terça-feira, setembro 29, 2009

RIO ou CHICAGO

Se há uma competição, que ao menos aqui nos EUA é uma tremenda propaganda para um País essa competição é as Olimpíadas.

Todas as Olimpíadas a Rede Americana que tem direitos de transmissão, a NBC, transmite dezenas de horas de programação por semana da cidade sede. Não só as competições mas a história da Cidade, do País, da cultura e do Povo local. Transmitem lindas imagen em HD de vistas da cidade. É um Marketing para o Turismo no País como nenhum outro. Nem Copa do Mundo tem esse tipo de cobertura. A Copa é mais jogo aqui, jogo lá e acabou a transmissão. Olimpiadas é as vezes 12 horas seguidos de cobertura e em canais alternativos até 24 horas de programação.

A abertura das Olimpiadas é "must see TV" para Bilhões espalhados pelo mundo. Uma Olimpíada no Brasil pode finalmente fazer o turismo estrangeiro no Brasil chegar aos numeros que um País tão grande e belo como o Brasil merece. Tem país menor que o Rio Grande do Sul que recebe mais turistas anualmente que o Brasil. Não duvido que tenha ilhas Caribenhas que não devem estar muito atras dos numeros de turistas que visitam o Brasil anualmente.

É por isso que torço para que o Rio vença Chicago na disputa para as olimpiadas de 2016. Sim eu sei, vai ter muito dinheiro desviado. Talvez tenha problema de crime. Vai ter muito safado que vai ficar mais rico ainda metendo a mão no dinheiro publico, mas eu acredito que os beneficios sejam maiores. Algumas coisas na cidade terão mesmo que na marra serem melhorados. Li que muito foi prometido no PAN (limpar o Baia Guanabara...novas linhas de metro..etc) que não foi realizado, mas não acredito que a OIC iria deixar isso acontecer dessa vez. O fato é que o Pan não existe. O Pan nem passou na Tv Americana, ninguem aqui assistiu e com certeza na Europa tambem não. As Olimpiadas é um monstro completamente differente.

Pela primeira e talvez unica vez vou torcer contra o Obama, que vai ir lutar por Chicago. Algumas fontes aqui dizem que a ida de Obama a reunião que decide a sede dará as Olimpiadas a Chicago. Espero que não seja o caso. Acho que por alem das razões citadas tá na hora de um País Sul Americano sediar as Olimpíadas. Os EUA já teve uma Olimpiada de Verão e Inverno OITO vezes. E ainda na ultima teve um atentado com uma bomba que matou uma mulher e feriu 100 (plantado por um proprio Americano). Eu prefiro mais uma Copa do Mundo aqui que só teve uma em 1994 e foi a mais bem sucedida Copa comericalmente e em termos de Publico (media de 69 Mil POR JOGO). Deixa as olimpiadas para o Rio. Não acredito que Tokyo ou Madrid tenham muitas chances. Vai ser entre Rio e Chicago.

Eu sei que cerca de 50% dos Brasileiros vê com cinismo uma possivel Olimpiada no Brasil e dizem que não querem se perguntados, mas eu acho que seria bom para o País. Apesar dos pesares pode servir no minimo como lição ao País em muitos setores de organização e no maximo pode abrir as fronteiras do Brasil para milhões de turistas que nunca pensariam em ir ao Brasil pela mera razão que o Brasil não faz o minimo esforço para promover turismo de estrangeiros no País (Nunca na minha vida vi uma propaganda na TV Americana para turismo no Brasil, mas já vi muitas, dezenas para Mexico, Costa Rica e até Colombia). O Rio por suas belezas naturais deveria ser um dos maiores pontos turisticos do Mundo, mas não é. Quem sabe com as Olimpiadas isso não muda.

Espero que dê RIO 2016. Mas vai ser dificil.