sexta-feira, setembro 03, 2010

MAIOR QUE FALCÃO?

Depois de 2006 muita gente andou por aí dizendo que Fernandão agora era se não Melhor que Falcão ... Maior que Falcão ... Maior Idolo que Falcão. Cada um tinha sua versão.

Lembro de pensado e escrito "Vamos com Calma gente, não é bem assim!" Quando comecei a fazer o Hall da Fama do BV uma das regras basicas da votação era de que o Atleta pra entrar no Hall da Fama tinha que já estar aposentado. A razão disso eu expliquei na epoca era porque as vezes a gente não vê as coisas claramente enquanto elas estão acontecendo e só depois (de um bom tempo) é que a gente pode e deve refletir sobre o assunto para aí então colocar devidamente seus parametros históricos.

Fernandão continua sendo um idolo Colorado, mas acredito que hoje já dá pra separar as coisas melhor.

Mas porque Falcão é o Maior jogador da História do Inter se ele não tem os maiores titulos? Simples. Porque Falcão foi o maior craque a vestir a camisa Colorada. Alem de jogar no Inter por um longo tempo e mostrar ser um gênio no Gramado ano apos ano o Falcão tambem é um raro caso de jogador Colorado que tambem arrasou na Seleção. Muitos de vocês não viram mas ouviram falar na Seleção de 82, a melhor de todos os tempos a não ganhar uma copa. Zico, Socrates, Falcão, Junior, Eder, Oscar, Cerezo...pois é nessa seleção de Monstros do Futebol, que foi derrotada em 82, foi o Falcão que foi eleito o segundo melhor da Copa atras só do Campeão Paulo Rossi. E o Brasil nem chegou perto da Final!

Com todo respeito ao IDOLO Fernandão, mas é outro nivel o Falcão. E se não bastasse o Inter e a Seleção o Falcão repetiu tudo isso no Roma. Veja o Post anterior pra ver como o legado do Falcão continua forte até alem das fronteiras Brasileiras.

Por isso nessa epoca de Ouro e de grandes conquistas vamos pensar bem antes de fazer declarações exageradas. Sei que muitos não viram Falcão jogar...eu vi só por 9 meses com a camisa do Inter, mas felizmente existe material filmado para ao menos dar um gostinho do que era Falcão em campo. Falando nisso bem que o FALCÃO merecia um documentario feito pelo Inter, não acham?

Então o que que um jogador tem que fazer pra ultrapassar Falcão no quesito Maior Jogador da História do Inter? Na minha opinião, tem que ser Craque...genio da bola. Tem que ter tido conquistas grandes no Inter mas tambem tem que ter provado isso na Seleção e ser reconhecido Internacionalmente como um grande jogador.

No momento não há candidato que chegue perto.

Alexandre Pato por exemplo pode chegar a todos os quesitos acima mas pra ele por enquanto falta uma coisa...tempo jogado no Inter. Pato tem um Mundial e Recopa mas sua passagem como profissional não chegou a 1 ano no Inter. Breve demais. Falta identificação.

Qual sua opinião no assunto?

PS: Parece que o Inter tá lançando hoje o filme "Absoluto" sobre a conquista do Bi. Não sei se é já o filme ou só a noticia do futuro lançamento do filme.

PSS: To vendo fotos da demolição do anel inferior do Maracana...mas vem cá...eles não acabaram de reformar o Anel inferior do maracana não faz 5 ou 6 anos?