terça-feira, maio 13, 2008

72 Projetando o Futuro – Parte I

Com Colaboração de Estevam Robetti

Todo gestor, independente de área ou segmento deve manter corpo e alma no presente, mas nunca esquecendo de projetar o futuro. Nada cai do céu. Tudo é fruto de planejamento meticuloso. Claro que não podemos ignorar ou menosprezar o fator "sorte", mas creio que esta acompanha os competentes.

Adicionando um pouco de filosofia "barata" (?!) ao tema, já dizia Abraham Lincoln: "Se eu tivesse 6 horas para cortar uma árvore, passaria 4 horas afiando meu machado".

Buenas. Vamos falar então das receitas. Mais especificamente do patrocínio, ou seja, exclusivamente o dinheiro recebido pelo direito de imagem no material esportivo assim como o material esportivo propriamente dito.

Dinheiro não é sinônimo nem garantia de clube financeiramente saudável, muito menos de equipe forte. Administrações irresponsáveis e conceitos de futebol "ultrapassados" podem rapidamente transformar rios de dinheiro em oceanos de dívidas. Lembro-me muito bem de uma parceria "milionária" que ainda combale as finanças e a imagem de um "outro" clube no sul do país; tal parceria e sua considerável injeção de recursos, outrora tida como a solução dos problemas hoje nada mais é do que uma "herança maldita".

Mas, e sempre há um “mas”, salvo alguns magníficos e raríssimos exemplos onde a imaginação transcende a falta de recursos, o dinheiro ainda é o motor que impulsiona o futebol neste mundo capitalista. Como diria um amigo meu "dinheiro não é problema, é solução".

Foi procurado tomar conhecimento dos valores que envolvem os contratos de patrocínios dos grandes clubes brasileiros. Vale ressaltar que qualquer contrato de tal magnitude geralmente é amparado por uma cláusula de confidencialidade no que refere a seus valores, o que por si só não garante que nenhuma das informações aqui levantadas seja 100% precisas e fidedignas. Tendo isso em mente, e também não levando em consideração a existência de cláusulas que permitem exponencializar as receitas (i.e.: extras por objetivos atingidos), reproduzo abaixo os números de patrocínio no material esportivo. As fontes podem ser encontradas no final do post.

Reitero que não existe nenhuma garantia que estes dados estejam corretos. Alguns dados foram coletados de respeitados veículos de informações, outros foram colhidos
em fóruns, por fim alguns podem inclusive ter origem meramente especulativa. De qualquer forma acredito que os mesmos chegam muito próximos a realidade,
dando uma ótima visão do panorama de receitas de patrocínio de times em nosso país. Enfim, uma boa base para atestar a (in)competência dos cartolas brasileiros.

Em posse dos números apresentados, é fato que o patrocínio com o Banrisul, que representa cerca de R$ 3,6 milhões anuais está defasado (existem estimativas ainda piores, que apontam para R$ 2,4 mi). Este contrato, que tem validade até metade de 2009 foi firmado em meados de Maio de 2006, ou seja, antes de nossos êxitos internacionais, num patamar muito inferior ao que o clube ostenta hoje. Entre as críticas que julgo pertinentes, está o fato de firmar um patrocínio que abranja metade do ano do nosso centenário, podendo eventualmente prejudicar futuras negociações. O Atlético-MG ilustra bem este caso, pois em vias de início de centenário, assinou contrato com a Fiat por quase o dobro de seus vencimentos do patrocinador antigo.

No que concerne o patrocínio referente ao fornecimento de material esportivo, no aniversário de 99 anos do Inter foi divulgado que o contrato com a Reebok tinha sido renovado até 2012, e que a mesma seria parceira na construção do museu do clube e outros futuros projetos. Tal notícia pode ser confirmada no site oficial do clube e também no site da assessoria de imprensa da Reebok. Não foi obtido acesso aos valores, mas o contrato anterior do clube era de cerca de R$ 4,5 milhões anuais. Espera-se, que assim como houve com a renovação do São Paulo, tenha ocorrido um substancial aumento nos valores envolvidos.

É difícil avaliar a grandeza do patrocínio da Reebok sem acesso as cifras, mas o patrocínio de camisa ainda deixa muito a desejar.

Através de segura fonte ligada ao clube, a qual pediu confidencialidade, obtive acesso a alguns dados específicos do balancete colorado de 2007, que confirmam os baixos valores arrecadados com patrocínio, repasso-os abaixo:

Valor total de Receitas de Patrocínio do Clube: R$ 6,5 milhões (R$ 540 mil/mês)

Valor total de Receitas com Licenciamento da Marca: R$ 1,7 milhões (R$ 140 mil/mês)(Licenciamentos: R$ 1,66 mi de Royalties e R$ 60 mil de franquias).

Analisando sob a ótica da grande visibilidade que o clube vem tendo e terá em 2009 devido a seu contexto histórico, e também sob o patamar campeão mundial de time forte, clube organizado e cujo quadro social não para de bater recordes, tem-se fatores suficientes e por si só justificadores de, senão uma renegociação ou revisão imediata de valores, a busca por novo patrocínios, preferencialmente de maior grandeza e condizente com o momento e com o futuro que o clube planeja.

Ps: Peço desculpas devido a qualidade da imagem, mas não consegui uma resolução melhor e ainda to aprendendo as manhas do blogger. Cliquem na imagem que vcs vão conseguir visualizar os dados!


Fontes:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&secao=&codigo=6625
http://www.vipcomm.com.br/assessoria/index.php?destino=noticia&cod=20&destino_cod=6115
http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=8850
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL271014-4403,00.html
http://www.vipcomm.com.br/assessoria/index.php?cod=20&destino=secoes&destino_cod=83
http://www.fanaticosporfutebol.com.br/time/noticia.asp?cod1_cod=100240&cod1_area=13&cod1_tipo=3
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Corinthians/0,,MUL298636-4402,00.html
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2005/interna/0,,OI665244-EI4847,00.html
http://blog.miltonneves.ig.com.br/2007/12/20/clubes-turbinados-pelos-patrocinios-veja-ranking/
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais2008/interna/0,,OI2267811-EI10797,00.html
http://www.lancenet.com.br/noticias/08-02-02/231289.stm?cruzeiro-sela-parceria-com-a-empresa-fiat
http://blogdobirner.net/2008/01/24/patrocinio-verde-nao-e-o-maior-do-pais/
http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=8196

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=67562



72 Comentários:

Unknown disse...

De acordo completamente!!!
Inter já pode ser considerao um dos maiores clubes do Brasil, e por isso merece um patrocinio digno!!!
Ate times que tem poucas conquistas como vasco recebem mto mais em patrocinio que nós!!!
Esta de aordo DAVI, e meus parabéns pelo execelente post!

col disse...

Bom trabalho, Davi e Estevam.

Triste ver o Galo ganhando 9.5 e o Inter 4 milhoes. Entendo que esse contrato foi feito em uma epoca complicada, mas existe algo que se chama "renegociacao" de contratos.

Nao se iludam muito tambem, nunca chegaremos ao nivel de contratos do futebol paulista, pois nosso time situa-se numa provincia, nosso poder de barganha eh baixo. Fora os gauchos, ninguem quer assistir jogos da dupla.

Marimas disse...

Muito bom David e Estevam... estão de parabéns...

Quando ao patrocínio do Banrisul, reza a lenda que boa parte do que deveria ser repassado ao clube foi usado para saldar dívidas junto ao banco/estado, em função de empréstimos inadimplidos há tempos...

Mas é evidente que, findo o contrato com o Banrisul devemos buscar uma marca mais forte, com alcance, NO MÍNIMO, nacional, quiçá internacional... e não regional como é o Banrisul...

Guilherme Mallet disse...

Davi,

Tu não quer participar do Movimento INTERnet/BV??? Pelo visto, tens interesse nas questões extra-campo do Clube.

Nosso site, por enquanto, é esse aqui:

mov.internetbv.googlepages.com/index.htm

Tem mais informações sobre o último balanço no Blog dos Conselheiros Colorados, Adir e Ricardo Furasté (craques do BVFC).

conselheiroscolorados.blogspot.com

Quem tiver interesse em ingressar no Movimento, mande um e-mail para mov.internetbv@gmail.com

Davi,

Manda o teu e-mail, que lhe envio cópia do Balanço Anual de 2007.

Abraços.

Guilherme Mallet
INTERnet/BV

Almilano disse...

Excelente tópico David e Estevam!!!

Retrara bem a realidade dos fatos e mostra que precisamos sim planejar o futuro.

Por isso que o Inter está entre os favoritos sempre hoje, pois está pensando assim.

E por isso que o campeonato por pontos corridos é JUSTO!!!!

Ah, só pra lembrar CJR, o Palmeiras, patrocinado pela Traffic, caiu diante do "gigante" Sport.

É o que eu disse: dentro de uma NORMALIDADE deixemos cada campeonato com seus "charmes".

É claro que no futebol tem muita maracutaia, mas SEMPRE teve, e não é a fórmula que ira mudar isso.

A, Daniel, tu disse também que nem tudo que vem da Europa é bom.

Concordo plenamente, mas o que eles têm lá e funciona, podemos tentar implementar por aqui.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Guilherme Mallet,

Manda uma cópia pra mim também?

robetti@gmail.com

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Acredito que o Inter foi OBRIGADO a renovar com o Banrisul por questões PROVINCIANAS, que fazem com que as empresas patrocinem os clubes de Porto Alegre de forma "casada", não aceitando patrocinar um só. O gaymio ainda tinha dívidas grandes e precisava renovar com o banco. E eles tem suas contas lá. O Banrisul deve ter feito alguma proposta "por fora" para o Inter, que tem suas contas no BB (tem contas no Banrisa, mas nem usa, a não ser essa nova aí de doações do centenário).

Sobre a Reebok, tenho sérias restrições, mas os valores do patrocínio me parecem coerentes com a realidade.

Pq o patrocínio das camisetas não segue a lógica do material esportivo aqui no RS??? Essa é a pergunta que não quer calar, pois não lembro de ver os dois rivais com uniformes iguais...

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

É claro a todos que o Inter necessita de um patrocinador que lhe proporcione valores mais próximos aos dos times paulistas.

O Inter tem muito mais visibilidade que o Atlético MG, por exemplo.

Só que temos aquela velha questão do patrocínio casado Inter/Grêmio. A empresa que patrocinar um, vai desagradar a outra metade do estado.

O ideal era o Inter conseguir um patrocínio a nível nacional ou mesmo internacional, de modo que fosse uma questão de apenas divulgar marca ou que a marca fosse algo imprescindível à população.

O pessoal que é mais ligado ao Inter, com certeza tem mais informações sobre isso, mas dizem que o negócio com a Emirates Airlines estaria meio engatilhado e que foi abafado na mídia apenas para evitar atravessadores.

Seria o patrocínio ideal. Acho até que se algo está engatilhado deve ter como chave a vaga pra LA2009. Mesmo a Emirates não tendo vôo para PoA, com certeza isso traria visibilidade à marca no Brasil, visando criar um mercado pra Copa do Mundo. Ainda mais que o Inter vai estar em ano de centenário e, com certeza vai ter visibilidade grande no cenário nacional.

Quanto ao término de contrato com o Banrisul, não vejo como muito problema, afinal, se o contrato acaba em junho/2009, basta apenas acertar o valor restante do contrato, o que não é muito e rescindí-lo, caso haja proposta muito vantajosa.

Mas isso é no campo das idéias.

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer se seria possível rescindir esse contrato com o Banrisul ao final desse ano? assim poderíamos firmar um novo contrato, mais adeuqado a atual situação do Inter desde o início do ano do centenário!!!

Quanto à qualidade do material da Reebok, mais especificamente a camiseta do Inter, semana passada um amigo que estava na Inglaterra me trouxe uma camiseta do Manchester preta, da Nike. Bah, a qualidade nem se compara com esse lixo da Reebok. Pô, a Nike tá quebrando o contrato com o Flamerda, será que não seria uma ter procurado a Nike ao invés de renovar com a Reebok???

Ricardo disse...

Louis,

acabei de enviar um mail para o BV sobre uma matéria publicada na revista VIP.

A matéria fala sobre o campeonato por pontos corridos e a fotografia do futebol brasileiro a partir de 2003.

Achei bem interessante e acho que seria legal se tu conseguisse publicar por aqui.

Abraço,

Ricardo.

PS: eu enviei em anexo a matéria scaneada, conforme eu recebi por email de um amigo.

Daniel Chiodelli disse...

Excelente post, Davi e Estevam!

O contrato com o Banrisul, pelo que sei, sempre foi mais vantajoso pelas dívidas a serem remidas que pelos valores a serem recebidos.

A rivalidade local ainda é um empecilho real para um contrato mais vantajoso. Por melhor que estejamos no momento, o espaço na mídia de que ambos gozam é igual. Podem pegar os jornais dos últimos 30 dias, programas de rádio e TV e espaços na internet. A divisão dos noticiários é igual, mesmo estano um inativo. Isso muda um pouco no noticiário nacional, mas nesse âmbitos, dispomoso de puquíssimos segundos.

Emirates tá mais pra lenda que pra realidade. A viabilidade seria a empresa buscar no clube um garoto propaganda, mas isso dependeria de resultados de campo (vaga na LA). Nesse particular, é até uma vantagem não estar no eixo Rio-SP, pois não há a preocupação do investidor de desagradar mais intensamente algum torcedor pela questão da rivalidade local.

Estádio reformado, sede de Copa do Mundo e time forte no âmbito continental viabilizariam esses sonhos, mas ainda não passam de sonhos. Nossa realidade provinciana ainda é muito forte e nos puxa para baixo, não é culpa dos nossos dirigentes.

Unknown disse...

Grande texto! Muito bom.

Quanto a Rebook, além da falta de criatividade, capacidade ou ainda preguiça, a qualidade não é 100%.

Vocês lembram da camiseta da Adidas?!
Além de linda era tri boa!

Ricardo disse...

Excelente post!!
A coisa tá ficando profissional aqui no BV.
Com citação de fonte ao final e tudo mais.

Abraço,

Ricardo.

Cristiano Acosta - Jaguarão/RS disse...

Parabéns pelo topico Davi e Estevam.
Nesse final de semana, me falaram que o inter vendeu sua loja para a Reebok, alguem confirma isso??
E que a loja não vai vender somente artigos do Inter e sim material esportivo variado.
Dai fiquei pensando será que um dia vou entrar na loja do inter no BR e vai ter casisas do São Paulo pra vender, seria o cumulo.

Abraços

Cristiano Acosta

Ricardo disse...

Cristiano,

pelo que eu sei, a Reebok assumiu a loja do Beira e vai construir um museu integrado à loja.

A partir de agora a loja só vende produtos do Inter fabricados pela Reebok. Ou seja, na loja do Beira não vão vender outros produtos licenciados que não sejam Reebok (cuias, facas, etc).

Mas em nenhum momento ouvi falar que vão vender produtos de outros clubes.

Abraço,

Ricardo.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ricardo...é aquela VIP com a Gyselle do BBB na capa?

Que fala que o Inter faz parte do grupo dos Grandes (junto com São Paulo, Cruzeiro, Santos e Flamengo) e o Grêmio no grupo dos minúsculos (junto com o Atlético MG)?

Hehe, é interessante a reportagem, mas ficou meio inócua porque eles usaram um critério único pra definir essas grandezas (não levaram em consideração Patrimônio, Títulos, Torcida, etc)... Mas que dá pano pros torcedores do Inter, ah, isso dá...rsrsrs

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ah, uma coisa que era pra ter falado e esqueci: o crédito do post é todo do Davi, foi ele que escreveu e tudo o mais, eu só colaborei com alguns dados...

Quanto às camisas européias, não existe uma comparação, não importa o material esportivo, elas são superiores às nacionais. Isso se deve ao material utilizado devido ao clima diferenciado na europa. Uma camisa da Reebok de um clube europeu será de qualidade superior à uma do Inter, SP ou Vasco.

E lembrando sempre que nossa camisa no fringir dos ovos não é Reebok, e sim Vulcabrás. A Vulcabrás que fabrica os produtos Reebok pro Brasil.

Marimas disse...

Aqui está a matéria... não sei os critérios... mas eu adorei... auihaiuhaihaiuhaia


Recreativo humaitá, o 2º "maior" minúsculo.. iuahiauhiauhiaua

http://vip.abril.com.br/nova_vip/edicoes/278/brasileirao.shtml

Cristiano Acosta - Jaguarão/RS disse...

Obrigado Ricardo
Mas será que foi negocio o Inter Alugar a loja para a Reebok, tenho um conhecido que trabalha na loja do gaymio, e foi contratada qdo eles decidiram profissionalizar a loja deles que era mto mal organizada (não conheci antes e não conheço agora) mas essa pessoa me falou que a ideia da diretoria era com o faturamento da Loja, pagar os salarios dos funcionarios do gremio (não os jogadores é claro) e me falou também que atravez de uma pesquisa descobriram que eles tem um dos maiores faturamentos do pais, superando inclusive MSI e sao paulo, parece que o Faturamento de Dezembro passado ultrapassou R$1.100.000,00.
Pô, será que com nossas ultimas conquistas e com a fasem em que estamos não seria mais negocio para o Inter investir mais na loja em vez de alugar a loja do BR??

Cristiano

Ricardo disse...

Estevam,

o legal da matéria é ver o Inter entre os grandes e os segundinos nos minúsculos.

De qqr forma, legal tb ver a quantidade de pontos de cada clube desde 2003, o público nos estádios e as conquistas.

Ah, e eles são bem claros: é um ranking do rendimento em campo desde 2003, sem considerar patrimônio e torcida. Ou seja, olharam apenas o resultado. Não deixa de ser uma análise.

Abraço,

Ricardo.

Ricardo disse...

Cristiano,

não sei se foi bem um aluguel. Pode ser que as receitas da loja sejam divididas entre o clube e a Reebok. Esses detalhes eu não sei.

O que eu sei é que, a partir de agora, eles só vendem produtos do Inter/Reebok. Nada de outros produtos licenciados do colorado.

Abraço,

Ricardo.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

A questão da Loja do Inter eu acho complicada. Eu gosto de produtos do Inter, seja eles da Reebok ou não. Desde que sejam "oficiais".

Parece que a Loja entrou na negociação do "novo" Contrato do Inter com a Reebok...

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Cristiano,

Fala pro teu amigo (que deve ser gremista) pra ele parar de te enganar pra você achar que o Grêmio é algo que preste...rsrsrs

Eu tenho o Balanço 2007 do Grêmio em mãos e posso te dizer que eles não faturaram R$ 1,1 mi em Dezembro de 2007. Certeza. Só pra você ter uma base, a loja deles pode ter faturado NO ANO TODO R$ 2,9 mi. (em 2006 esse valor era de R$ 2 mi). E eles ganharam com Royalties no ano de 2007 inteiro R$ 756 mil (contra R$ 751 mil de 2006).

Então, fala pro seu amigo que não adianta, que é mais fácil ele virar colorado do que você virar Gremista...rsrsrsrsrs

Unknown disse...

Grande Estevam, sempre com boas informações!

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ah, claro, tenho que explicar: no balanço não deixa claro que a Loja é do Grêmio. Pode ser que ela não seja, aí sim o faturamento pode até ter sido superior a este informado.

Mas aí o Grêmio também não ganhou com isso, pois senão teria aparecido no Balanço. Ficaria nos royalties, que ficaram quase R$ 1 mi abaixo do Inter.

Klaus disse...

Baita texto.

Esse negócio de patrocínio é algo que sempre achei mal feito aqui. Mas receio que esse do Banrisul seja isso que alguém falou: uma renegociação de dívidas com o Estado. Teremos que esperar as dívidas zerarem.

Putz, a gripe pegou, tô com febre, podre de dor de cabeça, mas trabalhando...

UM OFF

Aliás, hj pode até ser pelo meu "bom Humor" de gripado, que tem que acordar às 5:30 para treinar pessoas que trabalham às 7:00, mas fiquei indignado com uma coisa:

Nas academias em que levo meus alunos, a maioria das tvs ficam ligadas na Globo.

Estava em minha terceira ou quarta aula, quando na esteira com um aluno, vi que o Gordo Ronaldo (que agora sim, está igual ao Bussunda) estava no programa da Ana Maria Braga se defendendo e coisa e tal.

O que vocês acham disso? Alguém tem uma justificativa para essa campanha para limpar a imagem do Gordo? Só eu estranhei o fato dele, em meio a essa rusga toda, vir com a história de que será pai?

Cristiano Acosta - Jaguarão/RS disse...

Hehehe, pode deixar Estevam, na verdade é uma amiga.

Não discuto com vc, pq vc é o Homem dos numeros aqui do blog e eu quero mais q a loja deles vá a falencia mesmo.
Minha amiga que consiga um emprego decente pra trabalhar.hehehe

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Klaus, desde o acontecido que a ordem da direção geral da Globo era pra pegar leve com o caso e oferecer as melhores oportunidades para ele limpar o nome.

Visitas a programas da Globo estavam agendadas: Fantástico, Mais Você, Estrelas... e assim vai...

Ordens de cima, segundo consta.

Agora, sinceramente? Tomara que limpem o nome dele mesmo... o cara é ídolo de uma geração inteira de jogadores e adolescentes, fez merda, blz, foi a público, se desculpou, todo mundo erra, bola pra frente...

E segundo consta a conhecida/amiga/ficante/namorada/noiva/etc dele está grávida mesmo. Por isso o desculpou e voltou pra ele (por isso e pelo patrimônio estimado em US$ 250 mi dele, claro...)

Cristiano Acosta - Jaguarão/RS disse...

Blz Estevam, mas acho melhor nos mudarmos de assunto, ja falamos demais o nome desse projeto de clube hj aqui, daqui a pouco o Lois nos corta os comentarios
hehehe.

Mas sobre o assunto do topico, acho q o Inter com a exposição que vem tendo nesses ultimos anos mereci sim o patrocinio mto melhor que esse do Banrisul, não tenho nada contra o Banrisul, mas se quiser aparecer as custas do Inter que pague um valor mais justo.
Acho que de Dez a Doze milhões seria de bom tamanho.

Cristiano

Guilherme CB disse...

Acho que esse texto pode ilustrar um pouco o assunto:


"Em tempo, parece que a Nike ofereceu um pequeno contrato no valor de R$ 17 milhões. Sim, isso mesmo, parece que o Flamengo deverá retornar o contrato com a Nike, lembrando que o Flamengo tem ofertas da Adidas, Lotto e Olympikus, que ofereceram R$ 17 milhões, R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, respectivamente."


VALE LEMBRAR QUE A REEBOK PERTENCE AO GRUPO VULCABRAS, QUE É DONA TAMBÉM DA OLYMPIKUS (AZALEIA)

Marco disse...

Fantástico trabalho!
Vocês colocaram o BV acima dos meios de comunicação do RS!
Meus sinceros parabéns!

Penso como já disseram acima: renegociar o contrato que, inclusive, tem amparo legal (reequilíbrio econômico-financeiro).

É hora de fazer um planejamento bem elaborado sobre as atividades do Inter para os próximos anos, pois qualquer investidor vai querer saber o que está comprando: onde, como e quando sua marca será estampada.

Lembrando que não é só na camisa: no painel das coletivas, que fica atrás dos jogadores, também vai a marca.

Eber Prado disse...

Muito bom texto Davi e Estevam.

É com estas comparações que poderemos projetar o que é realmente bom em termos de novos contratos para a marca Internacional.

E com certeza precisamos melhorar estes números se trocarmos de patrocinador ou numa possível renegociação.

Eber Prado

Cristiano Acosta - Jaguarão/RS disse...

o meia Pinga, que teve uma fraca passagem pelo Estádio Beira-Rio foi vendido por US$ 1,5 milhão para o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. Por esse valor, o Internacional conseguiu sair no lucro, já que para trazer o atleta do Treviso, da Itália, em 2006, teve que desembolsar US$ 1 milhão.

Fonte: Final Sports

Marimas disse...

Olha o Píffero se mexendo...

Agora é tudo nosso, e como diria minha vó: "de papel passado"...

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=75056&u=0\

Guilherme CB disse...

Outra coisa que não importa mas vale comentar, o dono da Vulcabras (reebok do brasil) é o sr. Pedro Grendene, que por sinal é conselheiro do Gremio.

Marco disse...

O Inter deveria tirar melhor proveito do fato de ser um time de fora do "eixo RJ-SP", ou "da província" como alguns do RS se referem.

Isto para o público interno, do RS, SC e demais regiões com grande concentração de gaúchos (sul e oeste do PR, região norte do BR, etc).

Por outro lado, esta polaridade com os azuis tem que ser explorada, o patrocinador não pode nem deve buscar ser neutro. Tem que ser alguma empresa que queira se identificar com o Inter e suas conquistas nacionais e internacionais.

Se os gremistas quiserem boicotar (e muitos vão mesmo), garanto que o ganho da identificação seria ainda maior, principalmente se for uma empresa de alcance nacional ou mundial.

Porque, nestas regiões onde a escolha pela identificação com o Inter seja determinante, no mínimo metade do público consumidor já teria simpatia pela marca (no caso, os Colorados).

As perdas, por outro lado, seriam bem menores que as que acometem marcas onde a preferência clubística é pulverizada, como em São Paulo.

Olhem o caso da Parmalat: ao se associarem ao Palmeiras, na década de 1990, conquistaram a simpatia de, no máximo, 20% dos torcedores de SP, e a antipatia dos 80% restantes.

No caso do Inter, a marca teria a simpatia de 50%, que é bem maior.

Guilherme CB disse...

ORA, no parana, no rio, em são paulo, em minas, na bahia ou em qualquer estado brasileiro, cada clube tem seu patrocinio, e os torcedores convivem com isso normalmente.
Claro que o Banrisul por ser gaucho pode ter alguma restrição, mas alguém deixaria de ser cliente banrisul ou usar um garfo da tramontina se o inter quebrasse o contrato com elas??
acho que mão.

Anônimo disse...

Marco, acho uma tremenda besteira isso de torcida rival não comprar produtos de uma marca que patrocine o outro time.

Será que em SP os Palmeirenses deixam de comprar produtos da LG? E os bambis deixam de comprar carros da marca FIAT agora?

Sei que lá em SP existem muitos outros times grandes e aqui somente 2, mas não sei se isso cola ainda!!! Pra mim é desculpa pra continuar essa mesmice de termos o mesmo patrocínio pros dois.

E em 1995 quando a Tintas Renner patrocinava o Grêmio? Será que colorados deixaram de comprar essa marca de tinta?

Marco disse...

João

não acredito que a maioria vá boicotar qualquer produto que associe sua imagem ao Inter, pelo contrário.

O que disse é que alguns, mais radicais, iriam fazê-los, mas que são minoria ínfima.

Espero ter deixado claro que a grande maioria não adotaria tal comportamente.

E mais: que, para os Colorados, estas marcas atrairiam bastante a simpatia.

Usando o exemplo que deram, você não deixaria de comprar LG se esta patrocinasse os azuis, estou certo disto.

Mas, na hora de comprar um eletrônico, teria mais interesse em um produto LG se este patrocinasse o Inter.

Acertei?

Guilherme Mallet disse...

Essa história de "venda casada" é um atrativo, não uma obrigação.

Quando o Grêmio esteve bem, era patrocinado pela RENNER e o Inter pela APLUB.

Acontece que o contrato com o Banrisul foi feito em 2003, quando nós estavamos na pindaiba.

Guilherme Mallet disse...

Essa história de "venda casada" é um atrativo, não uma obrigação.

Quando o Grêmio esteve bem, era patrocinado pela RENNER e o Inter pela APLUB.

Acontece que o contrato com o Banrisul foi feito em 2003, quando nós estavamos na pindaiba.

Fabiano- POA-Germany disse...

Belo post!! Boas idéias, deveriam chegar aos olhos da diretoria, ou pelo menos eles poderiam nos clarear o assunto!!

Anônimo disse...

Marco, pra mim isso não faria muito diferença mesmo. Mas é como tu disse, pra uma minoria faria sim...
Por exemplo, se o Inter for agora patrocinado pela CCE, jamais compraria algo da marca somente pelo Inter, pois conheço a marca e a mesma não me agrada. Porém me agradaria o contrato que o Inter tivesse firmado com essa marca, isso sim!!!

Não sei se fui claro...

Guilherme CB disse...

O marco Aurelio tem alguma razão sim, eu trabalho em uma rede de lojas de material esportivo, e percebe-se claramente na area de Confecção que a reebok raramente vende para torcedores gremistas. (Nunca estudei mais a serio este assunto, mas infelizmente o material do gremio vende quase 40% a mais que o material do inter)

Evidente que as marcas fixadas nos times de futebol criam uma certa identificação com seus torcedores, a rbk esta vincula ao inter e puma esta vinculada ao gremio.

valeu

Anônimo disse...

Guilherme, a Puma hoje vende mais pois virou modinha, assim como a Adidas que hoje vende até aqueles abrigos azuis que eram usados no tempo de colégio.

Pode ser que tenha virado modinha por causa do Gaymio, daí não sei dizer...

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Perai Galera, na teoria tudo é muito bonito, mas na prática não é isso que acontece.

João W. pra você ter uma idéia de como isso é forte no Rio Grande do Sul, a Tintas Renner patrocinou o Grêmio no segundo melhor período do time. Eles estavam com o Grêmio na Libertadores de 1995 e no Brasileiro de 1996 (em 1997, pra minimizar o impacto usaram um produto Ironcryl que era da Renner na camisa do Grêmio).

Maravilha pra eles não? Pra efeito de reconhecimento da marca no Brasil, foi ótimo. Só que, uma empresa que vinha numa curva de crescimento espetacular viu suas vendas estagnarem no seu principal polo de vendas (o RS). Os resultados começaram a ficar bem aquém do que era esperado e isso se refletiu nos lucros do grupo. Coincidentemente, após o término da parceria com o Grêmio (a Tintas Renner optou por não renovar) a empresa retomou seu crescimento e as vendas passaram a evoluir satisfatoriamente. Ficou claro que o Grupo teve crescimento bem acentuado após o término da parceria. Pode ser que fosse o mercado e não a parceria? Pode... Mas são muitas coincidências não?

Dizem que a Aplub sentiu o peso disso também. Mas o dono era colorado, então, essa informação nunca foi confirmada.

Desde então os patrocínios da dupla sempre são "casados".
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É verdade que no Rio-SP a coisa funciona de forma diferente. Chegou-se ao caso de cada clube era patrocinado por uma empresa de eletrônicos (LG-SP, Panasonic-Santos, Corinthians-Sansung) e não houve grandes modificações nas vendas. Mas lá, lembremos que as rivalidades são mais diluídas. Nas famílias tem são paulinos, palmeirenses, santistas e corinthianos , ou seja, bastante diversidade. Agora no sul a chapa esquenta: ou se é colorado ou gremista. É muito mais fácil você ligar marca a rivalidade clubística. Fora que os gaúchos são separatistas por natureza (lembrando que eu estou no Paraná mas sou gaúcho também). Então no mesmo molde do "O Sul é meu país", o "Inter é o meu time" e o que vem dos "inimigos" não é bom.

Ou vocês acham que se o Inter fosse patrocinado pela Shell os gremistas não parariam de abastecer nestes postos?

Infelizmente isso foi criado no RS. É hora de uma empresa entrar de cabeça nisso e mudar o panorama. Se uma provar pras outras que isso não existe, com certeza abre o mercado.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Mallet, o gaymio tb tava mal em 2003. E só PIOROU!

Alguém conhece alguma rivalidade NO MUNDO que tenha "venda casada" nos patrocínios?? Falo clubes GRANDES, pq senão me engano, o Rosario e o Newell's fazem essa mesma bobagem. Acho que nenhuma tem!! Depois nos chamam de PROVINCIANOS e ainda nos irritamos...

Anônimo disse...

Estevam, entendo perfeitamente tua explicação sobre o que aconteceu com a Tintas Renner, mas sinceramente não acredito que tenha sido em função de patrocínio ao time do Grêmio. A Renner já não vem muito bem e isso já é de tempos... Acredito que possa ter sido uma mera coincidência, mas se eu fosse da empresa não pagaria pra ver e cancelaria o contrato tbm, assim como fizeram!

Mas é como eu disse antes, eu não compraria algo de uma marca que não gosto só porque essa marca patrocina o Inter!!!

Guilherme CB disse...

O BV criou uma liga no chute certo do globo esporte tbm??

Eber Prado disse...

OFF.

Reportagem Capa do portal UOL que trata do projeto dos estádios da copa do Mundo de 2014 inclusive com a famosa foto do projeto Gigante para sempre e também da possível Arena do gfpa.

A manchete é:


Arenas de papel
Na cabeça dos cartolas, tem estádio para sediar quatro Copas.
Conheça os projetos (e viagens) para 2014


Link:

http://placar.abril.uol.com.br/materias/arena/

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande post, gurizada:

Penso que sendo o RS somente o 8/9/10º estado em consumo de produtos, e portanto, em interesse comercial e sendo o Inter hoje um dos 03 / 05 clubes mais citados (ainda que nos engulam) pela midia esportiva nacional, penso que o patrocinador do Inter deveria e poderia ser um patrocinador visando o mercado nacional (ou mundial), então se alguma empresa daqui pensasse assim ficaria mais fácil ´pagar` este patrocínio sem o ´casamento` !

A Tramontina tem seu diretor um coloradasso (Clóvis Tramontina), mas se tratássemos com um patrocinador de fora do estado, vendendo bem nosso peixe (ano que vem, Centenário e Perspectiva de LA e Mundial), poderíamos fazer frente aos maiores clubes brasileiros neste quesito patrocínio.

Ex: O Galo tem a Fiat, será que só eles compram Fiat ? E em Minais, será que os azuis não compram Fitat ? Bobagem, compram sim...

Acho que o maior problema é que não sabemos nos vender bem(também perdemos valores incalculáveis pela campanha de 2007 - pós Mundial), mas isto deixo pros especialistas CJR e demais....

Guilherme CB disse...

Pra quem gosta do lado empresa dos clubes um bom site é o:
http://futebolnegocio.wordpress.com/

Davi disse...

Buenas galera, to na correria aqui, depois comento com mais calma.

Abs

cjr-sp disse...

Excelente Post.

O Cruzeiro-MG já teve XEROX E SIEMENS...

Falta é o Inter se mexer...e fazer um trabalho de divulgaçao internacional da marca....só que para isso nao dá para ficar DOIS anos seguidos fora da libertadores....

Falta quem sabe um plano de mídia competente feito por uma agencia de publicidade que tenha reconhecimento nacional.

A marca Inter tem que ser explorada no RJ e SP...como se faz isso???

Da mesma maneira que marcas gauchas ganharam o Brasil...Renner, e outras sao exemplos disso.

No RJ e graças ao ABELAO o Inter é um time simpatico...já em SP...é mais para ruim a coisa...ou seja tem que trabalhar para reverter esse quadro.

Investir no social, se associar a algum programa federal, patrocinar esportes solos mas de visibilidade...uma vez eu disse que o Inter deveria patrocinar um dupla de volei de praia...mais barato que o salario do gil e muita visibilidade de grandeza.

Enfim...é um assunto muito bacana esse e que dá para se ter mil ideias...

O QUE NAO PODEMOS É FICAR COM O BANRISUL DESPERDIÇANDO MIDIA INTERNACIONAL SENDO O BANCO UMA COISA REGIONAL, NEM NACIONAL É. ISSO É A MESMA COISA QUE RASGAR DINHEIRO.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pois eu provoquei o CJR nas questão MKT, até pensei nisto que ele falou do Abel, e prá variar o CJR é DEZ em MKT, seja lá o que ele faz da vida !

Mas aproveito para dar uma ´corneteada` nas beatas, que apesar de ruinzinho este Abel, a imagem dele nos trás alguns benefícios no RJ, só que pouco explorados pelo nosso MKT !

Eu até sou um cara criativo (corneta não pode ser papai-mamãe), não entendo muito de MKT, mas sei que nos VENDEMOS MUITO MAL !

Aliás essa venda do clube também passa pelos nossos representantes maiores, no caso o Soberbo Píffero e o Sonolento Luigi, que juntos não possui 1% do sempre simples e carismático FC !

Os jogadores também VENDEM O CLUBE, deveríamos explorar ISSO MELHOR lá pro resto do Brasil !

Daniel Chiodelli disse...

A impressão que tenho é de que nenhuma empresa daqui, por mais que esteja estabelecida no mercado nacional e internacional, bancaria um time só. Minha esperança seria uma empresa de fora. De preferência, estrangeira.

Marcelo em Floripa/SC disse...

Ótimo post Davi... pena que a mídia prefere comentar sobre eventual saída do Abel, ou outras fofocas do que suscitar este assunto entre os torcedores x clubes.
Agora, falando em negócios, li que o Inter vendeu hoje o Pinga, para um time da Arábia por U$ 1,5 MI! Não dá pra negar... Essa diretoria sabe fazer negócios. Pena que o $$$ nunca aparece em investimentos como futebol, estádio, etc... E isso só vão me convencer se daqui uns dias as obras do Gigante começarem a mil.
Também aproveito pra tentar descobrir a liga do Chute Certo, uma vez que Bolão BV não aparece.
Sds. Coloradas!

Marimas disse...

opa... a liga com o nome bolão bv não estava aprecendo sei lá porque... mudei nome pra bolavermelho (blogvermelho deu como existente, mas tb não aparece)...

Procura por bolavermelho, se não achar me passa o nome do usuário que eu procuro e convido...

Marcelo em Floripa/SC disse...

Beleza marimon!
já cadastrei lá... mas pelo que vi, tô mal na foto com meus míseros 65 pontos! Mas vamos lá! Ainda levo algumas camisas esse ano...huahuauhsuhauhuhuahuh
Sds. Coloradas!

David disse...

Sem dúvida em termos de marketing o Inter é um dos piores do Brasil.É inadmissível um clube ganhar esses ultimos títulos que o Inter ganhou e não saber explorar a marca.....e essa camisa horrorosa da reebok....o Inter não tem capacidade de negociar com um fornecedor esportivo melhor???

Valter Aczel disse...

Acabei de assistir o vídeo do projeto Gigante para Sempre.
Galera, saindo do papel, vai ficar um negócio show de bola, coisa de primeiro mundo, as cabines esportivas junto aos módulos ficaram muito legais. Só falta saber quando irão começar as obras.
Se querem que fique pronto até o centenário, tem que começar de uma vez.
Este é mais um quesito que também teria que compor como fator para os contratos de patrocínio, pois o patrimônio do clube também agrega valor a marca Inter.
Como já foi citado, o contrato com o Banrisul, previa o pagamento de dívidas com o banco, que até onde eu sei, da nossa parte já estão quitadas, com o Inter recebendo o valor integral do contrato (Estevam, me ajuda se eu estiver dizendo bobagem...).
Hoje, fica evidente que temos uma marca e uma imagem muito mais fortes do que da época da assinatura do contrato e, como já foi dito pelo Marco Aurélio, legalmente podemos rever o contrato, sob o amparo do reequilíbrio financeiro. Cabe ao clube se mexer para buscar um patrocínio que valorize a marca Inter como ela merece.

Ah, e parabéns pelo post, Davi e Estevam, acho de extrema importância e relevância este tipo de debate, pois estamos falando da instituição Sport Club Internacional e devemos olhar para frente, sempre buscando mais e melhor.

Abraço.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Baita assunto Davi, parabéns, você juntamente com o Estevam fizeram um belo trabalho. Assim, cada vez mais, da gosto participar do BV.

GUILHERME, sou do ramo de calçados e conheço um pouco as pessoas do ramo. O grupo Grendene, licenciado da marca Reebok no Brasil através da Vulcabras e hoje também acionista majoritário da Azaléia e consequentemente também da Olimpikus é um grupo comandado pelos irmãos Alexandre e Pedro Grendene. O Alexandre é gremista e conselheiro dos segundinos já o Pedro, que conheci pessoalmente por razões profissionais é colorado fanático. Aliás, ele também é quem dirige os negócios da Reebok no Brasil. É claro que ele é profissional e não vai pagar um centavo a mais para o Inter porque ele é colorado. Mais que ele é colorado É, com certeza.

Sou por ideologia um liberal convicto e como tal acho que os contratos tem que ser respeitados e cumpridos. Quando da assinatura do contrato com o Banrisul o Inter estava num patamar a léguas de distância daquele que está hoje. Os valores eram coerente para aquilo que o Inter representava na época. Quando o contrato vencer a nossa direção tem obrigação de buscar valores compátiveis com o nosso estágio atual.

Inadimissível comparar valores de contratos assinados neste ano com contratos assinados em 2003. O CAM e o Palmeirs fizeram contratos novos neste ano. Não dá para comparar valores com contratos assinados a cinco anos. Acredito que todos os contratos novos possuem valores superiores aos anteriores.

Jamais atingiremos valores iguais ou superiores aos dos times paulistas e cariocas, principqlmente os paulistas. É uma questão de mercado, de público consumidor.
Pesquisem quanto custa um comercial na Globo, na Record ou na Band direcionado exclusivamente para Porto Alegre e outro direcionado para São Paulo-Capital, a diferença é enorme.

CJR, conforme prometido, voltei.
O fato de não concordar não significa não entender. É a segunda vez que tu falas isto. Na próxima vou ENTENDER que tu estás me chamando de burro. Será????
NO FEAR, NO FEAR, a vida é bela...vamos nos divertir, afinal tu tens uma atenuante que eu considero muito. ÉS COLORADO.
Abraços.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Não visualizo meus comentários antes de publicá-los, portanto, perdão pelos erros de português. É certo que a maioria nem conseguiria corrigir, mas perdão mesmo assim.

Marimas disse...

Não acompanho o futebol do Sport, muito menos do Carlinhos Bola... mas olha só a declaração do Nelsinho ao justificar que amanhã vai jogar com 03 atacantes, Enilton, Leandro Machado e Carlinhos Bola:

"Volta aquele esquema que vinha dando certo no Pernambucano com o Bala um pouco mais recuado. Ele é um jogador experiente e se adaptou muito bem na função. Tem velocidade e FORÇA PRA MARCAR quando estivermos sem a bola e velocidade e inteligência para atacar com a bola nos pés”, explicou o treinador do time pernambucano."

O Nélsinho, que já é vigarista, agora tá virando humorista... desde quando o Carlinhos bola marca alguém... o nélsinho com esse esquema pra dentro delexxx, usando um atacante velho e nanico como meia marcador/armador, parece até um esquema que eu já vi desandar no Inter com o Iarley de meia...

Sério risco de queimar a língua, mas se o Nelsinho jogar com esse esquema e o Abel escalar um time forte no meio campo, saimos de lá com uma vitória "al natural"...

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=75084&u=0\

Unknown disse...

Bom, sobre o patrocinio, penso se o Inter nao poderia trocar o banrisul da camisa por uma visibilidade maior da marca no estádio, já que ele pode ser sede em 2014, dando lugar a outra empresa na camisa.

O meu sonho de patrocinio na camisa do colorado é o da Toyota.

"A maior montadora de carros do mundo junto com o melhor time do mundo".
ah e ainda a Copa Inter Toyota Libertadores, hehehehe

Saudaçoes Coloradas

cjr-sp disse...

Beleza Julio...nao tenho nada contra ninguem no blog...apenas as vezes tenho que me defender quando começa a ficar pesado para o meu lado...Nao leves a mau que de minha parte dia seguinte é dia novo e sem rancores ou qq tipo de stress com ninguem.

Sei que tu és um colorado que inclusive foste longe para ver o nosso time ser campeao do mundo. Isso aí por si só já prova que és um grande colorado. Alias aqui todos somos, senao nao estaríamos em tese gastando o nosso tempo aqui nesse negócio viciante que o Gringo criou.


Sobre os Grendene...o colorado deles inclusive participou e discussou numa festa do Inter dentro do gramado do BR em homenagem senao me engano aos tricampeoes nacionais onde estava o Falcao, Figueroa, etc...e lá naquele dia acho que estava sendo selada a parceria com a reebok e o Grendene assumiu ali o seu coloradismo.

Mas é como tu disse...nao é por isso que eles rasgam dinheiro..hehehehe.

Abço.

cjr-sp disse...

Mateus,

Agora é copa Santander Libertadores...nao mais toyota.

***************


Aprofundando um pouco mais esse assunto de relevancia sobre patrocínio...

Quais campeonatos a TV nacional, seja aberta ou cabo, passa todos os jogos e portanto gera mídia para o clube e seus patrocinadores??


LIBERTADORES DA AMERICA....SIM
COPA DO BRASIL NAO...
GAUCHAO NEM PENSAR...
BRASILEIRAO SÓ PAGANDO...PPV...
SULAMERICANA....NAO SEI ??? Se alguem puder ajudar aqui agradeço, pois gostaria de saber se todos os jogos sao passados na TV??

Portanto ve-se que é incalculável o prejuízo de se ficar fora da Libertadores de todas as formas...

O Inter deveria estar na Libertadores pelo grupo que possui, mas nao...estamos na CB, onde ninguem ve nada...

É por isso que o Marco Aurelio, eu e tantos outros achamos que o treinador nunca pode ser largado solto...muitas vezes o cara nao tem a real compressao da situaçao onde ele está metido. É muito dinheiro em jogo para qq que seja o treiandor do mundo ter o poder mágico de botar todo um planejamento fora....

TEM QUE FICAR EM CIMA DO TREINADOR...

O FC FICAVA...E CHEGAMOS AO TOPO...

O LUIGI TB TEM QUE FICAR EM CIMA...

sds.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Valeu CJR, só não queria deixar nada mal entendido. O Inter está acima de técnicos, dirigentes, jogadores e outras cositas mais, o Inter somos nós.
Opiniões poderemos ter diferentes sobre sistemas, métodos, campeonatos e o diabo a quatro. Não podemos é nos perder sobre o que é mais importante. Nosso Inter.
Abraços,

Julio

Vlad.Pro disse...

Muito bom post!

Acho que o Banrisul ganhou muito dinheiro as nossas custas. A visibilidade que nós demos ao banco foi muuuitas vezes maior do que essa miséria de patrocínio!

Samuel Ramos disse...

É realmente ridículo que um time recém saído de segunda divisão (Galo) ganhe o dobro em patrocínio.

Espero que quando vencer esse contrato com o banrisul (ô banquinho horrível), viabilizem algo melhor.

Acho que até valeria a pena negociar com uma marca melhor (e que pague mais) além do patrocínio, bancar a multa de rescisão com o banrifila.

marcolorado disse...

Faz um tempo que saiu na imprensa, acho que foi no final de 2005, que as dividas do Inter com o Banrisul ja estavam zeradas. Nao tenho nada contra o banco do estado, mas acho que pela visibilidade/estrutura/quadro social, etc temos que "descolar" dos segundinos e conseguir um patrocinio que esteja de acordo com o nosso tamanho.

Porque clubes como Cruzeiro e Santos, para nao pegar os maiores do Brasil, conseguiram patrocinios com gigantes como Semp Toshiba, Panasonic, Xerox, etc nos ultimos anos e nos continuamos nesse provincianismo atados a um clube de segunda?

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