quarta-feira, abril 21, 2010

Torneio 25 Anos do Beira-Rio


Esta semana comemora-se os 16 anos da conquista do Torneio Internacional 25 Anos do Beira-Rio.

Em 1994, o Colorado queria comemorar em grande estilo o aniversário do estádio, e do próprio clube. Para tanto, organizou um torneio, convidando o Peñarol, a Seleção da Nigéria, muito bem cotada para a Copa do Mundo, e o velho rival, Grêmio.

A competição foi disputada junto ao feriado de Páscoa de 1994. A primeira rodada, em 21 de abril, marcava na preliminar Grêmio x Nigéria, e no jogo de fundo Internacional x Peñarol.

Havia muita expectativa em torno de um Gre-Nal na final, enquanto os gremistas esperavam vingar-se do torneio que marcou a inauguração do Olímpico, 40 anos antes. Mas quando a bola rolou, os tricolores perderam suas esperanças. Após um empate sem gols, o Grêmio foi eliminado na cobrança de pênaltis.

No jogo principal, o Internacional enfrentava o Peñarol. O Colorado foi a campo com: Sérgio; Daniel Frasson, Argel, Alex Bach e Silvan; Ânderson, Élson e Mazinho Oliveira; Caíco, Fábio e Alexandre. E logo no primeiro minuto de jogo Élson abriu o placar: 1x0. Na 2ª etapa Antônio Lopes colocou Mazinho Loyola e Ricardo, na equipe. E foi Mazinho Loyola quem fechou a conta, aos 47' do 2º tempo: Internacional 2x0.

A rodada final, em 23 de abril, marcava na preliminar a decisão do 3º e 4º lugar, entre Grêmio e Peñarol, e na partida de fundo a grande decisão, entre Internacional e Seleção Nigeriana. Na primeira partida, mais uma vez o rival decepcionou. após empatar em 2x2 com o Peñarol, o Grêmio voltou a ser derrotado nos pênaltis, e ficou em último lugar.

Na decisão, o Internacional foi a campo com apenas uma modificação: Mazinho Loyola começou a partida, no lugar de Fábio. E foi este atleta, que, aos 35' do 1º tempo, abriu o marcador. Seu xará, Mazinho Oliveira, marcou mais um, sete minutos depois. Na 2ª etapa, enquanto Ricardo, Leandro Machado e Éverton Luiz entravam no time, Mazinho Oliveira (22') e Alexandre (32'), fechavam o placar: Internacional 4x0!

Classificação Final:

1º Internacional
2º Seleção da Nigéria
3º Peñarol
4º Grêmio