terça-feira, agosto 19, 2008

41 Futurologia

41

Finalmente é chegado o momento de fazer aquilo que a direção colorada vem fazendo desde o início do ano: pensar no ano que vem. Sei que é desagradável admitir, mas 2008 já acabou.

O Tite não vai ser demitido tão cedo, pois faz pouco que chegou o “seu” preparador físico e faz pouco que chegaram os reforços de peso, como Daniel Carvalho, que ainda vai levar um tempo para, justamente, perder peso.

Essas desculpas, somadas ao fato de que ainda restam 18 rodadas (quero ver quando restarem apenas 8), vão fazer, mais uma vez, com que as medidas drásticas, urgentes e necessárias, sejam adiadas por tempo indeterminado, enquanto o time segue, em campo, também com rumo indeterminado.

Não tenho dúvida de que o próximo treinador será contratado ainda este ano, mas não tão logo. Vai ser um bombeiro, que vai chegar daqui a mais ou menos um mês e ficará somente até dezembro. Então, já podemos pensar em 2009, começando pelo técnico.

Não é demais lembrar que haverá eleições presidenciais no clube, ainda este ano, e que os candidatos serão Vitório Píffero e Luiz Fernando Záchia. Sim, isso mesmo: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Trocando em miúdos, para que não se corra o risco de perder ao menos a presença de Fernando Carvalho às margens do Guaíba, seria interessante pensar, desde logo, num técnico para 2009. Daqui a pouco o Záchia promete trazer o Figueroa, o Falcão ou o Dunga, que se não ganhar o ouro não dura muito na seleção, e ganha as eleições. Daí, sai a Coroa de Píffero e volta o Império Turco-Otomano. Então, seria interessante Fernando Carvalho já ir alinhavando um pré-contrato com um técnico de respeito. Quem? Vanderlei Luxemburgo.

Primeiro porque impõe respeito só na cogitação do seu nome, embora não passe de um chinelão. Mas é um chinelão vencedor, que tá sempre chegando em decisões, onde quer que trabalhe. Além disso, não se diga que ele é caro. Não vejo nada mais caro que manter Guiñazú, Nilmar e Alex pelo que ganham, trazer Gustavo Nery, Daniel Carvalho e D’Alessandro, e entregar na mão de um Tite.

E além do mais, não se preocupem que o Palmeiras não vai ser campeão e o Luxa não vai renovar com eles. Ou alguém tem dúvida de que o Inter vai segurar o Porco, nesta quarta-feira, e ajudar ainda mais o (co)co-irmão? Aliás, nesse particular, desde já vou avisando: torçam para o Cruzeiro. Pode não adiantar nada para o Inter, mas pode nos render boas risadas ao final deste ano que, pensando bem, ainda não acabou pra nós não, hehehe...