quinta-feira, janeiro 10, 2008

9 O Retorno do Espírito

9
por Dudu
Mais do que o resultado, a fantástica partida de segunda-feira contra a Internazionale mostrou que o grupo de jogadores Colorados parece ter recuperado nosso maior trunfo na temporada 2006: o Espírito.
Sim, com letra maiúscula, pois o Espírito assim merece ser tratado. É Ele - o Espírito - que nos levou e nos levará às vitórias em 2008. Vejo no grupo muita seriedade, muito comprometimento, muito foco na cara de todo os jogadores (até os do banco). Como diz o Fernandão, muita "do-a-ção".
Senão vejamos: quem não ficou com uma ponta de dúvida quando o Abelão colocou Jonas, Maycon e Ramón a jogar contra Matterazzi, Ibrahimovic, Zannetti e Crespo? Sinceramente, achei que os guris fossem se borrar nas calças, até porque o gringão lá estava descendo a bota. Mas não, entraram com personalidade, o que demonstra que há muita consciência e segurança no grupo, aquela confiança mútua que denota que o Espírito se faz presente.
Todo Espírito tem seu guardião, e o nosso é Pablo "El Cholo" Guiñazu, um cara que é exemplo de conduta futebolística e que parece contagiar os demais jogadores com sua entrega a cada jogada. Ele realmente dá tudo o que tem nos lances.
Ainda, todo Espírito tem seu anjo-da-guarda, e o nosso é o Nilmar. Fantástico, fantástico. Comparando com o Pato, acho que Pato é e será mais espetacular, o melhor do mundo e o escambau. Mas Nilmar é increvelmente mais útil ao Inter do que Pato. Ele briga, ele participa, ele corre atrás do goleiro, atrás do zagueiro, põe na frente, leva falta, nunca fica parado... até gol de bicicleta ele faz. Ele faz o que o Sobis fazia no Inter, só que muito melhor, e ainda faz mais um monte de coisas que o Sobis não tinha condições de fazer.
Enfim, senhores, com o Espírito permanecendo, tenho a convicção de que nada vai nos separar de um ano absolutamente triunfal.