Inconstante: in.cons.tan.te adjectivo
não constante; volúvel; variável; leviano.
Inconstância, essa é a palavrinha mágica que nos fez ontem assistir outros clubes, que não o Inter, disputando jogos importantes, aparecendo na mídia, ganhando dinheiro e torcida.
Poderíamos muito bem estar nesta Libertadores, poderíamos muito bem estar nesta final ridícula, entre um segundino e um mediano bem montadinho, de Copa do Brasil.
Mas nosso técnico se chama Abel “Inconstante” Braga.
Acompanhei os jogos contra Palmeiras e Flamengo e pude perceber uma evidente evolução no time. Tivemos tentativas de saída de bola com os zagueiros e laterais e não mais o esquema “vai Nilmar”, na base de chutões do Renan... tivemos a aproximação entre Alex, F9 e Nilmar, o que rendeu não só um gol do Nilmar, como algumas outras boas chances. Mas a que preço?!!
"Abel está sempre estreando no Inter!!" Esta frase é do meu colega de sábado Nélson e eu assino embaixo. Muito se fala que precisamos de dois laterais e um meia... se não os temos, porque não montar um esquema tático que favoreça as qualidades das peças disponíveis?! Falta de vontade ou de competência?!
Não obstante a evolução citada acima e tendo em vista que nosso técnico é profundo conhecedor do grupo que tem à disposição (consequentemente sabedor das características de cada jogador), eu pergunto: Quanto tempo mais Abel precisa para montar um time competitivo, compacto e organizado?! Quem sabe mais uns 5 anos?! Até quando terminaremos os jogos com 5 atacantes?! Quando nosso comandante vai parar de beneficiar seus amigos em detrimento da Instituição Sport Club Internacional?!
Esse mesmo Abel, a qual eu sou grato por ter sido o comandante dos nossos principais títulos, um treinador que é hoje e será sempre parte importante na história de nosso clube quase centenário, homem capaz de acordar, comer e dormir Barcelona, também é capaz de terminar jogos importantes no esquema "bumba meu boi", é capaz de deixar Liquinho na base e escalar Gil, é capaz de carbonizar jovens promessas como Tales contra o Paraná, é capaz deslocar Jonas para a lateral direita quando ele estava começando a dar uma resposta pelo menos razoável como volante, é capaz de não escalar Sorondo em uma partida decisiva em função do longo tempo parado, mas coloca Edinho igualmente há tempos parado, nem que seja para jogar 18min.
Aquela velha máxima do “devagar se vai ao longe” não se aplica ao futebol, e isso tem que ser avisado ao nosso comandante. Não quero um time patrolando adversários (se bem que não seria de todo mal), não quero o tetra invicto, quero apenas, e tão somente, um time coeso e brigador. Quero um comandante que saiba aproveitar o melhor das peças que tem na mão, que saiba fazer a leitura do jogo, perceber as mudanças quando elas acontecem... enfim, quero um técnico, coisa que hoje, na minha opinião, nosso Abel não é... temos um motivador no banco do Inter e esse tipo de profissional já não me serve mais.
A única explicação que eu tenho para Abel ainda ser nosso treinador é o fato da diretoria e da maioria da torcida terem medo da repetição de experiências desastrosas como foram Joel e Gallo. Tenho este mesmo medo, mas confesso que acho que Abelão já deu o que tinha pra dar pelo nosso clube, lhe agradeço sinceramente e desejo sorte e sucesso, longe de Porto Alegre.
Não escrevo isso pedindo que engrossem o coro de "Fora Abel", não quero formar opiniões, apenas colocar as minhas, afinal é para isso que estou aqui escrevendo. Somente peço que não se iludam com o jogo de sábado, que cobrem do clube, exijam pulso da direção, coerência do treinador e vontade do time. Seja quem for o técnico estaremos sempre torcendo pelo nosso Inter... as dificuldades são evidentes, lesões, doenças, suspensões, mas ainda tem muita bola pra rolar e podemos chegar ao título, desde que acordemos do sonho que foi 2006 enquanto é tempo!
E para finalizar, para o pessoal mais novo no blog informo que não inventei a roda... ao escrever sobre a inconstância do nosso comando técnico lembrei de um ótimo texto escrito há algum tempo pelo nosso amigo Denílson:
http://bolavermelho.blogspot.com/2007/10/eletrocardiograma.html
Refaço a pergunta dele adaptada para a atual situação:
"Será o fim da inconstância? Ou ficará tudo pra 2009?"
ps1.: O Boca vai fazer o crime em pleno Maracanã, que o Fluminense tome de 4, 5, 12, quantos couberem... da Copa do Brasil eu não quero nem saber... só espero não ter que aturar MSI na L.A. do ano que vêm...
ps2.: Cuca caiu!
ps3.: Hoje, a partir das 14:00h, no Pleno do STF, se o bom-senso prevalecer, teremos mais um vitória do Estado Laico sobre uma instituição retrógrada e falida e serão liberadas as pesquisas com células-tronco.