quarta-feira, setembro 15, 2010

32 O campeonato brasileiro que eu ainda não vi

Eu nasci tricampeão brasileiro. Mais precisamente em outubro do ano de 1983. Apressado, nasci precoce de recém feitos oito meses.

Talvez fosse a ânsia em ver aquele clube do povo se tornar tetra, penta, hexa campeão brasileiro. Mal sabia eu, que algumas semanas depois o coirmão se sagraria campeão mundial interclubes. De uma família de 7 irmãos, apenas a minha mãe era colorada. E esta casou com meu colorado pai. Eu não sei como me tornei colorado. Também ninguém se lembra e é capaz de me dizer.

A verdade é que eu acho que já nasci rubro.

Minha memória mais antiga no que tange ao Inter remonta ao ano de 1989. Me recordo vividamente de estar acompanhado de meu pai, sentados em cadeiras de palha ao ar livre, ele tomando chimarrão e ambos mirando a televisão na sala dos meus avós. Ninguém com 6 anos assiste uma partida de futebol e se lembra dos detalhes, presta atenção nos 90 minutos, recorda lances e pormenores.

Crianças não assistem futebol do jeito que um adolescente ou adulto vê. Mas me lembro muito, mas muito bem de meu pai socando a mesinha de sala ao ar livre após sair um gol colorado. E é claro, está impressa na minha retina a carreta fantástica que tomaram as ruas da pacata cidade de Casca (interior do RS, 8 mil habitantes) após o jogo.

Aquelas camisas vermelhas da Coca-Cola, as bandeiras tremulando, os gritos, o êxtase. Naquele momento eu já era colorado fanático, mesmo sem nem entender nem compreender a dimensão do que acabara de acontecer.

Não recordo de assistir a “trágica” final contra o Bahia, e minha memória seguinte é o Inter carimbando a “faixa” do futuro campeão brasileiro Corinthians (retumbantes 3 a 0, no findo ano de 1990). Recordo que essa vitória foi decisiva para afastar de vez o fantasma do rebaixamento.

Não sei porque, afinal memórias, ainda mais de longa época são de alguma forma aquelas que nos marcaram de alguma forma, ainda vejo claramente o Lauro Quadros dizendo no dia seguinte no Jornal do Almoço que o Inter tinha desenterrado um sapo morto no Beira-Rio e afugentado de vez fantasmas do passado.

Em 1992, talvez o ano que realmente comecei a acompanhar o clube de forma mais consciente, o título da Copa do Brasil. Marquinhos, Gérson, Maurício, e o belíssimo gol de Caíco na final nos remetiam ao topo do futebol nacional. E dê-lhe carreata e orgulho de ser colorado. E como todo bom enredo que se preze, há de haver drama, suspense e tragédia.

E drama, meus amigos, foi o que não faltou nos anos seguintes.

Times medíocres, clube falido e refém de empresários oportunistas. Para colocar ainda mais a prova a fidelidade e a paixão ao colorado, o rival empilhava títulos. Forjava jogadores de brio, de entrega e talento. Enquanto isso, éramos relegados ao papel de coadjuvantes no cenário nacional.

Em 1995, com permissão dos meus colorados pais, faltei aula devido a inadiável e importantíssima missão de secar o coirmão contra o Ajax. Naquela gélida manhã, no outro lado do mundo, estava a imbatível camisa vermelha e branca, cores pelas quais eu nutria a maior paixão do mundo. Mas infelizmente não era o Internacional querido quem as trajava.

Sofredor, torcedor melancia, inter-regional. A gozação era grande, foram anos terríveis. E também foram muitos anos.

Mas nós éramos a resistência.

Vi Vasco, Cruzeiro, São Paulo serem campeões da Libertadores. E nunca esquecerei de ver Felipão levantando a taça pelo Palmeiras. As imagens de festa e celebração me machucaram demais. Não sei explicar porquê. Envolvo em lágrimas, me perguntei se um dia voltaríamos a ser protagonistas novamente. As dúvidas eram óbvias.

Será que um dia iríamos ganhar uma libertadores?

Teríamos o prazer de ir ao Japão enfrentar um Manchester United da vida? Voltaríamos à elite do futebol nacional, continental, e quiçá mundial? Hoje as minhas perguntas são um pouco diferentes.

Voltaremos a ser campeões brasileiros?

Pintaremos o Brasil de vermelho e entoaremos “Tetra Campeão” de norte a sul? Serei capaz de sentir na pele o gosto que a minha geração em diante ainda não teve? Anotem aí meus amigos.

Assim como foi com a Libertadores, tudo acontece na hora certa.

Talvez leve mais alguns anos. Talvez aconteça apenas depois de conquistarmos novamente o mundo. Ou de batermos na trave mais inúmeras vezes. Se você está triste assim como eu por provavelmente não ser 2010 o ano em que seremos campeões brasileiros, reconforte-se.

Pois tenho certeza que, depois de tanta espera, tanto desejo e tanta renúncia, quando acontecer, o sabor vai ser muito especial.

32 Comentários:

Pablo Faria disse...

Puxa, legal demais, Davi! É isso aí. Se conquistamos o mundo, ainda chegaremos lá!

Abração!

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Só pra não deixar passar em branco...

Ontem teve grenal dos times B aqui em Santa Maria-RS. São dois jogos, no primeiro (o de ontem), ganhamos de virada 2x1 com atuação de um baita jogador que tem tudo pra dar certo. Chama-se Felipinho(Pato falou que se tem um jogador que ele considera seu sucessor no inter será ele, no qual eu concordo pois realmente destôa dos outros jogadores)realmente esse promete!

fica aqui um vídeo onde foram gravadas cenas dos jogadores do time b do gremio apanhando literalmente num shopping daqui.

http://www.youtube.com/watch?v=Ck8osIf0H3k

Ramon Dongo disse...

Eu espero desde 81!!!!!!!!
Só quando o Inter levantar a taça do Brasileiro eu poderei dizer que vi o Inter campeão de tudo!

Marco disse...

Vou confessar: quando vi Fernando Carvalho falar, pela primeira vez, em "Projeto Tóquio", desdenhei.

E fiquei muito triste, porque não acreditava que veria, novamente, aquele Inter Grande dos Brasileirões da década de 1970.

Um Inter Grande que eu assistia, quando assistia!, em branco e cinza, pois nossa TV era preto e branco.

Na verdade, primeiro virei Colorado, e só depois, vendo uma revista Placar na capa, descobri que a camisa era vermelha.

E isto só aumentou minha paixão pelo Inter, pois sempre gostei do vermelho.


Voltando...

Quando vi esta diretoria afirmar que tinha um planejamento para chegar a Tóquio, senti até vergonha.

Sim, vergonha de ver um presidente do Inter cometer tal desfaçatez, de falar estas "bobagens" inconseqüentes, e depois eu quem iria agüentar a gozação dos amigos (felizmente, nenhum gremista)!

Mas eu sabia que seria gozado, tinha tanta certeza que...

... que naquela noite de 16 de dezembro de 2006 eu nem dormi.

Não, eu não dormi!
E não era nervoso com o jogo, não, que eu tinha uma confiança quase demente que levaríamos a Taça.

Não dormi, pois tinha medo que tudo fosse apenas um sonho, e no outro dia eu apenas acordaria, como em outro dia qualquer, tomaria café e iria trabalhar, dentro de minha rotina cotidiana.

Marco disse...

Por isto, concordo com Davi.

Vamos continuar no "quase", vamos continuar chegando muito perto, sempre.

Até que, uma hora destas, arrancamos na hora certa e conquistamos o Tetra!

Foi assim com a Seleção Brasileira. Passei 34 anos esperando pelo tetra. Depois, enfileiramos mais dois!

Será assim no Brasileirão.
Ficaremos no quase... quase.. .até que ganhamos.

Aliás, é melhor ficar no "quase" e sendo vice, do que ficar lá atrás, se batendo para jogar a Libertadores, não?

Unknown disse...

é...acho q esse ano ñ vem denovo

Unknown disse...

...mas ñ podemos ter tudo ao mesmo tempo. só espero q o campeão não seja a M$I!

Rubens Borges disse...

Nem aí pro Brasileirão. Eu quero é Libertadores, eu quero é Mundial!

Delmar - Um Colorado em Foz disse...

Muito bom texto, Davi!

Só recordo que temos feito grandes campeonatos, ano passado inclusive o time foi brioso logo após a saída do Tite!
Além do que, fomos o melhor time de 2005! Isso tem que ser falado sempre, pois aquele grupo de jogadores foi garfado como nunca se viu antes!
Se estivéssesmo em um país sério, aquele título estaria oficialmente computado como nosso! Como não estamos, cabe a nós lembrarmos da grande campanha realizada aquele ano por Clemer, Tinga, Fernandão e Sóbis!

Schroder-EUA disse...

Muito bom texto Davi, po tu é de 83? Bah eu tava no auge dos 16 anos em 83 kkkk

PS: So uma dica. Cuidado com teus paragrafos tive que arrumar, tavam separado demais em frases o que complica a leitura. Tenta fazer os paragrafos maiores do que uma ou duas linhas. Valeu!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Muito bom o texto!!

Quem vive em cidades menores não sabe o horror q foram os anos negros da historia do INTER!!

Não era facil de ir pra aula, de ir nos treinos da "escolinha do jaime" (lembra davi???) uma montoeira de gremistas rindo e fazendo piadinhas.....

Lembro q meu primeiro titulo, o qual comemorei muito, foi o gaúchão de 1997, quanto já tinha 13 anos, pois até ali tinha vivido tão somente decepções....

Por outro lado....o amigos q hoje estão com 18-22 anos não se lembram da final do mundial interclubes, tampouco da libertadores.....e EU, com 26 anos, já vi o INTER ser bi-campeão da libertadores, campeão do mundial interclubes fifa (quebrando a cara do ronaldinho e cia), sem contar os outros inumeros titulos....alias, os maiores titulos conquistados no beira-rio eu estive presente em todos!!!!!!!!!!

Foi dificil, inglorio, indragavel, mas fomos e somos a resistecia colorada!!!!

O brasileirão mais hora menos hora vai vir e terá um gosto ainda mais especial... por enquanto fico contente "apenas" com libertadores e mundias interclubes da fifa!!!!!!

choraaaaaaaaaaaaaaaaaa gremistasssssssssssssssssssssss!!!!!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GC-Inter Sempre disse...

15/09/2010

Esclarecimento sobre notícia da saída do Bolívar


Roberto Teixeira Siegmann
Vice-presidente de Serviços Especializados

Em respeito aos milhares de sócios do Internacional, aos milhões de torcedores e, em especial, à pessoa e familiares do atleta Bolívar, alertamos que a matéria publicada nesta terça-feira (14/09) no site ClicRBS, de autoria dos jornalistas Leandro Behs e Leonardo Oliveira, não tem nenhum vínculo com a verdade.

Salientamos que, em se tratando de atleta de imensa importância ao nosso quadro profissional e capitão da equipe, é evidente que a especulação acarretou inúmeros transtornos pela indesejável repercussão. Conforme esclarecido pelo vice-presidente de futebol Fernando Carvalho, jamais houve qualquer iniciativa nesse sentido, seja do Sport Club Internacional ou partindo de eventual interessado.

** E tem gente que não acredita na imparcialidade da rbs-gaymio.
Notícia mentirosa, como tantas outras... Nojento. Faz tempo que só escuto Band - AM 640.

Cristiano disse...

"Mas nós eramos a resistência"

Esta frase resume tudo.

Na década de 90 o coloradismo foi forjado a ferro e brasa no lombo dos heróicos torcedores rubros.

Nascido em outubro de 80, não vivi a década dourada, de supremacia, de inquestionável superioridade, do mágico time de Falcão e Minelli.

Mas sofri na alma o calvário de 90. Lembro com nitidez de debater em sala, sozinho, contra 10 gremistas, tendo de rebater, com argumentos falhos, toda a gozação e chacota dos tricolores. Virei torcedor colorado símbolo da turma de colégio, e por isso, alvo fácil de piadas.

Naquela década nutri tal apego ao Inter, a sua história, ao povo colorado, que o sabor das conquistas desta década foram com certeza maiores do que eu pudera imaginar.

2006 não foi apenas um ano de títulos, foi um ano de libertação, de exorcizar fantasmas da minha alma. Foi tempo de comemorar com aqueles meus velhos amigos colorados de infância, que sofreram o mesmo que eu, com meu pai. De sair na rua e ver um mar vermelho de euforia, sim, anestesiados com as glórias, mas mais do que isso, livres do carma da década passada.

Tens toda razão Davi. Quando finalmente vier o título brasileiro, preparemos nossas almas para serem livres novamente.

Avante Inter, sempre!

cjr-sp disse...

VOU FALAR PELA ENÉSIMA VEZ....

...OS AUTO INTITULADOS "A RESISTENCIA"....,OS COITADOS QUE SE LIBERTARAM AO MUNDO EM 2006, QUE VIVERAM A DECADA PERDIDA SENDO GOZADOS DIARIAMENTE,...KKKK...

SÓ VAO VER A TAÇA DO BR NO DIA QUE MUDAREM A FORMULA, OU NO DIA QUE O TIME FOR MUITO SUPERIOR E NAO POUCO SUPERIOR.(PARA QUE POSSA PASSAR POR CIMA DOS ERROS DO APITO).

ENQUANTO TIVERMOS JUIZES TIPO UM PAULO CESAR DE SP...UM HEBER ROBERTO...OU ESSE MONTE DE BOSTA QUE TEMOS VISTO APITANDO OS JOGOS DO INTER QUE PARAM O JOGO POR QQ FALTINHA...QUE NOS FERRAM A OLHOS NUS...NAO TEM JEITO GURIZADA.

FAÇAM COMO EU...QUANDO CHEGA NO BRASILEIRAO...EU RELAXO E CORNETEIO.....KKKKKK.

***********************

E outra...dediquem esse esforço todo...esse energia represada...a mulherada. Eu, quando o time tava falido...dizia que nao curtia muito futebol e aí a mulherada adorava...caia matando....kkkkk.
( A frase magica era essa: PREFIRO PASSAR O DOMINGO CONTIGO...KKKK).

Só a resistencia mesmo para ver balalo, caíco, claiton e outros expoentes surgidos....kkkkk.

**************************

Sds Coloradas de quem viu a decada dourada deu uma olhada boa na de 80,sumiu e só voltou direto para para 2004 quando começou a melhorar....kkkkk.

cjr-sp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano disse...

Deixa de paranóia cjr...

Não precisamos de um cano de time... bobagem. É só ver os últimos campeões, fácil.

Apenas um bom time, focado e dedicado a um campeonato de pontos corridos.

Não tem sido o nosso caso nos últimos anos, mas não existe mistério.

Cleber_Tapes/RS disse...

também não to nem ai pra esse Brasileirão falido Rubens

eu quero é Libertadores e Mundial

hoje o Inter cresceu e virou Internacional realmente

eu concordo que o apito prejudica os times aqui do sul

mas nos últimos anos mesmo o Inter não estando focado no brasileiro
não ganhamos porque o Lauro tomo um frango

depois não ganhos do Flamengo aqui no BR naquele jogo com o campo completamente inundado

e por ai vai

a falta de foco do Inter é que não ajuda a conquistar

e eu repito

enquanto estiver ganhando Libertadores e Mundial

o brasileirão serve só pra se manter na primeira divisão e dar vaga na LA

e só

Brasileirão viro cafezinho.... hehehe

PS. Nasci em 76 e virei colorado quando em 79 o meu Pai me colocou nos ombros pra sair na carreata do título.

Henrique Marks disse...

Concordo, primeiro passo para ser campeão é esquecer o chororô e ganhar no campo.

Foi o juiz que nos tirou dois pontos contra o Goiás? Adivinha que podemos perder no final por dois pontos de novo.

Contra o MSI em casa, se temos receio do juiz, temos que passar por cima jogando bola. Este jogo é decisivo pras pretensões de título, é jogo de casa cheia.

Claro, primeiro o SP hoje.

Adriano disse...

o que falta pro inter ganhar um brasileiro é FOCO.

FOCO,FOCO,FOCO!!!

a mania que o inter tem de ressussitar morto é incrivel!!!

parece que entram em campo pra perder...não caprixam!! desatentos!!! irritantes!!!

é preciso ter um super time pra ganhar do goias e atlético de goias em casa? do vitória fóra?

bha!!!

sou de 68...comi o pão que o diabo amassou nos famigerados anos 80/90 tb e hj colhemos os frutos.

o br desse ano tá dificil ano que vem vai ser a mesma coisa pq tem liber em primeiro lugar e pontos seram desperdiçados.

té mais...

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

CJR!!

A diferença para àqueles q estavam entrando na adolescencia para aqueles q como vc viram o inter da decada de 70 foi q vcs puderam comemorar algum titulo e podiam usar como "desculpa" q já tinham visto o inter se tri-campeão invicto do brasileirão, porém "nós" não tinhamos como dizer isso pq pegamos a época mais braba do inter!!!!!

Tu sabes q ñ é fácil ter 12-18 anos e o pessoal ficar tirando contigo, fazendo xacota e tudo mais e vc ñ ter como se "defender" pq o time tava uma porcaria...

Você, como meu pai, conseguiram comemorar algo...já nós....bem nós tivemos q aguentar firme e forte, contruindo dia a dia a paixão pelo INTER, para posteriormente, em 2006/2010 soltar o verbo contra os gremistas q até então só sabiam viver do passado!!!

Rubens Borges disse...

Mas, passar trabalho no brasileiro passei. 87, contra o fla, foi meu primeiro jogo no Gigante. Tava lá contra o bahia, tava lá contra o Olímpia.
Mas também tava lá no gre-Nal do século. CdB 92. LA 06...
O mais difícil era que, na minha turma de amigos, só tinha eu e mais um de colorados. o que eu aguentei de corneta dos filhos do duda kroeff, heheheh...

E, CJR, o problema de dizer que não curte futebol, hoje em dia, é que a mulherada tb curte.

cjr-sp disse...

É verdade Rubens...

Hoje em dia é elas que querem que tu leve elas e nas suítes ainda...heheheh.

Cleber_Tapes/RS disse...

hehehe

é isso mesmo Rubens

hoje a mulherada acompanha muito mais o futebol...
o que pra mim é bem mais legal

assisti toda a Libertadores com um grupo de amigos aqui em casa...
uns 4 ou 5 casais

muita festa, ceva gelada e a mulherada chingando o juiz....hehehe

no jogo contra o Estudiantes e o famoso gol da fumaça, eu olhei pro lado e vi duas amigas chorando...

mas o gol do Giuliano foi uma explosão que não fico um copo em pé....hehehe
foi um lamero só

Davi disse...

Fala Louis

A separação dos paragráfos é intencional, torna o texto incremental e de leitura mais dinamica.

Ao menos eu pensava isso. Hehehe

O Cosme Rimoli escreve assim, acho interessante, mas é apenas uma questão de formatação.

Irei voltar a condensar paragrafos maiores, sem problemas. Valeu pelo toque.

Abs

Davi disse...

Leandro

"Escolinha do Jaime!" Me matei de dar risada aqui. Otimos tempos, grandes recordações.

CJR
"E outra...dediquem esse esforço todo...esse energia represada...a mulherada. Eu, quando o time tava falido...dizia que nao curtia muito futebol e aí a mulherada adorava...caia matando....kkkkk.
( A frase magica era essa: PREFIRO PASSAR O DOMINGO CONTIGO...KKKK)."

Você perdeu toda a razão com esse paragrafo infeliz, até meio ofensivo. Péssima escolha de palavras.

De certo, nas 4 mil vezes que você vier profetizar que o ano acabou ainda em fevereiro, ou em março, como fez inúmeras vezes nesse mesmo blog, nos anais do BV como você mesmo diz, de certo também deves "represar" melhor tua energia e tua frustração com as mulheres, afinal esse é seu conselho, não é?

Me desculpe, mas respeitosamente achei que seu comentário foi muito infeliz e indolente com o sentimento dos outros.

Esse estigmatismo de "geração 2006" é de uma superficialidade tão grande quanto o esteréotipo de beata ou corneta.

Sds

cjr-sp disse...

Davi...

Com todo o respeito que tenho por ti ate pq te acho um dos melhores escritores do BV, mas vc tá levando a serio demais um blog de futebol...

E o comentario foi superficial mesmo. Foi feito para dar risada e nao levar a serio.

De qq forma se te ofendi...foi sem querer, entao já peço desculpas...pois como disse na verdade eu tava só brincando e nem pensei em ti ou qq pessoa em específico.

Abço.

Marco disse...

Isto que o CJR falou é verdade. Ou temos um time sobrando, ou vamos ser garfados.

Outro caminho é pagar mais que Cúritia, Fla e Globo, para levar o caneco. Sou contra!

Mas, voltando ao CJR, teve um jogador do Santos, no BR-2010 antes da Copa, denunciou esquema para o Cúrintia ganhar o Brasileiro, porque "se passaram o centenário sem ganhar nada, alguém morre lá dentro" (palavras deste jogador, acho que é o André, é só procurar na web).

Temendo a reação dos envolvidos, o treinador Dorival Júnior deu uma declaração que só reforça o que dizemos:

- Bobabem, isto aconteceu no Paulista e, se nos preocuparmos em jogar bola, ganhamos também.

Nota minha: "isto" são erros de arbitragem pró Cúrintia.

Marco disse...

Ou seja, Dorival disse que o Santos jogou tão melhor que os outros, que mesmo com a roubalheira foi campeão.

E que se conseguirem ser tão melhores que o Cúrintia, no BR-2010, serão campeões também.

Cristiano disse...

SP ganhou 3 vezes o brasileiro sem ajuda de juiz.

Flamengo ganhou ano passado por incompetencia dos demais...

A excessao foi 2005, um caso absurdo, mas de certa forma, isolado na ultima decada.

Que muito juiz pende para o lado de Corinthians e Flamengo na hora da duvida, isso é certo. Mas o campeonato na se decide por ai.

Qualquer equipe, se montar um bom time e elenco, e conseguir manter o foco al longo da maioria das 38 rodadas, levanta o caneco. Nao precisa ser um Santos de Pelé.

A teoria é simples assim.

Engraçado é ver alguns que reclamam agora da arbitragem aqui, mas poe a culpa no time na hora das derrotas para o MSI e condenam o Carvalho pelo episódio do DVD. Salve a coerencia.

Davi disse...

CJR

Desculpe pelo meu excesso, creio que entendi errado e reagi em demasia.

Sua resposta foi extremamente elegante. Parabens.

Abraços

cjr-sp disse...

BLZA DAVI...bola para frente.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]