terça-feira, setembro 14, 2010

A Torcida Faz Diferença?

Acho que já está bem estabelecido que uma torcida, lotando um estádio, cantando, apoiando e tambem colocando pressão no adversário, ajuda o time de casa. Não garante vitória é claro mas ajuda bastante. As vezes um estadio lotado pode fazer aquela pequena ou grande diferença a mais. Dar aquela motivação extra pra fazer nosso jogador jogar um pouquinho mais, quem sabe correr mais, quem sabe sentir urgência um pouco mais.

Então pergunto: Suponhamos que em vez dos meros 8 mil que estiveram no estádio para ver Inter e Goias tivessimos, 35...40...45 Mil, bom vamos logo ao extremo, imagina que tivessimos 56 Mil no estádio para esse jogo.

A pergunta é a seguinte. Será que esse estádio lotado como no jogo contra o Chivas a torcida não teria feito a diferença e teriamos ganho do Goias?

A torcida não é uma imagem no espelho do time e vice versa? Torcida desmotivada, Time desmotivado? Não seria um ciclo vicioso?

Depois de pensar um pouco sobre isso venho a conclusão que a FALTA DE TORCIDA no Beira Rio é cumplice no empate tanto quanto a falta de capacidade do time fazer um gol contra o lanterna do Campeonato. O time até tentou e a torcida que foi tambem tentou. Mas esses 2 pontos podem ficar na conta dos 20 ou 30 mil Colorados que decidiram não ir lá apoiar.

Torcida que só aparece em fase importante de algum campeonato anda de mãos dadas com time que só aparece em fase importante de campeonato. E Vice versa.