terça-feira, novembro 04, 2008

31 Alberto J. Armando

Os mais novos e modernos estádios de futebol do mundo têm emprestado seus nomes para grandes empresas, em troca de recursos financeiros. É assim com o Emirates Stadium, na Inglaterra, e também com a Allianz Arena, na Alemanha. Aqui no Brasil, essa tendência já chegou, mais especificamente em Curitiba, com a Kyocera Arena. Contudo, tenho minhas dúvidas se essa moda pegará pra valer aqui abaixo do equador.

Ocorre que não só no Brasil, como em outros países da América Latina, muitos dos mais famosos estádios de futebol que já têm nome próprio, acabam sendo conhecidos mesmo pelos seus apelidos. É assim com o Mário Filho (Maracanã), o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) e também com o nosso querido José Pinheiro Borda (Beira-Rio). O próprio estádio do Atlético Paranaense é mais conhecido como Arena da Baixada que pelo nome de seu patrocinador.

Só que nesta semana, eu quero que o Inter inverta essa tendência sul-americana, concentrando-se no nome real do estádio em que vai jogar. Tenho certeza de que nenhum jogador colorado sabe, mas a partida desta quinta-feira será jogada no Estádio Alberto J. Armando, em Buenos Aires. Eu também não sabia, pesquisei na internet antes de escrever este texto. Mas por que o fiz?

O fiz para dizer que a Bombonera não passa de um apelido em torno do qual se criou um mito. Basta falar em Bombonera para que muitos mudem o seu semblante e façam referência a um local sagrado, tal qual algum religioso fanático faça diante de um templo idolatrado. Vá lá, admitamos que essa mística tem alguma razão de ser. De fato o Boca Juniors dificilmente é eliminado em seus domínios. Não sei se algum time brasileiro já o fez, talvez o Santos de Pelé. Tudo bem, mas e daí?

O fato é que o monstro reside na mente de quem o teme. A Bombonera pulsa só na cabeça de quem isso admite. É um cachotão alto com uma torcida fanática? Sim, isso lá é. Mas dentro das quatro linhas, a questão se resolve mesmo é no jogo de bola. A menos, é claro, que se permita que a torcida local faça do campo de jogo uma praça de guerra e participe da partida atirando bombas no gramado. Nós, mesmos, colorados, já vimos isso acontecer em 2004. Mas de uns tempos pra cá, até mesmo o Boca Juniors foi punido com perda de mando de campo e esse tipo de agressão não tem mais ocorrido.

Ademais, convenhamos, não se trata mais daquele timaço de 2004/2005. Abbondanzieri, Gago, Insúa e Carlitos Tevez já não estão mais por lá. Hoje eles ainda têm Palácio e Palermo, além do repatriado Riquelme, mas ao que tudo indica, nenhum destes deverá jogar contra o Inter. Além disso, ainda que não tenhamos um goleiro afirmado e laterais de confiança, um time que tem zagueiros com o currículo e a experiência de Índio e Bolívar, um meio com Guiñazú, Magrão e D’Alessandro e um ataque com Nilmar e Alex, não pode deixar de buscar uma classificação tendo dois gols de vantagem e o saldo qualificado a seu favor.

Não quero, com isso, dizer que será fácil, pois não há vitória sem luta e respeito muito esse time que já meteu quatro no atual campeão da Libertadores. Mas o que quero enfatizar é que não podemos jogar na Bombonera como quem vai jogar num castelo mal-assombrado. É tudo uma questão de ponto de vista, ou melhor, é tudo psicológico.

Nesta quinta-feira, quero que todos os colorados se concentrem no jogo que será disputado no Estádio Alberto J. Armando, não na Bombonera. Não estou querendo mudar a realidade, tentar fazer de algo aquilo que não é. Pelo contrário, o lugar da partida é o mesmo, o adversário é o mesmo, mas a forma como vamos encará-los é o que definirá a nossa postura em campo e, estou convencido, será essa postura que vai definir, ao final, o resultado de mais esse embate entre colorados e xeneises.

Afinal, não somos nós que temos propensão a acreditar em contos de fadas ou histórias da carochinha. Colorado que se preza não acredita no sobrenatural nem em morto-vivo. Aliás, o último com um apelido parecido que apareceu no Beira-Rio tomou de quatro e, pelo jeito, não achou mais o rumo de casa.

Então, nesta quinta-feira, não tem nada de fantasma nem de mística da Bombonera. O colorado que já matou um Campeão do Mundo em seus domínios e um Campeão Europeu em Yokohama vai com o que tem de melhor no momento, pra cima desse Boca Juniors. Vamos jogar bola, vamos buscar um resultado favorável e a tão desejada classificação. Pois estamos recém no início de novembro e eu ainda quero dar mais uma boa viajada pela América até o fim deste ano.

Baita abraço a todos!


31 Comentários:

Anônimo disse...

Pô Daniel, show de bola o teu texto!!! Os jogadores e comissão técnica do Inter deveriam ler isso antes do jogo de quinta-feira!

Não passa de um estádio como outro qualquer e ponto final! Além do Boca tbm não jogar com toda a sua força em função de estarem priorizando o Torneio Apertura.

Quanto a eliminar o Boca dentro do estádio "Alberto J. Armando", acho que o Paysandu do Iarley fez isso uns tempos atrás, não? Estou enganado?

Fabiano- POA-Germany disse...

Grande Abel, e digo mais, EU VOU PRO ALBERTO J ARMANDO!!! Vamos lá, pra cima deles meu Inter!!!
Abraço brodi

Davi disse...

Dani, teus textos tem um certificado inexpirável de qualidade, show de bola, como sempre!

Não existe mística nem escrita que nao caia por agua abaixo diante de um futebol bom jogado. A grande questão é, qual equipe se apresentará quinta, a de jogadores qualificados como Nilmar, Alex e Dalessandro, ou a equipe inconstante de Marcao, Edinho e outros menos cotados.

Uma coisa é certa, se voltar eliminado, a casa cai. Não que isso seja necessariamente ruim, por que tenho certeza que na vitória, ficara aquele sentimento de que tudo está bem! Mas acreditem, não está!

Abs

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Interessante o post sobre as parcerias...

Claro que no Brasil que a imprensa insiste em dizer o nome antigo. Pelo menos no Paraná. Fui a um jogo lá e nenhum jornalista falou a palavra Kyocera... Aí meus amigos, ninguém aposta.

Aqui no Beira-Rio, tinha que ser algo impactante, mas pra isso deveria ter sido desenvolvido um projeto menos "viajandão" com possibilidades de execução, menos agressão ao meio ambiente, e acertado no mesmo 2007 com uma empresa financiadora aí teríamos um novo José Pinheiro Borda.

Sobre Luigi: Acho que não continua. Haveria um entendimento de que o Luigi deva sair. Por mim, tudo bem.

Gente, eu defendo a tese de que ao se dedicar ao Inter o sujeito tem que ser profissionalizado, receber liberação, um valor para dedicação exclusiva.

Não dá para ser médico, engenheiro , advogado, administrador, professor, e Presidente do Inter, ou Vice disso ou aquilo. Assumiu a responsa , é lá que deve ficar e se dedicar.

Mais, por pura incompetência da oposição deveremos aceitar mais 2 anos de Vitório. Quem não tem capacidade de se organizar para ser oposição deve continuar como tal. Resta o conselho e alí organizar o BOC - Bloco de Oposição Colorada, aceitando as diferenças e fazendo uma coalizão transparente e clara, sem vaidades.

Sobre o dono do Edinho, além da fonte ser do Internacional, o próprio Edinho já manifestou publicamente sua gratidão pelo Fernandão tê-lo tirado da FOME na Europa, pois ele estava fora do futebol sem contrato e o Fefê o resgatou. O conheceu na Europa e depois indicou para o Inter. Há inclusive uma entrevista que o Edinho coloca isso. A propriedade é uma parceria.

Quanto ao Iarley, vejo o rapaz se doando no Goiás, onde é ídolo , e onde ajeitou o time. Hoje , o Goiás está melhor posicionado.
Vejo no Inter muitas lesmas jogando e fico ocm saudade da força de vontade e da velocidade que o Iarley imprimia. Parece que fazem favor de jogar no Inter, e o Iarley , pra mim foi um dos mais Colorados que apareceram no Beira-Rio. Foi a maior falta de respeito com este atleta.
Além de ser gente boa, e se dispor a dar entrevista ao blog, o cara seria fundamental em várias partidas. A do Náutico por exemplo...

ATENÇÃO:

Para quem não leu o jornal ainda, nossas preces foram atendidas...

O EDINHO PODE IR EMBORA !!!!!!

Para Holanda, que pelo jeito gosta de algumas preciosidades. Vide Afonso ídolo do futebol holandês.
O nome do time , se alguém quiser pedir pro santo ajudar, é Twente ( não confunda com Doente , nem Duende), e deve oferecer 3 milha de euros ( cada um faz o que quer com seu dinheiro) e sendo assim o Inter aceita (pelo amor de Deus não façam C... doce).

A nossa direção diz que já tem substituto e também vai promover a benesse de alçar para o grupo principal um rapaz chamado Paulinho.

Li isto no Correio do Povo.

P.S.: Ah, se o Fabiano não me conhece só tenho uma coisa a dizer: Seja bem vindo!!! Com o tempo nos conheceremos...

Guilherme CB disse...

Concordo com Sr. ABEL de churrascaria.

Essa mistica que paira sobre a bombonera não pode jamais fazer um arleta tremer, acho que os jogadores devam entrar tão concentrados e focados que não percebam a torcida adversária. Outra coisa, CAMPO não ganha jogo, o que ganha é qualidade do time e foco na partida.


sds

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Que imprensa FDP!

Já tão botando minhoca na cabeça do Alex. Pois passando pelo Boca o Inter pega o Chivas sem Alex que estará na seleção (viu col?). Mas qual é o resultado prático disso?

É brincadeira!

A imprensa deveria se concentrar nos pijamas que já contrataram até psiquiatra pra tentar salvar o time.

E amanhã pode vir a jogar um tal de Riquelme.

Minha opinião:

EU QUERO GANHAR DO BOCA COM O RIQUELME !!!!

Quem tem Dálessandro e Guiñazú, não pode se mixar pra esses peladeiros!!!

Palavras do Guiña: Concentração.

Eu estou desde já.

Vamos assistir ao jogo juntos???

Numa casa com TV grande, hã??!?!

Quem se habilita?

Não incomodo mais ninguém hoje.

m.rodrigo.oliveira disse...

Pois é Fábio, mas porque o Alex não toma a iniciativa de dizer que caso o Inter se classifique seria obrigação dele servir ao clube que lhe paga o salário nos jogos mais importantes do ano?

Ao invés disso, ele diz que ficaria chateado se o Inter não o liberasse.

Isso só mostra como os objetivos individuais estão muito a frente dos coletivos dentro do nosso time.

Daniel Chiodelli disse...

Não acredito que o resultado desse jogo contra o Boca afete a reeleição do Píffero, que deve se confirmar ainda no primeiro turno. Contudo, fará gerará efeitos impactantes na eleição para o Conselho, onde os sócios votarão.

_________________________________

João W., de fato o Paysandú do Iarley venceu o Boca, no Alberto J. Armando, por 0 x 1, no jogo de ida das oitavas de final da LA de 2003, mas foi eliminado no jogo de volta, perdendo do Mangueirão por 2 x 4, se não me engano.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tem muito jogador (Alex é um deles) que usa muito bem a mídia, às vezes é usado pela mídia também, se FALASSE MENOS E JOGASSE MAIS...mas é certo que os interesses individuais ESTÃO ACIMA DO INTERESSE COLETIVO, ELE POUSA DE BONZINHO...SEMPRE !

MUITO DA TORCIDA E IMPRENSA TEM PENINHA DELE...COM R$ 120.000 p/ mês EU NÃO TENHO PENA DELE e acho quedeveria jogar muito mais !

Lúcia Bastos disse...

Tb vou estar lá dentro !!!
Assim espero...kkkkk
E vamos trazer essa vaga, DISSO ESTOU CONVICTA!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

É isso mesmo Nelson.

O cara está numa grande fase. Mas mostrou que só está pensando no dele com o que declarou pra imprensa.

O salário dele quem paga é o Inter. Então, a preferência deve ser sempre jogar pelo Inter. Ainda mais em jogo decisivo.

Já não tinham mandado ele ficar quieto naquele episódio da não venda pras "Arábia"? Tem que mandar se situar novamente.

Precisodevcakis2 disse...

Vcs leram isso, inacreditável! Tem de vender ontem!

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2008/interna/0,,OI3305073-EI11421,00-Holandeses+estariam+de+olho+em+volante+do+Inter.html

Fabiano- POA-Germany disse...

Fala Fábio, deixar claro que o fabiano quenão te conhece é outro. Mas discordo de ti com relação a entrevista. Na entrevista ele diz que o Fernandao deu assistencia a ele NA FRANÇA, não lembro de nada dizendo que ele foi trazido o Inter pelo Fernandão. E, sinceramente, não acredito que o Fernandão seja o empresário dele. Aliás, não conheço a tua fonte (não disseste o nome)aí nem tem como o cara aceitar né.
Mas imagino que com a iminente venda dele vamos resolver este mistério.
Y me voy a Bombonera!!!

Marcelo Tiarajú disse...

Ótimo texto Daniel!

Gostaria de lembrar que aquela "mixórdia" do Fluminense empatou este ano em 2x2 lá na Argentina...logo, há esperanças!

No mais, concordo com o Ourique, quando diz da profissionalização dos dirigentes, da falta que faz o Iarley e compartilho a sua esperança sobre a venda do Edinho.

Saudações Coloradas

Guilherme CB disse...

é proposta do Bier a profissionalização do dep. de futebol.

se vai fazer, não sei.

Fabiano- POA-Germany disse...

Mixórdia???!!!
Fernando Henrique; Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Junior César; Arouca, Cícero, Conca e Thiago Neves; Washington e Dodô.
Se isso é mixórdia o qu dirá de nossos Ricardo Lopes, Ângelo, Edinho, Marcão, Gustavo Nery.
Bah...

Daniel Chiodelli disse...

Mixórdia ou não, aquele jogo entre Boca e Flu não foi no Alberto J. Armando, foi no Estádio Juan Domingo Perón (El Cilindro de Avellaneda), do Racing. Mas valeu a lembrança igual.

Almilano disse...

Grande Daniel ABEL Chiodelli,

Vamos ganhar lá: 1 xo gol do D'Ale.

Quem já jogou lá com uma zaga de Vinícius e Ediglê, com mais alguns amarelões no time, e que tinha no time uma gurizada tal como Diego, vai encarar o jogo de quinta de outra forma.

Além de termos mais experiência em jogos desse porte, temos jogadores mais preparados para o embate, vide Índio, Magrão, D'Ale, Nilmar, Guina, e por aí vai...

Marcelo Tiarajú disse...

Pô Fabiano, tá com pena deles? Fica pra ti!

Embora gostaria do Conca, Thiago Neves, e do Washington jogando no Inter.

Abraço!

geoband disse...

Aos colegas e todos os colorados que irão à BA:

Força pulmão!! Façam sua parte. Estarei de coração aí com vocês. Força, força & força.

Legal o texto Chiodelli.
Abçs.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Faltou dizer....grande post Daniel !

col disse...

Show o post.

Eu estou preocupado com esse jogo, pois Alex nao vai jogar, te cuida Kaka...

Fabiano- POA-Germany disse...

Tirajú, vários ali me serviam, principalmente os dois laterais, Thiago Neves e cumpadre Washinton.
Fico com eles com certeza.
Falou

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Fabiano Gestapo:

Tchê quem sabe eu inventei, e contei uma baita mentira...

Prefiro preservar a fonte meu velho.

Mas te digo que atende o telefone na sala do presidente... Hehehe

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Dodô e Washington, na boa , não me servem.

Um é ex jogador, o outro já jogou aqui, num deu certo.

Se o boca fosse essa maravilha não estava empatado em pontos com o Tigres. Perdeu várias no camp argentino.

Com paciência, vontade e concentração, o glorioso chega lá.

Fabiano- POA-Germany disse...

Fabio Deeptrhoat:
Não precisa informar fonte nenhuma obviamente. Mas ouvi dizer também de gente que era lá de dentro que o FC era empresário do Alex, e na verdade não era, portanto só acredito nas coisas quando vejo em algum lugar comprovado.
Pô Fabio, o coração valente fez vestibular de centroavante com o negão Christian, aí não dava, Christian destruiu depois.
Saudações

col disse...

Opa, nao nao nao Fabiano....

A pergunta verdadeira eh:

Quem eh o dono do passe do Alex?

Sabemos quem eh o seu empresario...o Wilson Gottardo.Apenas isso.

Certo?

col disse...

Fabio,

tu sabe quem eh o dono do passe do "Alex-te-cuida-Kaka"???

Fabiano- POA-Germany disse...

As perguntas que inclusive tu fazia era: Quem é o empresário do Alex?
O passe dele é do Inter, ele tem mais uma participação.

SCI disse...

Disseste TUDO irmão! é isso ai! Amanhã INTER na cabeça!

VAMO VAMO COLORADO!

Schroder-EUA disse...

Deu certo Daniel!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]