quarta-feira, novembro 01, 2006

13 O que é ser craque?

ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Ontem foi divulgada a lista dos 30 jogadores pré-selecionados para a distputa do Mundial Inter-clubes no Japão em dezembro. A grande novidade da lista é o jogador de 17 anos Alexandre Pato. Pato ainda não disputou nenhuma partida pelo elenco profissional do Internacional, então, por que estaria ele na lista dos convocados para a participação na competição mais importante da história do clube?

O presidente Fernando Carvalho declarou certa vez, para um veículo de imprensa, que Alexandre Pato reúne as melhores características de Daniel Carvalho, Nilmar e Rafael Sóbis. Vejam bem, caros leitores, este jogador é uma fusão dos três melhores jogadores formados no Beira-Rio nos últimos anos. Estaríamos diante de um "fenômeno"?

Claro que isto só pode ser um exagero. Infelizmente, vi poucas partidas do Pato. Vi algumas pela Copa São Paulo de Juniores este ano, onde ele esteve bem, algumas pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, que o Inter foi campeão, onde Luiz Adriano esteve melhor que ele, e meia partida pelo Inter B. Nesta pelo Inter B, contra o São Paulo de Rio Grande, meu time na minha cidade natal, não vi o Pato fazer nada. A única jogada que eu vi dele foi um gol perdido dentro da pequena área sem goleiro. Ele tinha feito um gol no primeiro tempo, mas eu ainda não estava no estádio.

Vocês devem ter percebido, e talvez muitos tenham ficado indignados com isso, mas estou "desmerecendo" o futebol do Pato. É um exagero da minha parte, como foi também do FC. Pato pode ser um excelente jogador, e torço muito para que seja, quem sabe o presidente tenha razão, mas é preciso ter calma com o garoto. Não esqueçamos que ele tem apenas 17 anos, e já teve este rolo todo para ele subir para os profissionais. Futebol hoje em dia é um grande negócio. Não basta apenas o jogador ser bom, como pode ser o caso do Pato. Por trás do jogador tem um empresário e a família do atleta que ficam brigando por um contrato valioso por um menino que nem oportunidade teve de jogar nos profissionais.

Por este motivo, por sofrer uma pressão muito grande, vários jogadores que seriam "craques" acabaram naufragando. Cito dois exemplos do nosso próprio Internacional. Os gêmeos Diego e Diogo. Ambos arrebentavam nas categorias de base, foram campeões em tudo que disputaram, mas quando subiram para os profissionais fizeram algumas boas partidas e não suportaram a pressão que vinha dos jornalistas, dirigentes e torcedores. Hoje Diego é reserva do Figueirense, e Diogo joga no Paulista.

Portanto, acho que devemos apostar em Alexandre Pato, mas é preciso ter calma. O jogador precisa ter tranquilidade para errar, pois por mais craque que ele seja, sentirá a responsabilidade de estar nos profissionais, onde principalmente a torcida colorada não tem muita paciência, lembremos que vaiamos Daniel Carvalho, Nilmar e Sóbis, e estes deram o volta por cima, mas muitos jogadores não conseguem dar.


13 Comentários:

Caco e Su...... disse...

Rafael, se tem alguma coisa no inter, que confio, é olho do FC para jogadores e craques. O Pato, conforme várias pessoas comentaram, tem todas as qualidades para se tornar o Craque do Inter nos próximos 2 anos. Pra isso concordo plenamente contigo o ambiente à sua volta tem de ser controlado. Segundo leis da Genética, os seres vivos são resultado da ação de duas forças, o Genótipo que é nossa carga genética, e que, no Pato, é o fato de ele jogar muita bola, ter intimidade, coisa que vem dele, e que nessa idade é muito mais talento que esforço, e o Fenótipo, que é a expressão das ações externas, ambiente, etc. Em nosso exemplo é a forma como o ambiente à volta dele o influi e interfere em sua capacidade de jogar futebol. O pai do guri acha que está ajudando ele, falando as asneiras que ele disse nos últimos tempos. O Gilmar Veloz também, pela pressão que fizeram no Inter. Porém a total expressão da capacidade dele em crescer dependerá da capacidade do Inter de gerar desafios ao guri, de conseguir manter a cabeça dele no lugar. Temos 3 exemplos claros no Inter de como isso já funcionou , Daniel Carvalho, Nilmar e Sobis.

Acho sinceramente que teremos mais 3 ou 4 meses do guri penando, se ajustando e daí pra frente a perfeita noção de quem é Alexandre Pato, e se realmente podemos confiar nele. O Luis Adriano, Leo e o Ricardo Jesus estão tendo suas chances.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Muito bom Rafael, parabéns. Concordo plenamente contigo. Só não entendo como relacionaram ele, se chegar a ir par o Mundial, vai ser para carregar malas, hehe, brincadeira, mas imaginem o gurizão não sabe o que é a pressão da torcida e nem de adversários de times profissionais, como podem apostar tanto assim? Não posso falar muito, nunca vi ele jogando mas todos nós sabemos que em partidas de times profissionais o bicho pega, bem que poderiam testar em algum jogo do campeonato brasileiro...

Anônimo disse...

Galera, a cartolagem vive dando tiro no escuro. O Alexandre Pato é só mais um. Do mesmo jeito que pode jogar muito, pode também não dar em nada. Essa de compará-lo ao Daniel Carvalho, Nilmar e Sóbis é ridículo e só serve pra motivar e/ou valorizar o jogador.
Eu vi o Sr. Emerson Leão elogiar o Marco Antônio, um excelente meia de ligação tricolor, comparando-o ao Kaká e dizendo que em alguns fundamentos ele seria até superior ao pipoqueiro milanês. O cara sempre jogou bem e era decisivo, mas depois dessas declarações leoninas, nunca mais jogou nada e hoje, se não me engano, é reserva no náutico.
No final de 2002, Marcelo Portugal Gouveia, então presidente do SPFC, apresentou no CT um uruguaio franzino e desconhecido chamado Diego Lugano. Outro tiro no escuro, mas, nesse caso, todo mundo sabe no que deu...
Moral da história: Esperem o cara jogar e não fiquem botando muita pressão, pq jogar mal hoje em dia é a coisa mais normal no futebol.

Rafael Severo disse...

Pois é, Rafael, espero que todo esse auê que estão fazendo em torno do Pato se justifique e que no futuro ele tenha pelo menos o mesmo êxito do Sóbis, pra ficar num exemplo recente e vitorioso. Não precisa ser esse craque todo que anunciam, basta que tenha um mínimo de talento e esforço. Ah, e que a torcida não tente aniquilá-lo no primeiro lance errado do guri. A torcida colorada é uma das mais impiedosas com os caras formados pelas categorias de base do clube, mas vira e mexe a torcida quebra a cara, Rincón, Daniel Carvalho e Sóbis que o digam. Sem falar naqueles que são destruídos aqui e acabam brilhando em outros clube... É preciso muita calma com os guris.

Darlan Gustavo disse...

o pato é paranaense! sem erro! o guri vai ser craque! :-D

Rafael C Rodrigues disse...

Pois é gurizada, eu acho que craque é uma palavra muito forte. O importante é ter paciência, não vai ser nos primeiros jogos que ele vai arrebentar, ou se arrebentar, provavelmente tenha uma queda logo em seguida, pois todos têm. Querem outro exemplo: Lenny do Fluminense. O cara fez um golaço contra o Cruzeiro, e a imprensa paurioca tava pedindo o cara na Copa do Mundo, resultado, ele não jogou mais nada, mascarou e tá a 5 meses sem fazer gol. O Thiago do SP teve o mesmo problema, começou com tudo e teve queda de rendimento. Pode ser que o Pato seja diferente, mas convem ter muita calma.

Denilson M. (POA) disse...

Acho que o principal motivo para o Pato estar na lista é a falta de convicção nos jogadores testados na reserva do ataque. Luiz Adriano, Ricardo Jesus e Renteria não têm conseguido convencer nem a direção, nem o técnico e nem a torcida. Renteria é certo que vai, mas acho que o Inter vai começar a testar o Pato pra ver se ele consegue engrenar até o mundial. Se apresentar personalidade vai no lugar do Luiz Adriano, senão será cortado.
Acho que ele tem os fundamentos mas nos ultimos dois jogos que eu vi no Beira-rio, não jogou nada, o guri.
Ainda assim deposito minhas fichas.

Sds. coloradas

Anônimo disse...

Eu assisti um jogo dele também, pelo menos eu acho...naquele dia que fui ver o jogo do Inter B e levei a filmadora, não vi também grandes coisas se realmente era ele (até vou tentar editar umas imagens pra quem já viu ele jogar possa confirmar se é ele ou não)...o importante é que esse guri faz gol, pode até não jogar bem, mas é inegável que é goleador, diferentemente do Diego e o Diogo, que tinham problemas sérios de fundamentos, principalmente o de finalizações...embora também fizessem um que outro gol, outro fato que ia contra eles era a composição fisíca, pois o diego vivia tomando pau e sempre tava no chão, embora fosse rápido, muita das vezes ele não conseguia escapar, já esse guri parece que já tem uma composição atlética melhor e muito bom finalizador, são pontos a favor dele, vou ver se faço as imagens e coloco o link depois.

Caco e Su...... disse...

Rafael, estamos nos atendo no Pato, que é uma parte da tua coluna diária, porém não estamos respondendo o que ser craque, a pergunta que inicias ela. Pra mim craque é aquele cara que se destaca, que sabemos que dele algo extraordinário pode acontecer, aquele jogador que consegue ser diferenciado na maior parte dos jogos e que por ser tudo isso é um lider em campo.

Schroder-EUA disse...

e' sempre assim, em tudo que e' lugar...sempre querem dizer que vem ai o novo "Pele".....eu prefiro esperar e ver.....nao acredito que o Pato seja craque sem ver primeiro. Ate hoje ele jogou ZERO jogos profissionais. Jogar contra garotada nao significa muito.

Anônimo disse...

Boa coluna, podia ter ilustrado ela com os gols do Pato que eu upei no youtube, pesquisa lá, só tem 2 arquivos com o nome Alexandre Pato =)

Denilson M. (POA) disse...

Na boa... a vida de um craque no futebol começa nos profissionais. O que ele fez antes disso só serve pra arquivos pessoais e pra mostrar no futuro, se um dia chegar a ser alguém. No âmbito profissional é que o atleta mostra sua personalidade como jogador, pois talento ele pode até mostrar mais cedo. Mas na personalidade é que demonstra visão de jogo, liderança, frieza, audácia, confiança em seu futebol e éspírito de equipe. Tudo isso, tanto em jogos amistosos como em decisões. Quando um jogador consegue ter um nivel elevado em todas essas qualidades, podemos começar a qualificá-lo como um craque. No caso do Pato, é apenas um garoto, que está tendo uma chance por algum talento demonstrado. A vida de jogador de futebol começa agora pra ele...

Anônimo disse...

Bom se o cara for grande e tiver talento eu acredito nele!

Se é pra ter mais um saco de pancadas feito o Michel eu dispenso...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]