E aí galera, estou um pouco desanimado, este negócio de blogs é muito estressante. Estou indo dormir sempre às 4 da manhã e acordando às oito... Pior que é bom, hehehehe. Chega de lamentações e mãos a obra.
Na semana passada escrevi sobre o Estádio Nacional de Tóquio, local em que o INTER fará sua estréia no Mundial de Clubes, e comentei que ainda decidiria em colocar ou não o palco da final. Pois bem, vou colocar tendo em vista que este é bem mais interessante do que o outro. Tecnologia de ponta! Se o COLORADO vencer seu primeiro jogo no Mundial de Clubes irá jogar a final no Yokohama International Stadium.

O estádio está situado ao norte do centro urbano de Yokohama (clique aqui para visualizar no Google Maps), tem capacidade para 72.327 pessoas e é o maior do país. Ao redor do campo existe uma larga pista de atletismo o que dá um contraste bacana para o ambiente. Possui excelentes instalações para as emissoras de TV.
Além de sediar os eventos acima citados, também já foi sede de vários confrontos da Copa das Confederações da FIFA em 2001. Desde 2000 sedia as finais do Mundial de Clubes, este ano será o cenário de três partidas do Mundial, incluindo a grande final.
Yokohama é uma das cidades japonesas que mais “curtem” o futebol, e até 1998, como em Porto Alegre, era sede de duas equipes muito fortes, o Flugels e o Marinos que foram obrigados a se unirem e formar apenas um time chamado Yokohama F. Marinos (já imaginaram se isto acontecesse por aqui. Toc, toc, toc. Bate na madeira). Este time conseguiu na temporada 2004 ser bicampeão da J-League e agora vem trabalhando para conquistar a Liga dos Campeões da AFC. Então, o que isso tem a ver, o estádio é a casa deste time, lembram que o Estádio Olímpico de Tóquio não era de ninguém, pelo menos esse tem dono né!?

Yokohama F. Marinos os donos da casa e seu mascote
(não se enganem, também pensei que fosse um pato,
mas é um periquito, seria um bom presságio,
olha a superstição aí Rafael C. Rodrigues)

Não poderia deixar de fora uma foto da torcida, gosto muito destas fotos
(iiiih, tricolor, e ainda com as cores do Paraná Clube,
isto seria um mau presságio??)
Em 1º de março de 2005, o nome do estádio mudou para Nissan Stadium (em japonês: 日産スタジアム, Nissan Sutajiamu), devido ao patrocínio da montadora de automóveis Nissan.

Tecnologia e outras curiosidades. Coisas de Japonês
- Além de sediar jogos de futebol, também é palco de outros eventos como: rugby, futebol americano, eventos culturais e de entretenimento, etc.
- Todos os assentos são posicionados individualmente com 90 cm de espaço entre fileiras, ou seja, seguindo os padrões da FIFA.
- Há suportes para bebidas em todos os assentos, se fosse no Beira-Rio, não aconteceria o que me aconteceu no jogo contra o Fortaleza, meu filho me virou toda a cerveja por cima, hehe.
- Duas telas gigantes de 19m x 9m estão instaladas em ambos os lados do estádio.
- A imagem dinâmica na tela pode ser vista de todos os assentos.
- Existe uma câmera de alta-visão aérea, é a primeira no mundo. Estas câmeras ficam instaladas na cobertura do estádio e chegam a se mover 100 metros em 7 segundos, é capaz de acompanhar um atleta e fornecer cenas dinâmicas da partida, que show de bola. Imaginem que imagens teremos do COLORADO.
- A arquibancada superior pode mover-se 10 m sobre a arquibancada inferior, reduzindo a distância entre os assentos e o campo.
- A primeira fila de assentos fica 75 cm acima do nível do campo, o que dá ao espectador a sensação de estar no mesmo nível que os atletas.
- O sistema de som é servido de 528 auto-falantes distribuídos dinamicamente o que fornece uma qualidade de som incomparável.
- A grama está sempre verdinha porque a 30 cm de profundidade estão tubulações de água quente que ajudam a regular a temperatura. Isto ajuda no inverno.
- O sistema de iluminação é composto por 824 lâmpadas. As luzes são dispostas de uma maneira que evite a formação das sombras dos jogadores.
- O telhado que cobre três quartos dos assentos dos espectadores reduz consideravelmente o efeito do vento.
- A água da chuva coletada no telhado é usada para regar a grama. A água da chuva também é tratada e utilizada nos banheiros.
- O telhado é feito de aço inoxidável e foi projetado especialmente para não dissipar o som para fora. As paredes também foram projetadas para absorverem o som. Durante eventos como shows, uma cortina de absorção de som pode ser instalada, ou seja, quando o Metallica tocou lá ninguém na rua sabia o que estava acontecendo, hehehehe.
- Período de design: de agosto de 1991 a outubro de 1993.
- Período de construção: de janeiro de 1994 a outubro de 1997.
- Custo total: 60.3 bilhões de Yen (quem quiser converter para dólar fique a vontade, fiquei com preguiça de procurar, hehehe)
Como não poderia faltar, aí vai uma galeria com 55 fotos
Para finalizar um vídeo (ao melhor estilo BVTV – Blogreporter Darlan), mostrando um dia de jogo no Nissan Stadium. Primeiro mundo é outra coisa, olha a calma do pessoal para adentrar ao estádio, nada de policiais, revistas constrangedoras, etc. Prestem atenção na torcida adversária, achei um sarro, lembrei novamente do jogo contra o Fortaleza, que olhei para o setor da torcida adversária e só existiam três elementos, mas o policiamento estava reforçado, devia ter uns nove brigadianos por ali (???). O interessante que o número pequeno de torcedores não se intimida para a grande massa do Marinos (tem um que não para de girar um guarda sol, japonês é perssistente mesmo). A canção que eles cantam, tem melodia parecida com aquela: “Eeeeeu, sou Coloraaaadoooo, com muito orguuuulhooo...” E o resto vocês sabem. Mas gol que é bom não tem nenhum, o cara não conseguiu pegar eu acho porque terminou em 2 x 0 para os donos da casa.
Só mais um, não resisti, muito engraçado. Um vídeo com as animadoras de torcida do Marinos, coisa esquisita gurizada!!
Links
Aí Louis, e mais alguém que freqüente o blog e vai para o Japão, o site do estádio tem um mapa de acesso e mais um monte de coisa bacana, vale dar uma olhada (clique aqui para ver o Acces Guide do Estádio), acredito que o Louis já esteja bem informado sobre o que tem que fazer por lá, mas vê se confirma tudo isso que coloquei aí em cima pra nós depois. Para ver se é assim mesmo.
Site Oficial do Nissan Stadium
Até semana que vem.