terça-feira, abril 20, 2010

30 Debater o clube, não pessoas

Há menos de um mês, escrevi neste espaço: "Se há Movimentos Políticos no âmbito do clube que estudam e desenvolvem projetos para uma gestão ainda mais qualificada, podem e devem se organizar a fim de apresentar aos sócios, no momento adequado, suas respectivas alternativas eleitorais. Todavia, se as vaidades individuais ou coletivas estiverem acima dos interesses da instituição, estaremos sempre sujeitos a abalos sísmicos que provocarão rachas não somente numa eventual conjuntura eleitoral, mas também nos alicerces do vestiário colorado. E isso é inadmissível! Ainda mais em ano de Libertadores!" (Racha na Situação)

Hoje, para minha satisfação, leio um texto do Conselheiro Colorado João Patrício Hermann, que foi publicado no blog do Hiltor Mombach, do Correio do Povo, bem como no blog Arena Vermelha, externando a mesma preocupação que manifestei no meu post acima citado. Trasncrevo, abaixo, as palavras do Conselheiro João Patrício, "Debater o clube, não pessoas":


"Nos últimos anos, houve avanços em diversas áreas, mas o Clube ainda tem muito para melhorar. A eterna "pessoalização" do debate – que se concentra em nomes e menospreza as ideias, as propostas e os conceitos – nos leva a uma situação peculiar. Em vez de se mobilizar pela conquista de mais um título continental, o Clube hoje se depara com um elevado número de candidaturas à presidência, inclusive dos vice-presidentes eleitos. Todas com objetivo de conquistar ou manter poder; nenhuma delas amparada em projetos de uma nova forma de administrar o Clube e eliminar vícios crônicos típicos dos clubes de futebol brasileiro.

A profissionalização bate às portas do Beira Rio. O novo salto para o Clube está na adoção das melhores práticas de governança corporativa.Debates internos estão sendo feitos sobre essa oportunidade, mas as resistências ainda são significativas em diversas áreas, especialmente naquelas que foram contempladas com colaboradores ligados aos movimentos políticos que integram a gestão – mas despreparados para servir o Clube caso essa gestão seja alterada.

Os dirigentes eleitos democraticamente terão sempre a responsabilidade de tomar as decisões estratégicas do Clube. São eles que garantem a manutenção da história e da paixão nos rumos do Internacional. Mas está na hora de acrescentar a este modelo a profissionalização das funções gerenciais. Buscando, se necessário, profissionais de mercado para desempenhá-las com o máximo de eficiência e foco nos resultados.

Questões relevantes, como a modernização do complexo Beira Rio, têm de ser debatidas à luz das modernas práticas de gestão, com base nos mais rentáveis estádios do mundo. É um debate que precisa envolver todos os colorados e ser norteado por aquilo que é melhor para o futuro sustentável do Internacional. Queremos sediar jogos da Copa de 2014 ou não? Como podemos aproveitar melhor as áreas do Complexo Beira Rio em benefício do Clube? Não podemos deixar de considerar esses questionamentos no planejamento do futuro do Internacional. Do contrário, ficaremos para trás, mais preocupados em exaltar o passado do que em construir o futuro, que é o dever dos conselheiros do Internacional e também dos sócios colorados que serão convocados para a Assembléia Geral no final desse ano.

Portanto convido todos a refletir sobre a nova prática política que deverá prevalecer no Clube, deixando de lado o debate de nomes e priorizando a discussão de ideias. De projetos. O que estamos vivendo, hoje, dentro da própria diretoria do Internacional, é uma briga de grupos pelo poder. Briga inoportuna, quando disputamos a mais tradicional competição de futebol das Américas e que certamente terá reflexos negativos no resultado de campo – e no da própria gestão.

Nosso Conselho Deliberativo, junto com os líderes do Clube, tem a responsabilidade e o dever de promover estas mudanças no debate político, mesmo que sob resistências e divergências pontuais. Temos de ser um Clube que vence e sabe porquê venceu, em constante evolução e jamais acomodado com nada que não seja títulos e glórias. A grandeza do Internacional não nos permite.

Que venha o bi-centenário com outras centenas de taças no armário."

João Patrício Centeno Hermann
Conselheiro do Sport Club Interacional



30 Comentários:

Caio - INTERnet/BV - Conselheiro disse...

Nada a acrescentar!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tive o prazer de pessoalmente conhecer o JP há pouco tempo, trata-se de um guri (perto de mim...eheheh) que já está há muuuuuitos anos no clube...

Esta é uma visão de quem pensa no Clube como todo o verdadeiro torcedor, amor incondicional pelo clube não por pessoas, afinal o clube tem CEM ANOS (101)

clap...clap...clap...

Julio.Colorado em Sampa disse...

Uma dúvida de quem está longe e não consegue acompanhar detalhes:

João Patrício é filho do ex Presidente (grande Presidente) Heraldo Hermann?

Daniel Chiodelli disse...

Sim, Julio. João Patrício é filho do ex-Presidente Eraldo Hermann.

Alexandre R. disse...

Grande texto. Essa é a visão que temos de ter do clube.

Ike disse...

Sobre este tema eu tenho uma sugestão a fazer:

Acho que os sócios, representados pelos conselheiros do BV, poderiam elaborar uma espécie de questionário ou formulário, com perguntas sobre os vários temas relevantes na vida do INTER, cujas opiniões, e projetos definam o que pensam e planejam os candidatos a cargos eletivos a diretoria do clube. Gostaria de saber,e principalmente ver registrados de forma clara, essas respostas que poderiam ser publicadas no blog

Questionamentos como os formulados pelo conselheiro Joao Patrício Herrmann e outros, como por exemplo as políticas sobre as categorias de base, e aproveitamento dos atletas, o manejo da folha salarial e do custo benefício na contratação de atletas no futebol profissional, o uso de ferramentas gestão modernas (avaliação de desempenho, aproveitamento de novas ferramentas de comunicação, recursos de TI, etc...)

São muitas questões que surgiriam dentro do Bv e que poderiam ser condensadas e transformadas num documento muito interessante de avaliação das IDÉIAS de cada candidato.

Fica a sugestão

Ike disse...

PS perguntas formuladas por COLORADOS, através do BV, não somente sócios

Vitório disse...

Eu sou o rei. Ponto.

Alexandre R. disse...

Carlos, ja estamos fazendo isso atraves de nossas palestras tematicas com vários diretores e dirigentes do clube. Na hora certa e quando a eleição e a campanha tomarem a midia, divulgaremos isso. Como o Joao Patricio escreveu, nesse momento no qual o clube disputa varias competiçoes importantes não devemos dar destaque as questoes politicas e pessoas. Depois sim, devemos debater idéias e projetos à exaustão.

Abraços

Ivan disse...

Belo texto.

O problema é que, historicamente, o poder muda as pessoas.

A revolução comunista, que pregava pensar a mãe pátria (Inter) acima de tudo, acabou sufocada pelo Stalin e seus amiguinhos se afogando no ouro do Kremlin.

Infelizmente Clubes de Futebol são máquinas de enriquecimento para seus presidentes...

Guilherme Mallet disse...

Ivan,

Vamos tomar cuidado com esse tipo de colocação. Que eu saiba o Vitório empobreceu nos últimos anos. Não vamos dar gás para boataria sem provas.

Abraços.

Jhonny_região do ABC disse...

Nada a acrescentar ao texto...

Uma pena o VP e FC pensarem diferente do JP e demais colorados. A arrogância desses dois subiu a tal ponto de olharem apenas para o próprio umbigo e esqueceram que o Inter nasceu da pirâmide mais baixa da sociedade.

Mas Parabéns ao JP!

Jonatammm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano Klein disse...

Os 5 mandamentos do campeão em queda
Por VILSON BONACIN*
Todo clube que alcança grandes conquistas, como foi e é o caso do São Paulo, tende a passar pelas seguintes fases:
1. Dormência: Acredita que é imbatível ou que ganha quando bem entender;
2. Prepotência: Se acha acima do bem e do mal e seus adversários são encarados como inferiores;
3. Teimosia: Depois de algum tempo, mesmo sem ganhar mais nada, continua se achando e participa das competições como favorito, apesar de terminá-las em fiasco;
4. Lamentação: Os diversos fracassos levam a desenvolver um certo complexo de perseguição e a denunciar a existência de esquemas extra-campo;
5. Realidade: a sequência de fracassos e o fim da credibilidade de seu potencial trazem a inevitável queda na real.
Fase em que a desestruturação é total e já não há forças para retornar ao nível das grandes conquistas.
Brigas internas, externas, enfim, tudo aquilo que uma equipe não precisa num momento desses.
Esta será a próxima fase do São Paulo.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Valeu Chiodelli! Obrigado pela resposta e pela correção no "H".

Ivan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan disse...

Guilherme,

não sei se você está sendo irônico ou está falando sério, mas não me refiro ao Píffero especificamente. Isso vale pra todos.

Gonçalves disse...

Uma coisa em especial que isso tudo irá buscar com o tempo é a exclusão daqueles que estão no Conselho fazendo número, alguns eu vi em só uma reunião ou na diplomação, futuramente o Conselho terá de entender muito mais do avanço dos tempos, sejam em quais areas forem, buscar a informação e uma qualificação maior dos seus componentes politicos, que futuramente possam estar a frente do Clube ao se debater idéias e projetos começara a se exigir muito mais do que hoje são exigidos e o maior vencedor de tudo isso será a entidade maior que é o SCI.

Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cjr-sp disse...

SRS, FÃS DO MERDINHA DO MESSI....

COMO EU LHES DISSE AQUI, O MESSI NAO É NADA DO QUE ALGUNS PENSAM QUE É.

HOJE NAO JOGOU PORRA NENHUMA E PRATICAMENTE O BARCELONA ESTA ELIMINADO DA COPA DOS CAMPEOES EXATAMENTE COMO EU FALEI QUE IA ACONTECER.

TOMARAM UM VAREIO DE BOLA DA INTER DE MILAO QUE JOGA A PROXIMA EM CASA E PARA O MESSI SÓ RESTA CHORAR E CHORAR...E NA COPA TB NAO VAI FAZER PORRA NENHUMA...POIS TÁ LONGE DE SER O QUE MUITOS ENTENDIDOS AQUI DO BLOG ACHAM QUE ELE É.

NAO DÁ MEIA PERNA DO RIQUELME, DO GALHARDO, DO BURRITO ORTEGA DENTRE OUTROS DA PROPRIA TERRA DELE NO AUGE. O QUE DIRÁ QUERER COMPARAR A MARADONA E PELE. AÍ É GOZAÇAO MESMO....

SDS COLORADAS.

cjr-sp disse...

segue aí direto do globo.com para as bunecas que acham que o Messi é um novo pelé....


"Maicon, Sneijder e Milito garantem triunfo que deixa o time de Mourinho bem perto da decisão da Champions. Messi tem atuação apagada"


ADIOS BARCELONA. TIMECO VAGABUNDO, SEM GOLEIRO BOM, SEM DEFESA QUALIFICADA, ORIUNDO DE UM GAUCHAO LEVEMENTE MELHORADO QUE É O CAMPENATO ESPANHOL.

PRONTO TÁ DITO....HEHEHEHE.

kla.jk disse...

Parabéns Louis por mais esta iniciativa. São de pessoas assim como o JP que o SCI necessita, pois este é COLORADA da GEMA.

Não entendo o VP e o FC, mas quem os conheceu em 2004 e 2005, não os reconhecem mais.

A prepotencia também derruba presidentes e diretores !!!


A Instituição SCI é maior que nós homens!

Não consigo entender porque inssistir em contratar jogadores aposentados e com salários fora do padrão. Porque não tentar com treinadores da terrinha, e olha que tem muito EXCELENTES nomes.

Mas santo de casa não faz milagre.

PQP.

Schroder-EUA disse...

KLA...qual inicitiva? O post é do Daniel, não meu :)

Quanto ao post, infelizmente o Homem quer poder, seja na politica ou futebol...concordo com o texto, o INTER deveria ser primeiro e nao o ego de alguem que quer apenas brincar de Presidente.

Everton Rocha disse...

MUITO BOM O TEXTO !!! JP MATOU A PAU

Gustavo disse...

excelente tópico

a propósito, estudiantes acaba de vencer Alianza Lima (ultimo minuto, penalti, gol no rebote...)

se ocorrer resultados normais no resto da rodada, já pegamos o cruzeiro na próxima!!
grande oportunidade pra vingança em cima deles na Liberta!!

Schroder-EUA disse...

GUSTAVO

Discordo. Venho dizendo a dias e acbo de ir la conferir novamente. Se der resultados esperados nos proximos 2 dias...o Inter pega ALIANZA LIMA e não cruzeiro.

Por exemplo com todos os resultados esperados temos UNI CHILE contra U Catolica.

Se der UNI CHILE em casa Inter pega Alianza...mas se der empate ai sim Cruzeiro...mas acho que UNI CHILE em casa ganha da U Catolica....

LIMA é o mairo candidato no momento.

kla.jk disse...

Louis grato pela correção. Nossos parabéns ao Daniel.

Mas voltando ao Futebol do nosso INTER, que ao meu ver esta muito a quem por culpa da atual dIREÇÃO.

Acompanhando um programa esportivo de sampa, conheci um pouco mais do projeto do santos e do GRANDE santo andré, recem rebaixado.

Planejamento que os dois melhores times do paulistão realizaram no final de dezembro09 e inicio de jan2010.

1. Baixar drasticamente a média de IDADE de seus atletas(NO INTER O CONTRÁRIO)
2. Investir em jovens talentos e com velocidade(NO INTER O CONTRÁRIO)
3. Os resultados estão ai, para todos nós AMANTES do futebol ver(SORTE NOSSA QUE DEUS É COLORADO)

No INTER tudo errado no futebol profissional.

Não é que eu tenha bola de cristal mas não sei como que será a nossa sexta-feira, mas com este futebol não iremos a lugar algum.

Realmente a MUDANÇA no Gigante deverá começar pelos REIS.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Calma CJR, o próximo jogo é em Barcelona. Acredito que a Inter passe mas não é jogo jogado.

Unknown disse...

Convido os colorados do Blog Vermelho a discutirem conosco as questões relativas ao time e ao Clube Sport Club Internacional.
nossos blog é

http://fernandaopresidentecolorado.blogspot.com/

saudações coloradas,
Douglas

m.rodrigo.oliveira disse...

O CJR é um piadista mesmo.

Quando o Messi fez quatro gols em um jogo na fase anterior, ele ficou quietinho.

Agora que o time dele perdeu e ele jogou mal uma partida, a corneta pega valendo.

O perna de pau do Messi é um dos artilheiros da Europa na temporada, moeu com o Real Madrid nos dois clássicos do Espanhol, acabou com o Arsenal da Inglaterra nas quartas de final da Champions e é novamente o favorito a melhor do mundo da Fifa.

Vá entender.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]