quarta-feira, agosto 20, 2008

8 E Rúben Paz quase foi mandado embora...



Rúben Paz, meia uruguaio, foi contratado por Frederico Arnaldo Ballvé, em fevereiro de 1982. O Internacional havia perdido Batista para o Grêmio, e a direção tratava de dar uma satisfação à torcida. O primeiro nome tentado foi o de Vitorino, carrasco colorado na Libertadores de 1980. Como não concretizou-se o negócio com o Nacional, Rúben Paz foi a alternativa.

Seu primeiro jogo oficial pelo Internacional foi em 10.02.1982, na vitória de 5x0 sobre o Goiás, pelo campeonato brasileiro. Seu primeiro gol seria contra seu ex-clube, no Torneio de Verão, em Montevidéu, no dia 16.02.1982.

No campeonato brasileiro e no Torneio dos Campeões não mostrou todo seu potencial, mas na excursão à Europa, em agosto de 1982, já começou a mostrar seu real valor, ajudando o clube a superar o Barcelona, em pleno Camp Nou, na estréia de Maradona. No final do ano, foi campeão gaúcho, fazendo uma exibição magnífica no Gre-Nal decisivo, vencido pelo Colorado por 2x0.

Rúben Paz seria o mais importante jogador alvi-rubro entre 1982 e 1986. Habilidoso e cerebral, foi o grande craque colorado em um período de vacas magras. Em 1983 foi eleito pelos técnicos dos clubes gaúchos o melhor jogador em atividade no Rio Grande do Sul. Conquistaria vários títulos com a camisa colorada. Mas quando estava completando um ano e meio de Beira-Rio, envolveu-se em uma polêmica com a direção que quase encurtou sua passagem por Porto Alegre. O Internacional excursionava pela América do Norte, e Rúben Paz cobrou do clube o pagamento de um valor que deveria ter recebido na transferência para o Internacional. Alguns dirigentes não gostaram, e Rúben Paz foi afastado do grupo, voltando à Porto Alegre, enquanto o time seguia para a Europa. Um dirigente chegou a dar entrevista dizendo que o uruguaio jamais usaria a camiseta colorada.

Na Europa, com um meio campo formado por Ademir, Muller e René, o Internacional estreou no Troféu Naranja apenas empatando em 1x1 com o Valencia. A partida seguinte era com o Peñarol. Sentindo a pressão da torcida, e recebendo um pedido do grupo de jogadores pela reintegração de Rúben Paz, a direção negocia com o “Charrua”, que embarca para a Europa.

Rúben Paz chegou a Valência apenas 5 horas antes da partida com o Peñarol, ficando no banco de reservas. Os uruguaios jogam melhor, e Villareal abre o marcador logo aos 11 minutos do 1º tempo. No intervalo, Dino Sani retirou o lateral-direito Bereta e colocou Rúben Paz. O jogo mudou completamente! Logo aos 3 minutos, Rúbez Paz empataria a partida. Comandado pelo uruguaio, o Internacional passou a pressionar o Peñarol, ameaçando virar o jogo a qualquer momento. Aos 27 minutos, Paulo Santos lesionou-se, e como o Internacional já havia feito as alterações possíveis, teve de ficar com 10 jogadores. Mesmo assim, nos 18 minutos restantes o Colorado esteve mais perto do gol da vitória do que o Peñarol.

No dia seguinte, o Valencia bateria o Peñarol por 1x0 (gol do argentino Kempes) e conquistaria o título do torneio triangular.

Em 1986 Rúben Paz seria negociado com o Racing Paris, iniciando uma carreira de cigano do futebol que prolongaria-se por quase vinte anos.

Pelo Internacional, Rúben Paz ganharia os seguintes títulos:

campeão estadual em 1982/83/84; campeão do Torneio Heleno Nunes em 1984; campeão da Taça Joan Gamper em 1982; campeão do Torneio Costa do Pacífico em 1983; campeão do Torneio Costa do Sol em 1983; campeão da Copa Kirin em 1984


8 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Grande Post Raul...Rubem Paz era da minha epoca ai no Brasil...mas nem me lembrava dessa briga dele no Inter. Ele era um baita jogador e digo o Inter de 82 a 85 era um bom time (medalha de Prata nos olimpiadas de Los Angeles) e nao era la o que hoje pensam dos anos 80....era um bom time mas infelizmente nao conseguia engrenar no Brasileirao.

Anônimo disse...

dalegrave fazia parte daquela direcao?

Fabiano- POA-Germany disse...

Infelizmente este nao assisti jogar, tinha 7 anos em 86, lembro do Brasiol perdendo a Copa e eu chorando, mas do colorado nao lembro muita coisa. Mas meu pai é fa do cara, diz que ele jogava muita bola.
Saudacoes

Cleber_Tapes/RS disse...

também não lembro dele jogando
mas pelo que falam jogava muito bem

mas olhando os títulos
não teve nenhum de expressão

infelismente

Marco disse...

Ruben Paz! Que jogadorzaço, como faria a diferença neste time de hoje.

É daqueles que gosto, que quando o jogo estava ruim, batia no peito e chamava para si, não ficava se escondendo da bola, já pensando nas entrevistas que daria com desculpas esfarrapadas.

Canhoto e bom de bola, vou atrever-me a dizer que só não ostentamos o título de Campões Olímpicos porque ele, como uruguaio, não poderia integrar a equipe colorada que representou o Brasil nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

Malafa disse...

Que lembrança Raul.


Foi o primeiro craque/idolo que eu tive no Colorado. Como sou de 76, quando comecei a entender o que se passava, ele era o destaque. Depois veio o Taffarel e aí eu (e todo mundo) queria ser goleiro. =o)

col disse...

Parabens, Professor.

Aquilo que eu planejava escrever o Malafa jah o fez acima.

jo disse...

TITA ,RUBEN PAZ,GERALDÃO E SILVINHO !!!QUE ATAQUE TIVEMOS...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]