quinta-feira, novembro 09, 2006

30 Ídolos – Salve, Don Elias Figueroa

ESCRITO POR RODRIGO ARAUJO

Como a defesa do INTERNACIONAL está em alta, imponente e em ótima fase resolvi fazer uma homenagem a Don Elias. Na verdade, o motivo principal de estar escrevendo sobre Figueroa é outro, estou atendendo ao pedido feito em 27 de outubro (naquele post reservado às manifestações infelizes da Renata Fandoceni), pelo nosso amigo Fernando A. Rodrigues, vulgo Lestat. Como se trata de um torcedor do Pablito, tive que começar o post falando na defesa do INTER e não no pedido dele, é claro, hehehe.

Alguns dirão: “pó, mais eu já sei tudo do Figueroa, sou COLORADO! Não vou nem ler, blá, blá, blá.” Tudo bem, mas vejam que interessante uma pessoa que não tem nada a ver com o clube quer saber um pouco da história de um dos jogadores mais importantes do INTER e acho isso válido, então, lá vamos nós.

Don Elias Figueroa

Elias Ricardo Figueroa Brander nasceu em Valparaíso (Chile) no dia 25 de outubro de 1945. Chegou para jogar no Internacional em 14 novembro de 1971, antes, havia jogado pelo Wanderers, do Chile, Union Calera e Peñarol, do Uruguai.

Vestindo a camisa COLORADA fez 26 gols em 336 jogos, foi hexacampeão gaúcho (1971/72/73/74/75/76) e bicampeão brasileiro (1975/76). Disputou 17 clássicos INTERgre, tendo perdido apenas 1 (e o Ronaldinho Pipoqueirúcho se gabando que perdeu apenas 1 de 11, vai se f...) e nunca foi expulso ao longo de sua carreira.

Nem tudo foi fácil para Figueroa, passou por várias dificuldades, como problemas respiratórios quando era criança (fato que o impedia de correr e “pular” com as outras crianças). Como não podia brincar normalmente chutava solitário uma bola na parede realizando dribles contra adversários imaginários até pegar jeito com a “pelota” (acho que é por isso que ninguém passava por ele, pra ele o adversário simplesmente não existia, rsrsrs). Aos 10 anos teve poliomielite, ficou mais de um ano em uma cama vegetando, mas deu a volta por cima e seguiu seu caminho para o sucesso.

O apelido Don Elias foi dado quando ainda jogava no Chile, por um comentarista local, depois que saiu de sua área deu uma janelinha em seu adversário e passou por outros dois. Em 1974 estava na Copa do Mundo com a seleção Chilena onde parou Gerd Miller.

Foi dele o gol que colocou nossa primeira estrela no peito na final do Campeonato Brasileiro de 1975 contra o Cruzeiro, abaixo o vídeo (que todo mundo já viu, mas não custa ver novamente), com o “GOL ILUMINADO”.

Em 1976, o chileno repetiu a dose. O zagueiro foi bicampeão brasileiro, quando o Inter venceu o Corinthians por 2 a 0, fazendo a festa no Beira-Rio lotado. Além dele, o COLORADO tinha em seu elenco jogadores como Falcão, Paulo César Carpeggiani, Dadá Maravilha e Manga, só para citar alguns exemplos de atletas que vestiram a camisa da Seleção Brasileira.

Em 1977, chegou à hora da despedida, em 26 de janeiro Figueroa foi vendido para o Palestino do Chile por um valor oito vezes maior do que havia sido adquirido. Em sua partida de despedida a torcida indignada, fez o que??? VAIOU Don Elias Figueroa.

Figueroa, quando ainda atuava no Peñarol foi considerado duas vezes melhor jogador do Mundo, no INTERNACIONAL duas vezes melhor central do mundo e duas vezes melhor central da América. Isto significa dizer:
- 6 vezes melhor central da América;
- 4 vezes melhor central do mundo;
- 2 vezes melhor jogador do mundo.


Em 1982 pendurou as chuteiras. Em 1996 assumiu o cargo de Gerente de Futebol do INTER, isso demonstra a forte ligação com o clube. Como o COLORADO não vinha bem no Campeonato Brasileiro daquele ano ele assumiu o lugar de Nelsinho Baptista, que “abandonou” o INTER para ir treinar o “Curintia”.

Faltou pouco para levar o Colorado às finais. Depois de exigir garra dos jogadores e mostrar a eles que a camisa vermelha era a mesma temida pelos adversários no passado, o time melhorou, conquistando 80% dos pontos disputados sob seu comando. Faltando quatro rodadas para o final da primeira fase, já com o risco de rebaixamento afastado, o INTER precisava vencer todos os jogos para se classificar. Venceu os três primeiros, sendo o terceiro contra o “Curintia”, no Beira-Rio. A vitória eliminou o time de Nelsinho Baptista, que havia deixado o clube na incômoda 19ª posição antes de se transferir para São Paulo (a vingança é um prato que se como frio, hehe). Na partida decisiva, contra o rebaixado Bragantino, o COLORADO tropeçou. A derrota fez com que o treinador tivesse de se contentar com a eliminação. Apesar da vontade da torcida em sua permanência, a direção preferiu não mantê-lo no cargo. Defensores do ídolo alegaram que o presidente Pedro Paulo Záchia estava de olho na reeleição (o que realmente acabou acontecendo) e, por este motivo, temia que Figueroa fosse eleito novo mandatário do clube (e foi bem isso que aconteceu mesmo).

Foi escolhido ainda (1999) para integrar a seleção da América do Sul de todos os tempos. Uma pesquisa com cronistas esportivos do mundo todo que ficou assim: Fillol (Argentina); Carlos Alberto (Brasil), Figueroa (Chile), Passarella (Argentina) e Nilton Santos (Brasil); Maradona (Argentina), Di Stéfano (Argentina), Rivelino (Brasil) e Didi (Brasil); Garrincha e Pelé (Brasil).

Para não ficar longe do futebol se dedicou ao jornalismo, hoje trabalha na RBS, na televisão, faz também os comentários no Pay-per-View, SportTV, Premiére. Como sempre foi um admirador de vinhos Elias Ricardo é empresário e tem um vinho com a marca Don Elias que importa do Chile e vende no Brasil.

"A área é a minha casa, aqui só entra quem eu quero." - Don Elias Figueroa

Bah, tive que terminar, ficou quase um jornal. Espero que tenham gostado porque tive que resumir muito. A história desse cara é fantástica e tomara que o Lestat leia. Li livros que comparam Gamarra ao Figueroa, não sei, até pode ser pelo estilo. Mas o COLORADO tem um histórico muito bom de zagueiros: Lúcio, Bolívar, Índio, Fabiano Eller... Quem mais?

NADA A VER COM O ASSUNTO

Vou aproveitar e divulgar o Hino em Japonês aqui, já que o Blog Vermelho recebe milhares de visitas por dia, para quem não escutou ainda, aproveite, e quem já escutou... Escuta outra vez, ora! Imaginem a Popular entoando isto, não sei se iria ser hilário ou emocionante!

Clique aqui e baixe a letra do Hino em Japonês

Clique aqui e baixe o Hino no formato MP3

PS: O Juventude entregou a rapadura mais uma vez para a Matriz.



30 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Opa, acho que ficou grande demais, no Word parecia tão pequeno, hehe.

Anônimo disse...

Gostei das fotos em slides, legal esse novo recurso

Rafael Severo disse...

Bah, Rodrigo, muito emotivo teu comentário hoje. Pelo menos pra mim, pois quando revejo este lance do gol Iluminado do Figueroa me vem a lembrança daquele que considerava como meu segundo pai, ou seja, meu tio que, como entoa a popular num de seus cânticos, era meu melhor amigo. Digo era, pois ele faleceu em fevereiro deste ano, antes de completar 50 anos de idade. Pois o que isso tem a ver com Figueroa, Inter, etc? Pois bem, ele vivia me contando detalhes daquela máquina de jogar futebol que o Colorado formou no biênio 75/76. E neste lance do gol ele me contou que estava com alguns amigos atrás daquela goleira, perto da parte onde hoje fica a Guarda Popular. Ele vivia me descrevendo o lance, detalhes da comemoração, do timaço que tinha o Cruzeiro, do jogaço que foi aquela final. E eu só ficava ali, escutando a narração de uma época de glórias do Colorado que para mim parecia nunca ter existido. Parecia obra de ficção. Como poderia ser o mesmo clube o que ele me descrevia e o que eu torcia? Como poderia haver tanta glória num clube que só me dava decepções? Eu ficava ali, escutando e invejando meu tio por ele ter vivido aquela época e ter freqüentado os maiores jogos da história do Colorado. Outro jogo que ele me contou que estava presente foi o do gol da tabela de cabeça entre o Falcão e o Escurinho, numa semifinal contra o Atlético MG. Me emocionei de verdade...
Uma curiosidade: já repararam que os maiores ídolos da história moderna (pós Beira-rio) do Colorado iniciam pela letra "F"? Figueroa, Falcão e Fernandão.
E as imagens da torcida na final de 1975... Coisa linda, de arrepiar!!! Muitas bandeiras, como diria o Denilson, muita gente, o Beira-rio até parecia maior do que é hoje...
Ah, Rodrigo, não foi em 1995 que o Figueroa assumiu como treinador do Colorado, foi em 1996, quando substituiu o FDP do Nelsinho Cabeção!!! Eu lembro que o Leandro Machado até pênalti perdeu contra o Bragantino no último jogo. O Bragantino já tava inclusive rebaixado e ganhou de 1x0 do Colorado, nos tirando a classificação. Em 1995 foi o Abel o treinador, num time que tinha o Caíco, o Gamarra, Leandro Machado, Goycochea e Zé Alcino entre outros...

Anônimo disse...

Pois eu estava neste jogo de 75. Estava atras da goleira. Eu tinha 8 anos de idade, hoje tenho 40. A decisao de 76 assisti pela TV. Estive no tri em 79, esse foi espetacular, a festa foi enorme, pois tinhamos feito 2x0(gols de chico spina) no Rio contra o Vasco, e poderiamos ate' perder em casa. Foi o ano do invicto. Assim que acabou a preliminar daquele jogo, todos no estadio se levantaram e assim ficaram ate' o inicio da partida. A impressao que se tinha era de que todos presentes tremulavam bandeiras. Havia uma prostituta famosa, Terezinha Morango, que perambulava pela torcida insinuando tirar a camisa e tal. Dizem que depois ela virou gremista...alguem ja ouviu falar dela?

Eu ouvia a guaiba no radio am. Hoje ouço o mesmo politicamente incorreto Haroldo pela internet nos USA. Esse demagogo que quando acha um jogador ruim, diz perolas do tipo " esse cara nao serve para jogar futebol, deveria ser borracheiro, ou estivador no porto de Santos"... por essa e por outras eu continuo ouvindo a guaiba.
Hein Louis, imagina se aqui na "America" ouvirias um comentarista esportivo dizer algo assim?? Seria processado com certeza! Only in Brazil!!!
Alias, o Brasil e' o pais da impunidade mesmo, voces sabiam que o mala do ranato portaluppi certa feita num jogo contra o brasil em pelotas, quis recuperar a bola de um gandula que fazia "cera", deu-lhe um chute que quebrou a perna do coitado do guri. Pois e' , nao deu em nada.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Bah, valeu Rafael, foi erro de digitação, já corrigi. Meu pai também me contou muito várias vezes estes fatos, o que ele mais gosta de contar (até hoje) é a tabela de cabeça, sempre conta, hehehe. Fala: "aquilo é que era futebol, não é isso que temos agora".

Schroder-EUA disse...

e' mesmo e nese grenal um colorado levou uma Porrado de um PM caiu de CARA no concreto ja apagado...pegaram no video mas a midia nem fala, o guri deve ter ficado tri mal e nao acontece nada...

Rodrigo de Araújo Rosa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Bah anônimo, ouvi falar em Terezinha Gonçalves Morango, Miss Brasil em 1957, será que era apilido que colocaram nessa que andava na torcida? Por ter alguma semelhança talvez? Quem sabe, hehehe.

Louis, mas não vamos longe, no dia do greNAL um torcedor do INTER tomou um tiro de bala de borracha na testa e caiu estirado no chão, apareceu na TV e ninguém comentou nada, impressionante. Saiu apenas na Zero Hora, mas imagem foi chocante o cara caiu que nem um boneco no chão, alguém viu ou só eu?

Schroder-EUA disse...

Rodrigo e' desse cara mesmo que to falando...foi horrivel aquilo!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Bah, desculpe Louis, acho que já estou dormindo na frente do micro, são 03:40 aqui, vou dormir amanhã (hoje) tenho que trabalhar, zzzz.

Anônimo disse...

Rodrigo, Figueroa é e ainda foi um dos meus maiores idolos colorados, só perdendo para o Manga. É sempre bom ressaltarmos os nosso ídolos do passado por que, principalmente por aqui, temos o costume de negligencia-los. Abraços!

Anônimo disse...

Rodrigo, valeu pelo post. Sempre ouvi maravilhas a respeito do Figueiroa, mas como sou São Paulino nunca tive acesso a tais informações. Impressionante o cara ter sido 2 vezes o melhor do mundo. Legal mesmo é o cartel dele em Grenais. Ídolo mesmo é aquele que enaltece a camisa do time nos clássicos. Por isso que odeio o Kaká pipoqueiro, que só leva coça em clássicos (até na Itália) e nunca ganhou um título como titular.
Isso me faz lembrar de um zagueirão uruguaio que jogou no São Paulo chamado Dario Pereira. Posso estar enganado, mas acho que nunca ví o Dario perder um clássico, seja contra Palmeiras, Santos ou Corinthians.

Caco e Su...... disse...

Rodrigo, ótimo este post. Eu fiquei até emocionado com a resposta do Rafael, já que infelizmente, pra mim, não tive um colorado ao meu lado, que me lembra-se destas coisas. Apesar de nascer em 1971, a década de 70 e um pedaço de 80 pra mim são meras névoas na minha memória e como meus pais se separaram ao final de 70, e não havia tios na família colorados, acabei não tendo referencias sobre o Inter. Tirando minha mãe que é torcedora, mas não fanática.

Na década de 90 não me lembro de um jogador com o amor ao inter como o Figueroa. Agora, vejo o Fernandão se aproximando muito à ele. O Louis até postou aquele video da entrevista dele na ESPN Brasil.

Rafael Severo disse...

Bah, e ontem o Figueroa tava de comentarista do jogo. Deprimente, parecia que tinha tomado uma caixa de vinho Dom Elias antes de ir pro estádio. E o pior é que quem tava narrando o jogo era o Jáder Rocha.. Nossa, ele errou várias informações, trocava nome dos jogadores. Teve um momento em que a torcida começou a gritar o nome do Pinga e o dito narrador saiu-se com a seguinte pérola: pois é, o torcedor tá ironizando o Gabiru e está gritando o o nome de Paulo César Tinga, que saiu do Colorado após a Libertadores. Fora da casinha, os caras só estavam pedindo a entrada do Pinga... O Jáder só não consegue ser pior que o Paulo FEitoooo Brito...
Outra, acho que não dá pra comparar Figueroa com Gamarra. O Figueroa foi multicampeão pelo Colorado, é identificado com o Inter, com Porto Alegre, tinha uma imposição incomparável em campo, era líder e tal. Pelo menos os antigos assim o descrevem. Já o Gamarrinha, coitado, era muita técnico é verdade, mas faltava e muito esses componentes que o grande Figueroa tinha de sobra...
Mas talvez o Gamarra tenha mesmo sido o melhor zagueiro que vi com a camisa do Colorado...
Ah, outros grandes zagueiros da história do Colorado: Aloísio, Mauro Galvão, Pinga, Marinho Peres, Célio Silva - esse pela importância na conquista da Copa do Brasil 1992.

Anônimo disse...

Em Boston, uma torcedora do Red Sox levou um tiro de bala de borracha no olho e morreu. Quando celebravam a conquista da World Series há uns 2 anos.

Anônimo disse...

E onde consigo baixar o mp3 dessa musica???? Ficou show

Anônimo disse...

Muito bom o post Rodrigo.
de baixo para cima: o rafael com muita propriedade identificou de cara um grande demérito do gamarra: Nunca ganhou um título de expressão. Se eu não me engano ganhou só o gauchão de 97(pedalada do cachaça. ) Lembro que quando o gamarra veio pro Internacional até volta olímpica deram no Beira-rio. eu tava la´.Estavamos precisando muito de ídolos naquelas épocas.
O Dom Elias foi um jogador altamente identificado com o jaleco vermelho. e é colorado de coração. (não sabia desta história dos corneteiros vaiando ele quando ele foi embora)

olha essa: Alguem ouviu o Sant'anna brigando com o Rui ontem no sala? ouçam os últimos 30 segundos. bateu o recorde de caduquiçe. é a segunda vez que ouço ele "se pegando" com o professor. Na primeira acho que foi em 2003, tiraram o programa do ar e depois o Lauro voltou como mediador. na ocasião o santanna ficou afastado uns dias se eu não me engano.

Anônimo disse...

Em tempo:
ah , tava esquecendo: No jogo de ontem fiquei feliz em ouvir os comentarios do figueroa. Ele faz uma piadinhas sarcasticas, e dá pra gente rir um pouco do sotaque: "Fernandon".
100x melhor que o OTÁRIO do Maurício saraiva.
quanto ao Jader rocha, se não for ele da RBS vai ser quem?
(saudade do Celestino Vanezuela)

O Santos entrou pra empatar ontem, acho que não jogam mal. apenas não encurralamos eles o suficiente. O Santos jogou como o juventude .

Se o Sampa perder hoje , o resultado não vai ser de todo mau.
(talvez tenha que ser assim ... sofrido...ponto-a-ponto.. como tudo pra nós)

se o sampa ganhar, podemos botar o expressinho na próxima partida.

Anônimo disse...

Um amigo me disse que o Figueroa nao saiu do Inter pela grana, mas porque a mulher dele fez pressao para ir embora de Porto Alegre.

Rafael Severo disse...

Bah, a torcida colorada conseguiu a proeza de vaiar um dos maiores ídolos de todos os tempos do Sport Club Internacional... E pensar que a mesma torcida entoava enlouquecida os gritos de Uh, Fabiano... É dose!!! Vaiam Dom Elias e enaltecem Fabiano Cachaça... Às vezes me dá vontade de cornetear, mas cornetear a nossa própria torcida.
Pois é Bill, o Figueroa não sabe comentar, mas a simples participação dele nas transmissões dá um ar descontraído, transmite uma sensação de nobreza cômica. Às vezes a gente não sabe se ele está falando sério ou tirando um sarro... eh, eh
Concordo contigo, o Dom Elias, na sua despretenção, é um milhão de vezes melhor que o Maurício Dáraiva...

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Alemão Milano, coloquei o link para baixar o Celeiro de Ases em Japonês.

Obrigado pessoal por terem gostado do post.

Anônimo disse...

Muito bom tópico, baita zagueirão segurava os atacantes com um leve cotovelinho de vez em quando...hehehe, os recursos de mostragem de imagens tão muito legais também, estão se puxando no lance inovações, parabéns!!!

Denilson M. (POA) disse...

Tô dando só umas olhadinhas rápidas aqui hoje...hehe... Muito bom o tópico e com grandes inovações tecnológicas...

Vou comprar um "Dom Elias" pra tomar no fim de semana em homenagem ao grande ídolo colorado!

Anônimo disse...

Afude o post! Gerou VARIOS comentarios! Vou comentar tambem!!

Rafael Severo: Bah, eu lembro daquele jogo do Bragantino... q sofrimento...
Anonimo e Rodrigo Araujo: A historia da Terezinha Morango que eu sei, eh que ela era torcedora fanatica do Inter (que era prostituta nao sabia), e que uma vez ela ficou muito doente, e o Inter deu as costas pra ela no hospital. Por isso ela virou a casaca.
Pra galera: A torcida do Inter as vezes me dah nojo... principalmente os veio das cadeiras... vaiar o figueroa eh foda. Nao sabia dessa. Sao os que mais queimam jogadores. Quanto ao Manga, foi tudo o que foi, mas no ultimo grenal dele pelo inter, jogou vendido e aceitou um gol de falta do gremio, que deu o titulo gaucho a eles. Por isso, foi mandado embora no outro dia. No ano seguinte... jogou pelo gremio.
Lestat, por este motivo que falaste do Kaka, muito colorado nao gosta do Taffarel. Pra mim, foi o meu maior idolo na infancia. Nunca ganhou nada pelo inter, e falhou em um ou dois grenais (ninguem se lembra os inumeros grenais que jogou e fechou o gol, como de costume). Julgar um jogador pelos titulos que ele deu nao acho muito certo, ateh pq titulo quem ganha eh o time, e nao o jogador (a unica excessao pra mim foi o Romario em 94). O Taffarel e o Gamarra jogaram no inter nas piores decadas da nossa historia, 80 e 90. Em 87-88, tinhamos um time mediocre, que incrivelmente chegou nas finais. Perdemos pro flamengo pq era o flamengo, e depois pro bahia, pq os putao se retrancaram como nunca visto antes contra nos.
E em 90, talvez tenha sido a pior decada da historia, com a excessao da copa do brasil. Se lembrarem do time que tinha o gamarra, era de doer... e se ele nao contribuiu com titulos, pelo menos evitou um desastre maior, com a sua qualidade. Comparar ele com figueroa, por todos estes motivos, eh impossivel. Nunca poderemos comparar. Nao tem como saber quem teria sido melhor, em circunstancias diferentes.
O Jader ontem se superou! Foi comico quando ele falou do Tinga!!! E o Figueroa pra mim eh uma diversao comentando! Torce muito mais do que comenta! Por mim, deixava sempre ele nas transmissoes! Se analisa bem ou nao, nao ligo a minima... a gente ouve tanta merda dos "profissionais"... (exemplo recente: "Adriano arrasou no grenal")
Bill: Ouvi a discussao no Sala. Momento classico! Quem ouve o Santana, jura que tah ouvindo aqueles vizinho velho gaga que escondia as bolas de futebol da gurizada!!!! Incrivel! O cara esta esclerosado, e tem os espacos mais nobres na RBS. Tao esperando ele fazer o que pra tirar do ar??????
Por fim, o jogo de ontem: chega de adrianos no time. O guri pode ser o que for, mas nao tah pronto pra jogar. O gol q perdeu ontem na cara do fabio "chanel" costa mostra isso. Era chute pra tirar do goleiro. O gabiru, nao preciso nem comentar. Ele perdeu qq vontade de tentar mudar a situacao. Chega de insistir.
Bah como escrevi!!!! Eh foda estar 5 horas atrasado... pego os papos todos quentes jah!

Schroder-EUA disse...

Muito bom o Topico. Eu poderia ter visto o Figueroa jogar mas ja morava aqui nos USA. Quando passei 6 anos no Brasil 79-85 ele ja se fora...em 76 eu tinha 9 anos e poderia ter visto tudo, ja quem lembro dos campeaoes de baseball da mesma epoca...coicidentemente o REDS de Cincinnati.

Rafael C Rodrigues disse...

Parabéns Rodrigo, belo post. Muita tecnologia e um conteúdo de primeira.

Anônimo disse...

na verdade retiro o que falei sobre a terezinha morango. Na verdade nao sei ao certo qual era a "profissao" que ela exercia.

Denilson M. (POA) disse...

bill correia disse...

olha essa: Alguem ouviu o Sant'anna brigando com o Rui ontem no sala? ouçam os últimos 30 segundos. bateu o recorde de caduquiçe. é a segunda vez que ouço ele "se pegando" com o professor. Na primeira acho que foi em 2003, tiraram o programa do ar e depois o Lauro voltou como mediador. na ocasião o santanna ficou afastado uns dias se eu não me engano.

Hoje não estavam no Sala nem o Santana , nem o Osterman... mas que bahhh! Tomaram um gancho acho....hehe

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Pô, galera obrigado pelos elogios, ainda bem que gostaram. Agora o Blog Vermelho também tem um registro de Figueroa.
Acho que nesse ponto o Site do Inter também peca, as biografias dos jogadores importantes são muito resumidas. Devia conter mais histórias.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]