terça-feira, janeiro 08, 2008

36 Internacional: A origem do nome

37

Escrito por Raul Pons
Créditos da foto:
Foi retirada do site do Internacional e é de autoria de Alexandre Lops.


Com a disputa da Dubai Cup, uma história repetidamente contada ganhou destaque novamente: a de que o nome do Sport Clube Internacional era uma homenagem dos Poppe à Internazionale de Milão, que seria a terra natal de seus pais.

Contudo, alguns dados históricos não batem com esta versão. Quando o Internacional foi fundado, a Internazionale tinha apenas um ano de vida. Fundada em março de 1908, a equipe não disputou o campeonato italiano daquele ano, mas participou da competição de 1909, tendo uma participação fraquíssima no Grupo da Lombardia (na época o campeonato italiano era dividido por grupos). A Internazionale perdeu suas duas partidas, para o Milan (2x3) e para o Milanese (0x2). Em uma época que as informações viajavam devagar, principalmente as relacionadas a esportes, seria surpreendente que o clube já fosse conhecido por aqui. Além disso, se era uma homenagem à Internazionale, porque ninguém sugeriu as cores do clube italiano para a nova equipe?

Outro detalhe a complicar esta versão. Todos os materiais sobre a história colorada, de décadas anteriores a 1980, nunca fizeram referência a esta homenagem. Também em todas as entrevistas com fundadores que li, jamais foi citada esta homenagem. O livro de Carlos Lopes dos Santos (Nas Sombras dos Eucaliptos), onde há depoimentos de fundadores e de jogadores dos primeiros anos, a Internazionale não é citada uma única vez. Na verdade, todos os depoimentos coincidem em uma versão: a homenagem ao Sport Club Internacional, da capital paulista, clube no qual os Poppe jogavam, em São Paulo. O primeiro uniforme colorado, com listras verticais vermelhas e brancas, era idêntico ao homônimo paulistano.

Como talvez alguns aqui saibam, em 2007 eu ministrei duas palestras sobre a história do Internacional, patrocinadas pelo movimento Internet e realizadas no auditório da FECI (Fundação de Educação e Cultura do Internacional). Na palestra de julho, descobri que o sr. Jorge Vieira da Cunha, presidente da FECI, também duvidava dessa versão “italiana”.

Conversando com o sr. Jorge Vieira, após a palestra do dia 15.09.2007, retomamos o assunto, quando o presidente da FECI trouxe novos dados. Conversando com veteranos jornalistas esportivos, foi informado por um deles (gremista), que quando tornou-se óbvio que o Brasil entraria em guerra com a Alemanha, os gremistas estavam preocupados com os reflexos negativos da origem germânica do clube. Buscando "igualar" a situação, estes jornalistas, teoricamente "imparciais", começaram a divulgar, "inocentemente", que o nome Internacional era uma homenagem à Internazionale, e que os fundadores do Colorado eram italianos, ou oriundi. Com isso, estes jornalistas tentavam associar o clube com outro país do Eixo, a Itália. Os Poppe realmente eram descendentes de italianos, mas a maioria dos fundadores do Internacional não eram. E o único caráter étnico que o clube adquiriu, foi anos após a sua fundação, quando passou a ser chamado de “Clube dos Negrinhos”. Aliás, a ata de fundação do Internacional foi escrito no bom e velho português, o que era uma novidade, em termos de clubes de futebol de Porto Alegre.

Infelizmente, com o passar do tempo, mesmo alguns pesquisadores colorados compraram esta versão. O fenômeno parece ter ocorrido no final dos anos 1980 e início dos 1990. O fraco desempenho nos gramados talvez tenha influenciado alguns pesquisadores a buscarem uma “origem gloriosa” (como se a nossa origem já não fosse, por si só, motivo de orgulho). Certamente, sem perceberem o conteúdo político que estava embutido nas entrelinhas da “origem italiana”, alguns pesquisadores resgataram a “estória”, sem a compararem com a história real. Alguns textos chegam a afirmar que os Poppe argumentaram que o nome seria uma homenagem a um poderoso clube italiano (só que este poderoso clube não havia vencido nenhuma partida até a fundação do Colorado). Uma mentira contada muitas vezes acaba se passando por verdade, e hoje, infelizmente, esta versão se encontra até mesmo no site do Internacional.

Mas, lenda por lenda, após Dubai, eu criei outra. A Internazionale adotou este nome porque um místico italiano previu que no ano seguinte nasceria um grande clube chamado Internacional, que seria o responsável pela primeira derrota do clube italiano, no ano do seu centenário.