terça-feira, maio 22, 2007

33 O ANO ERA 1979

33
Eu tinha 12 anos de idade em 1979 quando fui informado pelo meu Pai ou Mãe, não lembro exatamente, que estavamos voltando ao Brasil para morar para sempre. Isso depois de 11 anos nos USA, praticamente toda minha vida.

O Brasil era um lugar estranho e distante para mim. Até então a minha unica memoria viva e direta do Brasil era de 1977 quando passei umas semanas no Brasil. Foi uma visita agradavel, dias longos, brincando no sol e conhecendo meus Primos. Mas em 1979 com 12 anos a ideia de abandonar minha vida aqui me assustava. Teria que me adaptar a lingua Portuguesa, fazer novos amigos e deixar para traz para sempre meus amigos de infancia e meu esportes preferidos de Baseball e Football Americano e recomeçar a vida numa outra parte do Mundo.

Foi muito complicado, mas no dia 15 de Setembro de 1979 embarquei num avião para um futuro incerto, saíndo em direção ao aeroporto eu deixava para traz meus amigos que estavam jogando bola onde eu havia jogado quase que diariamente desde os 6 anos de idade.

Mas, felizmente, com essa idade a gente se adapta rapidamente a coisas novas. Como eu sempre gostei de esportes, logo uns amigos de familia me levaram ao Beira Rio pela primeira vez. Era pra ver Inter x Figueirense valido pelo Brasileirão de 1979. Estadio praticamente vazio num dia de chuva. O Inter ganhou 1x0. Na proxima semana fui ver meu Primeiro Grenal, e durante o jogo falei, vamos ganhar com gol aos 43 e foi exatamente o que aconteceu. Numa falta Falcão deu um toque ao lado e pra frente para o Jair que deu um chute de 3 dedos e com força. A Bola fez uma curva incrivel e foi para o fundo da rede do Manga do GFPA. 1x0.



Foi incrivel a rapidez pela qual virei Colorado fanático. Eu tava no Brasil 1 mes e já sabia a escalaçao do time e escutava e via tudo na TV. Jornal Do Almoço tinha como tema de abertura a musica "Born to Be Alive" e rapidamente notei que a TV GAÚCHA como era conhecido tinha um Gremista doente todos os dias nesse programa falando um monte de besteiras. Pensei...porque não tem um Colorado fanatico nesse tal de Jornal do Almoço?? Hmmm....

O Inter continuava atropelando os adversarios e uma vez um deles nem apareceu ao Beira Rio e o Inter ganhou por WO. Os jogadores todos uniformizados entraram em campo mas o outro time (Acho que era o Galo) não compareceu...o estadio estava vazio.

Na epoca eu tava morando com minha Vó num apartamento na Avenida Pernambuco com a Avendia Brasil enquanto nossa casa estava alugada e eu assistia os jogos fora de casa com minha Vó que era uma Colorada doente, Gremista nenhum atravesava o caminho dela pois estariam pedindo para levar uns tapas. Ela era Old School. Sentava na frente da TV , fumava um monte de cigarros e chingava os jogadores, juizes e todo mundo até o resultado lhe agradar. Meu Pai me introduziu ao Inter mas foi ela que me ensinou como ser fanático.

Assistimos juntos na TV o Inter bater o Cruzeiro em Minas, depois o Palmeiras na Semi em SP em jogos emocionantes. Depois vibramos quando ganhamos do Vasco no Rio com 2 gols do Chico Spina e na volta a consagração em casa. Tri Campeão Invicto. Tudo que havia acontecido antes de Setembro de 79 para o Inter pra mim não existia. Inclusive a perda do Gauchao meses antes. Pra mim o Inter começou derepente em Setembro daquele ano.

1979 chegava ao fim e eu ainda não sabia o que era uma derrota do Inter. Mas até hoje essa escalação está na minha memoria. Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Claudio Mineiro; Batista, Jair e Falcão; Valdomiro, Bira e Mário Sergio. Foi pé quente chegar lá logo nesse momento.

Aí veio os anos 80.