sexta-feira, janeiro 11, 2008

23 Pós Dubai...

Escrito por Rafael Severo

Em virtude da escassez de tempo e idéias, vou "requentar" minha coluna do dia 08 de janeiro, lá do blog Vamo, Vamo, Inter.

Ainda está muito cedo para análises mais profundas, mas tomando como base o desempenho do Colorado em Dubai, digo o seguinte:

Renan: foi muito bem e é titular indiscutível. Clemer será um bom reserva pra ele.

W. Monteiro: definitivamente, não é lateral/ala. É, no máximo, reserva do Edinho ou do Magrão. Por ali deve jogar o Bustos, com o Jonas (que jogou bem em Dubai) de reserva imediato.

Sidnei: foi praticamente perfeito. Jogou com uma maturidade impressionante. Se não ocorrer nenhuma anomalia, o Índio será o seu reserva.

Orozco: meio "lentão" ainda, mas tem bom senso de cobertura no 3-5-2 e sabe sair jogando. Se o Abel mantiver o esquema de três zagueiros, seria interessante testar o inteligente Danny Moares na função de líbero, como eventual substituto do colombiano. Ou no caso do Orozco ser sacado do time em função do número de estrangeiros.

Marcão: meio afoito e "perdidão" por vezes, errando lances bobos. Acho que sairá quando retornar o Sorondo.

Guinazu: um monstro! Seja na ala (3-5-2) ou no meio, o argentino é a identidade desse novo e promissor Inter que parece surgir. Gosto mais dele no meio, mas confesso que ele se encaixou bem no esquema tático traçado pelo Abel. Titularíssimo! Não há reserva pra ele no Beira-rio.

Maycon: altos e baixos no torneio. Não serei definitivo com este jogador, mas tudo indica que será reserva do Edinho. O Maycon do jogo do Sttutgat é um mal reserva. O Maycon de ontem, um bom reserva. Tem que mostrar mais.

Magrão: volante sóbrio e de porte físico. Bom no combate e que sabe sair jogando. Outra vantagem do Magrão é sua presença ofensiva em lances surpresas. É titular indiscutível. W. Monteiro deverá ser seu reserva imediato

Alex: o peso-morto de sempre! Não ataca nem marca: fica perdidão e escondido numa faixa "segura" do campo. Reparem que todos os seus passes saem mascados e seus chutes altos. Não tem tino de articulador, ambição de atacante nem força de volante. Talvez seja útil num esquema bem montado e protegido, mas aí o Guinazu, o Magrão e Edinho se arrebentariam de tanto correr por ele. Se for pra se arrebentar por alguém, que seja por F9 e Nilmar. Se o tal do Andrezinho jogar 1/3 do que dizem que joga, será titular. O Alex fica como opção no banco.

Fernandão: está nitidamente com lentidão de movimentos, meio pesadão e tal. Culpa do início de temporada. Porém, tem muita inteligência pra jogar e grande poder de conclusão (vide o primeiro gol colorado, contra a nossa filial italiana). Ele tanto é capaz de "pifar" os companheiros na cara do gol quanto decidir uma partida. Enquanto mantiver essas características, o capitão será titular indiscutível. É o CARA!!! Não há no Beira-rio jogador com essas características. Portando, não há um reserva à altura do F9. Na ausência dele, o negócio é alterar o sistema tático, creio eu. Iarley deve ser seu reserva.

Nilmar: bem... esse é o craque do time. Capaz de jogar sozinho em meio à zaga adversária e ainda assim decidir. Joga sempre na vertical, de forma aguda. É titular do Inter e da maioria dos times do mundo. Reservas: Guto e Adriano.

Abel: parece mais leve, mais maduro, como quem reviu alguns conceitos. Exemplo disso é a disposição de colocar alguns dos "amigos" no banco, como Iarley e Clemer, por exemplo. Ainda faltam as retiradas dos amigos remanescentes, como o Alex e o Índio, mas ao que parece tudo se encaminha pra isso. É claro que não vou me empolgar muito com o aparente "novo" Abel, pois vá que ele tenha uma de suas recaídas e invente algum novo esquema tático mirabolante, com jogadores fora de função e descubra novos "bruxos" no grupo. Outro sintoma de mudança é o (bom) aproveitamento dos jogadores jovens, como Danny Moraes e Sidnei. Faltaria talvez testar mais um pouquinho o Roger, pra ver qual é a do garoto. Outra, não sou muito fã do 3-5-2, mas tenho que dar o braço a torcer pois, no momento, parece ser o melhor esquema pros jogadores disponíveis no Inter. O Time está com um certo equilíbrio e realmente parece que o Abel começa a acertar a mão. Espero que continue nesse processo de divórcio da fanfarronice de outrora e se torne sóbrio, tomando sempre as decisões mais coerentes pro time. É o que todos nós queremos.

Diretoria: parece mais disposta a falar menos e agir mais neste ano. Ainda acho que faltam um articulador e um lateral esquerdo, mas sem dúvida eles já demonstram um mínimo de evolução. Parecem menos deslumbrados e com os pés mais no chão. Atitudes como as dispensas do Christian e outras nabas já são bons indícios.


23 Comentários:

Douglas - São Léo disse...

Bela Analise...

Parabens....realmente, nossos pontos fracos sao a lateral esq e um articulador, mais isso todo mundo jah sabe....o time tah bem estruturado. axo ki esse ano vai...

abs

cjr-sp disse...

Tenho que concordar em genero numero e grau com o execelente post do RAFAEL...

A direçao parece mais seria, tanto que brecou aquele jogo das estrelas na argentina e tá fazendo treinos puxados em Dubai. Ponto para a direçao.

Abel tb foi bem em Dubai. Resta ver senão terá recaídas na pratica, pois no discurso já está tendo com essa do yarley 12º jogador e fora as papagaiadas de sempre ao falar que as duas primeiras rodadas da copa do brasil é mamao com açucar...etc...

SE O CAMINHO NATURAL ACONTECER, TEMOS TUDO PARA GANHAR TUDO...AGORA SE DEIXAREM AS NABAS LÁ EM DETRIMENTO DOS JOVENS...AÍ VAI COMPLICAR...É POR AÍ.

SDS.

Anônimo disse...

2008 esta cheio de acertos, parabens luigi e abel.


acho que o maycon que jogou contra a inter pode ser titular.

abelao acertou ao botar sidnei e renan de titulares.

eh consenso que morto monteiro nao tem lugar neste time.

alex e marcao tem que ser reservas urgentemente, sao eles que entregam a bola de graça para o adversario. eh preciso reforços para estas 2 posicoes.

king f9 joga bem ate cansar, depois sim torna-se lento.

iarley eh banco. parece que agora o abelao ta mesmo vendo o time com olhos de torcedor.

Carlos - Internacional disse...

Uma coisa q eu já observei é que qdo o Inter joga contra times mais fortes e não é o favorito, o Abel posta o time taticamente correto privilegiando a marcação.

Porém qdo o inter pega times mais fracos e retrancados, o Abel não sabe o que fazer, e daí sai com o estilo PRA DENTRO DELES, isto é complicado e arriscado.

saudaç~es Coloradas!!!!

Roberto disse...

Cara, eu realmente não consigo entender como tanta gente está considerando que a atuação do Renan foi boa. Ele foi um golero absurdamente inseguro em diversos lances (contra o Stutgart, teve até um lance ridículo que os atacantes ficaram cabeceando dentro da área e o Renan ficou pra lá e pra cá... "picando" sem saber pra onde ir). Contra a internazzionale, falhou feio saindo daquele jeito do gol. Ainda acho que Dubai, embora tenhamos levado o caneco, era competição pro Clemer, que sempre mostrou que no mata mata ele é o melhor. Renan, antes de jogar algo mais importante, tem de enfrentar no mínimo um gaúchão inteiro no gol. Depois disso sim.

Roberto disse...

No mais, gosto do Marcão, embora ele não esteja bem (talvez seja a falta do remedinho pra queda de cabelo... hehehehe). Alex já era. Fernandão é craque, e mesmo cansado, impulsiona o time e lança os jogadores.

Mas ainda gostaria de ver o Fernandão no meio, na armação. Com Nilmar e Iarley na frente. Ainda acredito nessa opção como a melhor, onde não se perde na marcação e nem no ataque.

Schroder-EUA disse...

Concordo com Fenris...nao vi o Renan como Muito Bem..foi pouco exigido e falhou feio no gol da Inter. Ele tem um habito de dar rebote para a marca do penalti...alguns chamam isso de mão mole.

Rafael Severo disse...

Fenris e Louis.

Na opinião de vocês o Renan não foi bem. Na minha, foi.

Só isso.

Saudações.

Eduardo Colorado 85 disse...

O Renan foi bem sim. Ele não falhou, pois dá pra ver no replay que o cara da Inter se adianta e cruza a frente do Renan, tirando praticamente toda a visão dele no lance. O que PODERIA se reclamar dele é a sua saída meio que precipitada do gol no cruzamento. Porém na minha opinião eu prefiro um goleiro que SAIA do gol.

Considero o Renan tb como Muito bom.

Abraços!

Unknown disse...

AQUI ESTOU EU NOVAMENTE PARA DEFENDER OS "VETERANOS" DO TIME DO INTER.

ABEL... MONTOU MUITO BEM A EQUIPE NOS DOIS JOGOS.

ALEX... É TITULAR, NAO TEM OUTRO NO BEIRA RIO QUE FAÇA SUA FUNÇAO; ALEM DO QUE ULTIMAMENTE A MAIORIA DOS GOLS SAO EM JOGADAS QUE ESTA ENVOLVIDO.

MARCAO... É TITULAR... SEM A MENOR DUVIDA...

RENAM... AINDA VAI TER QUE PROVAR QUE MERECE A MINHA CONFIANÇA...QUALQUER COISA É SO CHAMAR O CLEMER.

iarley é nosso 12 jogador sem duvida... ele joga mais com a cabeça que com as pernas...

É ISSO.. GOSTOU, GOSTOU... SE NAO GOSTOU PROBLEMA É SEU... QUEM MANDA NO TIME É O ABEL E NAO NOS...

Rafael Severo disse...

Muito bem, seu Chapolin, quem manda no time realmente é o Abel, mas quem manda no Abel é o Piffero e o Luigi e quem manda nesses é o clube. E quem manda no clube sou eu e mais 45 mil sócios. Quem manda no clube é quem vai pra arquibancada. Quem manda no clube é, também, quem não tem condições de ser sócio e não pode ser sócio, mas mesmo assim sofre pelo clube e vibra com ele. Quem manda no clube é quem contribui financeiramente, com idéias e, também - pq não? - apenas sentimentalmente. É pra essas essas pessoas que o Sr. Abel Braga deve explicações. É por causa dessas pessoas que ele está ali. E essas pessoas devem sim cobrar coerência deste Sr. Aliás, o Abel está indo bem nesse início justamente por se desvincular de alguns vícios do ano passado, como colocar alguns "medalhões" veteranos no banco. Ainda falta alguma coisa, mas ele está no caminho certo.
E pode estar certo, seu Chapolin, de que se ele fizer cagada como no ano passado, o pau vai comer, pois eu ainda não perdi a capacidade de pensar.

col disse...

Rafael, muito boa a tua descrição sobre o Alex, o peso-morto.

Eu acho que esse Alex mereceria um post inteiro. De onde vem todo esse prestigio que ele goza dentro do Inter???????

Eu tenho quase toda a certeza que o FC é dono do passe dele. É a única explicação racional que eu encontro.

Unknown disse...

colega rafael... penso tanto quanto tu, sou socio a bastante tempo, desde que vim morar aqui em poa, opinioes divergentes sempre vao existir, nao somos donos da verdade.

E ja vaiei o Abel sim, tá!

Na minha opiniao, e do Abel, Alex é titular e muito importante para o inter... apesar de muita gente nao gostar...
Ja vi tante gente pior vestindo essa camisa do inter, dentro do grupo, alex é o melhor da posiçao. e isso é fato.

Agora quanto o "pau vai comer" nao acredito muito nao... ta!

Rafael Severo disse...

Chapolin:

Eu nunca vaiei o Abel. Aliás, nunca vaiei ninguém que representa o Internacional no estádio. Nem o Christian! Entendo quem o faz, mas não gosto disso. Já fiquei indignado sim, mas prefiro extravasar e compartilhar minhas críticas em outros meios, como aqui, por exemplo.
O que eu quero dizer é que ninguém está livre das críticas, seja ele o Abel, eu, tu ou quem quer que seja. É que às vezes parece que cometemos uma tremenda heresia ao criticarmos algumas figuras do clube, como se isso fosse expressamente proibido. E olha que no post eu elogio o Abel, merecidamente, diga-se de passagem...

Quanto a tu acreditares ou não que o pau vai comer, lembras que os torcedores do "Gremio Alegre" também não acreditavam que seríamos Campões do Mundo? Mas não te preocupa que eu não tenho a mínima intenção de te mostrar o pau comendo...
Tô fora dessa, meu!

Anônimo disse...

o judas foi-se embora! viva! viva! viva!

a direcao finalmente começa a corrigir os erros de 2007!

sobre o alex, deve ter grana do carvalho nele sim.

DuDu disse...

O Alex é bom jogador!
ele pode não tá jogando bem mas tem um bom chute de fora da area, cobra faltas, tem um bom passe e habilidade.
muitos clubes no Brasil queriam ter o Alex.

Malafa disse...

Bingo!

Concordo com o post....mas o Chechel Jr. nao me convence de jeito nenhum.

=o)

abs

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

jah falei aki e vou falar de novo

RENAN = ANDRÉ

MOTORISTA DE COMBI

BRAÇO CURTO

NÃO PULA~

NÃO SAI DO GOL

PIOR EM CAMPO, ÚNICO LANCE QUE FOI EXIGIDO E FALHOU, DEU GOLD DAS GAZELAS ARGENTINAS

VOLTA CLEMER PELO AMOR DE DEUS.

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

CORREÇÃO - gazelas italianas.

olhem isso

Hj no Sala de Redação da Rádio Gaúcha, mais uma prova das desconfianças de q os jornalistas da RBS, sofrem pressão e tem suas opiniões influenciadas pela direção do grupo q é gremista, da torcida do grêmio e da diretoria do Grêmio.
Percebe-se a arrogância e o tratamento diferenciado dado a dupla Grenal, sempre pendendo a favor do grêmio, mesmo quando o Inter se encontra numa fase melhor, como nos últimos anos em q fomos tetra-campeão gaúcho, 2X vice-campeão brasileiro, campeão da Libertadores, do Mundo e da Recopa Sulamericana., enquanto as gazelas conquistaram dois gauchão e um brasileiro série B.
A resposta q o Wianey deu ao Santana quando foi acusado de não criticar e/ou cobrar para q o grêmio contrate reforços. Nós colorados não podemos ficar calados, a confissão do Wianey: “se eu criticar ou cobrar alguma coisa do grêmio o Pelaipe e direção irão me trucidar”

Escutem e gravem esse programa para termos essa prova.

http://www.clicrbs.com.br/gaucha/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Home&dia=0

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

CORREÇÃO - gazelas italianas.

olhem isso

Hj no Sala de Redação da Rádio Gaúcha, mais uma prova das desconfianças de q os jornalistas da RBS, sofrem pressão e tem suas opiniões influenciadas pela direção do grupo q é gremista, da torcida do grêmio e da diretoria do Grêmio.
Percebe-se a arrogância e o tratamento diferenciado dado a dupla Grenal, sempre pendendo a favor do grêmio, mesmo quando o Inter se encontra numa fase melhor, como nos últimos anos em q fomos tetra-campeão gaúcho, 2X vice-campeão brasileiro, campeão da Libertadores, do Mundo e da Recopa Sulamericana., enquanto as gazelas conquistaram dois gauchão e um brasileiro série B.
A resposta q o Wianey deu ao Santana quando foi acusado de não criticar e/ou cobrar para q o grêmio contrate reforços. Nós colorados não podemos ficar calados, a confissão do Wianey: “se eu criticar ou cobrar alguma coisa do grêmio o Pelaipe e direção irão me trucidar”

Escutem e gravem esse programa para termos essa prova.

http://www.clicrbs.com.br/gaucha/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Home&dia=0

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

E essa então:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2577135657848396806&na=2&nst=11


uhahuahuahahua

Eh demaisssssssssss

Almighty disse...

Eu ainda prefiro o Clemer do q o Renan, o Clemer sempre sai bem do gol nos escanteios e pula alto pra pegar a bola,nao dando chance pra finalização, o renan parece q nao sabe pular, pra mim o clemer ainda da mais confiança

e o alex tem muitos defeitos,principalmente no chute a gol q acho muito ruim, mas nao tem ninguem melhor pra jogar no lugar dele, e ele jogando facilita pro fernandão ficar no ataque, pra mim lá é o lugar do F9

Marcão: da umas bobeadas as vezes, mas pra mim é titular. principalmente se for no 3-5-2

Hugo Godinho disse...

Nunca vi um pensamento tão parecido com o meu.

Qt aos questinamentos q estão sendo feitos a respeito do Renan, tudo q eu acho que falta é passar o nervosismo, e creio que este ´titulo vai ser perfeito para isso acontecer.
Finalmente foi demonstrado que o Inter confia nele.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]