quarta-feira, novembro 08, 2006

22 Ah, se o futebol não fosse capitalista...

ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Caros blogueiros, fiquei estes dias divagando sobre o que escrever na coluna de hoje. Primeiro pensei: "É dia de jogo do Inter, é só eu escrever alguma análise do jogo!", mas logo em seguida achei que seria um assunto muito batido, por mais importante que seja. Depois me veio uma idéia: "Poderia escrever sobre os incidentes no GreNal, e o papelão que fizeram as duas torcidas brigando!", mas mesmo sendo um assunto que merece muita atenção, é lamentável ficar discutindo sobre atos de meia duzia de colorados e gremistas que não apreciam o futebol e vão para os estádios brigar e quebrar coisas. Então, veio o assunto definitivo. Com a proximidade do mundial, e por ser uma coisa que não sai da cabeça dos colorados pensei: "Como seria o time do Inter se ele consiguisse manter seus jogadores?".

Imaginemos um mundo do futebol menos capitalista, onde os clubes brasileiros conseguem competir financeiramente com o mercado europeu e conseguem manter em seus plantéis os seus melhores jogadores, suas revelações, principais contratações. Neste mundo, comecei a viajar e pensar nos melhores jogadores que passaram pelo Inter, e que ainda estão em atividade e com condições de jogar o mundial. Nisso montei um time fictício e divido com os amigos. Montei o meu time ideal e em algumas posições coloquei os reservas.

1- Clemer: goleiro titular por 5 anos no Inter, compeão da Libertadores. Na sua reserva tem Renan com grandes condições de assumir a titularidade.
2- Ceará ou Granja: nos últimos anos não lembro de algum lateral direito que tenha aparecido com qualidade no Beira-Rio, os dois jogaram muito esse ano.
3- Lúcio: zagueiro de grande passagem pelo Inter, campeão do mundo com a seleção brasileira. Para reserva ainda tem o Bolívar e o Índio.
4- Fabiano Eller: melhor quarto zagueiro que eu vi jogar no Inter, depois do Gamarra. Não lembro de ninguém para a reserva.
6- Jorge Wagner: chegou como meia, mas se transformou no lateral esquerdo com melhor aproveitamento nos últimos anos.
5- Edinho: cresceu muito este ano, mas sempre apresentou um futebol vigoroso e suou a camisa pelo colorado. Wellinton Montero é o seu reserva, com possibilidade do Fabinho.
8- Fábio Rockembach: grande segundo volante, muita marcação, com excelente saída de bola e um chute potente. Reserva Vargas (ainda precisa mostrar) e Perdigão.
7- PC Tinga: Na minha modesta opinião melhor jogador de meio campo que passou recentemente pelo Inter. Intensa movimentação, marcação e chegada na frente. Reserva Diogo Rincon, que também teve uma boa passagem no Inter.
10- Daniel Carvalho: Muita habilidade, bate bem na bola, formaria uma bela dupla de meias armadores junto com o Tinga. Reserva Alex, pelos serviçoes prestados na Libertadores e pelo bom futebol, que vem jogando.
9- Fernandão: simplesmente o melhor jogador que eu vi jogar no Inter. Não vi o time da década de 70, e desde que acompanho o futebol não vi ninguém melhor no Inter. Sem reserva.
11- Rafael Sóbis: colorado de coração, joga muita bola e dá a vida pelo time. Para sua reserva temos Nilmar e Iarley.

Bom pessoal, esta é a minha escalação, posso ter esquecido de alguém, ou os amigos podem ter outra opinião. O canal para a opinião está aberto. Dêem suas sugestões. Acredito que se tivemos este time com certeza bateríamos o Barça com tranquilidade. Com o atual time, acho que também dá, mas tem que suar um pouco mais a camiseta.

Grande abraço e até a próxima.

22 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Belo tópico, gostei da escalação, acho que poderíamos colocar Mahicon Librelato ali na reserva do Fernandão. Não está mais entre nós, mas se estivesse com certeza teria uma vaguinha no time.

Rafael C Rodrigues disse...

Boa lembrança Rodrigo, mas procurei colocar jogadores que estão em atividade e que poderiam jogar no mundial.

Darlan Gustavo disse...

Bom topico cara, acredito que não tenha eskecido de ninguem....

nossa..esse time seria imbativel mesmo!!!

Anônimo disse...

Concordo que esse é o melhor time, e tem uma grande verdade, Fabiano Eller é o melhor quarto zagueiro que vi no Inter depois de Gamarra!!! O que está jogando é sacanagem , muita técnica, qualidade no passe, antecipação e posicionamento, joga fácil!!! Mas é bom lembrar que ele está bem acompanhado, o Ceará e o Índio estão jogando muito também e são dois ótimos jogadores! Eller e Ceará tem que estar na seleção do campeonato como os melhores em suas posições!

Anônimo disse...

Pô, tu esqueceu do LUIZINHO NETTO (que cobrava todos os escanteios à meia-altura no primeiro pau - a zaga adversária tirava com o pé e saía jogando) na lateral-direita, e do WEDERSON (aquele que fazia uns gols espíritas com umas bombas de falta) na lateral-esquerda.

Antes que me xinguem: é brincadeirinha, tá? :-)

Abraços!

Rafael Severo disse...

Olha, Rafael, esse teu time está perfeito, eu só recuaria o Fernandão e colocaria o Daniel Carvalho na frente com o Sóbis, pois acho que DC é mais atacante que meia...
Putz, e eu que tive que ouvir de um velho comentarista colorado - Hugo Amorim - que o Tinga era limitado e que conpensava isso com muito esforço e movimentação. E não satisfeito ele acha que o time ganharia com muito mais facilidade a Libertadores se o Perdigão fosse titular. E ele diz que o Edinho não joga nada e atribuiu a grande atuação dele no primeiro jogo da final da Libertadores à sorte, pois o Edinho encontrou muito espaço uma vez que o Inter tinha um a mais. Só que ele não lembra que quando o Edinho deu o passe pro gol do Sóbis os times estavam iguais em número de jogadores, pois o Fabinho fez cagada e também foi expluso ainda no primeiro tempo. Olha, eu também não gostava nem um pouco do futebol do Edinho mas a gente tem que se render à dedicação do cara e à evolução demonstrada. Hoje ele é imprescindível ao time.

Anônimo disse...

Tópico interessante... Mas também é preciso lembrar que muitos desses jogadores jo estão no inter porque tiveram a chance de jogar após a saída de algum jogador ou foram comprados com dinheiro de vendas de atletas!!!

Denilson M. (POA) disse...

Pra mim tá perfeita a escalação... única dúvida é entre Nilmar e Sóbis como titular...

Gonçalves disse...

Sem dúvida esse lance da perda de jogadores para o exterior é algo que corrói o nosso futebol em termos da qualidade, do lance de mexer com a cabeça de alguns em pleno campeonato (é compreensível em favor do jogador que é um profissional sempre em busca do melhor em sua profissão), mas triste para nós torcedores ao mesmo tempo...essa galera reunida além da qualidade técnica indiscutível tem e tinham um grande amor ao clube, que só ae já fala por si próprio a imprensão que nos deixam do sentimento atual ou do momento saudoso a nós torcedores, futebol e compromisso para com o clube.

Anônimo disse...

Pq o Bolivar não foi lembrado??? Zagueirão classe A.
Quanto ao capitalismo do futebol, só o amor ao clube pode superar o amor ao dinheiro e, nesse quesito, no mundo inteiro, acho que só Rogério Ceni mesmo.

Anônimo disse...

Acho que os goleiros em geral são mais "conformados", Lestat... mas, no caso do Ceni, ele já teve alguma proposta para sair?

Rafael C Rodrigues disse...

Lestat, o Ceni e o Marcos são exemplos, mas são goleiros, nesta posição muitas vezes o atleta fica anos no clube pois as ofertas são menores.

O Bolívar foi lembrado sim, esta como reserva do Lúcio na zaga central, mas com totais condições de ser titular.

Outro ponto, alguns amigos disseram que se todos estes jogadores tivessem, outros não viriam. O caso é olhar como o Inter formou ou contartou bons jogadores nos últmos anos. E sempre existiu, até antigamente que era mais difícil a troca de times de jogadores, então, por que não poderíamos estar com esse time?

Gonçalves disse...

Tá chegando a hora de fritar o peixe...e do bordão atual....
O COLORADO TÁ CHEGANDO PORRA!!!

Schroder-EUA disse...

Boa selecao Rafael e bom topico, valeu!

Anônimo disse...

Enciso de lateral direito

Anônimo disse...

Enciso de lateral

foi mal

postei anonimo sem querer

Anônimo disse...

Po Rafael!!!
Como vc pode esquecer daquela brilhante dupla de ataque do Inter:
Celso e Serginho Messias, sendo reserva imediato o Zezinho..
Vc nao entende de futebol mesmo..
hehehehehehehehe
Brincadeira..
Concordo com vc, nosso celeiro de ases é mto eficaz, pena nao podermos competir com o mercado europeu, senão ja seria longos anos de predomínio do colorado no cenario brasileiro, sul-americano e mundial.
Abraços!!

Anônimo disse...

pros que falaram em luizinho netto, celso e outras atrocidades que jah desonraram nossa camisa, seria um topico pros colunistas bem interessante e muito engracado falar sobre essas nabas que jah passaram pelo inter!
No nivel que estamos hoje, eh surreal pensar nos times q jah tivemos... como eh que a gente aguentava?!?!?! E eu sempre fui fanatico! Hoje eu penso.. coitadinho de mim nos 80's e 90's!!!
Alguns nomes pra "reflexao"
- Dadinho
- Maizena
- Celio Lino (classico! Virou lenda urbana, apesar de nao ser tao ruim assim)
- Gilberto Costa
- Leto (que disse que queria fazer sucesso no inter pra ser aproveitado por algum time grande)
- Paulinho Criciuma (era crente. Lembro que numa briga generalizada contra o corinthia no Beira-Rio, foi o unico que nao brigou. Ficou encostado num poste do sistema de som com os bracos cruzados!!!!!)
- Joel Santana (tecnico, sim, mas eh pra nao esquecer)
- A Mafia Zachia (roubaram do inter ateh nao poder mais, e nunca ganharam nada)
- Espinola (era pra ser o substituto do gamarra!!!!!!!!!)
- Mazinho Loyola
- Balalo (era craque nas categorias de base, mas nunca fez nada no profissional e sumiu logo)
- "El Doctor" Herbella
- Cesar Silva (tomou 5 do juventude e foi escurracado do Beira-Rio no outro dia!!!!)
- Lima ("o que eh que eu to fazendo aqui")

Ah, se eu ainda tivesse meus albuns de figurinhas de quando era guri...! Ia dar muita risada!!!!!!!

Anônimo disse...

e jah que eu mencionei essas tosqueras, e jah esquentei minha memoria, aqui vai alguns nomes que eu gostava, e que por um motivo ou outro nao puderam deslanchar o suficiente no beira rio:
- Marcelo, CRAQUE de bola, MATADOR que depois de se lesionar feio, e voltar, virou Marcelo Vitta. Nunca mais foi o mesmo... (o Louis tem varios videos de jogos com ele. Era impressionante como jogava)
- Paulinho, era um guri mirrado, que jogou no time de 85 acho... CRAQUE, mas que tambem sumiu...
- SABARA!!!! Tambem, era um renteria da vida! Mas fazia gol adoidado! Esse morreu. Tinha problema no coracao e morreu que nem o Serginho do Sao Caetano, mas jah nao tava mais no Inter.
- Helcinho. Veio do Santos. Gostava do cara. Vestia a camisa de verdade, mas a imprensa queimou ele... Lembro de um empate em 2 x 2 com o Atletico-MG, que ele deu meia volta na pista atletica comemorando o gol de empate no finalzinho q nem crianca. Aquilo me emocionou...
- Letellier. Artilheiro chileno, se nao me engano. Se machucou, e quando voltou, o time era tao ruim que a bola nem chegava nele.
- Gerson. Um dos responsaveis pela conquista da Copa do Brasil, que muita gente hoje despreza, mas que por muito tempo, foi o unico titulo grande que eu pude comemorar, por isso valorizo sim (e FOI PENALTY NO PINGA!!). O Gerson morreu de AIDS, tendo ajudado o Inter soh naquela epoca. Jah era artilheiro qdo chegou, e teria sido muito mais.
- Mahicon Librelato. O Top deste meu comentario. Acho que nao preciso escrever nada sobre ele.

Tem muitos outros. Ah, se a galera deste blog estivesse reunida num bar bebendo varias, ia sair cada nome!!!!

Denilson M. (POA) disse...

Bahh... no 77 da NET passa vários jogos antigos. Passou um Inter x Botafogo de 99 esses dias... Inter ganhou lá no Rio e tinha um time podre... poutz...

Lembro que no ataque entrou, no meio do jogo, o Zequinha Barbosa... tá quiu pariu!
Tinha tb o Celso! Bahhh....

Anônimo disse...

bah, nao aguento! Mais alguns nomes do time da tosquera:
- Renato, goleiro contratado no fim dos 90's com a maior conviccao que seria titular. Jogou UM amistoso, tomou dois frangassos e foi dispensado!
- Moises, zagueiro que chegou dizendo q pra empatar no beira rio ia ter que comemorar....
- Glauco
- TONHAO!!!!!
- junior baiano: nao dah pra acreditar que jogou aqui. E FOI CAMPEAO GAUCHO!!!
- Bobo. Foi a maior tortura da minha vida ver aquele mau carater filho da puta jogar com a camisa do inter. Serio. Esse nao me faz rir de jeito nenhum. Fico ateh triste. Parei por aqui!

Caco e Su...... disse...

Rafael, teu tópico foi ótimo. Ficou ainda melhor pelas tosqueiras que o tiago lembrou.. Nomes que eu já havia apagado da memória do meu HD cerebral.....
Só para constar.. faltam 3horas e 20 minutos... aos que vão ao jogo.. BOA SORTE PRA NÓS.....

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]