terça-feira, outubro 20, 2009

64 Macacos Me Mordam

Chamou-me atenção, ontem, uma discussão na internet sobre o mascote utilizado pelo Inter no Projeto Interagir. Foi adotado um macaquinho usando a camisa do Inter e há uma campanha para escolha do seu nome. A polêmica reside, essencialmente em dois pontos: 1) por que não adotar o mascote do clube, o Saci? 2) por que um macaco?

O Saci, mascote histórico do clube, é um personagem do folclore brasileiro consagrado na literatura por Monteiro Lobato:

"O saci – começou ele – é um diabinho de uma perna só que anda solto pelo mundo, armando reinações de toda sorte e atropelando quanta criatura existe. Traz sempre na boca um pitinho aceso, e na cabeça uma carapuça vermelha. A força dele está na carapuça, como a força de Sansão estava nos cabelos. Quem consegue tomar e esconder a carapuça de um saci fica por toda a vida senhor de um pequeno escravo."

Mas que reinações ele faz? – indagou o menino.

Quantas pode – respondeu o negro. – Azeda o leite, quebra a ponta das agulhas, esconde as tesourinhas de unha, embaraça os novelos de linha, faz o dedal das costureiras cair nos buracos. Bota moscas na sopa, queima o feijão que está no fogo, gora os ovos das ninhadas. Quando encontra um prego, vira ele de ponta pra riba para que espete o pé do primeiro que passa. Tudo que numa casa acontece de ruim é sempre arte do saci. Não contente com isso, também atormenta os cachorros, atropela as galinhas e persegue os cavalos no pasto, chupando o sangue deles. O saci não faz maldade grande, mas não há maldade pequenina que não faça."

A adoção do Saci como símbolo colorado teria ocorrido como uma adaptação das charges de jornal que utilizavam a figura de um menino negro para representar os colorados. Nada mais apropriado para um clube que nasceu com princípios de abertura étnica e que consagrou tais ideias, especialmente a partir do final da década de 20, quando passou a utilizar jogadores oriundos da Liga da Canela Preta. Promovendo essa integração dentro de campo, naturalmente a torcida colorada também passou ser a maior na comunidade afrodescendente.

Mas, então, por que agora, justamente no ano da celebração do centenário, o clube abre mão de usar esse símbolo em seu programa de integração social? Será que a figura do menino de uma perna só, em tempos de inclusão social, não seria adequada aos projetos de um clube inspirado em ideais de pluralismo e igualdade? Seja lá qual for a razão pelo esquecimento do Saci, chama ainda mais atenção o fato do mascote escolhido ser um macaco.

Em se tratando de Inter, o apelido “macaco” sempre foi utilizado de modo pejorativo, racista, por torcedores adversários incomodados com a superioridade técnica de um time que ousava usar atletas de cor. Aliás, essa é uma expressão universal do sentimento racista. Na Espanha, recentemente, se viram episódios dessa natureza contra o jogador camaronês, Samuel Eto’o. Aqui no Brasil, este ano, o jogador Elicarlos, do Cruzeiro, foi alvo desse mesmo ato de preconceito, feito por um jogador estrangeiro.

Considerando que a imagem do macaco em relação à torcida colorada é viciada, na sua origem, pelo sentimento reprovável do preconceito racial, entendo que não deveria jamais ser explorada de forma oficial. Ainda mais num clube que foi fundado sob ideais de igualdade étnica.

Somente quem sofre o preconceito é que pode julgar se é ou não uma ação agressiva, ofensiva. Ainda que milhares de afrodescendentes não se sintam afetados pela alusão ao macaco, vinculada exclusivamente em relação ao clube de futebol para o qual torcem, basta que um único cidadão tenha sua honra subjetiva abalada para que o ato se torne reprovável.

Eu, na condição de colorado, me orgulho da identidade cultural do meu clube e de sua história de pioneirismo contra o preconceito racial. Creio que a figura do Saci, o menino negro da carapuça vermelha, não poderia representar melhor o clube do povo do Rio Grande do Sul, ainda mais como símbolo de ações sociais da instituição.

Macaco? Sinceramente, quanta falta de sensibilidade, para não dizer, respeito!


64 Comentários:

Caio de Santi disse...

SUBLIME O TEXTO!

Parabéns ao Daniel e vaias para a direção!

Fabiano- POA-Germany disse...

Dani, perfeito como sempre! Concordo plenamente com o texto. A direção está dando um tiro no próprio pé, é um retrocesso, agora acabamos de dar razão as desculpas esfarrapadas de que não tinha conotação racista o chamamento de macacos pelos lados da azenha. Outra, quem são eles pra simplesmente tirar de cena um mascote tradicional como o Saci??? No site do Inter já não está mais, enviei email para a ouvidoria e não recebi resposta além da automática. Uma barbaridade esta nossa direção, mas o que é deles está guardado.

f. disse...

eu sempre fui a favor da apropriação do termo "macaco" pela torcida, até mesmo como um modo de retirar dela o sentido pejorativo que os outros lhe dão. e isso só se passa pela adoção colorada do símbolo (assim como o Palmeiras fez com o porco, o Flamengo fez com o urubu, e o SPFC deveria fazer com o bambi). adoro entrar no Beira Rio e ver, lá pras bandas da Popular, aquela linda bandeira com "Bem Vindo ao Planeta dos Macacos", e adoro ver o Macaco como torcedor-símbolo do Inter.

resumindo: "ah, eu sou macaca!", e com muito orgulho. apoiarei a escolha do símbolo.

(mas gostei muito do teu texto, bem escrito, e apresentando argumentos bastante interessantes, embora não concorde com nenhum).

Cristiano disse...

Acho que a conotação racista ao termo macaco se deve a quem o faz, e não a quem o recebe ou adota, embora concorde que melhor opina sobre isto quem já sofreu preconceito racial.

Sempre vi a adoção do termo macaco pela torcida do Inter como uma ótima resposta as insinuações racistas do outro time. E desta forma, não vejo problema nenhum nas faixas, cantos e fantasias que são usadas pela torcida em dias de jogos. Pelo contrário, acho uma demonstração de grandeza.

Mas, definitivamente, não vejo porque trocar o mascote saci, consagrado, justamente no ano do centenário.

Mascote não se cria ou inventa com o vento, se adota ao longo de uma história. E o inter já tem mascote.

Marco disse...

Belo texto, apoio o protesto e já enviei e-mail para a Ouvidoria, embora saiba que será apagado sem ser lido.

Esta ouvidoria não serve para nada, só para dar a impressão de que o Inter dá ouvidos a seus sócios, torcedores e simpatizantes.

Se o Palmeiras adotou o Porco, o Fla o Urubú, os azuis de POA deveriam adotar a gazela, e ainda colocar o n° 36 nas costas.

Estou com Daniel: adotar o macaco tira a conotação racista que envergonha (ou deveria envergonhar) as gazelas.

Gonçalves disse...

Eu também não gostei e gostaria realmente de saber de quem foi a idéia e de quantas mãos ou cabeças passaram essa decisão, do ponto de vista da torcida assumir a conta do "ser macaco" pra mostrar junto aos rivais o nosso descaso quanto à isto de nos chamarem como tal é uma coisa, isso é pessoal de cada um, é uma auto defesa, mas tratar como uma forma oficial mesmo que por tras de tudo isso esteja a imagem linkada a um projeto social.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Por que não o Búfalo de Wall Stret ? Já não chega aquela coroa ridícula ?


Estão brincando...com o Clube do Povo cujo slogan também apagaram do site, tiraram qualquer referencia do estádio...

Deve ser obra de ´burocratas` insensíveis...

FERNANDA FERNANDES disse...

Eu acho que a escolha foi feita, justamente para amenizar o sentido perjorativo.. talvez possa não ser uma escolha feliz. Concordo com o texto, e acho que devia ter tido um cuidado maior com algo de tamanha repercursão.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Muito bom o texto...O Inter já tem mascote e PONTO.

Eu e vários já temos falado a tempo, eles se acham donos do Inter. Daqui algum tempo vão querer mudar as nossas cores. Não bastasse aquela coisa ridícula de entrar de branco em tudo que é jogo decisivo (tomamos um tufo do Corinthians jogando de branco) ainda inventaram uma 3ª camisa com cor de caganeira de burro igual ao milolo mole do idiota que a inventou e a coroada direção aprovou. É tudo sem consulta, fazem e desfazem a seu bel prazer. Cambada de FDP.

João Gabriel disse...

Não tinha visto por este lado. Como não sou negro, não posso dizer, de verdade, o quanto atinge esta postura da direção.

Me pareceu sensato teus argumentos - Além do um ótimo texto, que traz a discussão para uma questão de suma importância.

Eu acho natural a adoção de animais como mascotes. Normalmente em Olimpíadas e Copas do Mundo é assim.

Portanto se fosse um cachorro ou um gato colorado eu entenderia, pode ser uma forma de criar uma outra alternativa de mascote (sem abandonar o Saci que é a cara e representa, orgulhosamente, o clube do Povo).

Um macaquinho colorado (ou cachorrinho, ou gatnho, ou coelho, ou...ou..ou...) pode ser uma forma de vender mais camisas, chaveiros, brindes... Enfim, de dar uma nova mobilização em uma empreitada.

A escolha do macaco surge como quase óbvia - até por que, como citado, o símbolo já foi adotado pelo torcedor do Inter (eu tenho um gorila de brinquedo, que dança quando batem palma, vestido de colorado na sala de casa, ao lado da TV, quando sai gol do Inter e é aquela gritaria o bicho enlouquece!)

Agora podemos ver esta questão do racismo como forma de desmistificar este (pre)conceito.

A Ponte-Preta é a macaca pelos mesmos motivos. Mas hoje ninguém dá essa conotação!

Vamos tirar o racismo das chacotas gremistas (e preconceituosas) pela via inversa.

Vamos nós limpar essa sujeira!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Meu Deus do Céu!!!!

Para tudo que eu quero descer.

PQP!!!!

Pô o Inter que tem orgulho de ter uma mascote genuinamente brasileira, agora começa um processo de enfraquecimento desta imagem.

Mas é o fim da rosca.

Os caras começam aos pouquinhos.....daqui a pouco já nem se fala mais... daqui a mais um pouco colorado algum vai saber da relação do saci com o Internacional.

Nada contra o coitado do macaquinho, mas vamos renegar nossa história???

Em vez de utilizar um saci estilizado...com feições de criança, e reforçar a imagem para aas novas gerações, querem nos enfiar goela abaixo essas decisões.

Vão apagar o clube do povo, vão apagar o saci....

Vão apagar nossos sonhos.

O que mais falta apagar???


Daniel, parabéns pelo post.

Maiquele Wegener disse...

Mesmo tenho o maior orgulho, bater no peito e dizer: "Sou Macaca, Pobre, Negra e COLORADA sim!" Não tenho problemas com o termo ou o símbolo do macaco, porém sinto nosso Saci fragilizado e isso me desagrada. Acho que a diretoria pecou, espero que se pronuncie dando motivos, se é que tem argumentos não é...
Dani, mais uma vez fez jus ao termo Gênio...

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Vergonha, Revolta, Indignação!!!

Mas quem são essas pessoas que aprovam semelhante aberração?

São pessoas do departamento de matketing?

São colorados ou são gremistas? Ou pior nazi-fascistas?

Estão cuspindo na nossa história.

Pior tentando dar um ar de "seres evoluídos", não vendo o que está escarrado na frente de todos, que são os atos de racismo que costumeiramente ocorrem e que não são punidos.

É uma vergonha o que vem se desenhando no nossa amado e desrespeitado colorado.

Subtraem o Clube do Povo
Subtraem a nossa mascote
Subtraem nossa história

Guilherme Mallet disse...

O sentido pejorativo do macaco é problema do Inter ou do Grêmio?

Do Grêmio, óbvio.

No Brasil inteiro o uso desse termo pela torcida gremista é visto com maus olhos. Contribui para a péssima imagem do Grêmio.

E eis que uns idiotas encastelados resolvem fazer esse grande serviço. PARA O GRÊMIO.

As manifestações autônomas dos torcedores colorados até riducularizando o racismo gremista são muito legais, mas transformar isso em um símbolo oficial do Clube é uma ótima forma de o Brasil inteiro passar a nos chamar de "macacos". Gol do Grêmio.

Mais, tudo isso foi feito em detrimento do Saci que há anos não é utilizado, exceto por uma iniciativa, mais uma vez autônoma, do Renteria.

Enfim, eles podem querer se adonar dos nossos simbolos, mas não irão se adonar da nossa História.

Ike disse...

E o saci por acaso é um gurizinho loiro de olhos azuis então?

Já temos um mascote com a cara do povão! Não precisamos trocar, se quiserem adotar o macaco como mascote extra oficial, por mim tudo bem, acho uum bichinho bem simpático aliás, agora não mexam com o saci porra!

Isso parece aquelas medidas populistas que os políticos brasileiros fazem quando o ibope começa a cair!

PS: pra combinar com a postura, o símbolo deste novo Inter tinha que ser um pavão, bem emplumado e com a bunda de fora!

Prof.Maurício disse...

Enquete extra-oficial:
No que esta direção botou a mão e não fez cagada? O que falta ainda eles estragarem? Se bem que esta ultima pergunta pode dar idéias para os "CARAS".
Estou profundamente decepcionado com o Sr. FC.
Saudações Coloradas,
Maurício

João Gabriel disse...

A do Pavão foi ótima...
HAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHu

Schroder-EUA disse...

Eu nunca gostei da ideia de alguns colorados aceitarem o macaco dos gremistas...até se vestindo como um. EU acho que deveriamos ficar com o saci. O Dia que o Gremio usar um viado ai talvez possamos usar um macaco...até lá não.

A PERGUNTA FICA AOS CONSELHEIROS...isso ai foi decisão feita por uma pessoa? Ou é algo aprovado no conselho? Um escolha assim que pode mudar a historia do clube nos proximos 100 anos deveria ser escolhido com mais cuidado.

Unknown disse...

excelente post, e concordo plenamente com as palavras do Daniel! Isso é o fim da picada! Cada dia mais decepção!

Fora Pifio antes que mude a cor da camisa do Inter também! Opa, me esqueci da camisa amarelo-ovo usada na sula 2009!!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Eu fico imaginando as novas gerações de coloradinhos no dia a dia...na escola.

Ou alguém acha que não irão ocorrer "brincadeiras" com nossos torcedores?
Ainda mais agora, com a oficialização de "cima para baixo" pela direção que está no clube?


O menino ou menina chega na sala de aula e escuta:
E aí aí macaquinho?
Vai uma bananinha?
Mas tu é macaco mesmo, até teu clube sabe disso.
Escutam-se ruidos imitando um macaco.
A classe cai na gargalhada.

Parabéns direção do Sport Club Internacional, por nos propiciar mais este absurdo!!!

Alexandre R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre R. disse...

E eu como conselheiro vou sugerir que o mascote do clube seja citado no estatuto. Se deixarmos daqui a pouco irao trocar a cor da camisa alegando que uma camisa verde ou amarela vende mais...

Fernando Gonçalves disse...

O mascote do Inter é o SACI e ponto final !

Ao invés de ficar nmandando mensagens para a ouvidoria, sugiro que preenchemos o nome do macaco com algo do tipo assim :

"queremos o SACI de volta"

seria uma forma clara de protestar contra essa idéia.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Com a palavra os conselheiros do internacional.

Já sabemos que pode se fazer pouca coisa no Inter.

Mas afinal, não é possível de se fazer um protesto?


Não se pode protocolar uma carta para ser entregue individualmente aos membros desta direção, questionando e refutando esses verdadeiros descalabros que se repetem no BR?


Afinal nobre conselheiros, há algo que possa ser feito ou é melhor entregar a chave lá na azenha de uma vez?

Daniel Chiodelli disse...

Correio do Povo de hoje:

"O Saci, infelizemente, perdeu um pouco a ligação com o público infantil. O macaco é um personagem moderno. Terá maior interatividade com a garotada e está ligado à história do Inter desde a década de 40, quando as torcidas adversárias se dirigiam a nós desta maneira. Resolvemos assumir o personagem." Jorge Avancini, Vice Presidente de Marketing

Eu gostaria de saber com base em quê, esse senhor faz essas afirmações. Só isso!

Schroder-EUA disse...

Eu até nem sou contra mascotes adicionais...em nenhum lugar diz que o Saci tem que ser o unico...mas so a escolha do Macaco que não gosto, e a razao é porque vem de racismo dos Gremistas. Ora que fizessem o 2 Mascote um Cachorro Vermelho...acho que teria até mais personalidade e quase todo mundo tem Cachorro. Pena isso nao ter ido a voto.

Pablo Faria disse...

Muito bom texto. Nada contra o macaco, mas o mascote é o SACI. Brinque-se com os dois, se quiserem, mas nunca sem o SACI, pois é uma questão de identidade. Parabéns pelo texto!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Com o perdão da palavra, mas o Mkt do Inter em alguns aspectos tem se revelado uma VERDADEIRA bosta!!!

É camisa com coroa. Que felizmente já era.

Não são capazes de fazer um concurso para o desenho de uma camiseta oficial. Com votação aberta a torcida, para que esta escolha um modelo a ser utilizado pelo Colorado.

São bonecos que não se parecem em nada com o jogador para o qual estão homenageando. No forum mesmo tem exemplos feitos de forma independentes, que ficaram muito melhores do que esses que demoram 500 anos para serem feitos.

É show do centenário com artistas que não tem identificação com o Clube.
A Rita Lee, já fez vários shows com a camisa colorada (de graça) e ninguém la no BR convidou-a para o nosso.

É uma coisa simples como um boné. Onde enchem de pinduricalhos para o perfil daquele torcedor fanfarrao.
O Luis fez um boné simples, limpo, bordado com o escudo do inter, que ficou perfeito.

Agora essa com nosso mascote SACI.
Um mascote GENUINAMENTE brasileiro. Que faz parte do nosso folclore. Algo que é nosso, em meio a tantas coisas pasteurizadas.

Sem consultar quem quer que seja, mais uma vez, impõe goela abaixo o que bem entendem.


Contratam esses caras aonde na Azenha????

Não podem existir tantas coisas dessas sendo feitas ao acaso.

Pablo Faria disse...

Penso que isso acontece agora, por ser um momento novo e, portanto, de aprendizado para o Inter. Adotar uma estratégia de marketing mais forte e ousada é algo novo para clubes brasileiros em geral e não é de estranhar que ocorram ações mal pensadas, como esta. O que não se pode admitir de modo algum, é que fique por isso mesmo, impune.

O conselho do clube tem que chegar junto e EXIGIR A RETRATAÇÃO do pessoal do marketing, o que pode ser feito, inclusive, de forma muito sadia, com charges e ou animações mostrando o SACI botando ordem na casa e dizendo assim pro macaco, "Cara, vc é bem vindo, podemos ser parceiros, mas quem manda aqui sou eu!"... ;-)

Marco disse...

"pra combinar com a postura, o símbolo deste novo Inter tinha que ser um pavão, bem emplumado e com a bunda de fora!" [2]



HUAUAUHAUHUAHAUHAadufasdoufsa

Marco disse...

Talvez alguns não se lembrem, mas quando era criança, na década de 1970, o Inter também era representado pelo Super Mouse.

Talvez esteja, aí, um bom tema para o próximo post do Prof. Raul Pons.

Ivan disse...

Fim da várzea. Nunca gostei do Saci, mas trocar para um macaco? Qual a próxima? Trocar o Hino?

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Os Filhos Da Puta, tiraram o SACI do site do Inter.

SUMIU!!!

Se vc for lá e procurar por Símbolos, não vai mais encontrar o saci.

Apearam ele assim.... na calada da noite.


Mas o que é isso????

Fabiano- POA-Germany disse...

Recebi da ouvidoria:
Prezado Fabiano:

O Sport Club Internacional agradece teu contato.
Apenas para esclarecimento, o SACI continua sendo um dos símbolos do INTER (representando a torcida), o macaquinho é para ser o símbolo que representará os PROJETOS SOCIAIS do Clube.

Saudações Coloradas!

Bianca Nunes
Ouvidoria
Sport Club Internacional 1909
O Centenário de Todo Mundo

Fabiano- POA-Germany disse...

A megera só não disse por que removeram do site o Saci...

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Bem, não podia ficar àquem dessa situação!

A direção do INTER ta se achando dona da instituição!

Não prestam contas a ninguém do caminhão de dinhero q arrecadam por ano!

Agora mais essa? Sou totalmente contra a adoção de qualquer outro mascote! O INTER já tem o seu... apesar de terem retirado até do site!!!

Vergonha é pouca!!!


Parece que realmente se adonaram do clube..... Dirigentes passam agora a se intitular REIS da monarquia e nós sócios e razão de ser do clube do povo passamos a nos entitular os bobos da corte!!!


Não mudem a história que foi construída com tanto suor!!!! Não esqueceis jamais de tuas raízes....somos o clube do povo e o saci representa (representava né!) isso!!!!!!

Marco disse...

Perdi a compostura.

Mandei um e-mail para a ouvidoria do Inter sacando todos os palavrões que conheço.

Já que não fariam nada com minha mensagem mesmo (Shift + Delete é o comportamente padrão, lá), que paguem eles o preço.



Luis
Mudando de saco prá mala, mando aqui um OT.
Lembro-me que, no início do Brasileiro-2009, o Inter obteve 100% de aproveitamente nos 5 jogos iniciais. Também vencemos 3 partidas seguidas, contra o Galo, Avai e Goiás.
Nestas partidas, creio, há uma coincidência: Giuliano estava em campo. É fato?
Pensando nisto, já aumentei meu Intermômetro para 3, marca que nunca foi atingida na (já) Era TTK.

GILSON - PR disse...

Parmera adotou o porco como símbolo, porque os curintianos chamavam a italianada de porcos;

Colorado adota o símbolo de macaco porque são chamados de macacos por seus maiores rivais;

O geymio vai assumir como símbolo uma gazelinha porque seus maiores rivais fazem analogia da sua torcida com esse animalzinho.

O saci é uma marca histórica do Inter, demosntra bem a diversidade da sua torcida. O macaco, crriado pelos geymistas para denegrirem a nossa imagem, não provoca nenhuma repulsa por nós.

Marco disse...

Giuliano não jogou contra o Palmeiras, na 2° rodada. Na 1°, contra o Cúrintia, entrou no lugar do Taison.

Assim sendo, minha tese foi por terra, e meu Intermômetro volta para 1.

Nem tentando eu consigo ser beata. Vamos tocar o bumbo!

João Gabriel disse...

Marco.

Uma outra coincidência me preocupa!

O Inter SEMPRE se complica quando o novo Falcão SANDRO está em campo!

Depois que virou estrela de Seleção Brasileira ele só nos rala!

Saiu pra Seleção - três virtórias na sequencia. Voltou contra o Cruzeiro no Gigante e exigiu titulariedade! Ali o Inter se Fu... nesse campeonato!

Um piá de 20 anos exige titularidade e é atendido. A CBF nos ralou mais uma vez!!!

Estive o Sandro na Sub-20 e liberassem o Giuliano!

Estaríamos melhor, com certeza!!!

O Sandro é um primeiro volante que não guarda posição, deixando um furo no meio!
E quando percebem isso e o colocam mais adiantado de 2º Volante ele até chega na cara do gol...mas falta qualidade - Perdeu um gol feito contra o Cruzeiro no retorno do 2º tempo e outro contra o Fluminense!

É o furo do time!

Junto com tantos outros.

Mas a zaga se complica muito por causa desse mané. Que antes de estrear era comparado com o Falcão e entrou no time com fama de craque!


É mais ou menos o que o Louis falou o Danny, Renan, Sorondo e outros...

Gabriel Albo Trindade disse...

O Saci é simpático, mas futebol se joga com as duas pernas, com habilidade. O macaco é um mascote que sabe ser simpático (como saguis e bugius) e sabe ser forte e temido (gorilas, o próprio King Kong). Me serve isso.

De um ponto de vista de publicidade, já li alguns estudos sobre como "antropomorfizar" mascotes não funciona bem. Por exemplo, de quem se ouve falar mais, do São Paulo (mascote do São Paulo) do SPFC ou do porco (ou do peixe)? Do pó de arroz tricolor ou do urubu? Melhor ainda: do mosqueteiro ou do gavião, ambos do Corinthians?

Falando nisso, fora o nome da churrascaria, alguem mais vê referências ao Grêmio como "mosqueteiro"? Nunca ouvi nenhum xingamento de torcida sobre mosqueteiro. É um mascoto irrelevante.

Mascotes com forma de humano não pegam.

Gosto muito do macaco e acho fundamental que ele seja adotado para renovar a imagem do Inter e reafirmar, 100 anos depois, que a afronta intolerante a racista nos serve de combustível.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Fabiano e pessoal, vcs não acreditam... ou melhor acreditem sim.

Tive a pachorra de telefonar pra ouvidoria só pra ver até onde ia.

Bom, perguntei se podia fazer reclamações, indagações, sugestões, etc..

A moça que atendeu, perguntou-me do que se tratava.

Disse que gostaria de saber a razão pela qual no item Símbolos do site do Inter havia desaparecido qualquer menção ao SACI. Nem desenho, nem citação como símbolo e tampouco texto.

Ela de saída já perguntou se era em relação ao macaquinho, e disse que também, mas que queria falar uma coisa de cada vez.

Parece que o pessoal no BR, já está treinado em dar respostas tipo: "tudo está bem, vocês não tem do que reclamar".

Bom alegou que o saci tinha sido retirado pois a imagem não era de propiedade do internacional.

Concordei e disse que a imagem/desenho que estava no site pertece ao Ziraldo, mas que uma coisa não tinha nada a ver com outra.

Expliquei: O Saci é um personagem do folclore brasileiro e não um personagem do Ziraldo.

Afirmei ainda: O Ziraldo nem pensava em nascer e o saci já existia.
Se o problema era um desenho (propiedade intelectual), sugeri que era simples, pois o Internacional podia promover um concurso de desenho para um novo saci.

Disse ainda, tudo bem retirar o desenho, mas vocês retiraram qualquer menção ao saci.

Retiraram da parte dos símbolos colorados e retiraram também o texto que existia.

Respondeu-me que deveria me informar melhor juridicamente, pois não tinha conhecimento sufuciente e completou dizendo que não tinham retirado nada.

Que ele continuava como símbolo da torcida.



Alguém pode me explicar o porque não podemos proceder desta forma, de mantermos o saci nos símbolos do clube?

De ter a citação, um texto e um desenho?

Numas que falem com o Ziraldo. Não gastam tanto dinheiro com um monte de coisas?
Pq não vão lá falar com ele. Não sei como é a relação do Inter com o Ziraldo. Levem um kit com essas camisas retrô do centenário. Perguntem se ele cede a imagem ad eternum.

Ou façam um concurso para um saci novo.

Simples. Mas não lá no BR.


Quanto ao macaquinho ela disse que não vem para subistituir o símbolo do Inter.
Que é um símbolo do projeto Inter Social.

Perguntei então, porque não usar o mascote oficial, o SACI?

Pois se o saci tem direitos de imagem ( comentário meu: somente aquele do ziraldo), que se desenhasse um novo saci.

Se um saci que faz parte do folclore pode ter essa "propiedade", o que me dizer então dum macaco, qual a diferença?

Para finalizar disse a ela, que jamais foi consultado qualquer torcedor sobre essas mudanças no símbolo do inter e a inclusão dessa nova mascote.
Simplesmete colocaram o desenho lá e quer gostemos ou não vão nos empurrar golea abaixo.


Ela disse que era pra eu fazer um email se quisesse e que ninguém havia reclamado. Somente eu e mais um.

Ou seja, que eu espere sentado.

Essa direção se tornou arrogante e desrespeitosa para com os seus torcedores.


PS.:

Acabei de entrar no site do artista plástico que desenhou o macaquinho.

http://www.guscoart.blogspot.com/

Está lá em letras bem graúdas:

"Novo Mascote do Inter."


O saci coitado depois que foi usado , querido, participado da vida de muitos torcedores do nosso Colorado foi parar na lata do lixo.

A torcida que sempre esteve com o Inter, aquela da resistência, esta não serve mais.

A torcida que cobra, não precisam mais dela.

Vamos modernizar tudo.

É triste, muito triste.

Guilherme Mallet disse...

Gabriel,

Eu só falo em "porco", "peixe" ou "urubu" para xingar. Agora, que nos chamar de "macaco" não será mais racismo, mas apenas uma referência inocente ao nosso auto-escolhido mascotinho, o país inteiro vai nos chamar assim.

Que legal, hein? Que positivo para a imagem do Clube!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Tá lá no site:
http://www.guscoart.blogspot.com/

"Novo Mascote do Inter

Há algum tempo fui convidado pelo Sport Club Internacional para dar vida ao seu novo mascote que abrangerá todos os projetos sociais do clube: um macaquinho.
A idéia soou simpática eis que o bichinho remete à história do próprio Inter, não podendo ser outra escolha senão o velho e conhecido símbolo da torcida colorada.
Depois de alguns meses de trabalho chegamos ao veredicto acima!
Agora o Internacional conta com a sua torcida para batizar o mascote através de enquete realizada no site oficial do clube.
A primeira etapa será do dia 18 a 28 de outubro para todos mandarem suas sugestões. Os cinco nomes mais criativos estarão no site para votação a partir do dia 31 de outubro.

Gusco"


Mas o pessoal no BR é muito cara de pau!!!

"O bichinho remete a história do inter", é o mesmo que dizer que as câmaras de gás remetem ao povo Judeu.

Só esqueceram de dizer que esse MACACO, é sempre gritado a plenos pulmões sob forma PEJORATIVA e RACISTA pelo pessoal do Recreativo.

Também esqueceram de dizer que apearam, assim na CALADA DA NOITE o saci dos símbolos.

Mais, resolveram contratar assim o artista, deu na telha e pronto?

A que custo? Quanto custou aos cofres do Internacional?

Também foi na calada da noite?

Porque não fizeram uma votação pra saber o que os TORCEDORES queriam?

Trasnparência que é bom.....

A sim.... somos campeões de tudo.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

"Gabriel,

Eu só falo em "porco", "peixe" ou "urubu" para xingar. Agora, que nos chamar de "macaco" não será mais racismo, mas apenas uma referência inocente ao nosso auto-escolhido mascotinho, o país inteiro vai nos chamar assim.

Que legal, hein? Que positivo para a imagem do Clube!"



É verdade Guilherme.

Nos referimos a esses clubes dos "bichinhos" de forma depreciativa.
Todo mundo fala: porco, gambás, urubús etc... pra xingar.

Klaus disse...

bom...

EU SOU DO TIME DO SACI.

Macaco é apelido dado por gremista racista. Então EU NÃO ENTRO NESSA!

Klaus disse...

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=239263&blog=30&coldir=1&topo=4238.dwt


Se um blog consegue isso, NÃO CONSEGUIRIAMOS "RECOLOCAR" O NOSSO MASCOTE?



LOUIS, lança aí um movimento!


Que alguém bole um texto para ser repassado por e-mail aos colorados, explicando o porquê de tudo.


DUVIDO QUE NÃO VOLTEM ATRÁS.


ESTÁ LANÇADA A IDÉIA.

Guilherme CB disse...

Bundas me mordam

Everton Rocha disse...

Daniel Parabéns pelo Texto...

Mas ridiculo ter como mascote um CHIMPANZÉ... Vamos pagar maior MICO com as gazelas...

Unknown disse...

Texto genial!
Acho que a torcida não pode e não deve aceitar essa besteira, feita novamente em gestão do Piffero.

Sugiro que vocês começassem uma campanha CONTRA a adoção desse pseudo mascote, visto que vocês tem o poder (a internet, hehe) de começar algo grande, que pode chegar ao orkut e depois se estender ao Estádio.

Infelizmente, viajarei no domingo e não irei ao grenal, mas deixo a idéia de quem for e puder fazer: NOVO MASCOTE = PÍffero!

Abraço!

Onassor disse...

Concordo em manter o Saci como simbolo principal.
Não vejo problema algum em ter um macaco como outro simbolo.

Bons argumentos!!!

Mas que tanto de babaquice escrevera na sequencia... meu deus!!!

Esse tal de Gaucho da Fronteira e esse Mallet só falaram merdas... ô mente primitiva...


EU AINDA ACREDITO!!!

Onassor disse...

Até alterei meu perfil...

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Tática diversionista. Criar polêmica para esconder o fracasso dentro de campo e de planejamento.
O único sucesso da atual direção são os $$$$ das vendas.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

"Combo 4 disse...
Concordo em manter o Saci como simbolo principal.
Não vejo problema algum em ter um macaco como outro simbolo.
Bons argumentos!!!
Mas que tanto de babaquice escrevera na sequencia... meu deus!!!
Esse tal de Gaucho da Fronteira e esse Mallet só falaram merdas... ô mente primitiva...
EU AINDA ACREDITO!!!"

============================

Bom, em primeiro lugar mais respeito que eu não sou da tua família!

Em segundo, vais te informar antes de falar coisas que tu não sabe, ou aprendas a ler.

Tu falas que concorda em manter o Saci como simbolo principal do Inter.

Eu desafio a tu ires no site do Inter e achar o Símbolo Saci no link direto do Internacional.

http://www.internacional.com.br/

Clube > Símbolos.

Vais achar: Escudo, Bandeira e Hino.
A indicação de Saci nos símbolos que constava, mais o desenho da versão do Ziraldo, e mais um pequeno texto sobre o mesmo, SUMIRAM.

Tirei um print da pagina oficial do Inter nesse momento, pq o pessoal lá é tão rasteiro que no site do Gusco, que é o Artista que fez esse novo mascote, ja alteraram o nome original.
De "Novo Mascote do Inter.", até o início da noite, que era o que estava já colocaram "novo personagem do Inter".

Lamentável.

cjr-sp disse...

Eis que chego a noite e vejo que tao afim de acabar com a história do clube trocando um saci pelo macaco.

Ora...a história nao se apaga. Eu torço para o time do SACI e no mais...se virem para darem um jeito.

Eu nao sei qual é a verdadeira história do saci..se foi criado pelo ziraldo ou se faz parte de um folclore brasileiro.

Eu nao sou um expert em MARCAS E PATENTES mas entendo bem do assunto...

Se é figura publica do folclore, é só estilizar diferente do que talvez tenham aí e pode registrar como uma marca mista.

Se foi o Ziraldo que inventou o saci...sugiro ou pagar alguns royaltis ou comprar logo dele a marca tentando sempre entrar em acordo.

Mas a instituiçao colorado tem que se virar e dar um jeito, pois EU SOU DO TIME DO SACI. E nao simpatizo com os macaquinhos. Gosto do Saci.

E outra coisa...o conselho deliberativo teria que se reunir e mudar os estatutos e pro consequencia o jeito de se tomar decisoes no clube...pois quer dizer que os dirigentes atuais tem poder para mexer na história do clube????

Concordo com o JULIO-SP, tao se apoderando do clube...é o novo CHAVISMO COLORADO.

Fernando Moraes disse...

Pra piorar um pouco as coisas, recebi email de um amigo gremista, dizendo que há uma campanha na comunidade do gaymio no orkut pra colocar o nome do macaco de IMITÃO! Os únicos que gostaram da idéia da direção e estão se divertindo muito são justamente os torcedores do recreativo. Fala sério!!!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

CJR-SP:
O Saci é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.

Alguns informações.

O Saci, ou Saci-pererê, é uma personagem bastante conhecida do folclore brasileiro, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país, por onde se espalhou em sua quase totalidade.

O Saci é um negro jovem, de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.

O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do XIX.

O Saci na arte e literatura:
O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato.
Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso.

Dia do Saci:
Em 2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil, comemorado no dia 31 de outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween.

Curiosidades:
* O saci foi adotado como mascote do time de futebol brasileiro Sport Club Internacional, do Rio Grande do Sul.


Outra fonte:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
Quem é o saci

Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.

O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras.
Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.

A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos.

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido nas décadas de 1970-80. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.


Site para baixar e colorir o saci.
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/folclore-saci.html


E mais um para quem quiser saber um pouco mais.

O saci resgata nossa identidade, nossas raízes, o xis da questão tupi

http://www.pglingua.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1217:o-saci-resgata-nossa-identidade-nossas-raizes-o-xis-da-questao-tupi&catid=24:espaco-brasil&Itemid=77

cjr-sp disse...

Colorado da Fronteira...

Entao se é assim a história e data de mais de 100 anos atras, pelo que eu entendo do assunto qq empresa ou até mesmo pessoa física pode registar a marca na forma de um design, ou seja, um design proprietário. Isso é chamado de marca mista pq se mistura uma figura publica com um desenho particular.

no caso o Inter só nao poderia registrar se já houvesse um clube de futebol que tivesse feito o registro como marca mista na categoria de clubes esportivos por ex.


Ex de grandes empresas que tem marcas publicas:

Forno de Minas: O seu simbolo é o tradicional pao de queijo. Só que desenhado de uma maneira deles que aí foi registrada como marca mista.

O nome do chocolate GAROTO, é outro caso semelhante...só que aí ao inves de se apropriarem de uma figura ou forma publica, se apossaram de um nome publico que é a palavra garoto.

Mas qq um pode registrar o nome garoto, desde que nao seja na classificaçao de alimentos onde a garoto tem o nome registrado no INPI.

Mas amanha se eu quiser registrar a marca Garoto para uma lavanderia por ex...eu posso, desde que eu faça um desenho meu e registre na classificaçao de serviços de lavanderia.

É assim que funciona.

Enfim....é um absurdo isso...Uma ultima palhaçada dessa direçao antes do fim do ano...ISSO SE NAO VIER MAIS POR AÍ...

Abço...Colorado da Fronteira.

Fabiano- POA-Germany disse...

Colorado da Fronteira!!
Repito aqui o que um amigo meu disse. Ele foi tratado pela mulher da Central de Atendimento ao Sócio de uma maneira péssima. E sabe por que isso acontece? Porque o clube do coração não é como uma loja que tu simplesmente vai na loja da frente comprar tuas coisas. Somos reféns do clube que amamos. Por isso eles podem mandar e desmandar que não perderão os "clientes". É uma lástima.
Saudações

Guilherme Mallet disse...

Prezado Rossano (ex-Combo 4),

Gosto de receber ataque pessoal, pq eu me importo mais com minhas idéias do que com a minha pessoa. E quando tu ataca a minha pessoa, é pq não tem nada para falar das minhas idéias, dos meus argumentos.

Como não foste capaz de argumentar sobre a questão central, talvez tu tenhas algum interesse pessoal no assunto. Ou ligação com alguns dos CCs que mamam de 5, 8 mil reais por mês para fazer essas merdas no Clube.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Ego, Autoritarismo?

Qual a explicação?


O que está escrito no site sobre o novo mascote:

"O Internacional conta com a torcida colorada para escolher o nome que será dado ao personagem do Inter Social, que congrega todos os projetos sociais do Clube. Para tanto, está promovendo uma enquete que vai ajudar a batizar o simpático macaquinho"


O que está no Correio do Povo de ontem, (21 de outubro de 2009):

"No ano do centenário, o Inter resolveu apostar em um novo mascote. A imagem de um macaco irá estampar as novas campanhas dos projetos sociais do clube. ''O Saci, infelizmente, perdeu um pouco a ligação com o público infantil. O macaco é um personagem moderno. Terá maior interatividade com a garotada e está ligado à história do Inter desde a década de 40, quando as torcidas adversárias se dirigiam a nós desta maneira. Resolvemos assumir o personagem'', explica o diretor de marketing, Jorge Avancini."

=======================

De acordo com o site do internacional, os projetos sociais do clube são três.

Não vejo muita relação entre esses três projetos e a necessidade de um novo mascote. Muito menos a explicação desse novo mascote ter um apelo infantil.

Um é o Espaço Mulher Colorada. Qual a relação?

Outro é o FECI (Fundação de Educação e Cultura do Internacional)
Educação e Cultura não teria mais relação com um símbolo genuinamente brasileiro o Saci?

E o Projeto Interagir.
Bom, este sim se adequa a esse perfil.

Mas a dúvida persiste.
Porque essa "mascote" imposta goela abaixo e que sequer pode ser alvo de contestação?

Pode estar no site a resposta:

"Projeto Interagir

Origem

A idéia do projeto surgiu do presidente Vitorio Piffero e de sua esposa, Constance Piffero. O presidente pretendia promover projetos sociais realizados pelo Inter e Constance tinha vasta experiência com trabalhos sociais ligados ao esporte. O projeto iniciou oficialmente no dia 3 de setembro de 2007."

Saudações Coloradas.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Nesse momento em que empurram uma mascote goela abaixo para os torcedores, e aonde muitos dizem que não existe racismo em alguns atos gostaria de re-avivar esse tópico.

Aqui o link de quando do jogo da torcida que tem SIM racistas em seu meio contra o Cruzeiro.

"Torcida gremista faz gestos e sons racistas contra jogadores do Cruzeiro
Elicarlos e Leonardo Silva foram os alvos da ira dos torcedores"

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2567055,Torcida-gremista-faz-gestos-racistas-contra-jogadores-do-Cruzeiro.html


Mas aquilo que já sabiamos que ia ocorrer, se concretizou.

No Correio do Povo de hoje (21 de outubro de 2009), na coluna do Hiltor Mombach tem o seguinte:

"Consulta
O texto na íntegra está em sempreimortal.wordpress.com.br: ''Mas agora, senhoras e senhores, a sublimação. Como vocês podem ver no meu artigo já referido, parte da torcida tinha adotado o macaco no apelido, mas a sublimação, mesmo, repito, veio agora. Eles estão trocando o mascote, o Saci, por um Sagui! Esta é simplesmente fantástica''. O Inter poderia ter, pelo menos, realizado uma enquete em seu site consultando seu sócio/torcedor para saber se aprovava o macaquinho como mascote."

No blog desses recalcados, o cara que escreve nos chama de MENTIROSOS, pois diz que não existe e nem nunca existiu RACISMO por parte deles.

Durma-se agora.
A nossa direção, com atitudes como essa nos presta um grande deserviço e da armas para os adeptos do racismo.

Profundamente lamentável.

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Saci forever !!!!

Jorge Caminha disse...

Nada contra o artista, mas a idéia da diretoria é no mínimo ridícula.

Que projetos sociais são esses? Humilhar o torcedor colorado?

Já tem torcedores do "porto-alegrense" fazendo campanha para colocar um nome mais rídiculo ainda nesse "mascote".

Torcedores colorados: Façam uma campanha a favor do Saci!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]