quinta-feira, setembro 17, 2009

IDEIAS RADICAIS? OU BOAS IDEIAS?

- MISTURAR TORCIDA NO GRENAL
(Leia por completo antes de se enganar pelo sub-titulo e achar que to pedindo pra misturar o estadio inteiro)
Já em antecipação ao Grenal de Outubro, e pra não ser oportunista, vou falar no assunto agora, bem antes do classico. Uma sugestão a Direção Colorada. Tá na hora de um clube Brasileiro liderar o movimento para real paz nos estadios. Esse lance de jogador usar camiseta de Paz antes do jogo é bom mas efetivamente não significa nada. Com o passar dos anos a coisa só piora. A duas decadas as torcidas não se misturavam mas tambem não havia separação entra as torcidas com 30 metros de arquibancada vazia. Agora já existe. Precisamos ir alem de Camisetas...precisamos de EXEMPLOS DIRETOS DO QUE QUEREMOS ATINGIR.

Pra começar o Inter e Gremio poderia fazer algo bem simples pra dar exemplo. Usa um pequeno espaço nos estadio para misturar uns 50 torcedores PRE-SELECIONADOS de ambas as torcidas para assistirem o jogo JUNTOS. Isso mesmo JUNTOS. Mesmo que seja Gremistas e Colorados de uma ou duas familias, mas que apareça na TV colorado e Gremista assistindo o jogo na paz lado a lado sem ter que tocar bomba ou soco um no outro. Acho que dá pra achar 50 Colorados e Gremistas de Paz em Porto Alegre....ou não?

Isso seria um belo exemplo a todos. No dia dia muitos colorados e gremistas moram, travalham e estudam juntos sem apelar pra porrada, não há razão pra não tentar reverter isso nos estadios e esse seria um pequeno mas importante passo. Pode até se usar o espaço VAZIO que separa as torcidas para fazer isso. Essa mistura ali no meio das duas torcidas ainda serviria de exemplo direto as pessoas no estadio que vão ver que futebol não é guerra.

- PSICOLOGO(Motivador)
Muito se fala em sapato alto apos algumas vitorias, ou jogadores voltando da seleção se "achando" e coisas desse tipo. Não sei atualmente o que o Inter faz lá dentro para motivar e focar o grupo mas se eu mandasse lá dentro faria o seguinte.

Um Psicologo (com pouco de Motivador) ou dois (facilmente pagos com o salario do GIL) trabalhariam no Beira Rio 5 dias por semana. Cada jogador teria que visitar com o psicologo uma vez por semana ou a cada 10 dias. Os psicologos/motivadores observariam a performance dos jogadores e ou conversariam com o tecnico e depois com o jogador 1 a 1 para fazer com que o atleta fique focado, concentrado e motivado para atingir os objetivos do Clube e dele. Tudo com os pés no chão e sem salto.

Por exemplo o Sandro. Alguns dizem que voltou da Seleção com a cabeça em outro lugar. Mas tambem. O cara volta e 30 colegas mas 100 torcedores chegam a ele dizendo "Tu é o Cara!!" O guri tem 19 anos vai pensar o que? O que deveria acontecer é assim que ele voltasse da seleção é ir falar com o tal Psicologo/Motivador para que esse profissional pudesse refocar a cabeça do jogador no objetivo mais proximo...que nesse caso teria sido o jogo do Cruzeiro.

Com a grana que rola no Inter e que é gasto em coisas como salarios de jogadores que nunca jogam (gil, chiquinho, Clemer...) isso poderia ser feito sem problema algum.


- SERIE "A" SÓ PARA CLUBES ORGANIZADOS
Será que a Seria A realmente deveria ter a participação de clubes como Brasiliense, São Caetanos, Santo Andrés etc.... A Serie A não deveria ser só a elite do Futebol Brasileiro? Quem disse que o melhor para o futebol é ter rebaixamento e clube subindo da Quarta Divisão? O São Caetano cansou de ter publico de 800 pessoas em jogos da Serie A! Isso é ridiculo. Nós vimos as condições do Gramado do Santo André esse ano, não vimos?

Veja a NBA, a NFL e outras. Ligas Bilionarias de muito sucesso, extremamente organizadas mas FECHADOS só para os grandes. Pra entrar na liga voce tem que provar que sua cidade pode sustentar seu time. Voce tem que ter estadio em boas condiçoes. Você tem que ter uma organização Profissional. E não pensem que rebaixamento é exigencia da FIFA...a liga MLS que é filial da FIFA tambem é fechada e não existe rebaixamento. Por sinal rebaixamento não existe em esporte profissional algum nos EUA.

Não que eu seja a favor ou contra, na verdade realmente eu não sei qual eu prefiro, apenas escrevo sobre o assunto para ver suas opiniões. Eu gosto da organização das Ligas Americanas mas não gosto de outras coisas como clubes com Donos que podem mudar a cidade do time de um ano pra outro..isso é ridiculo. Mas pode se fazer uma boa mistura das melhores ideias.

Será que Rebaixamento e Subir de serie não deveria ser prêmio ou multa por ORGANIZAÇÃO (ou falta de) em vez de resultado em campo? Qualquer Clubinho pode ter um bom ano com a grana de algum empresario bancando o clube temporariamente e subir pra primeira (e depois de vendido todos os jogadores já cairem no proximo ano), mesmo sem torcida e sem estadio decente! Eu acho que pra jogar na Serie A primeiro o Clube deveria TER ESTRUTURA...isso deveria ser mandatorio. ESTADIO MODERNIZADO, torcida, boas finanças, organização. Ao longo dos anos isso faria do Campeonato um espetaculo melhor e os clubes mais fortes. A motivação atual de muitos clubes é ter UM bom ano....em vez de serem GRANDES CLUBES. Esse é o problema.

Suas opiniões?