Além da óbvia referência que o texto sugere, referência esta que remete ao fato de hoje começarmos a decidir a Sulamericana, podendo nos tornar o primeiro clube brasileiro a obter essa conquista, hoje também começa a ser escrita a história dos próximos anos do nosso glorioso clube. Será?!
Exageros a parte, títulos são inquestionáveis: são fatos, e contra fatos não há argumentos. Na conquista dos títulos o planejamento outrora questionável se torna adequado, a política de futebol outrora descabida se torna frutífera e o futuro, este passa a ser o mais promissor possível: a chegada de outros títulos passa a ser apenas uma questão de tempo. É exatamente isso que espero que não ocorra.
Talvez o mais importante nessa efêmera vida é avaliarmos de maneira correta àquilo que se apresenta em nossa vida através de nossas experiências. O otimista vê oportunidade na adversidade, enquanto o pessimista apenas se lamenta. Maneiras distintas de encarar um mundo complexo, e que permeiam nossas decisões, nossos objetivos, nossos sonhos. E assim é nossa passagem nesse plano terreno e passageiro: somos a soma de nossas decisões.
Depois de um parágrafo que mais parece tirado de um livro de auto-ajuda ou qualquer coisa que o valha, o que peço a todo colorado, é que independente do resultado dessa final, pondere o bom senso, a coerência, e a análise dos fatos de maneira racional, e não emotiva.
Não me entendam errado. Não estou fazendo apologia a treinador A, presidente B, dirigente C, colorado XYZ. Nada disso. Apenas quero bom senso. E bom senso não aceita extremismos, não requer demasias, nem muito menos procura explicações vazias ou atribuir o insucesso ao infortúnio e à má sorte.
Por um 2009 glorioso, e por anos vindouros memoráveis, não pode haver vitória que redima os fracassos e os erros, muito menos frustração que invalide os acertos e as decisões bem tomadas.
Confio muito na conquista de mais um título, e hoje estarei conectado a cada um dos milhões de colorados apaixonados que jogarão junto e elevarão às alturas o nome de tão glorioso clube.
Mas que ninguém se engane, pois somos muito grandes para se acomodar e o que esperamos de 2009 independe dessa final.
Hoje começamos a escrever um capítulo de nossa história, mas história que se preze é reescrita a cada dia, e essa é a luta verdadeiramente importante, a luta por novos capítulos de êxito. E isso apenas ocorre, futebolisticamente falando, se baseando no planejamento e na capacidade de autocrítica.
Sempre é hora de avaliar, e apenas com bom senso para aceitar erros e acertos é que conquistaremos ainda mais.
Agora é guerra! Vamo vamo Inter!