terça-feira, setembro 08, 2009

33 A Morrer

Ainda estou rouco e de ressaca, mas valeu a pena! Ganhar fora é fundamental para quem sonha em ser campeão. Acompanhar o jogo ao vivo ao lado de cerca de 4 mil colorados é demais! Mesmo com chuva, mesmo com um a menos e, depois, dois. O Inter jogou muito, teve posse de bola, toque envolvente, boa marcação e, quando necessário, grandes intervenções do goleiro. No ataque, criamos várias chances, convertendo as duas que nos deram o placar. Mas como faltou tempo para elaborar melhor o relato, deixo vocês com um texto espetacular sobre um time de futebol que preferiu morrer a perder. Pra quem ainda não conhece essa história, posso garantir que é de arrepiar. Baita abraço a todos!


A equipe de futebol que preferiu morrer a perder

A história do futebol mundial inclui milhares de episódios emocionantes e comovedores, mas seguramente nenhum seja tão terrível como o protagonizado pelos jogadores do Dinamo de Kiev nos anos 40. Os jogadores jogaram um partida sabendo que se ganhassem seriam assassinados e, no entanto, decidiram ganhar. Na morte deram uma lição de coragem, de vida e honra, que não encontra, por seu dramatismo, outro caso similar no mundo. Para compreender sua decisão, é necessário conhecer como chegaram a jogar aquela decisiva partida, e por que um simples encontro de futebol apresentou para eles o momento crucial de suas vidas.

Tudo começou em 19 de setembro de 1941, quando a cidade de Kiev (capital ucraniana) foi ocupada pelo exército nazista, e os homens de Hitler aplicaram um regime de castigo impiedoso e arrasaram com tudo. A cidade converteu-se num inferno controlado pelos nazistas, e durante os meses seguintes chegaram centenas de prisioneiros de guerra, que não tinham permissão para trabalhar nem viver nas casas, assim todos vagavam pelas ruas na mais absoluta indigência. Entre aqueles soldados doentes e desnutridos, estava Nikolai Trusevich, que tinha sido goleiro do Dinamo.

Josef Kordik, um padeiro alemão a quem os nazistas não perseguiam, precisamente por sua origem, era torcedor fanático do Dinamo. Num dia caminhava pela rua quando, surpreso, olhou um mendigo e de imediato se deu conta de que era seu ídolo: o gigante Trusevich. Ainda que fosse ilegal, mediante artimanhas, o comerciante alemão enganou aos nazistas e contratou o goleiro para que trabalhasse em sua padaria. Sua ânsia por ajudá-lo foi valorizado pelo goleiro, que agradecia a possibilidade de se alimentar e dormir debaixo de um teto. Ao mesmo tempo, Kordik emocionava-se por ter feito amizade com a estrela de sua equipe.

Na convivência, as conversas sempre giravam em torno do futebol e do Dinamo, até que o padeiro teve uma idéia genial: encomendou a Trusevichque em lugar de trabalhar como ele, amassando pães, se dedicasse a buscar o resto de seus colegas. Não só continuaria lhe pagando, senão que juntos podiam salvar os outros jogadores. O arqueiro percorreu o que restara da cidade devastada dia e noite, e entre feridos e mendigos foi descobrindo, um a um, a seus amigos do Dinamo. Kordik deu trabalho a todos, se esforçando para que ninguém descobrisse a manobra. Trusevich encontrou também alguns rivais do campeonato russo, três jogadores da Lokomotiv, e também os resgatou. Em poucas semanas, a padaria escondia entre seus empregados uma equipe completa.

Reunidos pelo padeiro, os jogadores não demoraram em dar o seguinte passo, e decidiram, alentados por seu protetor, voltar a jogar. Era, além de escapar dos nazistas, a única que bem sabiam fazer. Muitos tinham perdido suas famílias nas mãos do exército de Hitler, e o futebol era a última sombra mantida de suas vidas anteriores. Como o Dinamo estava enclausurado e proibido, deram um novo nome para aquela equipe. Assim nasceu o FC Start, que através de contatos alemães começou a desafiar a equipes de soldados inimigos e seleções formadas no III Reich.

Em sete de junho de 1942, jogaram sua primeira partida. Apesar de estarem famintos e cansados por terem trabalhado toda a noite, venceram por 7 a 2. Seu seguinte rival foi a equipe de uma guarnição húngara, ganharam de 6 a 2. Depois meteram 11 gols numa equipa romena. A coisa ficou séria quando em 17 de julho enfrentaram uma equipe do exército alemão e golearam por 6 a 2. Muitos nazistas começaram a ficar chateados pela crescente fama do grupo de empregados da padaria e buscaram uma equipe melhor para ganhar deles. Trouxeram da Hungria o MSG com a missão de derrotá-los, mas o FC Start goleou mais uma vez por 5 a 1, e mais tarde, ganhou de 3 a 2 na revanche.

Em seis de agosto, convencidos de sua superioridade, os alemães prepararam uma equipe com membros da Luftwaffe, o Flakelf, que era uma grande time, utilizado como instrumento de propaganda de Hitler. Os nazistas tinham resolvido buscar o melhor rival possível para acabar com o FC Start, que já gozava de enorme popularidade entre o sofrido povo refém dos nazistas. A surpresa foi grande, porque apesar da violência e falta de esportividade dos alemães, o Start venceu por 5 a 1.

Depois dessa escandalosa queda do time de Hitler, os alemães descobriram a manobra do padeiro. Assim, de Berlim chegou uma ordem de acabar com todos eles, inclusive com o padeiro, mas os hierarcas nazistas locais não se contentaram com isso. Não queriam que a última imagem dos russos fosse uma vitória, porque acreditavam que se fossem simplesmente assassinados não fariam nada mais que perpetuar a derrota alemã. A superioridade da raça ariana, em particular no esporte, era uma obsessão para Hitler e os altos comandos. Por essa razão, antes de fuzilá-los, queriam derrotar o time em um jogo. Com um clima tremendo de pressão e ameaças por todas as partes, anunciou-se a revanche para 9 de agosto, no repleto estádio Zenit. Antes do jogo, um oficial da SS entrou no vestiário e disse em russo:- "Vou ser o juiz do jogo, respeitem as regras e saúdem com o braço levantado", exigindo que eles fizessem a saudação nazista.

Já no campo, os jogadores do Start (camisa vermelha e calção branco) levantaram o braço, mas no momento da saudação, levaram a mão ao peito e no lugar de dizer: - "Heil Hitler!", gritaram - "Fizculthura!", uma expressão soviética que proclamava a cultura física. Os alemães (camisa branca e calção negro) marcaram o primeiro gol, mas o Start chegou ao intervalo do segundo tempo ganhando por 2 a 1. Receberam novas visitas ao vestiário, desta vez com armas e advertências claras e concretas:- "Se vocês ganharem, não sai ninguém vivo". Ameaçou um outro oficial da SS. Os jogadores ficaram com muito medo e até propuseram-se a não voltar para o segundo tempo. Mas pensaram em suas famílias, nos crimes que foram cometidos, na gente sofrida que nas arquibancadas gritava desesperadamente por eles e decidiram, sim, jogar.

Deram um verdadeiro baile nos nazistas. E no final da partida, quando ganhavam por 5 a 3, o atacante Klimenko ficou cara a cara com o arqueiro alemão. Deu lhe um drible deixando o coitado estatelado no chão e ao ficar em frente a trave, quando todos esperavam o gol, deu meia volta e chutou a bola para o centro do campo. Foi um gesto de desprezo, de deboche, de superioridade total. O estádio veio abaixo.

Como toda Kiev poderia a vir falar da façanha, os nazistas deixaram que saíssem do campo como se nada tivesse ocorrido. Inclusive o Start jogou dias depois e goleou o Rukh por 8 a 0. Mas o final já estava traçado: depois dessa última partida, a Gestapo visitou a padaria. O primeiro a morrer torturado em frente a todos os outros foi Kordik, o padeiro. Os demais presos foram enviados para os campos de concentração de Siretz. Ali mataram brutalmente a Kuzmenko, Klimenko e o arqueiro Trusevich, que morreu vestido com a camiseta do FC Start. Goncharenko e Sviridovsky, que não estavam na padaria naquele dia, foram os únicos que sobreviveram, escondidos, até a libertação de Kiev em novembro de 1943. O resto da equipe foi torturada até a morte.

Ainda hoje, os possuidores de entradas daquela partida têm direito a um assento gratuito no estádio do Dinamo de Kiev. Nas escadarias do clube, custodiado em forma permanente, conserva-se atualmente um monumento que saúda e recorda àqueles heróis do FC Start, os indomáveis prisioneiros de guerra do Exército Vermelho aos quais ninguém pôde derrotar durante uma dezena de históricas partidas, entre 1941 e 1942. Foram todos mortos entre torturas e fuzilamentos, mas há uma lembrança, uma fotografia que, para os torcedores do Dinamo, vale mais que todas as jóias em conjunto do Kremlin. Ali figuram os nomes dos jogadores. Abaixo a única foto que se conserva da heróica equipe do Dinamo e o nome de seus jogadores.

Na Ucrânia, os jogadores do FC Start hoje são heróis da pátria e seu exemplo de coragem é ensinado nos colégios. No estádio Zenit uma placa diz "Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista".




http://br.geocities.com/resistenciacoral/dinamodekiev.htm

www.internetbv.com.br



33 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Baah vi na TV o Daniel pulando de tão ´bebedo` lá em Floripa, foi show mesmo...ganhar fora e com autoridade !

Quanto ao relato do Dinamo é f...mas aconteceu isto mesmo.

Outros times dentro da própria Rússia foram utilizados como propaganda política do Governo, da KGB e outros, inclusive o time do Alexxx, o Spartak também teve jogadores presos e mortos pelos próprios russos da KGB (polícia secreta) cujos líderes torciam pro Dínamo de Moscou, se não estou enganado...

Uns 04 meses atrás passou um programa no Sport TV sobre o Futebol e Política na ex-Rússia...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Manchete do Globo.com
====================================
Andrezinho diz que não se arrepende de ter jogado com dores
'Era um momento em que precisávamos do sacrifício', diz o meia colorado
====================================
Traduzindo 1:
Só joguei mal porque estava lesionado
Traduzindo 2:
Eu me sacrifico pelo time.

Pqp como são bons de lata !
Por que só disse isto agora ? Fator Giuliano ´acabando` com a bola...
Jogador nenhum se sacrifica pelo time, ele sabe que a SOMBRA vai matar a sua ´titularidade` constestável !

Dependendo da posição do jogador no grupo, ele não joga por qualquer ´dorzinha` ...no caso do 171zinho ele jamais se SACRIFICA EM CAMPO, os outros que corram...

Voces querem idolatrar este falastrão ? Lembrem-se que até o F9 está cag...do pela boca !

Jogador é tudo igual, GRANDE É O INTERNACIONAL !

Pablo Faria disse...

Que história foda... Muito inspirador.

Pablo Faria disse...

Galera, quando o nosso site vai deixar de amador, hein? Brincadeira... Hoje entrei por curiosidade no site do time do Felipão (http://www.fcbunyodkor.com/en/) e é visível a diferença.

Até quando vamos ter esse site meia-boca, em termos de design?! (com todo o respeito a quem o faz, principalmente se o faz por amor ao clube, mas o nível é mesmo baixo)

Para um clube que quer ter projeção internacional, não estamos muito bem de "rótulo"...

Fabio - Arena Vermelha disse...

Ja eh a quinta que ganhamos fora

\o/

qto a história, conhecia ja... foda, a barca..

o nosso bus tava aloprando tbm la, uns 40 loco...

ah, coloquei a foto do evento em guaiba no arena..

abs

Cleber_Tapes/RS disse...

A história é triste

Mas o exemplo é grandioso

aposto que o Alex também morreria pelo time....hahahahaha

Maiquele Wegener disse...

Baita Colorado!
Sim, viver aquelas horas entre mais de 4000 colorados cantando sem parar, vibrando a cada lance, sob a chuva de Floripa...
Ver uma equipe entrosada, querendo superar e apagar toda e qualquer "má fase" vivida em um passado´bem presente foi algo ímpar. Pintar a Ressacada de Vermelho só nos fez ainda mais colorados.
Ver gol de zagueiro, o Capitão Nascimento Eller e do Magrão, o cara greNal, que voltou com "sangue no olho" me faz feliz, porém conviver por 3 dias com uma turma APAIXONADA pelo Nosso Inter e que não perdeu o bom humor por um segundo sequer Não Tem Preço...
Sobre o texto, Grandes Guerreiros, exemplo do que se chama de O Mais Puro Amor e Dedicação.
Mas nossos atletas também são assim, basta chamar o guerreiro que há dentro de cada um e demonstrar que jamais estão sozinhos, como fizemos em Floripa.
Foi apenas a arrancada, seremos Campeões do Brasileiro, porque SOMOS SIM OS MELHORES!
E que assim seja...

Klaus disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2646536,Esperancas-do-Inter-recaem-sobre-a-liberacao-de-Sandro.html


DIREÇÃO AMADORA!!!

Ou querem continuar a política de Supermercado que implementaram no Inter, ou são muito amadores!

Primeiro negociam com jogador por e-mail. Depois, deixam de requerer a liberação dos jogarores fundamentais em nossa retomada no campeonato! Até o Segundino fez!!!

Claro que não acredito nisso!

A direção não queria F9, e quer vender jogadores! Por isso, não pede a dispensa dos guris, assim como não pediu do Nilmar e do Kleber!

ELES TÊM MEDO DE ADMITIR QUE PRIMEIRO QUEREM FAZER DINHEIRO, DEPOIS, SER DER, TIME!




ESSES INCOPETENTES PODEM TER JOGADO O CAMPEONATO MAIS GANHO DA HISTÓRIA FORA!!!


EU, VOU COBRAR!!!

cjr-sp disse...

Alexxx já se escondeu num mundial, já fugiu de bater a falta que nos daria a classificaçao contra o sport pela copa do Brasil 2008.

Alexxx continua se escondendo...só que agora na russia enganando os russos.

NAO DOU MAIS 6 MESES PARA OS RUSSOS PERCEBEREM O CUSXXTO ALEXXX E MANDAREM O GRILO PARA PQP.


****************************


Agora falta a mesma coragem ao FC, para mandar o zerinho enceradeira que tava escondido na coréia de volta para lá...

Ja aviso que se o zerinho jogar contra o cruzeiro as nossas chances reduzem drasticamente.

*****************************

Eu colocaria no lugar do giulano...o Wagner libano, ou o marquinhos ou qualquer um, MENOS O ZERINHO ENCERADEIRA.

ps. Alguem lembra o meio campo contra o RONDONUNITED??...pois é, tinha o zerinho enceradeira em campo.

Jhonny_região do ABC disse...

MANCHETE DO DIA!!!!

OS PILARES DO BEIRA-RIO JÁ ESTÃO SENDO COLOCADOS, O PROJETO ENFIM SAIU DO PAPEL, A COBERTURA GIGANTE PARA SEMPRE ESTÁ SE LEVANTANDO!!!!

ENQUANTO ISSO NA AZENHA.....

O ARENA BLÁ BLÁ BLÁ NUNCA VI, NÃO CONHEÇO SÓ OUÇO FALAR.....USHAUSHAUHSUA


ISSO É INTER PORRA!!!

cjr-sp disse...

Só para informaçao....a cobertura nao faz parte dos encargos da FIFA, já o prolongamento das inferiores com o consequente alargamento dos degraus na medida certa, isso sim, faz parte dos encargos da FIFA.

Eu gostaria de saber se vao fazer toda a cobertura ou se vao fazer em modulos completos com cobertura e arrumaçao dos degraus da inferior conjuntamente com cada módulo da cobertura???

Rossato disse...

Ai, Chiodelli. Muito massa o texto! Comovente e inspirador.

AVANTE, INTER!!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Cleber ´alex` Tapes !

Só lembro que quando o Inter precisava do ´Alex` num jogo importante (não lembro), ele preferiu ir (e verbalizou) para a Seleção num amistoso, pois seria importante para a carreira dele (claro que ele não teve poder de decisão, mas que preferiu ir para a Seleção, preferiu...)

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Concordo com o CJR, se formos de 171zinho contra o Cruzeiro, ADEUS MEIO-CAMPO...

Adivinhem quem o A Batista vai marcar de cima ? Dale ou 171zinho ?

Tem que ir de Glaydson, Marquinhos ou atém o Edu (revezando com o Taison na marcação), mas o ´sacrificado` 171zinho NUNCA...

Fernando Moraes disse...

Pra mim tem que ser no 3-5-3, com dany, sorondo e eller. No meio guina, magrão e d`ale com o danilo na direita.

Klaus disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2646852,Noveletto-diz-que-CBF-nao-pretende-liberar-Sandro.html


E tem gente que torce pela seleção!!!


GRANDE CBF!!!

Ike disse...

o problema do 10zinho não é a contusão nem o caráter, é a bola que ele joga, é o perdigão versão 2009, só uma máscar gigantesca!

Ike disse...

texto sensacional Daniel

Everton Rocha disse...

DEMAIS VER AO VIVO DENTRO DO CAMPO O INTER MASSACRAR OS CATARINAS... HAHAHA

Denilson M. (POA) disse...

O Sandro é um baita jogador, mas nesse momento não faço questão que ele seja liberado e sim o Giuliano, que acertou o meio campo colorado... vai fazer muuuuuiiita falta...

Schroder-EUA disse...

Concordo com denilson..sandro nesse momento nao faz falta...giuliano sim fara muito a nao ser q edu possa substituilo bem.

Marco disse...

Acho que o Alex já conhecia esta história, daí na hora da falta em Recife (CdB 2008) pensou:

- Vou prá Rússia, vai que lá tem algum diretor do Sport Recife na polícia, e eu me dano.

Daí se escondeu, o Bustos bateu e o resto é história...



Nelson

Quando li a entrevista do 10zinho, pensei a mesma coisa. Justificativas e mais justificativa... bola que é bom, mesmo, só nas trancinhas...

Engraçado que, na época, ele dava entrevistas e falava grosso, dizendo que iria se firmar como titular. Taí na web, é só dar uma gugada.

Cleber_Tapes/RS disse...

concordo com vc´s

Dale e Andrezinho não funciona

Os dois não marcão e são muito parados
só jogam com a bola no pé

O Dale sem o Giuliano pra correr por ele será facilmente marcado e vamos perder o jogo

Dale e Andrezinho jamais podem entrar juntos

Acho que Edu também não marca
nem o Marquinhos

O Inter fico fraco com a saida do Giuliano e Sandro

Jonatammm disse...

Bah Maringa! Larga o pé do Alex!! Tu ficou 20 anos sem ver um meia tão bom como ele no Beira-rio. Desde Rubem Paz não tivemos um meia desse nível. Acho engraçado que só o Alex era obrigado a jogar bem todas partidas. Fernandão e Sobis jogavam bem sempre né?

O Inter toma 3 do sport, ninguém joga porra nenhuma e a culpa é do Alex? Francamente. Tá na hora de trocar o disco.

Tem videos e mais videos, com dezenas de gols, assistencias, etc. do Alex. Poucos jogadores tem tanto material disponível, ou seja, poucos jogadores produziram tanto quanto ele, especialmente em 2008, quando foi eleito o melhor jogador do Brasil no ano.

Mas no Inter não merecia nem banco. Piada.

É ridiculo essse esforço hercúleo em diminuir o Alex. Ele já foi há 6 meses. Vamos parar de encher o saco no blog com a mesma ladainha "o Alex é bobão"

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Jonatamm

O Alex NUNCA FOI MEIA, lembra dele antes de 2006 na Lateral Esquerda e em Grenais ?

Nem em 2006 ele foi meia, ele era secretário do JW, o meia foi o Tinga, os 02 atacantes foram o F9 e Sóbis. No Mundial ele foi RIDÍCULO e substituído nos 02 jogos INTERVALO, até o R Cardoso foi bem no Mundial.

As grandes assistências e gols foram no Grande Gauchão de 2008 e em alguns jogos pontuais no Brasileirão 2008 onde o famoso ´vai Nilmar` + Alex nos deixou fora da LA2009, os pijamas com Perea & Cia estiveram nesta LA2009.

Quem carregou o time na SULA foi o Dale e Sandro (na final), prá variar ele foi substituído também na final da Sula, lá em Rosário só bateu o penalti, foi bem no México e contra o Boca aqui no BR, ou seja,dá prá lembrar os únicos momentos dele, que são muito mais mídia do que bola.

Lembro que também era o Rei da Lata e num amistoso da CBF preferiu ir, pois afirmou que tinha que pensar na carreira (que tenha uma bela carreira na Russia, atá agora não ´engrenou`...)

Jonatamm FALAMOS ISTO PARA QUE NÃO SE ESQUEÇAM DA HISTÓRIA !

Alex é um 10zinho com mais grife do que 10zinho que tem mais grife do que Perdigão.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Jonatamm !

O que vc acha agora do F9 ?

Era tudo aquilo ou foi o Inter que deu prá ele a justa fama ?

Klaus disse...

Nelson!!!

Me responde uma coisa:

Como o Inter conseguiu ser campeão do mundo?

Se o Clemer era horrivel, se o Índio era fraco, se o Rubens Cardozo..., se o Edinho era quebrador, se o Monteiro era horroroso, se o Alex era pipoqueiro, se o F9 não era tudo aquilo, se o Iarley sempre foi enganador, se o Abel nunca soube nada...

COMO CONSEGUIMOS GANHAR DO BARCELONA?

Pelo que alguns defendem aqui, chego as seguintes hipóteses:

- O Inter é o time com mais sorte do mundo e tudo deu certo;

- O Barcelona era um timeco e qualquer amontoado de jogadores ganharia.

Jonatammm disse...

Nelson, F9 foi o melhor jogador do Inter desde que chegou até a final da Libertadores 2006, junto com o Tinga. Depois disso não conseguiu render o mesmo com tanta frequencia, prejudicado pela lesão no pubis. Entre altos e médios, sempre foi o que todos conhecem: líder, matador, inteligente dentro de campo, excelente passe, etc. Ele e o Inter tiveram uma relação de mutualmente benéfica, ele era o cara certo no lugar certo. Certamente não conseguiria repetir a mesma história em outro time, assim como o Inter posssivelmente não teria sido campeão sem ele.

Sobre o Alex, repito, era meia-atacante/ponta-de-lança que jogou improvisado/adpatado como segundo atacante, só por que começõu a fazer muitos gols.

Não foi o principal de 2006 mas foi muito importante. Foi o melhor do Inter no péssimo ano de 2007 APESAR dele, e não devido a ele. E disparado o melhor do Inter em 2008, e um dos 3 melhores do Brasil no mínmo.

Dezinho é muito melhor que Perdigão (o que não difícil), não há a mínima chance de comparação.

Marco disse...

Jonatammmmmmmmmmmm

Larga você do meu pé, cara!

Só corroborei o que Nelson falou, me erra, vai!



Vou explicar:

Alex nunca foi meia e muito menos o melhor jogador do Brasil, em ano algum. Mas também não foi a pereba que alguns tentam impingir.

Bons meias que vi jogar no Inter foram Capergianni, Falcão, Rubem Paz, Marquinhos (1992), Tinga... esqueci algum? Alex esteve bem longe destes aí, muito longe.

Mas é melhor que Andrezinho, por exemplo, embora sejam de posições diferentes. Aliás, qual a posição do Alex? Meia? Atacante? Ala-lateral de Seleção?

E nenhum dos dois, Alex e Andrezinho, chegam à unha do mindinho do pé direito do D'Alessandro, embora este ainda tenha muito o que fazer no Inter, mas o que vi este gringo arrebentar no futebol argentino, desde seu surgimento no River...

Aliás, acompanhei o surgimento de Dale no River e de Andrezinho no Fla. Putz, que diferença!

Marco disse...

"Dezinho é muito melhor que Perdigão (o que não difícil), não há a mínima chance de comparação".

Aí, concordo com você.

Schroder-EUA disse...

Parece algo do Filme VICTORY que estrelou Pelé e Sylvester Stallone lembra dos anos 70?

Schroder-EUA disse...

Bah só consegui ler toda a historia hoje, foda mesmo e não conhecia essa historia. Sera que Victory nao pegou essa historia emprestada??

Esses Alemães eram foda PQP. Imagina viver naqueles tempo e nem faz la muito tempo.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]