sexta-feira, março 28, 2008

12 É OUTRA MENTALIDADE

Tem coisas aqui nos EUA que quando eu comparo com o Brasil simplesmente parece não fazer sentido (e vice versa).

Imagina o seguinte:

Amanhã eu ou qualquer outra pessoa anuncia que estamos criando um novo time de futebol em Porto Alegre (ou qualquer outra cidade do Brasil). Com isso estaremos construindo um estádio para 41 Mil pessoas a um custo de 1.2 Bilhões de Reais.

Quem aqui acha que eu estaria jogando meu dinheiro pela janela?

Mas é exatamente isso que o novo time do Washington Nationals tá fazendo. Mesmo morando aqui mais de 30 anos eu tenho dificulades de entender como um clube pode sair do nada para ter torcedores fieis em um instante. É algo que eu não entendo. Eu sou Colorado e fim de papo. Mas aqui nos EUA as ligas são restritas em quem pode jogar,nao existe segunda divisão...todo ano os mesmos times jogam entre si a nao ser que um novo time entra na Liga. O Washington Nationals na verdade é o extinto Montreal Expos que depois de muitos anos se mudou de Montreal e acabou em Washinton com nome novo. E isso é outra coisa que não consigo aceitar, times mudando de cidades!!

Essa é uma das razões que eu tenho perdido interesse no Esporte Americano com o passar dos anos. É tudo muito bem organizado, mas em muitos casos tem um gosto meio artificial. Torcedores artificias que derepente acham um novo time, clubes artificiais que ontem era de St. Louis e hoje estao em Los Angeles e ligas artificiais onde clubes de menor porte não podem entrar.

Aqui em New York, tinhamos desde 1996 o Metrostars (futebol). Eu ia aos jogos e torcia por eles já que são meu time local. Fui ao primeiro jogo do time em 96 e depois ia a uns 3 ou 4 jogos por ano. E o que que aconteceu a 2 anos? Chegou a Red Bull e da noite pro dia, trocou se o nome,a camisa, as cores. Ah....Vai Toma No ...

Perdi a paciencia! Enquanto isso muitos dos torcedores do Metrostars no outro dia já se vestiam com a nova camisa do Red Bull!! Eu não consigo entender!! Trocam de time como se fosse nada!

Enquanto isso o Washinton Nationals já tem cerca de 18 Mil Socios (donos de cadeiras) e provavelmente vão ter uma media de 35 Mil nos 81 jogos em casa esse ano. Da onde vem os torcedores pra esse time que a pouco tempo não existia?

O que acontece é que as Liga tem em media 30 times e é claro nem toda cidade pode ser representada, então que mora em Washington tinha que escolher um time de outra cidade pra torcer, mas agora já que a cidade tem um clube novo, todo mundo lá vira fã do Nationals. E isso vai acontecendo em todas as cidades onde um clube novo da liga chega.

Enquanto isso o São Caetano, um exemplo de clube novo no Brasil em muitos jogos não chegava a 1000 pessoas de publico. Essa formula no Brasil simplesmente não existe, porque os clubes são uma religião e não apenas um passatempo como é aqui. Mas isso não significa que não tenho torcedores dedicados aqui, eles tem e muito em clubes tradicionais como os Yankees, Red Sox e outros, mas que é estranho pra mim aceitar um clube novo como se fosse seu toda sua vida, a isso é.

Os EUA e o Brasil são até parecido em muitas coisas, mas em certas instancias as diferenças são enormes, as vezes melhor aí, as vezes melhor aqui. E eu no meio sempre achando que o Americano poderia fazer certas coisas como o Brasileiro e o Brasileiro poderia fazer certas coisas como o Americano.

Agora imagina...o Americano consegue VENDER ao publico times novos, recem criados, sem tradição alguma e lotar estadios de 1 Bilhão de Reais 81 vezes ao ano. E no Brasil com clubes de 100 anos e muita tradição a maioria continua batalhando para sobreviver. Há algo de errado nos 2 lados.



PRODUÇAO OFENSIVA 2008

(2 Pontos por Gol, 1 Ponto por assistencia)

JOGADOR GOLS - ASSISTENCIAS - PONTOS

Alex 10 - 7 - 27
Iarley 6 - 2 - 14
Marcão 5 - 3 - 13
Gil 4 - 1 - 9
Magrão 2 - 5 - 9
Fernandão 3 - 3 - 9
Adriano 4 - 0 - 8
WM 1 - 5 - 7
Ramon 2 - 1 - 5
Guinazu 1 - 2 - 4
Andrezinho 0 - 4 - 4
Indio 1 - 1 - 3
Nilmar 1 - 1 - 3
Danny 1 - 0 - 2
Guto 1 - 0 - 2
Bustos 1 - 0 - 2
Jonas 0 - 1 - 1

12 Comentários:

col disse...

Eh um absurdo mesmo...eu tb nao entendo.

Pra quem nao sabe, o Lakers da Nba eh um time "comprado". O time original era chamado Minneapolis Lakers (cujo estado a que a cidade pertence eh apelidado de o "estado dos 10.000 lagos").

O Mlps Lakers jogou na NBA por 10 anos. Foi vendido em 1960, pelo q eu me recordo.

cjr-sp disse...

É pq é profissional...entao tem valor de mercado o franchise e aí de repente um time cai em desgraça por uns tempos...fica barato e aí é a hora que aparece um new rich fanatico pelo game e vai lá e compra pq já tá na liga...só que aí o cara muda o esquema todo de cidade e leva para o seu estado/cidade...

Acho que é mais ou menos por aí...e a impressao que me dá é que a richa se estabelece por cidades/estados e nao por times...

Entao o cidadao americano consegue torcer por um novo time desde que ele esteja na sua cidade/estado.

A richa por exemplo entre LA e NY é muito grande...tem estados com culturas muito fortes e diferentes entre si...tipo TEXAS(muito rico e com sotaque latino)...Illinois( muito americano puro e rico tb)...Massachussets( sotaque britanico-irlandes e outra cultura tb)....aí tem a Florida( Miami-uma cidade internacional com costumes diferenciados, fashion, e latina)....enfim tem muitas culturas diferentes dentro do mesmo país e estados bastante independentes da federaçao e com costumes e climas totalmente diferentes...meio que fazendo com que o torcedor americano torça pelo seu estado/cidade.

Acho que é por aí...se é que dá para explicar isso...

Wagner H disse...

Nos EUA, business is business mesmo, se não dá lucro, não tem choro nem vela, muda pra outra cidade onde tenha mais oportunidade de mercado e ponto final.

E não precisa sequer sair da grande POA pra ver que aqui no Brasil estão seguindo o mesmo caminho: basta ver o nosso adversário de domingo, o RS de Alvorada (do Carpeggiani), o Porto Alegre (cujo dono é o Assis, irmão do Ronaldinho Pilantrucho) que joga a segundona do gauchão, e foi montado com base num clube semi-amador da zona sul da cidade (não me lembro se o Lami ou o Lageado, ambos andaram jogando a segundona também anos atrás)... times feitos para dar lucro somente.

Andaram até falando que a família dos irmãos Assis/Pilantrucho estavam vendo a viabilidade para construir um estádio pra 45 MIL pessoas na zona sul de POA, mesmo com a reformulação do GIGANTE e a construção do novo chiqueirinho. Tudo é $$$$$$$$.

Schroder-EUA disse...

Mas ai é que ta o time Porto Alegre mesmo sendo feito ra gabahra dineiro nunca vai botar 40 Mil no estdio....nao tem torcida....nunca tera....ja os times americanos nascem e ja levam 3 milhoes por ano a seu estadio.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É uma loucura !

Acordar, ler o jornal, e decidir:
- Vou torcer pro time X, comprar camisetas, bandeiras, etc...

Também não entendo, Louis a obsessão americana por estatística, que mostra tudo, mas não mostra o fundamental, por exemplo, o Alex é bem ruinzinho e é o campeão da estatística. Como ele bate todas as bolas paradas, ele ´enche` seus números, mas não aparecem suas deficiências crônicas em jogos um pouco mais ´duros`.

col disse...

Concordo Nelson. As estatisticas mascaram muito. Veja q o Iarley consegue ser o segundo da lista. Acho q nao existe um unico colorado q nao considere o Iarley banco do Adriano atualmente.

Cleber_Tapes/RS disse...

depois que vi uma reportagem na tv dizendo
que o salario de um rebatedor
do clube mais famoso de beisebol o new york
era igual ao salário dos seguintes jogadores juntos

zidane - figo - ronaldo - david beckham

ta loco larguei de mão o esporte americano....hehehe

e ainda tem o do golfe que é se não me engano o atleta mais bem pago dos esportes
só pra botar bolinhas dentro dum buraquinho no meio da grama.....hehehe

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ow Louis, procede a informação de que o São Francisco 49ers tá mudando de cidade? Se não me engano, eles já treinam e tem sede em Santa Clara, mas parece que agora o negócio esquentou com o prefeito de SF e eles iriam mudar até o nome... Você que tá aí, como tá isso? O caso deles seria complicado..até o logo teria que mudar...

COL: sobre a reportagem da Bergamota Mecânica, leia o meu último comentário lá no post onde estávamos conversando...

Schroder-EUA disse...

Estevam, havia rumores mas duvido que aconteça se bem que nada me surpreende times mais famosos ja sairam de sua cidade....

col disse...

Valeu, Estevam! Jah li o teu comentario e comentei lah mesmo.

Precisodevcakis2 disse...

O 49ers vai jogar em Santa Clara, onde já tem o CT e onde a prefeitura deu um terreno. SF fica numa península e não tem mais espaço pra um novo estádio.
Mas o nome não muda.

Claudio / movimento internet BV disse...

Já falei (teclei) esse assunto muito antes aqui no blog : Os donos do capitalismo tem o sistema na mão (dinheiro) diga -se melhor divisão de renda ,enquanto no Brsil ....sem comentários
Ai quem tem o poder faz o que quer artificialmente para um público igualmente artificial , o descarte é o produto final do consumo , abraços
filósofo Clauddio ;-)

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]