segunda-feira, fevereiro 26, 2007

12 Mais uma proposta da Blogosfera Colorada acatada pelo Inter.

Escrito por Ricardo A.

É surpreendente como a direção colorada acata as idéias dos torcedores, porém sem ter a dignidade de nos dar o crédito para isso. Como eu não recebi a Revista do Inter deste mês, pois teve um erro de distribuição para os pobre mortais que estão fora de POA, vou me basear no comentário que o Rodigo Araújo fez no Colorado SP.

Ele disse o seguinte: "Foi bom tu ter tocado no assunto do Vargas e o quanto o Inter esconde as coisas do torcedor. O site só tem assuntos relevantes, nada de informações mais contundentes. Na revista do Inter deste mês tem uma matéria que fala sobre o projeto de um novo site, onde os torcedores serão cadastrados, então o cara sendo sócio terá um usuário no site para ficar mais por dentro do assunto. A maioria dos clubes, até o Nacional, usa este método."

Vejam o mail que mandei para o FC em 14 novembro de 2006:

Prezado Fernando Carvalho,

Boa noite,

Como diz nossa torcida VAMO VAMO Inter. Hoje o dia foi cheio de boas informações para o Inter o que nos empolga mais para os jogos no Mundial. Saviola, Messi e Et´o não jogam pelo Barcelona, uma notícia muito boa, mas não o objetivo de meu mail. Sou um assíduo leitor do site do Inter e de todos os sites envolvidos em notícias sobre o esporte e sobre o Colorado, bem como blogs de torcedores. Em minhas andanças notei algumas coisas que gostaria de lhe repassar, sempre com a intenção de melhorar o relacionamento do Clube com os torcedores e Associados.
Encaminho minhas percepções porque entendo que existam coisas para melhorar:

1. Participei de um trabalho de pesquisa que foi organizado pelo Inter na década de 90, durante a promoção Sócio Colorado, onde algumas das sugestões apresentadas foram a constituição de um site de internet que fosse o canal de comunicação do clube com os torcedores. Hoje em dia, as informações presentes em nosso site não representam este canal que entendo deveria ser. . Para todas as informações temos as informações oficiais e temos as informações jornalísticas. Hoje em dia, tirando contratações, renovações de contrato, vitórias do inter,reuniões consulares e agenda da semana, qualquer outra informação do Inter só é conseguida através dos canais de Notícias. No site do inter o boletim do alex 3 linhas do Barcelona uma matéria inteira.

2. O site do Inter, poderia ter a sessão Inter na Mídia, onde ele centralizaria as informações das diversas agências de notícias sobre o Inter: Clic RBS, Globo.com, UOL, Pele.net, Placar, Terra, entre outros. Falei apenas aqueles que sempre leio. Podes estar pensando que vantagens o Inter terá fazendo isso, já que terá de colocar uma pessoa a fazer esta checagem, e manutenção das informações. Em minha opinião, PAGE VIEWS. Com um número importante de PageViews, o inter pode cobrar mais pelos espaços de MKT em nosso site, pode utilizar isto como estratégia de Marketing contra os outros clubes.

3. Esta sessão de notícias pode ser restrita aqueles colorados que se cadastram no Site do Inter, não precisa ser sócio, somente se cadastrar e manter os dados atualizados, assim o Inter poderá criar um banco de dados importantíssimo para conversar com os seus clientes, os torcedores. Hoje em dia, quem são os torcedores que o Inter tem acesso, os torcedores que estão associados. Eu me associei no Inter em 90 no programa sócio colorado, Como vim morar em SP minha associação caducou e por isso me reassociei agora, porém nunca recebi nenhum mail do inter, nenhuma informação de promoção, nada, ou seja, um dos mais importantes canais de comunicação existentes hoje em dia, somente é usado para os associados.

4. Acho que em outro mail que enviei ao Sr. Já comentei a possibilidade de criar o Blog do Presidente. Hoje em dia, grandes corporações estão utilizando isto como forma de divulgação das opiniões do Presidente. É uma forma de aproximarmos cada vez mais o clube do torcedor. A internet está criando os canais de comunicação necessários para que o Clube se aproxime de seu público e com isso possa obter resultados importantes, financeiros e institucionais. Existe uma estimativa que o inter tenha algo como 3 milhões de torcedores (estou chutando pra baixo), destes, somente 45 mil (estou chutando pra cima) são torcedores associados, ou seja, apenas 1,5% destes. Assim temos um público de 98,5% dos torcedores colorados que estão sendo motivados para participarem diretamente do clube, somente pela mídia. Todos os planos de aumento de sócios que estão sendo estruturados, dependerão do inter ter a capacidade de atingir um maior número de torcedores possíveis.

-- . --

Será que eles estão nos ouvindo???????

12 Comentários:

Caco e Su...... disse...

Galera.. O Rafael Severo me lembrou uma coisa sobreo número de torcedores. Para que não tenhamos discussões sobre este número segue comentário que fiz no Colorado SP, em novembro de 2006 sobre o mesmo assunto. Este comentário foi feito depois do envio do mail.

Datafolha – Inter a 9° maior torcida do Brasil

Concordando ou não.. apareceu um número sobre torcidas...

Saiu no blog do Juca Kfouri, ontem, um comentário sobre a pesquisa Data-folha sobre a maior torcida do Brasil, ou pelo menos do time mais lembrado. Esta pesquisa foi realizada pela DataFolha em setembro, e não apresenta grandes novidades sobre os maiores. As maiores torcidas são Flamengo Corintians com 15% e 13%, respectivamente.

O interessante é que a pesquisa nos revela algo que foi matéria de um post tempos atrás no BV. A torcida do Inter e Grêmio estão basicamente empatadas. Apesar de existir uma diferença entre elas, Grêmio 4% e Inter 3%, em nível nacional, e 21% e 19% respectivamente, em números regionais (SUL), a margem de erro de 2% aproxima as duas.

Estes valores em separado, não levando em consideração a margem de erro, refletem a grande exposição que o Grêmio teve na década de 90 com o Felipão e o time da libertadores etc. O tempo de exposição do time na mídia, gera a famosa fixação da marca na população, ou seja, temos de trabalhar o aumento do mind-share do colorado.

Como um clube de futebol faz isso? Títulos, títulos, títulos. Participar das principais competições com equipe com condições de ser campeã.

Levando em consideração estes números apresentados,e que a população brasileira é de 186 milhões de pessoas, existem aproximadamente 5.580.000 colorados espalhados pelo Brasil.

Bill Correia - Floripa disse...

"todos estão surdos"

Edu disse...

BLOG DO PRESIDENTE SERIA SENCACIONAL!!! MAS APENAS PARA SOCIOS!!!

Edu disse...

*SENSACIONAL!!!

Guilherme Mallet disse...

Prefiro um blog da direção. Textos de todos os departamentos, etc.

Sobre a ouvidoria, eu acho que ela não nos ouve. Afinal o e-mail do Ricardo não pede apenas um canal exclusivo, pede um canal para sócios como meio de aproximar o clube do torcedor, que não é o caso, uma vez que todos (ou quase todos) os questionamentos enviados à ouvidoria passam em branco, ou seja, nada nos garante que teremos respostas.

Sobre comunicação e transparência, sabiam que o Estatuto do Torcedor nos dá o direito à balanços financeiros e a auditorias externas independentes?

Vide art. 33, inciso II do Estatuto do Torcedor

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.671.htm

Sendo que o não cumprimento dessa obrigação pode acarretar na suspençao dos dirigentes por 6 meses... (art.37, inciso II)

Pois é, o direito é nosso. E aí? Como cobrar sem prejudicar?

Anônimo disse...

A divulgação dos balanços financeiros seria sensacional!!

com isso todos os torcedores ficariam de olho nos gastos do clube e saberiamos melhor o que realmente acontece....

Devemos urgentemente começar a cobrar o nosso direito...

Anônimo disse...

o pessoal! sonhando!! Li acho q na globo.com q o Inter ta procurando zagueiro e teria sondado o Walter Samuel do Internazionale... tem uma solução caseira que ta o contrato acabando... o Juan do Bayern Leverkusen, parece que acaba em 2007, é um bom jogador, canhoto e fez uma boa copa do mundo... será que é muito caro?


Não custa sonhar! Então quem vcs achariam bom ter no Colorado?

Eu queria ver o Ayala do Valencia que tambem tava com um pé fora de lá...

Anônimo disse...

O balanço seria muito bom, desde que não comessemos a torcer por ele.

A idéia do site com cadastramento é muito boa e deveria ser executada para futuras ações de marketing. Na mesma direção, deveriam estar previstas zonas neste site de acesso exclusivo para sócios.

Quanto ao sonho do Klein, acho que é uma necessidade urgente, urgentíssima a contratação de pelo menos uns dois zagueiros de comprovada eficácia sob pena de 2007 não passar de um ano cheio de boas intenções. Vejam bem, falamos em marca, etc. Para consolidarmos a marca do Colorado é fundamental que neste ano cravássemos novamente os nossos pés na américa, pelo menos ir bem longe, na final. Seria a consolidação do Inter no cenário Americano e mundial. Portanto, faz-se necessário que investimentos sejam feitos e medidas anti salto-alto dos jogadores, comissão técnica, dirigentes e até nós torcedores sejam tomadas. Parece-me que o clube ainda está de ressaca do campeonato mundial.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Ricardo, faz tempo que te digo que eles pegaram várias idéias enviadas por ti, é claro que isto que estão fazendo. Não estou dizendo que todas idéias, mas com certeza está ajudando e muito.

Uma coisa interessante que vi no site do Vélez, é um blog do Treinador, show de bola, não tenho certeza, mas acho que é diário, falando sobre os treinamentos, o rendimento do jogadores, é fantástico.

E há quem diga que "site" não ganha títulos, sabemos disso, mas nós ficamos por dentro. Pra mim um balanço financeiro seria o mais importante. Como disse o Guilherme no blog dele, não sabemos nada sobre os projetos de reforma do Beira-rio tanto financeiro como logístico.

Mas isso não se faz da noite pro dia também, como profissional da área de TI sei bem como são estas coisas... implementações, migrações, custo com desenvolvimento, tempo de desenvolvimento, isto dá trabalho e precisa de muita grana. A galera que frequenta o blog e trabalha nessa área sabe muito bem do que estou falando...

Gonçalves disse...

Realmente esse lance do blog seria uma coisa bastante útil, pois seria bem melhor do que aquelas mensagens automaticas dada por email quando enviamos algo à ouvidoria...o cara iria acessar e realmente comprovar de que sua sugestão , reclamação ou opinião estaria lá, pois poderia vê-la na forma do acesso diário e quem sabe com uma respostinha que não aquela "robótica"como há em alguns blogs por ae.

Anônimo disse...

Grandes idéias pessoal, mas acesso restrito a sócios iria discriminar o grande leque de torcedores que por motivos óbvios não podem contribuir mensalmente como com certeza desejam, seria virar as costas para a maior "bandeira" do SCI: CLUBE DO POVO!!!

Caco e Su...... disse...

Polaco.. minha proposta não é acesso restrito aos sócios, e sim aos tarcedores. Óbvio que os sócios tem de ter uma vantagem a mais, podendo ter algumas regalias no site.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]