quarta-feira, novembro 01, 2006

13 O que é ser craque?

13
ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Ontem foi divulgada a lista dos 30 jogadores pré-selecionados para a distputa do Mundial Inter-clubes no Japão em dezembro. A grande novidade da lista é o jogador de 17 anos Alexandre Pato. Pato ainda não disputou nenhuma partida pelo elenco profissional do Internacional, então, por que estaria ele na lista dos convocados para a participação na competição mais importante da história do clube?

O presidente Fernando Carvalho declarou certa vez, para um veículo de imprensa, que Alexandre Pato reúne as melhores características de Daniel Carvalho, Nilmar e Rafael Sóbis. Vejam bem, caros leitores, este jogador é uma fusão dos três melhores jogadores formados no Beira-Rio nos últimos anos. Estaríamos diante de um "fenômeno"?

Claro que isto só pode ser um exagero. Infelizmente, vi poucas partidas do Pato. Vi algumas pela Copa São Paulo de Juniores este ano, onde ele esteve bem, algumas pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, que o Inter foi campeão, onde Luiz Adriano esteve melhor que ele, e meia partida pelo Inter B. Nesta pelo Inter B, contra o São Paulo de Rio Grande, meu time na minha cidade natal, não vi o Pato fazer nada. A única jogada que eu vi dele foi um gol perdido dentro da pequena área sem goleiro. Ele tinha feito um gol no primeiro tempo, mas eu ainda não estava no estádio.

Vocês devem ter percebido, e talvez muitos tenham ficado indignados com isso, mas estou "desmerecendo" o futebol do Pato. É um exagero da minha parte, como foi também do FC. Pato pode ser um excelente jogador, e torço muito para que seja, quem sabe o presidente tenha razão, mas é preciso ter calma com o garoto. Não esqueçamos que ele tem apenas 17 anos, e já teve este rolo todo para ele subir para os profissionais. Futebol hoje em dia é um grande negócio. Não basta apenas o jogador ser bom, como pode ser o caso do Pato. Por trás do jogador tem um empresário e a família do atleta que ficam brigando por um contrato valioso por um menino que nem oportunidade teve de jogar nos profissionais.

Por este motivo, por sofrer uma pressão muito grande, vários jogadores que seriam "craques" acabaram naufragando. Cito dois exemplos do nosso próprio Internacional. Os gêmeos Diego e Diogo. Ambos arrebentavam nas categorias de base, foram campeões em tudo que disputaram, mas quando subiram para os profissionais fizeram algumas boas partidas e não suportaram a pressão que vinha dos jornalistas, dirigentes e torcedores. Hoje Diego é reserva do Figueirense, e Diogo joga no Paulista.

Portanto, acho que devemos apostar em Alexandre Pato, mas é preciso ter calma. O jogador precisa ter tranquilidade para errar, pois por mais craque que ele seja, sentirá a responsabilidade de estar nos profissionais, onde principalmente a torcida colorada não tem muita paciência, lembremos que vaiamos Daniel Carvalho, Nilmar e Sóbis, e estes deram o volta por cima, mas muitos jogadores não conseguem dar.