terça-feira, janeiro 29, 2008

54
NÃO CHEGAMOS AQUI DE PARAQUEDAS!!

Quem reconhece essa frase? Alguns talvez estejam pensando "Hum, ouvi em algum lugar...mas não consigo lembrar". Bom , acabo de assistir, finalmente o filme GIGANTE, o filme oficial do Inter da conquista do Mundial e lá pelo meio do filme o Fernandão me larga essa frase sensacional momentos antes da final contra o Barcelona. Genial, perfeito e engraçado!

O filme é muito bom. Eu não sabia exatamente o que esperar pois não conheço muitos documentarios Brasileiros sobre futebol, na verdade não conheço muitos documentarios sobre futebol de qualquer país, ainda mais um documentario sobre 1 jogo. Até no cinema filmes sobre futebol não se destacam. Talvez porque Hollywood é Americana e futebol é o esporte numero 5 ou 6 por aqui. No cinema, Baseball é que é Rei com uma dezena de filmes classicos. Futebol, só lembro de "Victory" com Stalone e Pelé e talvez mais um ou dois.

Mas hoje recebi um pacote dos Produtores do filme (Gustavo Ioschpe da G7 Filmes) que contia um DVD Duplo e 2 livros. Como eu havia cedido varias fotos para o Filme e para o Livro eles me prometeram mandar os dois quando fossem lançados. E hoje eles chegaram.

O filme foi muito bem planejado. Gostei muito do fato que ele não era completamente linear já que em varios momentos o filme contem flashbacks para a libertadores e a viagem para o Japão. Aos poucos a tensão foi crescendo até chegar ao momento do gol e da vitória. Foi interesante tambem escutar todos os detalhes tacticos da boca dos jogadores e do Abel. Ficou claro que o Inter estudou o Barcelona e que o America do Mexico não se deu ao trabalho de fazer o mesmo. Ficou claro que o Barcelona tambem não se deu ao trabalho de estudar o Inter!

Lá pelo minuto 15 e depois pelo minuto 36 ou 38 aparece as fotos que eu e minha esposa tiramos no Japão. É estranho pensar que fomos até lá, tiramos fotos e agora elas fazem parte do filme do Inter. Lembro exatamente o momento de cada foto e nunca imaginava que aquele exato instante acabaria sendo registrado para sempre num filme Oficial do Colorado.

O Discurso final do Fernandão foi muito legal. Não sei se foi ele que escreveu ou se foi escrito pra ele, não importa. O Fato que eles lembraram jogadores do passado, varios deles que eu cresci vendo como Rubem Paz, Batista e Mauro Galvão foi uma bela homenagem! E fico muito feliz que não censuraram nomes como a do Batista e do Mauro Galvão por terem passagem pela Azenha. O Batista era meu idolo e quando saiu direto do Inter para o Gremio em 1982 eu fiquei PDC, muito chateado. Era como se o Fernandão hoje fosse para o Grêmio ou até pior. Batista era o Pulmão Colorado. Era Dunga e Edinho somados juntos! Mas o tempo passa e temos que "perdoar", mesmo porque Batista não teve toda culpa nessa ida para o rival, podemos agradecer ao Azmuz por isso por deixar seu passe cair nas mãos da Federação.

Mas voltando ao filme. Achei que já que usaram Dunga, Larry e outros ex-jogadores no filme faltou um tal de Paulo Roberto Falcão. Não sei se ele não foi convidado ou se ele não queria estar no filme, mas acho que teria sido interesante. Um pouco mais Gabiru tambem teria sido bom. Gostei da participação dos torcedores nas entrevistas, acho que isso foi muito justo pois o titulo é da torcida tambem. A Torcida tambem conquistou o titulo, não foi só os jogadores que entraram em campo (tanto que alguns jogadores nem jogaram e mesmo assim são campeões merecidamente com medalha no peito). Só não entendi aquela mulher torcedora que parece não ter assistido o jogo. Não sei se ela explicou a razão, mas nem sei se existiria uma razão para um Colorado não assistir a final! Mas em geral a participação dos torcedores foi legal, inclusive nosso amigo o FRED aparece no filme (é o cara com a camisa Branca do Mundial).

Ainda não assisti o DVD 2 com os extras mas só o filme em si tá otimo, realmente uma bela produção. Eles deveriam colocar legendas em Ingles, acho que até teria um mercado no exterior para esse filme. E com TV a cabo hoje em dia existem varios canais so de esporte e so de documentarios pelo mundo. E como futebol é o esporte mais popular do Mundo acho que até poderia passar pela Europa e até aqui nos EUA. Aqui existe um canal chamado The Documentary Channel que passa documentarios independentes e com legendas as chances aumentaria muito a chance de passarem na telinha.

Agora tenho que terminar o filme da versão Torcedor que foi ao Japão. Sei que tá demorando mas a espera vai valer a pena. Será um filme bem diferente desse do Inter pois é da perspectiva dos torcedores mas farei o possivel para não decepcionar!

Parabens a todo o pessoal que fez esse filme e a todos os Colorados que mereciam demais esse titulo. O filme fez eu relembrar aqueles grandes momentos novamente. E tambem serei eternamente grato a todos os jogadores que lá estiveram e lutaram por esse titulo!

PS:

Não faz 5 dias que escrevi.

"Nem saímos de Janeiro e já temos 3 titulares machucados: F9, Edinho e Guinazu."

Bom agora tem mais um, NILMAR. Fora até Março. É o que venho falando a um bom tempo, nosso grupo de jogadores não é o suficiente para aguentar um ano todo. É uma vitima por semana e vamos depender do banco demais, mas nosso banco não é mais o que era. Quando será que teremos um jogo esse ano com TODOS os titulares? Agora no mais cedo será Março e olhe lá. Para o Brasileirão um campeonato de 38 rodadas vamos precisar de reforços!