terça-feira, fevereiro 27, 2007

17 Pela volta do Losango

18
DENILSON MONTENEGRO
Pois é, estamos por aqui sempre debatendo a escalação do Inter. Com isso, as sugestões têm variado muito e acaba-se tendo que dar razão ao Abel nas suas convicções, já que nem mesmo os colorados se entendem quanto a melhor escalação. Por isso, começo aqui a bater na tecla de que, com esses jogadores que aí estão, Abelão deve utilizar SEMPRE que possível o LOSANGO no meio campo. Ou seja, um dito primeiro volante, dois ditos segundos volantes mais a frente e um meia mais avançado. Tenho ouvido que se joga muito assim na argentina. Assisti praticamente TODOS os jogos do Inter ano passado e confesso que aquele primeiro tempo contra o Palmeiras foi de encher os olhos (4 a 0), mesmo levando em conta o adversário.

Estou tentando mudar o enfoque porque, devido ao grande numero de bons atacantes no elenco, Fernandão deve ser mantido sempre como este meia avançado já citado. Isso implica em ter no meio outros 2 jogadores de marcação e com um bom passe. Os melhores para a função, no plantel colorado, são W. Monteiro pela direita e Vargas pela esquerda. Sendo que o mais qualificado primeiro volante todos concordam que é o Edinho.

O que eu disse até agora parece óbvio, porém, lembremos que o Vargas está lesionado e o W. Monteiro foi expulso. Então tem-se que achar outros MARCADORES e não MEIAS para a posição. Daí começamos a ver que a escalação fica prejudicada, pois os disponíveis para as funções são Alex e Perdigão. Nenhum preenche completamente os requisitos, mas não mudam muito o esquema defendido aqui, ou seja, O LOSANGO. O que não se pode admitir, enquanto o Fernandão for esse meia mais avançado, é a utilização de um outro meia que não marque, como o Gabiru por exemplo. Já ouvi (ou li) alguns por aí querendo o Iarley nessa posição, com o Christian entrando lá na frente... não vai dar certo!

Repito, o LOSANGO pressupõe UM meia mais avançado (Fernandão) e outros TRÊS mais defensivos, sendo DOIS com boa saída (passe). Quando estiverem em campo os quatro titulares já citados (Edinho, W.Monteiro, Vargas, Fernandão) tenho certeza que o time vai jogar melhor que na Libertadores do ano passado. Porém, o Abelão tem que ter alternativas. Na minha opinião, se tivermos que jogar com meias (Gabiru, Pinga, MIchel, etc...), Fernandão tem que jogar na frente com o Pato. Mas eu insisto pela manutenção do LOSANGO, só que pra isso teremos que convencer o Abel primeiro que o Vargas é imprescindível nesse time... acho que ele ainda não se convenceu... esperemos que o Vargas se recupere logo e oremos (como diria o Cabral) pela instituição definitiva do LOSANGO COLORADO...