terça-feira, maio 29, 2007

29 MEDIA DE PUBLICO

29

Seguindo a linha do ultimo topico, dei uma investigada na media de Publico de varios Esportes pelo Mundo e achei alguns dados incriveis.

Primeiro que a MLS a liga de Futebol dos USA, que é o quinto esporte do País, teve uma media de Publico de 15,500 em 192 jogos em 2006. Isso significa que a MLS teve publico em media maior que o Campeonato Brasileira Serie A que foi de 12,385. E a MLS não está satisfeita e quer mais. Já no Brasil a CBF nunca fala sobre o publico e faz muito pouco ou quase nada para aumentar o publico.

Mas voces vão dizer, é mais nos States o povo tem mais grana pra ir a essas coisas. Talvez, mas aqui tambem é bem mais caro ir a um jogo. Uma pessoa num jogo de Futebol aqui gasta no minimo 70 Reais...no minimo...se comer alguma coisa vai para 100 Reais. E mais, o Brasil é o País do Futebol, tinha que ter publico maior em jogos de futebol.

A NFL aqui é a recordista. 68 Mil POR JOGO em media em 256 jogos ano passado. E tambem não foi sempre assim, tinha epoca que o publico era muito menor que isso, mas a NFL é uma maquina de Marketing.

No Baseball onde se joga muito mais, 2420 jogos em 2006, a media de publico foi de 31,500 por jogo. Isso dá um publico de 76 Milhoes em 1 ano!O Brasileirao teve publico de 4.5 Milhões em 2006.

O Campeonato Alemão está em segundo lugar atras da NFL com 39 Mil por jogo. E olha que o Campeonato lá não tem os craques da Italia (21 Mil) e Espanha (29 Mil).

Então veja bem. Se fala em crise e dividas no futebol Brasileiro e nos clubes. Se essa crise acontecesse com estadios lotados a cada rodada aí sim teriamos problemas, mas essa crise existe com estadios com 10 Mil pessoas então fica obvio que a solução ou uma das soluções é fazer com que os estádios estejam lotados a cada rodada, mas isso não acontece porque não existe nenhuma tentativa da CBF de promover isso.

A Solução está na cara mas eles não fazem nada. Cada jogo que passa com espaço nas arquibancadas é uma oportunidade perdida, uma prova de incompetencia da CBF. Mas como falei antes, o Inter não precisa esperar pela CBF. Inter, faça você mesmo! Seja o líder, não deixa ou espera o rival sair na frente só pra depois ficar correndo atras. Não quero ouvir choradeira que estão quebrados quando sobra espaço no estadio a cada rodada, objetivo #1 devia ser lotar o Beira Rio para todos os jogos.

Tinha epoca que publico de 20 Mil era considerado publico pequeno, mas hoje em dia quando tem 20 Mil no estadio eu ouço nas radios "O Publico é Bom". Não, na verdade não é bom. Publico bom seria 40 Mil por jogo,sempre, seja lá qual for o adversaio. Boca ou 15. Lugar de Colorado é no Beira Rio. Agora é só o Inter oferecer segurança, conforto e um espetaculo que essa meta pode ser atingido.

O Importante é lembrar que o sucesso atual nesses outros países e esportes não foi sempre assim, eles souberam chegar onde chegaram e não foi por acaso ou sem Marketing. Isso pode ser feito no Brasil ou ao menos onde nos interessa; No Inter.