
ESCRITO POR NELSON B.
As idéias abaixo representam um sentimento baseado em experiência de quem acompanha futebol ao vivo desde 1968, muitos chamam de ´corneta`, Torço para estar errado, mas guardem este post, se for o caso, pagarei o pecado um praça pública.
Renan - Bom titular
Clemer – Bom reserva
Jonas – Bom lateral, poderá ser um bom 1º. Volante, precisa seqüência.
Bustos – Bom lateral de apoio, deverá ser melhor observado na marcação
W Monteiro – Péssimo lateral, sem força e velocidade, só de 1º. Volante, esqueceu o futebol de 2006.
Índio – Se entrar em forma poderá até voltar a ser titular, numa defesa de 02 zagueiros, não deveria ir ao apoio, não tem qualidade nem velocidade.
Marcão - Só na lateral esquerda, e olhe lá ! Insiste em querer jogar de 3º. Zagueiro, mas não dá, o Inter não é o Atlético-PR.
Orozco - De zagueiro não dá, talvez um razoável 1º. volante, jogador muito lento.
Sidnei – Bom zagueiro, poderá vir a ser craque !
Dani Morais – Bom zagueiro, não inventá-lo como volante.
Sorondo – Bom zagueiro.
Ramon – Não dá
Alex – Nunca deu, sem condições de jogar futebol, não corre, assiste ao jogo, não se compromete, a não ser na bola parada cuja eficácia é baixa.
Maycon – Não dá
Edinho – Bom primeiro volante, péssimo zagueiro e péssimo passador / condutor de bola, não deveria passar do meio-campo.
Magrão – Excelente 2o. volante, também pode ser 1º. Volante.
Guinazu – Excelente 2º. ou 3º. Volante, poderá também jogar de 4º. no meio-campo.
Ji-Paraná – Não dá, não tem estatura / corpo para jogar de 2º. volante.
Adriano – Se recuperar o preparo físico é um bom atacante.
Roger – Jogador ainda sem demonstrar seu potencial, precisa de seqüência e jogar em sua posição, meio-campo pela direita com chegada no ataque.
Iarley – Faz 34 anos em março, isto pesa, ainda mais para um atacante de poucos gols e que teve na velocidade e força suas melhores qualidades. Quantos gols ele fez em sua carreira ? Aposto que foram muito poucos....
F9 – Excelente atacante, péssimo no meio-campo, deve jogar só a partir da intermediária ofensiva e entrar mais na área, caso negativo, vira um peso para o time, não deve buscar o jogo na defesa.
Nilmar – jogador de lado do campo, deve ser o 2º. atacante.
Gil – Posição indefinida, pois é um jogador que não entra na área, joga só pelo lado campo, parece sem força, não tem imposição física e técnica para ser titular em um clube com as exigências do Inter.
Celeiro de Ases - Temos um verdadeiro celeiro de ases, mas qualquer jovem tem que entrar naturalmente em um time entrosado com esquema de jogo definido, o que não é o caso do Inter, pois o Abel já está aqui há praticamente 03 anos e a cada situação muda totalmente seus planos. Confunde atacante com meio-campo. Parece não conhecer o elenco, as posições dos jogadores, e o melhor esquema tático a ser empregado. Tem jogadores cativos que jogam em várias posições mesmo sem renderem o suficiente, parecem ´permanecer` no time por ´decreto`, WM, Alex, Marcão, Orozco e Iarley, por exemplo, enquanto os jovens dificilmente tem chances de afirmação, Sidnei, Dani Morais, Roger, Pato, (sim, foi ´criticado` publicamente).
Vejamos o co-irmão da Azenha, ano passado perderam vários jogadores e mesmo assim fizeram vários times e sua campanha foi muito melhor do que a nossa, revelando bons jogadores que entraram no time na ´marra´ e mesmo assim saíram-se.
Parece que no Inter esqueceram-se de Galvão, Pinga, Aloísio, Falcão, Batista, Jair, Carpegianni, e outros, pois lá a filosofia é comprar / segurar jogadores com idade avançada e vender os jovens promissores jogadores, como L Adriano, J. Guilherme, Marcelo Boeck e outros por qualquer proposta que apareça.
Esta é a maior diferença entre o Inter e o SP, lá quando vendem os jovens (muito raro) o vendem muito bem, e não compram jogadores acima de 25 / 26 anos, apenas os pegam por empréstimo. Se desfazem dos veteranos quando já ´deram tudo` sendo a reposição imediata e de qualidade superior. Ex: Lugano, Fabão, Danilo, Mineiro, Josué, Leandro, etc...
Aqui os jogadores são ´eternos´, isto torna o grupo com ´lideranças` por antiguidade e respeito, em qualquer setor da atividade humana a liderança ou titularidade deve ser por ´méritos` , pois todo o grupo percebe a diferença no tratamento e nas oportunidades. Os jovens só entram na ´fogueira` e tem que mostrar muito futebol, pois são passivos de críticas públicas por parte do treinador, ao contrário dos ´amigos` que mesmo após razoável atuação, são efusivamente elogiados (do tipo eu adorei, me encantei, etc...).
Os melhores jogadores do time Campeão Mundial já saíram, os que ficaram é porque ninguém quis (exceção talvez o F9), só que estes que ficaram eram bons acessórios, nunca poderiam ser promovidos à craques, foi este o erro de 2007 e está sendo o erro de 2008. Eles são os ´respeitáveis´ donos do time e nada poderá ser feito, então temos que agüentar uma bola parada sendo combinada entre Alex e WM, o Granja jamais cobrou uma falta no Inter, pois os ´líderes` não deixavam, será que o deixarão o Bustos cobrar faltas, será que deixarão ele jogar, o Jonas é seguidamente elogiado pelo Abel, mas o ´eterno` WM não sai do time.
O time está ficando ´velho` isto para uma longa temporada é ´mortal`.
Apesar de todo este tempo aqui em Porto Alegre ainda não sabemos os critérios de escalação e critério na escolha de esquema ´pensados` pelo Abel, ele diz que este grupo é o melhor de todos que trabalhou, onde está então o erro ?