sábado, maio 24, 2008

67 FUTEBOL INTELIGENTE SEM JOGADOR INTELIGENTE + CUSTO ALEX

67


Grito da Social

Após esta nossa 1ª semana no ano de verdadeiro futebol (para gente grande - sem crianças na sala..) naufragamos na Ilha, muitas desculpas antigas, repetitivas foram dadas pelas mais diversas áreas do meio esportivo colorado, treinador, direção, jogadores e torcedores, em particular alguns do BV, agravado pela forma com que perdemos os 02 jogos, um porque tivemos um jogador expulso, outra porque não tivemos jogador expulso, Qual delas vale? É bom ou ruim ter jogador expulso?

Como de costume alguns jovens foram jogados às feras, noutro jogo o Abel crucificou o Edinho, e fez questão de dizer no Bem Amigos que o Edinho já havia sido expulso no 1° tempo em jogo contra o Ju no Gauchão, de quem o Abel é amigo?

Após as devidas frustrações, grandes e positivos comentários foram proferidos por alguns colorados do BV, disseram que futebol se joga com inteligência. Pergunto-me como jogar futebol inteligente com jogadores burros (para esclarecimento, esses termos neste post se restringirão ao aspecto futebolístico) ?

O que é um jogador inteligente no ato de jogar bola ?
Existem infinitas definições, para não estender demasiado a questão, jogador inteligente é aquele que executa sua função de forma natural , sem muito esforço, apesar do futebol cada vez mais precisar de muito esforço e superação; sabe qual é a sua função dentro do campo ; sabe da função de todos com clareza; orienta os colegas de modo à cumprir suas funções; sabe variar o ritmo de seu jogo e em conseqüência da equipe; sabe dosar energia; alterna jogadas curtas e longas; gesticula; marca; dá o exemplo e até corrige a postura do time. Enxerga o jogo. Quanto mais jogadores exercerem essas funções em campo, maior será a chance de sucesso. Claro que também pesa a inteligência do treinador em escolher os jogadores certos, estratégias certas...grupo de jogadores certos, auxiliares certos, etc...o Presidente também escolhe !

Quais e quantos são os jogadores verdadeiramente inteligentes no Inter ? Será que os temos em número e qualidade suficientes ? Vou dar meu palpite:
- Renan, Sidney, Danny, Magrão e F9

Em meu breve momento Estevam, fiz uma pesquisa sobre a participação do Alex na LA 2006 e vi que não disputou os 06 primeiros jogos (acho que estava lesionado), disputou os outros 08 jogos sendo substituído em todos eles. No mundial contra o Al-Ahly foi seu único e importante jogo que não foi substituído, na final contra o Barcelona foi substituído pelo Vargas. Na melhor atuação do Inter no Brasileirão 2006, contra o Palmeiras em SP não jogou, jogou o Vargas. Em 2007 no Brasileirão sua participação foi simplesmente desastrosa, auto-descobriu ser um jogador inoperante para marcar, antes havia declarado em alto e bom sol para a mídia nacional (com o aval de seu megafônico treinador que tem excelente transito na imprensa RJ-SP) aspirante à Lateral Esquerda da Seleção ou Ala, visto que vislumbrava ser ali menor a concorrência no meio-campo. Neste Brasileirão 2007 a melhor atuação do Inter – Vasco no RJ não jogou. Na RECOPA os melhores foram Pato e Pinga. Na LA 2007 não fiz a pesquisa, mas parece-me que jogou muito pouco novamente por motivo de lesão. No Gauchão foi o goleador e craque do campeonato, indiscutível.

O Boca Juniors novamente surpreendeu e está nas Semifinais da LA2008 e não vejo adversários para chegar ao título. Alguém escreveu no BV, não comparando jogadores óbviamente, pois por mais beata que alguém possa ser, comparar Alex com Riquelme é demais... Mas pensei, o BJ joga e corre o campo todo, principalmente para Riquelme, Palácios e Palermo, eventualmente enfrenta dificuldades por não ser/ter um bom time como antigamente, mas a pegada, inteligência e principalmente a cultura (DNA) de jogar futebol não se altera ao longo do tempo.

No Inter também correm para estes 03 jogadores jogarem, pergunto quem seriam os nossos jogadores se jogassem no BJ, essa acho ser o maior equívoco estratégico colorado.

Alex seria Riquelme, Palácios ou Palermo ?
1 - No Gauchão foi o Palermo, mas sabemos que o Gauchão cada vez menos é parâmetro para se jogar futebol no Brasil ou numa competição sul-americana, pois a maioria dos times está em nível clubístico – futebolístico falimentar.
2 - Se é meio-campo deveria ser o municiador do F9 e Nilmar, mas é muito raro e não vem sendo percebido em jogos importantes.
3 - Minha opinião é que hoje exerce a função de meia atacante, pouco ajudando na marcação sendo assim deveria ser o companheiro de área do Nilmar, chegando na área (isto acontece um pouco mais freqüente em jogos no BR, lá fora não funciona, pois se omite) ou como referência porém sua presença na área é eventual, não é seu posicionamento natural, pois não é afeito ao choque com o adversário.

Por que ao sonegar ao Bustos muitíssimas cobranças de bola parada no ridículo Gauchão não cobrou a mais importante bola parada do ano aos 40 min do 2º tempo contra o Sport ?

É fácil constatar que o F9 tenta ser o Riquelme, ou para nossa realidade, tenta ser o que o Tinga foi em 2006, obviamente não tem biotipo nem fôlego para isso, pois seu futebol inteligente, elegante e eficiente fez dele o mais importante jogador da História do Inter jogando próximo à área, rondando o gol como se fosse um tubarão preparando o bote para a vítima certa. Longe da área o F9 é um ´peixe fora d água`........este é o custo Alex !