quinta-feira, novembro 23, 2006

14 Cenário da Peleia - Estréia

15

ESCRITO POR RODRIGO ARAUJO

Buenas pessoal. Bem, não preparei nada interessante para o post de hoje devido à falta de tempo. Resolvi então postar algo que tinha pronto em meu micro. Trata-se de algumas fotos e um vídeo do Estádio Nacional de Tóquio ou Estádio Olímpico de Tóquio. Estádio este que será o palco da estréia do INTER no Mundial de Clubes.

Parece até o pessoal entrando no Beira-Rio
Quanta agitação, hehehe

O Estádio Nacional de Tóquio (em japonês: 国立霞ヶ丘陸上競技場, Kokuritsu Kasumigaoka Rikujō Kyogijō – fonte Wikipédia), foi inaugurado em 1958 sediando os Jogos Asiáticos, em 1964 foi sede dos Jogos Olímpicos e em 1971 sediou o Campeonato de Atletismo. De 1980 até 1999 sediou a Copa Toyota. Do ano 2000 até os dias atuais a Final do Mundial de Clubes vem sendo realizada no Estádio Internacional de Yokohama. Além dos citados, sedia também as finais da Copa do Imperador e da J-League (Liga Japonesa de Futebol Profissional).

Compare as fotos 1964 e os dias atuais

O estádio está situado bem no centro de Tóquio (Clique aqui para ver imagem de satélite), tem capacidade para 55.000 pessoas (pessoal este é o dado que está no site da FIFA, então acho que é “quente”, porque em outros dois sites achei o seguinte dado: 60.057 pessoas). Não é sede oficial de nenhum clube japonês, no passado o Tokyo FC e o Verdy de Tokyo de 1969 promoviam alguns de seus confrontos.

Que imagem bonita

O Estádio possui ainda um Museu em suas instalações, trata-se do Prince Chichibu Memorial Sports Museum, não busquei informações sobre ele, mas abaixo tem uma foto que dá para ter uma idéia do que existe por lá.

Abaixo uma galeria com 45 fotos do estádio


Para finalizar um vídeo com o estádio lotado em uma final da J-League, muito bonito o espetáculo da torcida (se o Pífero conseguir conquistar os japoneses para torcerem pelo INTER, como ele próprio disse, estamos feitos).

Não sei ainda, mas acho que na semana que vem, vou postar sobre o palco da final o estádio de Yokohama. Desculpem a falta de criatividade e informação, mas não deu mesmo pessoal. Até.