quinta-feira, maio 17, 2007

43 FALCÃO, O ENIGMA COLORADO

43


Afinal o Falcão é ou não é Colorado? Alguns dizem que ele é, outros dizem que não outros dizem que ele é um Profissional de TV e não pode mostrar suas cores.

Peraí!!

Perguntinha. Se o Zico comentasse jogos na Globo, ou se o Roberto Dinamite comentasse jogos na Globo, vocês acham que eles iam deixar ou a Globo iria forçar eles a não mostrar as cores? Acredito que não. Será que essa "pressão" Globistica é feita no Falcão para que ele fique neutro porque ele vem de fora do eixo? Ou será que o Falcão simplesmente não é lá tão Colorado?

Eu não sei a resposta, mas eu sei uma coisa; O Falcão e tambem o Inter perdem MUITO em não explorar o nome FALCÃO em combinação com o nome SPORT CLUB INTERNACIONAL. O Falcão é um idolo vivo Colorado mas que não se identifica com o Clube alem de 1980 quando pegou um avião para Roma e nunca mais voltou.

Pelo lado do Inter eis algumas oportunidades perdidas.

- Aqui nos USA cada clube uma vez por ano tem os OLD TIMERS DAY (Dia Dos Idolos). Dia quando idolos do passado do clube, entram um a um uniformizado (ao menos com a camisa) em campo antes do jogo. Eles são anunciados no alto falante e seus lances mostrados no Placar eletronico. Eles um a um vao se alinhando no meio campo, o estádio sempre lotado para ver os idolos. Pais contando para seus filhos quem era aquele cara a 30 anos atras. Nesses eventos o Clube sempre chama os maiores idolos a entrar por ultimo. No caso do Inter esse seria o Falcão. Depois de Larry, Valdomiro, Escurinho, Dunga, Benitez e varios outros chega o momento que cada torcedor esperava, a entrada do Maior idolo de todos os tempos. O Placar começa a mostrar lances geniais, o narrador fala dos titulos e estatisticas e aí anuncia "NUMERO CINCO, PAULO ROBERTO FALCÃO!!" O Estádio inteiro aplaude de pé a entrada do Idolo maximo do Clube. Vestindo a camisa 5 retro autografada por ele mesmo ele corre até o meio campo com o Trofeu do Tri Campeonato Brasileiro Invicto, para o delírio da torcida Colorada. Cada ano isso se repete num Domingo ensolarado até o idolo ir para o alem.

Depois do evento (e do jogo que segue) a torcida corre para a loja do Inter para comprar a Camisa Retro #5 autografada pelo Falcão. Resultado: Torcida Feliz, Clube Feliz, Falcão Feliz. REALIDADE: Nada disso é feito. Grandes oportunidades perdidas! Quando o Inter festejou os 25 anos do TRI INVICTO foi em festa particular para seleto grupos de jogadores , dirigentes e outros do ramo. O Clube tem que aprender a compartilhar a historia do clube com a torcida, incluindo ex-jogadores do clube.

O Falcão em si perde pelas mesmas razões. Ele é um idolo morno entre Colorados, são raras as pessoas que mostram extrema paixão pelo Falcão. Claro TODOS dizem que ele é o idolo maior e ele é, MAS quase que falam por compromisso mesmo. Tanto que tá todo mundo louco pro Fernandão ganhar mais um titulos e derrubar o Falcão do titulo de idolo maximo. Isso porque o Fernandão, fala com Paixão sobre o Inter e o Falcão nunca.

Tudo bem ele é profissional de TV, mas uma coisa é você ser o Wianey Carlet que tem que ser neutro, outra é você se FALCÃO, o Bola Bola, Profissional ou não, ele, a Globo e o publico todos devem entender que não haveria nada de errado se ele mostrasse que era Colorado de vez em quando.

O Cúmulo foi ele estar cobrindo um jogo da Seleção enquando o Inter decidia o titulo da Libertadores. Isso foi um tapa na cara dos Colorados. Só não sei se o tapa veio do Falcão ou da Globo.

Tá na hora do Falcão vestir a camisa novamente e alguem tem que fazer essa bola rolar. Já viram o Maradona com a camisa do Boca? Essa relação Inter , Falcão tem que esquentar. Os Cartolas Colorados tem que começar a pensar alem do habitual. Estamos na era Internet, onde as ideias são Globais (no bom sentido) e não há desculpa para continuar fazendo as coisas sem inovação.