sábado, novembro 22, 2008

7 Ele sabia do que estava falando

Do ano de 2006 ainda trago muitas lembranças. São incontáveis os momentos que recordo daquela temporada mágica. Entre eles, um me veio à tona nos últimos dias. Foi uma frase proferida por um dos maiores símbolos da conquista da América. Fazia poucos minutos que o Horácio Elizondo tinha encerrado o jogo contra o São Paulo, naquela noite fria de agosto, quando o motorzinho Tinga proferiu: “cinqüenta por cento desta conquista é deles”. Ele carregava um guarda-chuva vermelho e branco, pulava feito criança e apontava emocionado pra Popular do Inter. O guri da Restinga não tinha dúvida: aquela torcida era tão impressionante quanto decisiva. E ele tinha razão.

A Guarda Popular Colorada surgiu em 2005. Não conheço muito bem a história, mas lembro que no começo existia a Popular do Gigantinho e a Popular do Placar Eletrônico. Com o tempo todos foram migrando pra trás do goleira iluminada do Beira-Rio. E esta torcida começou a fazer a diferença. Em 2006 a cada partida no Gigante, mais e mais torcedores se deslocavam até aquele local do estádio, onde não se pode sentar e nem parar de cantar. E aos poucos os cânticos da Guarda eram cantados por todos, não só no estádio. Não só por colorados. Quem pensa na Libertadores e não lembra do “Vamo, vamo Inter”? Quem não associa o título da América com o “Colorado, Colorado. Nada vai nos separar...”? A Popular tem sim, a sua parcela de contribuição naquela conquista. E depois dela a torcida tornou-se uma referência. Hoje, o Gigante é inimaginável sem aqueles “loucos” que cantam os 90 minutos haja o que houver, passe o que passar.

Claro que eu sei que nem todos são “santos”. Não gosto, por exemplo, quando o canto que vem daquele canto do estádio é do tipo: “vou matar um puto tricolor..” (inclusive, acho que a Popular faz referência demais ao Co-irmão). Também sei que tem muito interesse envolvido e sempre tem alguém que desvirtua o sentido da coisa. Tem gente ganhando dinheiro, tem gente que fuma, que bebe, que cheira. Tem sim, não sou cego, mas não acho que a maneira de evitar que estes poucos contraventores façam seus delitos seja eliminando o que há de mais bonito nas arquibancadas dos estádios.

Pois foi exatamente isso que a Brigada Militar oficialmente sugeriu ao Ministério Público, através do Coronel Mendes. Ele quer o fim das organizadas nos estádios gaúchos. No seu discurso, o Coronel disse que “não vê a contribuição destas ditas organizadas ao espetáculo”.

Não vou falar da Geral do Grêmio (aquela mesma que incendiou os banheiros no Beira-Rio, tentou quebrar o relógio do centenário, já jogou carrinho de pipoca dentro do gramado do Olímpico, já matou torcedores do Inter e agora quase se mataram entre eles). Pra mim, a Geral pouco importa. Agora, não podemos pagar pelos seus crimes. E digo não podemos, porque a “torcida que não usa armas” tem dado uma contribuição fundamental ao Inter nos últimos anos e, se ela for extinta, o Gigante vai perder muito da sua beleza. Pra quem vai ao Beira-Rio e vê o espetáculo produzido por aquela torcida existe uma certeza: o Tinga sabia do que estava falando. E se o Coronel Mendes não sabe é porque ele nem imagina quem o Gigante espera para começar a Festa.

7 Comentários:

JoyDivision disse...

Infelizmente é assim. A maioria acaba pagando por poucos.

E também não acho que isso seja o fim do mundo. Querem acabar com as organizadas, mas isso não impede que o estádio inteiro cante junto.

Lúcia Bastos disse...

Olha Fernando sempre apreciei a festa das organizadas, muito antes da popular, aquele espaço era ocupado pela camisa 12, que tinha uma charanaga que retumbava pelo BR.

Entretanto hoje, depois da truculencia que presenciei na bombonera, estou de pleno acordo com esse senhor da Brigada!
Inclusive no que puder, irei auxilá-lo !

Não concordo em extinguir torcidas organizadas !
Mas enquanto os clubes não se resposabilizarem em saber quem são os elementos que fardam como organizadas, que elas sejam vetadas ingressar no BR.

Tem marginais que esquecem a razão de estarmos reunidos e, colocam a integridade fisica dos outros em risco.

Não adianta argumentar que são uma minoria...Na hora que se precisa identificar, ou retirar esses marginais, eles se misturam na massa e, esta os acoberta.

Então muitos irão pagar por poucos sim !!!
Até que esses muitos entendam que os bem vindos são os da paz, ou da guerra queremos longe de nós.

O grito da torcida não irá silenciar, pq ninguém no BR é cabrestiado a cantar !
Pode ser que deixemos de ter cantos o jogo inteiro, porém olho o assunto sob a ótica do bem comum.

O que é melhor pra população colorada que vai ao BR ???
Uma organizada, com MARGINAIS que espancam até colorados ??? COM CERTEZA NÃO !!!

Anônimo disse...

A POPULAR PRECISA PUXAR O HINO DO RIO GRANDE TAMBÉM! COM BOLA ROLANDO!

Roberto disse...

Ótimo post!

Mas bem vindo ao Brasil, meu caro. Onde a solução para o problema das armas, é a proibição geral, ao inves de garantir segurança. Onde a solução para o problema do alcool no trânsito, é a proibição geral, ao inves de garantir transporte seguro à noite para quem quer se divertir.

E onde a solução para os elementos das organizadas que se matam, fumam e cheiram, é a proibição geral (das orgaizadas).

Esse é o Brasil. E sempre será assim. Infelizmente.

tiago - colorado no canada disse...

Curioso ele falar nisso na semana da final da Sul-Americana...
Esse não é o mesmo coronel que há dois anos atrás cometeu o "erro" de dizer que haviam 600 mil pessoas comemorando a chegada do Inter do Japão, e dias depois levou uma "chamada" do cacalo e "corrigiu" o número para apenas 100 mil?

Mão-pelada disse...

A torcida de trás do gol contribui muito com a pressão que o José Pinheiro Borda faz nos adversários, e não é pq tem uma minoria do mal q tem q ser extinta...gente do mal tem até na social, vide velho otário q tomou uns petelécos na bombonera...quem mexe no vespero acaba ferroado!!

Mão-pelada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]