sexta-feira, novembro 07, 2008

5 Apresentação dos Candidatos

5
Nossa alegria diante da grande vitória de ontem na Bombonera não nos exime da responsabilidade de pensar no futuro do Clube. Na última terça-feira (7/11) assisti a apresentação dos candidatos Vitório Píffero e Cláudio Bier no Conselho Deliberativo. Pra quem não sabe, qualquer associado pode assistir às reuniões desde que convidado por algum conselheiro.

Inicialmente o presidente do Conselho alertou os conselheiros que não se tratava de um debate, mas de uma apresentação de projetos, motivo pelo qual não haveria espaço para perguntas. Ficou definido em sorteio que o candidato Cláudio Bier faria a sua apresentação primeiro.

Apresentou-se dizendo sonhar desde a infância em ser presidente do Internacional. Disse querer valorizar o Conselho Deliberativo e antes de apresentar suas propostas através de um vídeo falou que precisará dos conselheiros para implantar algumas mudanças ali apresentadas. O vídeo começou falando da importância dos conselheiros permitirem o segundo turno, uma vez que a troca de idéias entre milhares de colorados contribuiria para o crescimento do Internacional. Logo após apresentou suas propostas:

- Profissionalização racional das estruturas e função do clube, (...) com dedicação integral e exclusiva ao clube. Tendo maior disponibilidade para contato e prestação de contas ao Conselho.

- Valorização permanente das categorias de base.

- Modernização do Beira-Rio. Formação de comissão de obras com representantes de todos os grupos, além de uma subcomissão da sociedade civil com associados e profissionais”.

- Plano diretor com monitoramento do conselho.

- Política de futebol de médio e longo prazo. E não a montagem de times com o campeonato em andamento.

- Treinador e preparador físico de ponta e com carisma.

- Plano de marketing para 5 anos. “O dirigente deve servir à marca e não marca ao dirigente”. Aprovado e gerenciado pelo conselho.

- Por fim, questionou se a comemoração do Centenário, que até agora não teve nenhuma divulgação, será com um jantar de gala ou uma festa para toda a torcida.

Já o atual presidente e candidato a reeleição Vitório Píffero apresentou um balanço da gestão iniciada em 2002. Os títulos obtidos, o crescimento no licenciamento de produtos, a modernização do complexo Beira-Rio e o crescimento financeiro do Clube que desde 2006 ultrapassou o patamar de R$ 100 milhões. Também apresentou um gráfico com o crescimento do quadro social. E, por fim, respondeu que a comemoração do Centenário está a cargo de uma comissão chefiada pelo ex-Presidente Arthur Dallegrave e a montagem do time durante o campeonato se deve às transações internacionais que só ocorrem na janela de agosto quando termina a temporada européia e isso seria reflexo do crescimento do clube que hoje contrata jogadores de grande porte.

Encerradas as apresentações, o presidente do Conselho Cláudio Bonatto falou sobre o uso das urnas eletrônicas disponibilizadas pelo TRE e que as eleições de 13 de Dezembro terão urnas em 8 cidades do interior do Estado. Após, declarou encerrada a reunião.

--------------------------

Opinião:

Acho que as apresentações são insuficientes para julgar os candidatos. A questão da profissionalização, dirigentes remunerados, é algo a ser debatido. Qual seria o critério para escolha dos mesmos? Eles seriam vinculados aos movimentos? Se um VP de Marketing, por exemplo, recebe 25 mil por mês, isso não faria ele pagar uma porcentagem ao seu movimento, gerando uma máquina eleitoreira dificultando a alternância na gestão do Clube? Acho que a iniciativa é boa, mas deve atender a critérios e regulamentações sérias.

Sobre a apresentação do Píffero, lamento pela falta de algo fundamental: ele não é capaz de admitir um único erro. Fez um balanço das gestões, mas não apresentou nenhuma novidade digna de nota.

A votação será na próxima segunda, no Centro de Eventos. Qualquer sócio pode comparecer.