terça-feira, maio 13, 2008

72 Projetando o Futuro – Parte I

72
Com Colaboração de Estevam Robetti

Todo gestor, independente de área ou segmento deve manter corpo e alma no presente, mas nunca esquecendo de projetar o futuro. Nada cai do céu. Tudo é fruto de planejamento meticuloso. Claro que não podemos ignorar ou menosprezar o fator "sorte", mas creio que esta acompanha os competentes.

Adicionando um pouco de filosofia "barata" (?!) ao tema, já dizia Abraham Lincoln: "Se eu tivesse 6 horas para cortar uma árvore, passaria 4 horas afiando meu machado".

Buenas. Vamos falar então das receitas. Mais especificamente do patrocínio, ou seja, exclusivamente o dinheiro recebido pelo direito de imagem no material esportivo assim como o material esportivo propriamente dito.

Dinheiro não é sinônimo nem garantia de clube financeiramente saudável, muito menos de equipe forte. Administrações irresponsáveis e conceitos de futebol "ultrapassados" podem rapidamente transformar rios de dinheiro em oceanos de dívidas. Lembro-me muito bem de uma parceria "milionária" que ainda combale as finanças e a imagem de um "outro" clube no sul do país; tal parceria e sua considerável injeção de recursos, outrora tida como a solução dos problemas hoje nada mais é do que uma "herança maldita".

Mas, e sempre há um “mas”, salvo alguns magníficos e raríssimos exemplos onde a imaginação transcende a falta de recursos, o dinheiro ainda é o motor que impulsiona o futebol neste mundo capitalista. Como diria um amigo meu "dinheiro não é problema, é solução".

Foi procurado tomar conhecimento dos valores que envolvem os contratos de patrocínios dos grandes clubes brasileiros. Vale ressaltar que qualquer contrato de tal magnitude geralmente é amparado por uma cláusula de confidencialidade no que refere a seus valores, o que por si só não garante que nenhuma das informações aqui levantadas seja 100% precisas e fidedignas. Tendo isso em mente, e também não levando em consideração a existência de cláusulas que permitem exponencializar as receitas (i.e.: extras por objetivos atingidos), reproduzo abaixo os números de patrocínio no material esportivo. As fontes podem ser encontradas no final do post.

Reitero que não existe nenhuma garantia que estes dados estejam corretos. Alguns dados foram coletados de respeitados veículos de informações, outros foram colhidos
em fóruns, por fim alguns podem inclusive ter origem meramente especulativa. De qualquer forma acredito que os mesmos chegam muito próximos a realidade,
dando uma ótima visão do panorama de receitas de patrocínio de times em nosso país. Enfim, uma boa base para atestar a (in)competência dos cartolas brasileiros.

Em posse dos números apresentados, é fato que o patrocínio com o Banrisul, que representa cerca de R$ 3,6 milhões anuais está defasado (existem estimativas ainda piores, que apontam para R$ 2,4 mi). Este contrato, que tem validade até metade de 2009 foi firmado em meados de Maio de 2006, ou seja, antes de nossos êxitos internacionais, num patamar muito inferior ao que o clube ostenta hoje. Entre as críticas que julgo pertinentes, está o fato de firmar um patrocínio que abranja metade do ano do nosso centenário, podendo eventualmente prejudicar futuras negociações. O Atlético-MG ilustra bem este caso, pois em vias de início de centenário, assinou contrato com a Fiat por quase o dobro de seus vencimentos do patrocinador antigo.

No que concerne o patrocínio referente ao fornecimento de material esportivo, no aniversário de 99 anos do Inter foi divulgado que o contrato com a Reebok tinha sido renovado até 2012, e que a mesma seria parceira na construção do museu do clube e outros futuros projetos. Tal notícia pode ser confirmada no site oficial do clube e também no site da assessoria de imprensa da Reebok. Não foi obtido acesso aos valores, mas o contrato anterior do clube era de cerca de R$ 4,5 milhões anuais. Espera-se, que assim como houve com a renovação do São Paulo, tenha ocorrido um substancial aumento nos valores envolvidos.

É difícil avaliar a grandeza do patrocínio da Reebok sem acesso as cifras, mas o patrocínio de camisa ainda deixa muito a desejar.

Através de segura fonte ligada ao clube, a qual pediu confidencialidade, obtive acesso a alguns dados específicos do balancete colorado de 2007, que confirmam os baixos valores arrecadados com patrocínio, repasso-os abaixo:

Valor total de Receitas de Patrocínio do Clube: R$ 6,5 milhões (R$ 540 mil/mês)

Valor total de Receitas com Licenciamento da Marca: R$ 1,7 milhões (R$ 140 mil/mês)(Licenciamentos: R$ 1,66 mi de Royalties e R$ 60 mil de franquias).

Analisando sob a ótica da grande visibilidade que o clube vem tendo e terá em 2009 devido a seu contexto histórico, e também sob o patamar campeão mundial de time forte, clube organizado e cujo quadro social não para de bater recordes, tem-se fatores suficientes e por si só justificadores de, senão uma renegociação ou revisão imediata de valores, a busca por novo patrocínios, preferencialmente de maior grandeza e condizente com o momento e com o futuro que o clube planeja.

Ps: Peço desculpas devido a qualidade da imagem, mas não consegui uma resolução melhor e ainda to aprendendo as manhas do blogger. Cliquem na imagem que vcs vão conseguir visualizar os dados!


Fontes:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&secao=&codigo=6625
http://www.vipcomm.com.br/assessoria/index.php?destino=noticia&cod=20&destino_cod=6115
http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=8850
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Palmeiras/0,,MUL271014-4403,00.html
http://www.vipcomm.com.br/assessoria/index.php?cod=20&destino=secoes&destino_cod=83
http://www.fanaticosporfutebol.com.br/time/noticia.asp?cod1_cod=100240&cod1_area=13&cod1_tipo=3
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Corinthians/0,,MUL298636-4402,00.html
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2005/interna/0,,OI665244-EI4847,00.html
http://blog.miltonneves.ig.com.br/2007/12/20/clubes-turbinados-pelos-patrocinios-veja-ranking/
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais2008/interna/0,,OI2267811-EI10797,00.html
http://www.lancenet.com.br/noticias/08-02-02/231289.stm?cruzeiro-sela-parceria-com-a-empresa-fiat
http://blogdobirner.net/2008/01/24/patrocinio-verde-nao-e-o-maior-do-pais/
http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=8196

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=67562