terça-feira, novembro 25, 2008

7 Copa Sul-Americana


A primeira Copa Sul-Americana foi disputada em 2002. A Conmebol convidou alguns clubes, mais o San Lorenzo, último campeão da Copa Mercosul. O Brasil desistiu de enviar participantes, por falta de datas no calendário.


2002

O clube argentino levantaria mais uma taça, naquela temporada. Na sua estréia, já na 2ª fase, o San Lorenzo enfrentou o Monaguas, da Venezuela, e com duas vitórias (3x0 e 5x1) seguiu adiante. Nas quartas-de-final, um confronto nacional, contra o Racing. Em casa, o San Lorenzo venceu por 3x1, mas perdeu fora por 2x0. Como não havia saldo de gol qualificado, a decisão da vaga foi para os pênaltis, e o San Lorenzo venceu por 4x3. Nas semifinais, o adversário foi o Bolívar. Na Bolívia, derrota por 2x1, mas venceu em casa por 4x2 e rumou para a final. Na decisão, o adversário foi o Atlético Nacional, de Medellin. Uma vitória por 4x0, na Colômbia, praticamente decidiu o torneio. Na Argentina, bastou um empate em 0x0 para confirmar a taça.


2003

Um clube quase desconhecido, o Cienciano, do Peru, faria história. Na fase nacional, eliminou o tradicional Alianza com duas vitórias de 1x0. Na 2ª fase, goleou o Universidad Católica por 4x0, o que garantiu a vaga, mesmo perdendo a 2ª partida, no Chile, por 3x1. Nas quartas-de-final o adversário foi o Santos, que eliminara o Internacional na fase brasileira. Um empate no Brasil (1x1) e uma vitória no Peru (2x1) levaram o Cienciano às semifinais. O adversário era o vice-campeão do ano anterior, Atlético nacional, que novamente coimeçou perdendo em casa (1x2), e perdeu fora também (1x0). Na final, o tradicional River Plate. Parecia que a Argentina ia levar mais um título do torneio, mas o Cienciano empatou em Buenos Aires (3x3) e venceu em casa (1x0).


2004

O Boca Juniors estréia na competição contra o ex-campeão, San Lorenzo. O Boca perde fora (1x0), mas vence em casa (2x1) e leva a melhor nos pênaltis (4x1). Nas quartas-de-final o adversário foi o Cerro Porteño: 1x1 na Argentina, 0x0 no Paraguai, e nova vitória nos pênaltis: 8x7. A seguir, nas semifinais, o adversário foi o Internacional. Na 1ª partida, em Buenos Aires, após um 1º tempo sem gols, Rafael Sóbis abriu o marcador, mas logo a seguir Traverso, Cagna , Palermo e Cardozo marcaram para o Boca, restando apenas Diego descontar: 4x2. Na volta, no Beira-Rio, um empate em oxo. A final foi contra o Bolívar: derrota de 1x0 na Bolívia e vitória de 2x0 em casa.


2005

O Boca estreou direto na 2ª fase, empatando com o Cerro Porteño no Paraguai (2x2) e goleando na Argentina (5x1). Nas quartas-de-final, novamente o Internacional pela frente. No Beira-Rio, Fernandão marcou no último minuto, garantindo a vitória colorada por 1x0. Na volta, Palermos faz 1x0 para o Boca logo no início do jogo, mas quase na metade da 2ª etapa Rafael Sóbis empatou, o que dava o direito do Colorado perder até por 2x1. Mas Palermo e Palácios (duas vezes) fizeram a goleada do Boca: 4x1. Nas semifinais o adversário foi o Universidad Católica, e apesar do empate na Argentina (2x2), a vitória no Chile (1x0) deu a vaga na final. O adversário foi o mexicano Pumas: dois empates em 1x1 e o título na vitória por pênaltis (4x3).


2006

O mexicano Pachuca estreou na 2ª fase, contra o colombiano Deportes Tolima. Perdeu na Colômbia (2x1) mas goleou em casa (5x1). Nas quartas-de-final o adversário foi o Lanús. Após a vitória por 3x0 na Argentina, bastou em empate em casa (2x2). Nas semifinais, o adversário era brasileiro: o Atlético Paranaense. Em Curitiba o Pachuca venceu por 1x0, e goleou no México: 4x1. Na final, apesar de empatar em casa com o Colo Colo (1x1), a vitória por 2x1 no Chile gagarntiu a taça.


2007

O pequeno Arsenal, da Argentina, estreou contra o San Lorenzo, empatando em casa (1x1), mas vencendo fora (3x0). Na 2ª fase, uma vitória no Serra Dourada, sobre o Goiás (3x2), e um empate na Argentina (1x1) foram suficientes. Nas quartas-de-final o adversário foi o Chivas. Novamente o Arsenal não conseguiu vencer em casa (0x0), mas conquistou a vaga no México (3x1). Na semifinal, um jogo caseiro, contra o River Plate. Após dois empates sem gol, uma vitória nos pênaltis (4x2). Na final, o adversário foi o América do México. Uma vitória fora (3x2) e uma derrota em casa (2x1) deram o título aos argentinos, que não venceram nenhuma partida em seus domínios.


2008

O Internacional busca um título inédito para o clube e para o país. Na 1ª fase, o adversário foi o rival Grêmio. No Beira-Rio, empate em 1x1, mas que serviu, somado ao empate em 2x2, no Olímpico, após o clube estar vencendo por 2x0. Na 2ª fase, os chilenos do Universidad Católica foram eliminados, também com dois empates: 1x1 no San Carlos de Apoquindo e 0x0 no Beira-Rio. Nas quartas-de-final, um adversário histórico na Copa Sul-Americana - o Boca Juniors. No Beira-Rio, dois gols de Alex derrotaram os argentinos (2x0). Na Bombonera, Magrão abriu o marcador, Riquelme empatou, mas Alex voltou a brilhar, e o Colorado venceu novamente: 2x0. Nas semifinais, o mexicano Chivas não foi páreo, perdendo em casa (2x0) e fora (4x0). Hoje o Colorado inicia a disputa das finais, contra o Estudiantes. Além do inédito título para o Brasil (os argentinos venceram 4 das 6 edições da competição), o Colorado pode ser o primeiro campeão invicto da Copa Sul-Americana.


Uma curiosidade: nas outras duas vezes que Internacional e Boca Juniors se encontraram, no torneio, o vencedor foi campeão. Esperemos que a tradição se mantenha em 2008...


7 Comentários:

Marcelo Tiarajú disse...

Belo levantamento professor!

Eu também partilho da tua esperança!

Abraço!

Fabiano- POA-Germany disse...

E tem gremista aqui no meu trabalho dizendo que vale mais ganhar uma copa do brasil, pois tem times sem expresão que ganharam a Sula. É muito despeito, e a CB, nõ tem timecos que já ganharam???!!!!
Ótimo post Raul

Anônimo disse...

Uma correção prof. Raul: o segundo jogo contra o Boca esse ano foi 2x1 e não 2x0 como colocado no teu post!

VAMO, VAMO, INTERRRRRRRRRRRR!!!!!!!!

jo disse...

a dimensão ,só pros pijamas surtarem: o inter já é o clube gaúcho com a maior sequencia de decisões continentais consecutivas na história do futebol gaúcho.Dito isto , vamos mais longe:se vencer se iguala ao gremio em títulos internacionais oficiais (4 a 4)mas ,para desespero deles,abre 2009 com a chance de ultrapassa -los com a recopa 2009.Então :sequem pijamadas porque o que é teu tá guardado com o centenário podendo nos dar a supremacia internacional ,já que em brasileiros e gauchões eles nem ciscam...

jo disse...

falo isto porque o recreativo só vai a passeio ,se for, na libertadores...

Lúcia Bastos disse...

Belissimo post Raul !!!

QUE SE CUMPRA A ESCRITA !!!


SPORT CLUB INTERNACIONAL SERÁ O CMAPEÃO DA SUDAMERICANA 2008 !!!

Raul Pons disse...

João:

Boa observação, foi um erro de digitação que me escapou, he, he, he

"Na Bombonera, MAGRÃO abriu o marcador, RIQUELME empatou, mas ALEX voltou a brilhar"...

Não podia ser 2x0...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]