sexta-feira, maio 11, 2007

16 A importância dos títulos...

ESCRITO POR RAFAEL SEVERO
Eu não sei quanto aos demais colorados, mas sempre penso no clube de futebol como um banco, onde a moeda corrente está no número de simpatizantes, sua torcida. Desse modo, podemos compreender melhor o fenômeno São Paulo (ou San Pablo, ou Pablito, como queiram...), que de duas décadas para cá tornou-se o clube mais vitorioso do Brasil. Conseqüência: passou a ser a terceira maior torcida do Brasil, e tudo indica que, a continuar nesse crescimento, em breve ultrapassará Flamengo e Curintia nas primeiras posições. Outra vantagem que o São Paulo passou a desfrutar com esse crescimento vertiginoso reflete-se nas cotas de TV, onde o clube abocanha, junto a Fla e Curintia, a maior fatia do bolo, pois a dita cota é avaliada conforme o apelo popular dos clubes. A fórmula do São Paulo é repetitiva, ou seja, entra ano, sai ano, lá está o clube paulista vencendo títulos ou pelo menos disputando-os até o final, sempre nas cabeças.

Bom, onde quero chegar? Quero chegar aqui bem perto, aqui na nossa aldeia, onde não podemos escapar da alça do nosso maior rival e vice-versa. Estou falando do Recreativo Portoalegrense. Pois bem, todo mundo sabe que o clude da Azenha popularizou-se demais dos anos oitenta para cá. E o motivo foi uma fórmula semelhante à do São Paulo, só que em menor escala, claro. O clube dos pijamas conquistou títulos importantes e em seqüência, enquanto o Colorado definhava na própria incompetência.

O resultado está aí, e embora seja difícil, temos de admitir que hoje as gazelas são em maior número no estado. Isso se torna evidente nos festejos de títulos, nas escolas, nas esquinas e nas demais manifestações ruidosas sempre que há jogos no Chiqueiro da Azenha. Até digo que o maior impulso ao crescimento do Recreativo se deve, e em muito, ao próprio Internacional, que administrado de forma catastrófica, amadora e pequena, levou mais de duas décadas para acordar e tentar recuparar o que é seu, ou seja, o título de clube mais popular do Sul do país.

É claro que os títulos do ano passado não fizeram o Inter recuperar sua soberania popular no estado, até porque isso leva anos até sedimentar, como aconteceu com o próprio Recreativo, mas que deu um impluso tremendo para o surgimento de novas gerações de colorados isso eu não tenho dúvida.

Por tudo isso é que vou revelar a vocês, meus irmãos de coloradismo, o quanto eu estou enfurecido com tudo o que está acontecendo esse ano com o Colorado. Ou melhor, irado, indgnado, inconformado, desiludido e estupefato com a inabilidade destes senhores designados para dirigir o clube. Esse seria o ano pra confirmar a nossa supremacia, o ano pra reforçar a força da marca colorada nas mentes de novos torcedores e de crianças que ainda não decidiram para qual clube torcer, ano de estabilizar o Internacional de forma definitiva como potência clubística da América do Sul e quicá do Mundo.

Mas ao invés de seguir a fórmula simples do São Paulo o que o Colorado fez? Seus comandantes não reforçaram o time campeão, não mandaram embora quem tinham que mandar, alardearam discursos enfadonhos e foram ridiculamente eliminados das duas competições (LA e Gauchinho). O pior é que a destruição não pára por aí: tiveram quase um mês pra contrtar reforços qualificados e o que nos apresentam? Douglão e Adriano Adap!!! Nada contra estes jogadores, mas o momento colorado exigia qualidade comprovada e o clube trás reforços pro time B!!! Francamente... Isso que o vice de futebol desabafou recentemente, dizendo que agora a coisa ia ser a seu modo e blá, blá, blá... Sei lá, mas esse momento do clube me lembra muito as décadas perdidas de 80 e 90...

E o mais triste é saber que tínhamos tudo pra recuperar ainda mais o tempo - e a torcida - perdido nessas décadas sombrias, mas parece que as cabeças do Beira-rio não possuem capacidade para sustentar o clube no topo. Enquanto isso, temos que agüentar, há um mês, duas festas azuis por semana e, desse modo, arrebanhar mais alguns milhares de torcedores que com certeza seriam nossos. E pensar que o clube da Azenha recém saiu do inferno... E nós recém chegamos do céu... E eu fico aqui a pensar quantos milhares de torcedores se ganha com títulos e quantos se perdem com os fracassos. E invejo os milhares de quilômetros que afastam o Louis de todo esse inferno azul que se instalou aqui por essas plagas...


16 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Faço das tuas palavras as minhas Rafael.

Jão Barbosa disse...

o palhaço deixa de se gaymista rapa desde quando eles sao maiores que agente o animalia.tu acha bom eh cai duas vez pa segunda ne o animal de teta, vai ti fude rapa o clube do povo eh o internacional tu deve se um baita de um gaymista baitola tu tem que comenta eh blog de gaymista palahço.
ou te esqueçe que o unico clube do brasil a ganhar um brasileiro invicto eh o inter te esqueçeu que o campeao do mundo fifa eh o inter. tu gosta eh da toyota ne o palhaço abobado. gaymitinha
palhaço.
o que esses cara ganharo ate agora ganharo um gauchao isto eh titulo o bobalhao animalia vai te fude rapa palhaço.


vamo inter

vamo inter

Unknown disse...

O comentário do "colorado" acima só mostra que o Rafael está certíssimo.

Jão Barbosa disse...

naum foi pra um blog de gaymista ainda

Rafael Severo disse...

Aí, ô pseudo-colorado imbecil. Em que estábulo foste alfabetizado, animal?!
Primeiro, vê se aprende a escrever, depois vai fazer um cursinho de interpretação de texto antes de entrar aqui pra falar asneiras e comentar o texto alheio e chamar alguém de gaymista, seu babaca de m...

Caio de Santi disse...

É isso aí Rafael!

Não podemos nos acomodar. O pessoal da Azenha não é nosso modelo, temos que pensar mais além , muito mais além!

Sair desse parquinho e brincar em outra gangorra.

Pena que os nossos dirigentes não pensam assim!

Daniel - Sta. Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel - Sta. Maria disse...

Esse texto expressa exatamente o meu sentimento.
Este seria exatamente o momento de consolidar todo o crescimento que o Inter teve nos últimos anos e começar a auferir os dividendos disso, com a conquista de novos torcedores. Infelizmente, a soberba de nosso presidente, que encontra ressonância em setores de nossa torcida, como bem ilustra a "opinião" postada acima pelo "Colorado", não deixou que isso acontecesse e, pior, deu o combustível que faltava ao nosso rival da Azenha para virar a gangorra.
Era evidente que com os nossos títulos de 2006 o co-irmão iria fazer de tudo para nos superar em 2007, e somente o Inter é que poderia impedir que isso ocorresse, procurando manter o mesmo nível do ano passado. Mas não! Agora só nos resta secar, torcer para uns Danúbios da vida, torcer para que os adversários "deles" tenham a mesma gana de superar os feitos de algum rival e, principalmente, que algo ilumine nossos dirigentes para que não passemos mais 30 anos apenas vendo o co-irmão levantar taças.
Espero estar errado, e que algo irá despertar os nossos dirigentes, mas a maneira como o Píffero conduz o nosso clube parece igual aos desmandos do Asmuz, o homem que assumiu, em 1980, o time mais vitorioso do Brasil e enterrou as nossas duas décadas seguintes (até nas despropositadas provocações ao rival da Azenha os dois são iguais).

Rafael C Rodrigues disse...

Disseste tudo Rafael. Teu texto tá muito bem escrito e mostra bem a realidade que estamos vivendo. E se acrescentarmos ainda a falta de capacidade da direção nas negociações piora ainda. O Inter é o único clube que eu conheça que empresta jogadores e continua pagando o salário, além de vender muito mal seus jogadores. O exemplo contrário está ao lado com a venda do Lucas agora. Tá na hora da direção acordar, e acho que a torcida vai ter que ser muito importante para que isso ocorra.

Anônimo disse...

PELAMORDEDEUS!
Alguém consegue enviar esta notícia para o Luigi!!! Iria cair como uma luva!!!!
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2007/interna/0,,OI1608199-EI8817,00.html

Junior Vieira disse...

concordo contigo Rafael, só que os dirigentes do inter não podem ser tão burros assim, o problema deles é serem "espertinhos" demais. cadê o dinheiro? como pode o inter tá tão individado assim? quanta bomba na nossa cabeça! vendo o co-irmão do outro lado fica parecendo tão fácil administrar futebol, pois há dois anos atrás eles estavam falidos e agora mesmo ganhando apenas gauchões conseguem contratar mais do que nós que nunca caímos pra 2ª divisão e acabamos de ganhar os títulos mais importantes que um clube pode alcançar! É inadmissível esta situação! Por que só temos dirigentes incompetentes( com exceção do F. Carvalho) dos anos 80 pra cá?

Junior Vieira disse...

AH! EU NÃO SOU O COLORADO QUE POSTOU LÁ NO INÍCIO DIZENDO BARBARIDADES! Só pra completar: Até quando vamos ter de aturar o Inter passando por clube médio, do tipo que num ano ganha t´tulo e no outro faz fiasco?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A CREDIBILIDADE DO PÍFFERO PERANTE À TORCIDA COLORADA É ZERO !

SE ELE NÃO SABE DISSO, ALGUÉM TEM QUE DIZER PARA ELE !!!

ELE TEM O PODER DE CONVOCAR UMA ENTREVISTA COLETIVA COM RÁDIO E TV, OLHAR NA TELA E DIZER:
O QUE ESTÁ FAZENDO,
O QUE NÃO ESTÁ FAZENDO,
O QUE VAI FAZER,
O QUE NÃO VAI FAZER,

SÓ ASSIM PODERÁ RESGATAR A CONFIANÇA DA TORCIDA COLORADA NELE....

MAS O QUE ESTÁ MUITO CLARO É QUE ELE ESTÁ QUIETO E SE ESCONDENDO...NÃO SABEMOS O PORQUÊ !!

LEMBRO ANO PASSADO QUE ELE ERA O CAMPEÃO DE ENTREVISTAS, E PASSAVA O TEMPO TRIPUDIANDO O TRICOLOR... AGORA ELE ESTÁ MUDO !!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Meu amigo colorado, me desculpa mas penso de uma maneira completamente diferente de ti. Acho que o Colorado tem a torcida maior que o gaymio, e digo isso porque fiz uma estimativa emtodos os lugares que observei. Na minha opiniao eles estao aparecendo mais agora devido ao sucesso do Inter nos últimos anos. Podes observar que eles estao forcando qualquer tipo de comemoracao, que a discriminacao racial deles está maior que nunca teve, que o despeito deles está maior que nunca. Acho que a torcida deles está tentando achar uma saída para as vergonhas que passaram nos últimos anos... Nunca a torcida deles foi maior que a do Inter!!!!
Abraco a todos

Ministro disse...

Pessoal, há tempos esperava por um post sobre este assunto...

Meu pensamento inicial, logo após a conquista da LA e do Mundial, era de felicidade irrestrita!

Pensava que, depois de muito tempo, a torcida colorada estava finalmente de ânimo renovado, pois o Clube fez um feito inquestionável, heróico, ao se tornar Campeão Mundial derrotando um dos clubes mais ricos e, seguramente, o mais festejado do planeta.

Lembro que neste blog, discutíamos a cobertura do Beira-Rio, as cadeiras, parecia que navegávamos em águas tranqüilas... afinal tínhamos uma base de time, e que seriam feitas contratações pontuais, e de qualidade. Com isso, seríamos fortes candidatos ao Brasileiro de 2007 e seguramente, a LA 2007 seria disputada para vencê-la novamente!

Para mim, depois das conquistas de 2006, o Internacional ganharia destaque "internacional", conseguindo assim melhores e mais ricos patrocinadores, mas....

Agora estamos aqui, perplexos com os resultados deste ano... ninguém consegue entender o que aconteceu, e está acontecendo, e ninguém da direção do clube, vem a público para esclarecer os motivos de tal situação, e com certeza, não prestarão contas pois isso não é atitude que o Sr. Píffero teria...

Que oportunidade jogada fora para tornar o clube ainda maior do que é?

Quanto dinheiro o clube perderá? Quanto já perdeu, por conta desta falta de rumo da direção?

Estou indignado! Com a direção! Isso é imperdoável!!!! Inaceitável!!!

Agora mudando de assunto, meus diálogos com torcedores do rival: aqui entre nós, o time do São Paulo tá jogando uma bolinha de sagú!!!!! No ano passado era um timaço, mas esse ano tá muito mal... qualquer um que entende minimamente de futebol, consegue enxergar isso!!!

Este penúltimo parágrafo, deixar "qualquer um" sem argumentos!

Todos ao BEIRA-RIO amanhã...

Schroder-EUA disse...

Muto bom o texto e concordo plenamente!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]