quinta-feira, fevereiro 15, 2007

6 Adversários Libertadores 2007 (Parte III)

6
ESCRITO POR RODRIGO ARAUJO

Ando bem ocupado ultimamente, mas para não deixar passar em branco hoje vou escrever algo sobre o nosso último adversário nesta fase de grupos da Libertadores. Como todos sabem o Vélez Sársfield estreou ontem com vitória sobre o Emelec lá no Equador. Este resultado, quase, obriga o Colorado a vencer em Montevidéu para ficar na cabeça do grupo, e se possível ganhar por dois gols de diferença.

Os comentários que ouvi e li por aí é que o Vélez foi o time que melhor se apresentou até agora, ou seja, páreo duro para o Colorado, mas não é imbatível não.

O Club Atlético Vélez Sársfield foi fundado em 1910, este nome foi dado em homenagem a um ilustre jurista argentino. O clube possui 28.000 sócios que pagam em média R$ 30,00 e podem fazer uso dos ginásios e campos. Possui 30 modalidades diferentes de esportes para os sócios. Também tem um centro cultural com 22 atividades diferentes e com 1200 alunos (interessante...). Seu primeiro uniforme oficial foi com as tradicionais camisas brancas, porque eram mais baratas e de alcance de todos, depois, dois anos mais tarde, trocaram para o azul marinho com calções brancos, no ano seguinte em 1913, trocaram novamente (que indecisão!), só que agora tricolor, vermelho, branco e verde (????). Nos dias atuais, só não sei desde quando, voltaram a usar a branca com uma letra V em azul no peito como camisa oficial.


EMELEC
Nome Oficial:Club Atlético Vélez Sársfield
Fundação:1º de janeiro de 1910
Uniforme:Principal: Camisa branca; calção e meias azuis.
Nro 2: Camisa, calção e meias azuis.
Estádio:José Amalfitani
Capacidade:49.540
Alcunhas:Vélez
Títulos
Nacionais:- 1968 (Nacional)
- 1993 (Clausura)
- 1995 (Apertura)
- 1996 (Clausura)
- 1998 (Clausura)
- 2005 (Clausura)
Libertadores:- 1994
Copa Européia/Sulamericana:- 1994
Copa Interamericana:- 1996
Supercopa:- 1996
Recopa Sulamericana:- 1997
Plantel
GoleirosDefesa
SessaPellegrino
PerattaPellerano
EscobarBroggi
Uglessich
Bustamante
Quinteros
Verón
Torsiglieri
MeiocampistasAtacantes
SenaCastromán
BustosMartinez
MorenoZárate
OcampoEreros
RazzottiFernandes Francou
PapaVarea
Robles
Escudero

Na Argentina o Vélez faz parte do grupo dos grandes como eles chamam lá, grupo este formado por Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club e San Lorenzo de Almagro. Mas o clube só entrou neste grupo na década de 90, onde conquistou uma Libertadores (em 94, derrotando o São Paulo na Final), um Mundial e outros títulos internacionais de menor expressão.

O Vélez também já deu uma visitada nas segunda divisão do futebol argentino em 1940, o que levou José Amalfitani a lutar sozinho para reerguer o time, depois de três anos consegue voltar à primeira divisão.

O que sabemos é que o Vélez é um time de tradição e está muito bem comandado. As principais armas são os atacantes Castromán (foto abaixo) e Zárate. Outro destaque é o meia Papa, que jogava no Rosário Central, lembram dele? Mas acho que não estão com a bola toda, raciocinem. Se o Emelec é o mais fraco do grupo (na teoria) e os atacantes são perigosos e se destacam (como li em vários sites por aí), porque não golearam? E ainda por cima nenhum deles foi o responsável pelo gol contra os Electricos. Só um recadinho pra eles: “O Ediglê vai quebrar a perna de vocês!!!” :)

Cada vez que visito sites de outros clubes, vejo a necessidade do Inter melhorar e muito o nosso. No do Vélez, por exemplo, o torcedor pode baixar toda a história do clube em arquivo PDF.

EM TEMPO: REPARARAM QUE TODOS OS ADVERSÁRIOS TÊM AZUL NO UNIFORME?

Algumas fotos: