sábado, novembro 21, 2009

A Confirmação Como Sede da Copa

O Beira-Rio não está confirmado. Há dois anos eu tenho feito essa afirmação, com minhas limitadas forças, de que a confirmação do Beira-Rio como estádio da Copa do Mundo só ocorrerá quando nosso Estádio estiver pronto e adequado às normas e exigências de conforto e segurança da FIFA.
Enquanto isso, a diretoria divulgava falsas vitórias de supostas confirmações. Na primeira delas, dias antes de o Brasil ser confirmado como sede, o site do Inter já divulgava a confirmação do Beira-Rio.
Aqui para ler "Beira-Rio Confirmado por Relatório da FIFA como Estádio da Copa", no site oficial do Internacional. Nesse episódio um post chamado "A Versão Oficial da Reforma" no Blog Beira-Rio, questionando a tal confirmação e o desdém com as exigências da FIFA.
Depois disso, quando da confirmação de Porto Alegre como cidade-sede, mais uma vez divulgaram e fizeram camisetas "A Copa do Mundo é Nossa", para comemorar (de novo?) a suposta confirmação.
Recentemente publicaram no site do Clube uma carta do Comitê Organizador (ligado à CBF) que confirma o óbvio: que a indicação é feita pela cidade-sede e que depende do cumprimento dos contratos e acordos, entre eles, normas de conforto e segurança. Vejam:
"...informamos que o direito de sediar partidas válidas pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 é concedido pela FIFA às Cidades-Sede. Assim, esclarecemos que a cidade de Porto Alegre, (...) indicou o Estádio Beira-Rio como local adequado para a realização de partidas em seu território..."
"Cabe apenas lembrar que circunstâncias supervenientes podem afetar a realização de partidas em qualquer dos estádios ou cidades previamente indicados, conforme os Host City Agreements, Stadium Agreements e demais contratos e termos assinados pelas autoridades e particulares".
O lamentável é que, mais uma vez, nossa diretoria divulga a informação como mais uma "confirmação" com o título "Comitê organizador da Copa reafirma Beira-Rio sede em 2014" (aqui).
Portanto, não há nada confirmado e as "confirmações" divulgadas no site do Inter não merecem credibilidade. O Projeto Gigante Para Sempre, que é de qualidade e tem sido elogiado em vários aspectos, vai muito além da Cobertura. E quem pensa que essa cobertura modernizará o Beira-Rio está muito enganado. É apenas a casca de um recheio de 40 anos, o qual ou receberá alterações radicais, verdadeiramente modernizadoras, ou teremos sérios problemas num futuro próximo por ter um estádio defasado.

Semana que vem escrevo mais sobre o assunto. Ou leia no Blog Beira-Rio.