quinta-feira, novembro 02, 2006

9 Conhecendo os possíveis adversários (P. III)

ESCRITO POR RODRIGO ARAUJO

Só para relembrar, semana passada coloquei aqui no Blog Vermelho um pouco da história do Al-Ahly, um dos finalistas da CAF e possível adversário do COLORADO na semifinal do Mundial de Clubes. Hoje, como havia prometido, irei escrever sobre o seu adversário o Sfaxien da Tunísia. Confesso que foi bem chatinha a busca de informações sobre este time, tendo em vista que a maioria dos sites consultados estavam em Francês (a Tunísia foi colônia da França até 1956) ou em Árabe, diferente do que ocorreu com o Al-Ahly que encontrei bastante material em Português e Inglês.


Nome Oficial: Club Sportif Sfaxien (CSS)
Fundação: 1928
Uniforme: Camisa listrada na vertical em branco e preto,
calção e meiais pretas
Cidade: Sfax (Tunísia)
Estádio: Stade Taieb Mhiri
Capacidade: 18.000

Principais títulos:
Copa da CAF:
1998
Campeonato Tunisiano: 1969, 1971, 1978, 1981, 1983, 1995 e
2005
Copa da Tunísia: 1971, 1995 e 2004
Copa da Liga da Tunísia: 2003
Liga dos Campeões Árabes: 2000 e 2004


O clube foi criado em 1928 por um jornalista famoso da Tunísia sob o nome de Club Tunisien que representaria a cidade de Sfax, nessa época as cores do clube eram o verde e o vermelho. No começo este clube deveria ser uma organização religiosa, mas rapidamente especializou-se em futebol (tudo a ver, rsrs).

Em 1947, o clube subiu para 1ª divisão do futebol da Tunísia de onde nunca mais saiu. Em 1962 o clube foi rebatizado para Club Sportif Sfaxien e as cores foram trocadas para o preto e o branco.

Desde 2003 o CSS conta com uma torcida muito forte que o acompanha, são os Black&White Fighters (qualquer semelhança com os Black&White Fighters da Juventus de Turim é mera coincidência – eu acho – inclusive o uniforme é muito parecido. Dúvidas clique aqui.), uma organizada que inclusive tem um espaço só pra ela no site oficial do clube. Pelo que pesquisei é o único time africano que possui uma torcida organizada. Abaixo algumas fotos desta torcida fazendo a festa.

Clique para ver a foto ampliada

Clique para ver a foto ampliada
Na minha opinião o preto e o branco não dão efeito algum,
acho que se eles tivessem permanecido com
o verde e o vermelho seria bem mais interessante

Alguns links desta torcida organizada:
Site dos Black&White Fighters
Galeria de fotos dos Black&White Fighters
Fotos das coreografias dos Black&White Fighters

O aniversário de 50 anos do Club Sportif Sfaxien em 1978, foi coroado com o tri campeonato Tunisiano (que presentão... imaginem o COLORADO tetra campeão Mundial em 2009 em seu centenário). Em 1998, o CSS ganhou seu primeiro título internacional Campeão da Copa Africana. Mais recentemente, 2000 e 2004, foi campeão da Liga Árabe, torneio este que tem o Al-Ahly apenas com um título. E em 2005 foi campeão Tunisiano, título que garantiu a vaga na Liga da CAF.

Neste ano está disputando (como todos sabem e é isso que trata este post), a final da Liga dos Campeões da África contra o Al-Ahly. O primeiro jogo, realizado no Cairo e na casa do Al-Ahly, terminou empatado, resultado bom para o Sfaxien, que só precisa de um empate em 0 x 0 ou uma vitória é claro, mas não acredito que vá vencer em casa, já que o Al-Ahly é o favorito e tem muito mais futebol (estou afirmando, mesmo não conhecendo muito). E outra, os caras do CSS comemoraram o empate como se fosse a conquista do título, isto serve de motivação para o adversário.

Abaixo o vídeo com aproximadamente seis minutos da primeira partida da final, reparem no goleiro (Ahmed Jawachi) do Sfaxien, muito bom, o Roberto Moreno tinha razão.

Detalhe, as mais de setenta mil pessoas presentes no Estádio Internacional do Cairo não intimidaram o CSS que conseguiu arrancar o empate dos Diabos Vermelhos como são conhecidos. Mas é aquele velho ditado: “Quem não faz...”


Um dos craques do time (Ahmed Jawachi),
o goleiro


Mais um dos craques (Joetex Asamoah Frimpong),
lembram dele, seleção de Gana na Copa 2006

A segunda partida se realizará no dia 11/11/2006, apesar de eu ter achado alguns sites que dizem que é dia 12, vai saber... Da outra vez errei a data disse que era dia 27/10 e no fim foi no 29/10... Bem não interessa... Apesar do Sfaxien possuir estádio próprio o confronto se dará em um outro de maior capacidade, o Rades em Tunis, que comporta aproximadamente sessenta mil pessoas.

Abaixo mais algumas fotos que achei legais, a torcida junto ao troféu conquistado no Campeonato Tunisiano em 2005. Futebol é igual em qualquer parte do planeta.

Ah! Só mais uma coisa, o clube também possui um time de vôlei que já ganhou vários títulos e outro de basquete que não ganhou nada até hoje.

Site Oficial: http://www.cssfaxien.com/, este pelo menos está em francês e dá para entender alguma coisa e se tiverem saco escutem o hino dos caras na abertura do site, coisa de louco (este sim está em Árabe).

Uma coisa que reparei nos sites destes dois times é a presença de seções com vídeos de jogos, entrevistas com jogadores, etc. Seria bem interessante se o site do INTER tivesse algo parecido. Não acham?

Até a próxima.



9 Comentários:

Rafael C Rodrigues disse...

Muito bom Rodrigo, show de informaç!oes. Parabéns. Você afirmou que o time egípicio é o favorito, mas não venceu em casa. Pode ser a grande oportunidade do Sfaxien, mesmo sendo considerado mais fraco. Acho que pro colorado, que quer ser campeão, não tem que escolhe adversário, e pode ter certeza, que ambos darão trabalho se forem a semi-final.

Anônimo disse...

eu estou impresionada com a organização de vocês, em relação com as informações sobre os possíveis adversários do inter. meus parabéns, blog e post perfeitos!
bom, eu não imaginava que esses times tivessem uma torcida que acompanhasem eles, do jeito que tem. aquele povo não é de da mt valor ao futebol, mas eu to me enganando. mt bunita a organização da torcida do CSS; mas não chega nem aos pés da popular :P
é como o amigo alí falo: o inter não tem que tá escolhendo com quem quer jogar; tem que ta preparado pro pior, pq eles não são tão ruim como todo mundo tava pensando...
mas tbm não são indistrutíveis.

Schroder-EUA disse...

Belo registro e documentacao! Tambem acredito que esse time nao vai chegar pois perdera o proximo jogo..vamo ver!

Schroder-EUA disse...

ah e concordo quanto ao site do Inter...nao e' um site com muitas novidades que faca voce ir la diariamente...os clubes deviam aproveitar seu site para faze-los mais interesantes. O Site do Inter e' bom, mas podia ser bem melhor.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Valeu galera, vou mandar algumas sugestões para a ouvidoria, se é que eles leem mesmo, hehe. Enviei um e-mail prá lá há um mês e até agora não obtive respostas.

Rafael Severo disse...

Puxa vida, Rodrigo, deste jeito estás colocando enorme pressão nos demais comentaristas do Blog Vermelho. Show de informações e imagens!!! Fico até constrangido em colocar alguma coisa amanhã, na minha vez. eh, eh
Eu não sabia que havia um jogador que disputou a Copa nesse time. Como é mesmo o nome?
Jontex Asamoah Springfield? eh, eh, eh Realmente, torcidas em preto e branco dão um efeito comum, feio até... Mas deu pra ver que os caras têm uma torcida que acompanha a equipe mesmo. Eu continuo achando que o Al Alhy vai ganhar, mesmo na casa o Sfaxien.
Quanto ao site do Inter eu considero fraco em atrativos ao torcedor. Dificilmente muda e possui uma interface gráfica muito inferior ao site do rival, o grEMO, só pra ficar num exemplo próximo. Se entrarmos hoje no site do Inter ou daqui a duas semanas não perderemos muita coisa, visto que ele se limita a informações de consulados. O site do Inter faz com que um torcedor de outro clube de outra parte domundodes que o acesse pensar se tratar de um site de clube pequeno. Pelo menos eu penso assim, mas sou mesmo muito crítico das coisas do meu clube, porém sem ser corneteiro, como aqueles que vão só pra vaiar jogadores no campo...

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

hehehehe, muito bom Rafael! Esse trocadilho do nome do Asamoah, quase me "urinei" rindo, hehe. Quanto ao site do Inter já faz tempo até anos que comento isto com amigos COLORADOS. O do gr... Nem vou citar nomes pode dar azar, mas que é bem melhor em design e interatividade isso é, parece que o Inter ainda não descobriu o verdadeiro poder da INTERnétchê.

Anônimo disse...

Olha galera, o site hoje em dia eh uma identidade importante pro clube, mas eu nao criaria um caso tao grande assim... sempre que se compara os sites, eu lembro daquele ano que eles cairam e o presidente deles, do "alto" da sua impafia, bradava que o Gremio, apesar de estar rebaixado, era um clube que tinha um onibus moderno, que tinha o melhor site do brasil e tal...
No outro mes, dei uma das melhores gargalhadas da minha vida qdo vi na arquibancada da final do gauchao, contra a Ulbra (que eliminou o gremio na semi) em canoas, uma faixa que dizia "Basta Carvalho! Queremos site!"
Fantastico!!!!

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Concordo Tiago, todos nos sabemos que não é um site que irá trazer glórias para o Clube, mas para torcedores que vivem fora de Porto Alegre o site é uma forma de manter o Clube mais próximo. Os jornais publicam as matérias que lhe convém e no caso do interior seria ótimos torcedores conhecerem mais a fundo o que ocorre com o INTER.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]