Lauro, Bolívar, Sorondo e Índio; Kléber, Guiñazu, Sandro, Giuliano e D´Alessandro; Marquinhos e Alecssandro. Essa é a minha escalação pro Grenal.
Bolívar na direita, Índio na esquerda e Sorondo de libero. Sinceramente, entre Índio e Sorondo não gostaria de ter que escolher mais do que um na atual fase, mas quando vejo que a outra opção é o Danny Morais…
Nos demais jogos, Eller e Bolívar.
Kléber e Giuliano com liberdade de atacar e articular, e sem a posse de bola fechando pelo meio e auxiliando na marcação.
Sandro não deve passar do meio nem por decreto, e avançar somente se Guina estiver recuado. Ambos devem reter mais posição e intercalar tarefas de contenção com saída de bola. Porque o sistema defensivo deste time beira o ridículo.
Volantes como articuladores jamais.
D´Alessandro terá mais liberdade e terá teoricamente companhia na articulação de nossos “alas”.
Me desculpem, mas time nenhum funciona onde apenas um cara articula. O nosso sistema tático faz com que o gringo tenha que parir a fórceps um mínimo de criatividade e lucidez no nosso meio-campo. Em melhor companhia vai voltar a apresentar seu melhor nível, anotem ai.
Marquinhos, apesar da eventual pressão de ser titular num clássico que vale tanto, tem demonstrado muito mais gana e entusiasmo que o peladeiro Taison, que escondeu ou esqueceu seu futebol no primeiro semestre.
Alecssandro deveria ter uma multa de 5% no seu salário a CADA toquinho de calcanhar, chaleirinha ou recuo para buscar a bola no meio de campo. Aliás, que gororoba é essa que em quase um ano ninguém conseguiu chegar no cara e dizer que ele não DEVE nem PODE sair das imediações da grande área?
Como variação tática, precisando o resultado, a retirada de um zagueiro e o ingresso de Taison (recuando um dos alas para ser um falso zagueiro e centralizando Guina/Sandro formando um 4-3-3 ultra-ofensivo)
Uma alternativa também é o ingresso de Andrézinho, retirando Marquinhos e povoando o meio-campo num 3-6-1. Para isso, com a posse de bola, nossos meias devem se juntar ao Alecssandro, senão vira a tradicional gororoba defensiva, também apelidada de sistema “chama-derrota”.
Ah, e ATITUDE. Aliás, com atitude, qualquer sistema ou qualquer escalação é capaz de apresentar melhor futebol que o apresentado atualmente.
Índio/Clemer: devem ganhar uma estátua, uma homenagem pelos belos serviços prestados e um agradecimento ao primeiro time que fizer uma proposta. Em claro declínio técnico e físico, e não é de hoje.
Danny Morais: decepção total. Deve ser emprestado para ganhar experiência.
Sorondo: claramente fora de tempo de bola e sem condição técnica. Nem lembra o uruguaio de imposição física de outrora. Daria mais uma chance pelo histórico de lesões, pois creio que com uma sequência desde o começo do ano tende a voltar ao seu melhor nível.
Sandro: baita jogador, mas é primeiro ou segundo volante no máximo. Cobrar articulação dele é uma heresia, apesar de ter qualidade técnica para tal. Eu, sinceramente, se recebesse uma proposta de 15 milhões de euros vendia na hora.
Taison: ou volta a jogar futebol ou vai terminar no Pelotas. Última chamada para apresentar regularidade.
Andrézinho: eu oferecia no máximo 1 milhão de dólares pelo passe. Com 2,5 milhões dá pra fazer desembarcar jogadores muito melhores.
D´Alessandro: creio que sua irregularidade tem muito a ver com o esquema tático que faz com que receba a maioria das bolas de costa, com 1 ou 2 marcadores, além de não ter parceria para triangulações. Eu apostaria nele, como uma ultima cartada, 6 meses pra mostrar a que veio. Senão,se aparecer os 5 milhões de euros especulados, adeus e obrigado. Teremos nos próximos jogos uma provável divisão das tarefas de criação (Giuliano,Kléber, D´Ale) e consequentemente espero uma melhora no futebol do gringo.