sábado, outubro 22, 2011

1981



Tava olhando no ebay, vendo se não tinha nada interesante relacionado ao Inter. Como sempre tem alguem no Uruguai (ja a muito tempo) vendendo raridades do Inter. Não sei quem é mas a anos vejo o cara vendendo varias coisas, de revistas a posters a bandeiras. Imagino que seja um colecionador de futebol que mora no Uruguai.

Mas vi agora um poster que conheço bem do campeão de 81. Acho que até tenho guardado em algum lugar.

Primeiro mal acredito que isso faz 30 anos. Serio, inacreditavel pra mim. 1981 parece anti-ontem pra mim. Era meu segundo ano inteiro no Brasil, já era viciado no Inter, estava na oitava serie onde estudei naquele ano no São Judas Tadeu. Algumas modernidades já começavam a chegar como Video Games...acho que mais ou menos naquela epoca, talvez um pouquinho depois ganhei um Atari. Passava horas jogando tudo que é jogo de Pac Man a Enduro a Pole Position a River Raid. Tambem andava de bicicleta bastante no meu bairro Cristo Redentor (bem atras do Hospital Conceição) que na epoca ainda era relativamente tranquilo. Passava tardes batendo bola na rua onde a porta da garagem da nossa casa era uma goleira perfeita. Musica naquele tempo era bom! Pra comparar tava vendo no VH1 as melhores musicas dos anos 2000...quase so merda...muito hip hop..muito dance...muitas divas...muita bosta. Pra comparar na lista do VH1 dos anos 80 a #38 melhor da decada foi PRIDE do U2...já a #38 melhor dos anos 2000 foi PARTY IN THE USA da Miley Cyrus. Sinceramente...que lixo!

Eu escutava todos os jogos ou ia assistir os jogos no Beira Rio quando dava. Em 81 o Inter tinha um bom time. No poster se vê o lateral direito reserva Paulinho da qual eu nem lembrava. Por alguma razão o titular Betão (ou talvez era já o Edvaldo da seleção de 82) não jogou esse GreNal final no Olimpico. Ao seu lado está Benitez que era titular absoluto e Tri Brasileiro. Andre Luis o Lateral esquerdo foi um dos zagueiros com mais gols até o Indio bater seu recorde. Ao seu lado está Mauro Galvão, um craque na zaga do Inter. Passou 7 anos no Inter (até 86) antes de sair. Rodrigues Neto que teve uma passagem boa mas rapida pelo Inter e Mauro Pastor um zagueiro seguro e limpo tamebem tri Brasileiro completam os jogadores de pé no poster.

Agachados está o Silvio Hickmann (acho que é Tio da Ana Hickmann e irmão do Cleo que está no poster tamebem). Silvio era um jogador feijão com arroz, era ponteiro direito mas não era nem de perto um valdomiro que driblava e ia a linha de fundo. Hoje em dia não sei se ele durava no time pois seria corneteado demais mas na epoca consegiu ficar varios anos no Inter inclusive tava na Sele Inter de 84 que ganhou a prata em Los Angeles. Ao seu lado está Ademir Kaeffer, um volante classico. Lembro que ele fez uns raros gols e era que nem o Guinazu fazer gol...muito raro. Meio brucutu, passe era meio Bolatti mas era muito bom na marcação. Outro da Sele Inter. Depois de varios anos saiu pro Cruzeiro e se deu bem em Minas tamebm.

Bira era o 9. Seu ultimo ano no Inter. Foi Tri em 79 e na final do Gauchao de 81 ele fez gol no Grenal do Beira Rio onde o Inter ganhou de 2 a 1. Não sei de onde veio "Bira Burro" porque na epoca ninguem chama ele de Bira Burro...era só Bira. Cleo ao seu lado era pra ser o novo Falcão e jogava bola pra se não ser um Falcão ao menos pra ser um otimo jogador. Fez gol da vitoria no primeiro Grenal. Depois que saiu do Inter em 85 nunca se firmou e logo desapareceu. Chegou a ir pro Barcelona em 82 ou por ai mas não ficou por la e logo voltou ao Inter. Finalmente nesse poster está o bom ponteiro esquerdo Silvinho. Rapido..jogador que ia a linha de fundo, que dribava mas especialmente era rapido. Foi ele que selou o titulo do Gaúchão em 81 no Olimpico fazendo o gol do titulo. Veja no video. Bons tempos esses.

Infelizmente no Brasileirão a partir de 81 o Inter começa a ficar no pelotão do meio. Em 80 terminamos em terceiro e ai só em 87 e 88 que chegamos novamente na Final ou perto dela.

Gols de Inter 2 x 1 Gremio no Beira Rio jogo 1 Gols de Bira e Cleo (infelizmente sem narração). Eu estava nos dois jogos.

Gol do Bira


Gol do Cleo (sem narração)


Gol do Silvinho no Olimpico no segundo jogo


PS:

Quanto a Domingo só espero que não sejamos roubados novamente como em 2005. O Inter precisa nada menos que uma vitória.

E um detalhe da qual ja escrevi antes. Desde os pontos corridos o Campeão sempre teve o melhor saldo...uma especie de indicador de quem é real candidato ao titulo. Só em 2009 que isso não aocnteceu. Em 2009 o melhor saldo foi do INTER ams o Flamengo foi Campeão por 1 ponto...mas o Inter com melhor saldo. Agora pensam nisso. O Flamengo so foi campeao porque ganhou 2 jogos entregados pelo COrinthians "Doce derrota" e pelo Gremio na final. Ou seja o real campeao era pra ser o Inter. Ja fomos roubados 2 vezes nos ultimos 6 anos. Tanto que a CBF agora coloca classicos na rodada final. Em 2005 se não fosse os jogos remarcados o Inter provavelmente teria tido o melho saldo tambem.