segunda-feira, janeiro 21, 2008

18 Pequena Miss Sunshine

Escrito por Diana Oliveira



Assisti a esse filme ontem, ainda não tinha visto. É muito bom e chama atenção pelo baixo orçamento em contrapartida do excelente roteiro e atuação dos atores. Mas todo filme tem, a princípio, a intenção de deixar alguma mensagem e esse fala de algo bastante presente no cotidiano da sociedade americana e que pode ser estendido à vida de qualquer atleta: vencedores e perdedores.

Tá aí o Gringo que reitera ou acaba comigo, mas em diversos filmes diretores expõem na grande tela o conflito dos americanos com a questão de estar no topo, ser o melhor, vencer. Qualquer objetivo que esteja abaixo disso faz do cidadão um perdedor. No esporte isso ocorre com freqüência, em várias partes do mundo. Há pouco tempo um caso divulgado através da mídia escancarou o conflito de um pai agredindo a filha nadadora pelo “demérito” de uma segunda ou terceira colocação na prova.

Essa cobrança para nós brasileiros está direcionada ao futebol. Vice não serve. É algo até certo ponto revoltante, uma nação que pouco debate sobre, por exemplo, política – não aceito o argumento da disparidade social, conheço muitas pessoas com acesso à informação que declaram sem pudor: o assunto não me interessa. Já em qualquer mesa de boteco ou esquina se encontra um técnico em potencial. É inevitável que a cobrança se torne excessiva.



No filme uma garotinha encantadora sonha em ser miss. Ela se classifica para a final de um desses concursos de beleza infantil e toda família viaja numa kombi, mais de mil quilômetros, até a Califórnia, pra que ela participe do concurso. No decorrer da jornada os demais personagens lidam com suas frustrações, desiludidos o suficiente, neuróticos demais. Contudo, honestamente mobilizados pelo sonho da pequena Olive.

Aos trancos e barrancos chegam ao destino e o final do filme provoca uma combinação de comédia com melancolia. Comove pela pequena e brilhante atriz, representando a inocência do universo infantil e dá vontade de dizer não cresce, a vida é cruel, injusta... O que seria inútil, o mundo gira, parar é pior.



Não são poucos os meninos que ainda espremendo espinhas no rosto pisam nos gramados com a “responsa” de gente grande. Sidney, Roger, Maycon, Jonas e cia estão iniciando seus passos no concurso de beleza da bola, que não perdoa. Um pouco de pequena Miss Sunshine a todos eles é a minha mensagem neste início de semana. Não me desagradou o jogo de ontem, apesar de ainda carecermos de articulação no meio campo. Fernandão se sacrifica e a bola não chega até o Nilmar. De qualquer maneira foi uma boa apresentação, com várias chances de gol e algumas falhas individuais.

Tem uma cena do filme em que o vovô-mutcho-loco diz à garotinha que perdedores são os que não tentam. Concordo. Nada me incomoda mais que jogador se omitindo do jogo.
Desejo uma boa semana a todos.

18 Comentários:

Caco e Su...... disse...

Diana, não vi o jogo ontem e por isso não poderei manifestar-me sobre a aguerrida participação de nossos jogadores. Sobre o FIlme ele é maravilhoso.. A atuação de todos os atores realmente é demais e a inocência da guriazinha, em sua animada performance, é realmente o desfecho perfeito para toda a trama do filme.

Uma coisa interessante é que pelo que consigo concluir da cultura americana, é que tu tem o perdedor, que é uma imagem muito forte naquela sociedade na figura do looser. Porém se notares bem, a figura do winner é muito variada, ou seja, basta não ser looser que tá tudo bem hehehehehehe

Schroder-EUA disse...

Não vi esse filme ainda, mas aquele pai de nadadora nao era Americano acho que eram Europeus.

Quanto a esse negocio de Vencedor perdedor...acho que aqui até volorizam Vice em muitos esportes e como a Diana disse Vice no Brasil é quase palavrão.

Não acho Americano mais nem menos obsecado com Vitoria em esporte do que Brasileiro..acho igual dadas as devidas proporçoes lembrando que os EUA compete em mais coisas como por exemplo nas Olimpiadas, então essa batalha da vitoria x derrota aparece com mais frequencia.

Mas isso depende da pessoa..da competiçao etc...esses concursos de beleza sim, eu sempre achei estranho com os Pais das meninas fazendo de tudo para que a filha vença..acho estranho isso.

Eu ate diria que acho paises como China mais obsecado com vitoria até porque é algo mais Nacionalista onde nos EUA é algo menos nacionalista e mais algo Individual.

Marco disse...

Perfeito, Diana!

O vice é o primeiro dos últimos, isto está na nossa cultura.

Quanto ao sacrifício do F9 e a escassez de bola para o Nilmar, deve-se ao fato do Abel escalar seus amigos em detrimento do esquema tático e dos interesses do time.

Aí põe o Iarley no lugar do Guina, desloca o Alex para a ala, afasta do F9 da área adversária. E como ele é um cara que joga pro time, volta para ajudar na marcação porque vê que o meio está fraco.

Não dá para jogar com três atacantes e o Alex no meio. O certo são três volantes, o Alex de meia e Nilmar e F9 no ataque.

Mas, como ele vai deixar o amigão Iarley no banco? Tomara que os mexicanos levem o Iarley...

Marco disse...

O pai e a garota eram sérvios.

diana oliveira disse...

louis,
eu sei q o pai da nadadora não é americano, até escrevi q acontece em todos os lugares do mundo,não sei se ficou claro.

tbm acho q no esporte os americanos valorizam mais o segundo lugar q os brasileiros, no futebol então, nem se fala...
mas o filme fala de vencedores na vida, de maneira geral.

abrç

diana oliveira disse...

marco

o iarley jogou bem, é falta de um jogador pra posição mesmo. vamos ver como se sai o andrezinho.

Schroder-EUA disse...

Sim Diana..nesse aspecto quanto a "vencer na Vida" acho que aqui nos EUA é sim uma preocupação maior. Aqui acho que as expectativas sao maiores...querem saber onde estudou..em que se formou..quais seus planos...num modo geral acho no Brasil isso mais "relax"...veja nossos atletas..aqui a grande maioria tem Faculdade..no Brasil a grande maioria nem 2 grau tem, então a mentalidade é outra nesse sentido.

Caco e Su...... disse...

Louis,, nos EUA o processo de formação dos atletas, envolve a formação universitária tanto educacional quanto esportiva. Por isso que existe esta diferença, infelizmente.

Gonçalves disse...

Bah eu achei meio que um time preguiçoso, mas longe de ser ou estar desmotivado após as conquistas recentes e que os azuizinhos tão querendo já incutir na mídia essa "desmotivação"...quanto ao esforço tudo bem, mas não pode jogar ou entrar tão mal numa partida como por exemplo o Roger o que só vem a confirmar a negativa do time alemão e ou a continuidade de uma chance no time porpular...tudo bem que num campo pequeno e irregular jogadores com velocidade e de condução de bola como ele e o nilmar se dão muito mal, mas não pode dar um chute como aquele...até o Ramon porque não simpatizo muito entrou bem, pena quea bola na frente do gol teimou em cair no pé direito dele, mas vamos ver como se portará o time contra o veranópolis e com o gramado impecável do Beira Rio...acho que ae sim poderemos formar uma opinião, apesar de que a gente tem um time que se encaixa somente com a presença do Guina e d o Edinho, mas o Veranópolis não pode ser lá grandes coisas num inicio de temporada assim...azar que é numa quinta e que seja as 22 horas, mas vamo tá lá com certeza!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana, vi este filme quando passou nos cinemas de PoA, é sensacional mesmo.

Diana, concordo com teu post e colocações, principalmente o último parágrafo, onde há horas percebo, principalmente o Alex omitindo-se de jogar, o que julgo este jogador um dos causadores do fracasso do Inter em 2007, pois não sei o porque, após o Mundial 2006 (que não jogou nada), foi alçado a condição de grande jogador, inclusive ´sugerido` pelo Paizão de ser jogador de Seleçã. Para mim, O seu aproveitamento incessante na equipe é a maior causa dos fracassos de 2007 e certamente o será em 2008.

Como os jovens irão tentar, pois quase nunca lhes dão a oportunidade que é concedidas aos amigos, e na menor falha SÃO PUBLICAMENTE EXECRADOS pelo PAIZÃO !

Em relação ao Iarley o jogar bem dele pouco contribui para o time, pois ele tira a maior qualidade do Nilmar que é a movimentação do lado para o meio. Como atacante ele não é o melhor e ainda faz o F9 recuar pro meio-campo, daí temos 03 ataacantes e 03 zagueiros, ficando o meio-campo com quatro sendo 0s 03 nabas, WM, Maycon e Alex, sobrando ´tudo` pro Magrão, NUNCA VAI FUNCIONAR. O Abel já tentou MIL VEZES, e não dá certo, ele não tem memória ou é louco.

O mesmo vale pro Edinho, ele jogando muito bem não garante vitória, pois é jogador complementar, se jogar bem em sua posição não atrapalha o time, já o Iarley ´esculhamba` o esquema, pois em minha opinião deveria ser a 5a. opção de ataque, jamais no meio-campo ou no esquema com 03 atacantes !

É a mesma

Gonçalves disse...

Ah pessoal ontem cheguei tarde e peço desculpas por não ter postado nada...tava no bagaço...até tinha algo programado pra dizer, mas seria sobre o "Liquinho" Valter dos Santos, mas como vi que já haviam escrito algo não queria ser repetitivo....

P.S.: liquinho os caras tavam chamando ele no brasileiro sub 20 num jogo contra o atletico PR...até que ele acertou um petardo que nem o do domingo...acho que vem coisa boa ae desse guri...o chute de fora da area que tanto nos faz falta...que nem o Sóbis sabia fazer e arriscar...o medo fica por conta dos dolares e euros, mas vamos ver o que acontece...se tirarmos proveito com algum titulo Internacional já ta valendo hehehe

col disse...

Senti no ar uma certa referencia ao Alex no ultimo paragrafo.

E o Luiggi aparece nesse filme da menininha, eh aquele cabeludo que nunca abre a boca.

Eu acho que a pouca discussao sobre politica no nosso pais passa pelo abatimento moral advindo da pessima reputacao dos politicos.

Futebol e sexo sao as poucas alegrias do povao. Acho normal a cobranca exacerbada.

diana oliveira disse...

col,
não necessariamente ao alex, o achei participativo nesse último jogo, admito q às vezes ele se esconde, mas ainda acho q o monteiro se omite mais e é aproveitador. de qualquer maneira, até acho q 2008 iniciou bem para o monteiro.

na verdade, o jogador que mais me irritou com o fato de se esconder em campo foi o pinga. só chutou cachorro morto, todo jogo pegado sobrava pro edinho criar jogada, que já vinha correndo feito um louco pra dar conta da marcação dos demais e não é da função.
o meio campo do inter foi outro depois do magrão e guiñazu. como eu sentia raiva do peladeiro-pinga, pq ele é bom jogador, porém omisso, pra não dizer cagalhão...

diana oliveira disse...

nelson,
irei te fazer uma crítica. tu levas em consideração características técnicas apenas. isso é ótimo, na teoria. na prática os jogadores são técnica e personalidade.
mais chance q o abel está dando pra esses guris nesse início de ano? se até contra a inter-ml jogaram...

o iarley é um "puta-velha". tanto q o renan deu a sáida de bola direto nele inúmeras vezes nesse último jogo. outros jogadores mais novos já declararam q o carreirinha em campo faz diferença.

e mais, o adriano seria titular absoluto não fosse a noite. engordou, inchou e perdeu sua principal caracterítstica, explosão e velocidade. isso nada tem a ver com abel e iarley. nada.

então querido implicante nelson, larga um pouco do pé do carreirinha.

cjr-sp disse...

O problema nao é tanto o YARLEY e sim quem poe ele no campo, ou seja o abelhao-rei, pois ele sabe como o NELSON já disse aí MIL VEZES que com yarley e nilmar tem que recuar F9 que somado a alex e ainda a maicon nao tem como termos consistencia no meio de campo.

O PRINCIPAL PROBLEMA DO ABELHAO É A FALTA DE CONDIÇOES PARA ARMAR UM MEIO DE CAMPO SÓLIDO.

E isso deve-se ao fato de que ele precisa escalar os bruxos deles(ALEX E YARLEY), ENTORTANDO-O ESQUEMA, TIRANDO JOGADORES DE MEIO CAMPO EM PROL DE BRUXOS E ACABANDO COM O TIME.


A escalaçao do Yarley, e principalemte junto com o ALEX acarreta no recuo de um matador-F9 lá para atras já que alguem tem que marcar...entao F9 nem cria, nem mete para dentro e ainda ficamos com o meio de campo muito fragil devido a a já conhecida incapacidade do Alex em marcar a propria sombra. E tudo isso somados ao Maicon...acaba com qq time...É DOSE...


ABELHAO JÁ PERDEU PARA O VELEZ EMPILHANDO ATACANTES, PERDEU UM GAUCHAO PARA O MANO POR ESCALAR MOSSORO E YARLEY DE MEIAS...

ABELHAO JÁ FEZ ISSO COM MOSSORO, MICHEL, GABIRU, YARLEY, INCONTAVEIS VEZES E SABE QUE NAO DÁ CERTO FRAGILIZAR O MEIO DE CAMPO.

OU É UM GOZADOR OU É DESMIOLADO.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana:

Inteligente como voce é, deve ser também muito boa arquiteta, sabes que para criarmos qualquer coisa, deveremos seguir alguma premissas básicas, fundamentais e que ao longo do tempo vão sendo consolidadas, que é a tal da estrutura, sem ela ´a casa cai`, independente do projeto e materiais utilizados.

No caso do futebol hoje jogado, quem não tiver um excelente meio-campo não ganha jogos. Veja o Inter, se diz que em 2007 tínhamos o melhor plantel (qualidade e quantidade) e em 2008 segundo o Abel tem o melhor elenco do que 2006, porque não vai funcionar ?

Simples, ele é um louco desvairado que não sabe estruturar o time, não aprendeu com os erros do passado, não sabe que o Iarley, F9 e Nilmar só pode jogar de atacantes (e só dois de cada vez), não sabe ainda que Alex é inútil, WM não pode ser lateral nem ala, pois não tem velocidade, não sabe que o 3.5.2 no Gauchão é totalmente desnecessário, pois os times do Interior jogam atrás, tem que ter gente que entra na área, e outras.

Resumindo, o Abel não sabe qual é a estrutura de um time de futebol, o Mancini sabe !!!!

Quando se comenta um projeto, todo conjunto é importante, não podemos apenas elogiar a beleza do material empregado na obra se o projeto não contemplar o objetivo (utilização) para aquela obra. Nada adianta o Iarley jogar bem se o time não tem meio-campo por causa da IMPOSIÇÃO de sua escalação. Não adianta o Edinho sair pro ataque e ser o melhor em campo, se perdermos os jogos, pois ele não tem criatividade para definir os jogos a nosso favor.

Se ficarmos somente nos detalhes, sempre teremos algum jogador para criticar ou elogiar, tipo aquele jogo do Pachuca,aquele jogo do Veranópolis, o que interessa é a média de atuação do time e dos jogadores, que com o Abel é montanha-russa, pois dependemos do humor (amor) do Abel pelos seus jogadores.

Mateus Ribeiro disse...

Post maravilhoso!!PARABÉNS Diana!o filme realmente é muiiito bom e a nossa sociedade infelizmente é exatamente como tu descreveste...tu nos fez refletir bastante pode ter certeza hehehe ;)

Mateus Ribeiro disse...

bah...li o comentario acima do meu agora e vi o nelson falando q tu és arquiteta...sou estudante de arquitetura em Santa Maria e sou apaixonado por esta profissão...quando vi Niemeyer ganhando a camisa do Inter a pouco tempo então foi o ápice da alegria e minhas paixões arquitetura e o colorado...abraço pra ti Diana

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]