terça-feira, abril 13, 2010

Uma LIGA no Futuro?

Pra ser sincero não acredito muito no papo que circula por aí que Fabio Koff estaria interesado em organizar uma LIGA dos clubes do Brasil. Até talvez se feito corretamente seria uma boa, mas não tenho fé que isso aconteça. Pra mim isso não passa de politicagem esportiva Brasileira.

Mas que se fosse feito e corretamente, poderia elevar o status dos clubes do Brasil e tirá-los da escravidão da CBF que se interessa mais em se promover (e sua sele-Nike) do que os proprios clubes.

É interesante esse relacionamento, a CBF, na verdade alem de instituição é um TIME, pois tem um TIME na Seleção. Veja bem, A CBF faz milhões e milhões usando jogadores dos clubes quase que gratuitamente e dá o que em troca? Quantas decadas a CBF demorou pra achar uma formula decente para o Brasileirão? Quantos titulos Nacionais podem ser contestados por falta de organização, roubo ou algo assim (so pra citar alguns..1987, 2000, 2005, 2009...). A CBF não é competente em nem fazer o basico..organizar um campeonato!

Segundo Fabio Koff os grandes clubes recebem 50 Mil por mes de cota de TV. 50 Mil! 600 Mill por ano...mais ou menos 300 Mil Dollars por ano. Isso é pouco.

Sabe quanto as emissoras de TV nos EUA pagam (e nem é exclusivo!) pra transmitir a NFL? 3 Bilhões de Dollars poa ano(quase 6 bilhões de Reais por ano!). E isso vem de 4 emissoras a CBS, NBC, FOX e ESPN. Juntos o contrato que vai até 2013 pagará a LIGA NFL mais de 20 Bilhoes de Dollars (40 Bilhoes de Reais) nesse periodo. Quanto a Globo paga pela exclusividade do Brasileirão? Deve ser uma fração disso. Mas garanto que a Globo é tão ou perto de tão rica quanto essas emissoras Americanas.

Na NFL, todos os 32 times da Liga recebem a mesma cota de TV e são essas cotas a principal fonte de renda de todos os Clubes. Assim os times grandes e pequenos recebem a mesma quantia assim dando chance para os clubes de mercados menores competir com os grandes. Camisas Oficiais tambem tem suas rendas divididas entre todos os clubes. Rendas na bilheteria são divididas 60-40 entre o time de casa e visitante. Engraçado que aqui nos EUA onde os Republicanos gostam de chamar Obama (um Democrata) de Socialista (para assustar e manipular sua Base eleitoral ingenua em pensar que os EUA está se tornando um País "comunista") a sua maior Liga a NFL tem caracteristicas Socialistas e ninguem reclama!

Uma razão que tu ve estadios novos sendo construido nos EUA (Giants, Cowboys etc...) é que uma renda que não é dividida é os camarotes. Essa renda fica com o clube. Assim os clubes andam construindo estadio com mais e mais Camarotes que acabam nas mãos de companias que pagam bastante dinheiro por elas.

Dito tudo isso em media cada clube acaba ganhando entre $175 e $250 Milhões de Dollars por ano, boa parte vindo das cotas de TV que as 4 emisorras pagam. Enquanto isso o Inter recebe 300 mil dollars por ano do contrato de TV. Tudo bem, não podemos comparar EUA e Brasil...mas a diferença não deveria ser tanto assim.

Você seria em favor a uma Liga bem feita e a abolição da CBF? Lembrem ligas de muitos sucesso como a NFL, NBA, MLB etc são exatamente isso...Ligas...e fazem muitos sucesso e dinheiro para seus clubes.