esmeralda disse...

Ainda em relação aos inventores, acontece algo semelhante com Samuel Colt e o revólver.Muitos o consideram o inventor do revólver quando ele inventou o mecanismo do giro automático do tamboe, o que permite o alinhamento de outra câmara provida cartucho com o cano, o que antes era feito manualmente.Assim como o avião, o revólver era um conceito "universal" dos inventores que no entanto não conseguiam fazê-lo funcionar de maneira prática.Tanto é que o considerado "primeiro revólver" do mundo é o inglês Collier, com alinhamento manual de suas cinco câmaras do tambor.
Clecius

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Pessoal e Louis,

O cara da foto chama Valmar Bondan, ele mora no município de Terra de Areia - RS,que fica perto de Capão da Canoa no litoral do RS.
Tinha esquecido decomentar.

O que vai se fazer contra a globo?

Ela tem mais de 20.000 processos sobre as sandices que distribuiu, vidas que esculhambou, e verdades que construiu...

A partir do voto desta "mídia televisiva",para o Flamengo, nós da província de São Pedro, assistiremos calados e no máximo resmungaremos aqui no blog.

Não acredito que vá sair algo que mude a opinião da "rede bobo"...

E a história das torcidas de futebol foi reinventada, assim como o inventor do avião. Cada uma nasua escala , cada uma no seu interesse.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Cheguei atrasado, mas o Roberto falou tudo. Os Irmãos Wright inventaram um artefato que, através de um impulso inicial (alguns dizem que foi com catapulta, outros que foi numa colina/montanha), podia planar no ar, isso em segredo, sem testemunhas da mídia e no interior (os demais voos de seus aparelhos foram com ajuda de catapulta). O Santos Dumont criou, três anos depois, um artefato que saía do chão sem necessitar de impulso externo e que voou cerca de 60 metros à dois ou três metros de altura (menos de um mês depois ele voou 220 metros, com testemunhas também). Isso foi feito na frente de uma equipe oficial de especialistas, jornalistas e da população em plena PARIS. Os Irmãos voaram antes e por uma extensão maior, mas o avião de Santos Dumont voou por seus próprios meios partindo do chão.

Ah, temos que citar que a única "apresentação pública" (com toda a imprensa americana) dos Irmãos Wright antes de Dumont foi em 1904 e, o "avião" não funcionou. Foram inclusive ridicularizados pela mídia americana que só mudou de idéia quando descobriram que um brasileiro tinha feito e então quiseram mudar a história.

Pra mim, isso só basta, afinal, um planador não é um avião. Mas isso não é tudo.

Muita gente não sabe (a maioria por sinal), inclusive no Brasil, que para a aviação mundial um outro avião de Santos Dumont foi muito mais importante e, esse sim, pioneiro da aviação sem contestação. Chamava-se Demoiselle e foi criado entre 1907 e 1909. A Demoiselle foi o primeiro avião da história a usar os conceitos que permitiriam a aviação em massa. Tinha motor frontal e um par de asas único. Esse sim foi o primeiro avião, pois foi baseado nele que todos os que se seguiram foram criados.

Claro, não é interessante pros americanos entrar na discussão da Demoiselle, pois os Irmãos Wright que eles consideram os "criadores da aviação" só conseguiram voar como Dumont em 1908, enquanto Dumont criou diversos outros modelos de avião, inclusive este que seria a base da aviação. Fora, claro outras invenções, como o relógio de pulso, algo que ningúem usa hoje em dia.

Irmãos Wright: Inventores do primeiro aparelho motorizado mais pesado que o ar a voar com tripulação. (fizeram também o primeiro voo comercial do mundo, entre Dayton e Columbus, em uma hora, em 1910).


Santos Dumont: Inventor do primeiro aparelho motorizado e mais pesado que o ar a decolar com suas próprias forças e permanecer no ar com elas e também, inventor do primeiro avião com motor frontal e asa única, o que permitiu a aviação comercial em larga escala no mundo.

San Tell d'Euskadi disse...

Acho que sobre Dumont já houve os esclarecimentos devidos.

Quanto ao vídeo das torcidas, essa rede de televisão que pensa o Brasil como um pedaço de terra em volta do Rio fez uma das matérias futebolísticas mais porcas que eu já vi.

As TRÊS canções apresentadas como sendo ORIGINAIS dos cariocas - de Flamengo, Botafogo e Vasco - são criações, respectivamente, de Inter, Porto (POR) e Grêmio!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

As torcidas daqui têm tentado ser mais originais. Mas é normal as torcidas se copiarem. O que não é normal é, quando há uma originalidade tipo essa, todos os holofotes irem para o plágio ao invés do autor. A Rede Bobo ME ENOJA!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

Acho que a popular deveria, agora, emendar uma música sacaneando esse FDP.

Algo tipo:

Musiquinha...
Só inventa quem tem cabeção...
Cerebro não é pro mengão....
Só tem no meu Inteeeeerrrrr...

Composição não é o meu forte.

Antonio EUA disse...

Eu assisti o documentario do KPBS sobre o Santos Dumont e realmente e muito bom, eles nao o reconhecem como inventor e verdade, mas o tratam com muito respeito.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]