sábado, setembro 04, 2010

9 Pré-Natal do Gigante para Sempre

A postagem de ontem do Louis, sobre o Novo Gigante para Sempre suscitou vários comentários sobre rebaixamento do gramado e possibilidade de alteração do tamanho do Estádio. O interesse claramente nunca foi aumentar mais do que os 60 mil lugares previstos e divulgados. Porque? Porque o foco não é quantidade e sim qualidade.

No Brasil já existe (e eu conheço em loco) pelo menos um estádio com esse conceito, a Arena 'Kiocera' da Baixada, do Atlético-PR. Conheço em loco também outros 5 estádios na Europa, 2 enormes (Nou Camp e Santiago Bernabeu), 2 Grandes (Amsterdam Arena e Emirates) e um menor (A-Z Alkmar de 35 mil pessoas). Todos eles tem como principio lotar-encher em dias de jogos e também EM DIAS SEM JOGOS. Eu só vi jogo em 1 oportunidade (amistoso no Bernabeu: Real Madrid x Benfica em 1998...), mas todas as visitas foram sensacionais, pois é aí que reside o segredo da estrutura funcionar. E a mais legal e curiosa, foi no estádio do A-Z Alkmar na Holanda pois fui numa Suite de uma empresa privada, participar de uma reunião de negócios...

Falemos de minhas impressões colhidas sobre o Beira-Rio. O setor de camarotes/suites/cadeiras VIPs no andar intermediário é o paradigma. Com estes equipamentos integram-se Restaurantes, Bares, Museus e lojas de funcionamento contínuo servidos por edifício garagem e acessos direto ao ao estádio sem circulação pela rua.

Um apêndice disso é a ideia de Hotéis, Shopping, Prédios Comerciais e Centro de Saúde. Isto alem de dar o cunho comercial-residencial contínuo ao Complexo do Gigante Para Sempre. E integra também as necessidades de dia-dia do grupo de trabalho do Futebol Profissional, com DM, Centro Fisioterápico de recuperação de Atletas, Concentração dos Jogadores Profissionais para os jogos e residência para Atletas da base.

O setor de Cadeiras Locadas, Cativas e Perpétuas não será muito diferente. O MKT corretamente vai privilegiar o com conforto de acesso, serviços de 1a (bar e lojinhas) nos chamados 'dia-de-jogo' que proporcionem diversão e 'CONSUMO' DANDO MAIS RETORNO financeiro ao Clube e satisfação ao sócio.


Socias e Geral (inferior) privilegiarão a FESTA com acesso rápido exterior-interior do estádio e veremos principalmente nesse público a energia dentro e fora do Beira-Rio (lembram da noite das lanternas vermelhas, da recepção de todos os jogos ao jogadores, da 'boa bagunça' no entorno e principalmente no conceito de 'cantos-apoio-hinos' a partir da Guarda Colorada-Geral do Inter que encanta muito (principalmente aos jogadores).

O paradigma sempre é a ideia do COLORADO-SÓCIO ser atendido. O colorado Sócio Campeão do Mundo PODE (nem sempre poderá pois sua modalidade associativa é EXPLÍCITA quanto ao seu DIREITO de frequência ao estádio em dias de LOTAÇÃO COMPLETA) desfrutar pois contribui. Os Colorados não sócios fatalmente vão percebendo que passam a ter duas opções: aproveitar essa estrutura significará CONTRIBUIR MENSALMENTE (ASSOCIAR-SE) ou seguir Colorado que acompanha DE FORA, pela TV, Rádio, Internet e Mídias em geral. Estamos em um ponto de não retorno nesse aspecto: sócio contribui ($$$), usufrui e frequenta; não sócio apoia, torce, encanta-se com a estrutura. Se preferir frequentar, PRECISARÁ CONTRIBUIR MENSALMENTE.

É como a televisão. Antes era só a ABERTA e a qualidade era BEM pior. Hoje se pode seguir com esse modalidade de mais baixa qualidade... ou a TV paga, de qualidade muito Superior. Capicce???

Então esqueçam qualquer coisa que lembre gigantismos, expansionismos e privilégio de quantidade. Alias Porto Alegre, felizmente que tende a DIMINUIR de tamanho e População, bem aos moldes de ligares civilizados mundo afora. Parece que a ideia do 'plano diretor' colorado é nessa linha: melhor-melhor-melhor... não mais-mais-mais


9 Comentários:

Guilherme CB disse...

Muito bom post dr. Dixon.

Espero poder ver esse Beira Rio do futuro e com todo conforto que merecemos.

As cadeiras VIP's já tem a planta?? e o preço??

Jorge disse...

Vi esses dias na ZH que a area VIP varia de 700 a 1000 reais, não sei se mensal ou semestral.

Henrique Marks disse...

Excelente Post, muito claro.

No entanto, as ressalvas que li aqui no blog vermelho referem-se sempre a questão de haver ou não possibilidades, no projeto do Complexo Beira-rio, de expansão do estádio, CASO, no Futuro, isto venha a ser importante.

De qualquer modo, aquela foto da arquibancanda COLADA no gramado é MUITO legal. É até mesmo um símbolo, de civilidade, de uma população educada, que pode assistir jogos sem arame farpado e fosso.

Valter Aczel disse...

Grande Paulinho (sem querer ser paradóxo mais já sendo).

Mais um excelente texto.
O que disseste é uma realidade inevitável. Para muitos isso vai contra os princípios do "Clube do Povo", mas deixando o romantismo de lado, se queremos continuar festejando títulos anualmente, o caminho de construção de um clube forte e poderoso, passa por estas transformações, são ossos do ofício.
O importante, neste aspecto, é que o Clube saiba conciliar esta transformação sem afastar o seu torcedor do clube, o que é um grande desafio, mas que deve ser trabalhado com afinco. Algumas idéias já foram discutidas como a criação de espaços, afastados do Beira-Rio, para que o torcedor possa acompanhar os jogos do clube, em um clima de estádio, estrutura para atender o torcedor como se no estádio estivesse.
De forma mais rudimentar, alguns consulados já tem feito isso, organizando encontros de torcedores em suas cidades para acompanhar os jogos do Inter.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Valeu!

Agora, vale ressaltar.
Pessoal, eu não estou colocando nada mais que meu ponto de vista. Não é exatamente informação o que explicitei no post, mas impressões extraídas de informações ofíciais (Site do Inter, Projeto da arquitetura/engenharia, algumas informações de conselheiros e de declarações de diretores, Vice-Presidentes e do Presidente Vitório Piffero) e do noticiário.

Mas é evidente que o modelo e a proposta da Direção Colorada 2002-2010 da Política de Sócios e para o Projeto do Gigante Para Sempre é essa. E isso JÁ TRANSFORMOU a realidade de frequência de torcedores ao Estádio Beira-Rio.
E vai ser dentro dessa realidade e desse novo contrato que a reformulação de relação com o torcedor (agora Sõcio) e do que é oferecido em troca (estádio moderno e confortável) vai mais e mais ser pautada.
Só acho que falta uma coisa neste processo ( e em outros, levados a cabo com GRANDE COMPETÊNCIA aliás) pela direção 2002-2010: TRANSPARENCIA NA CONDUÇÃO DOS PROJETOS.

Faltou apenas declarar abertamente, no tocante a relação com a Torcida (desde os mais humildes do nosso Clube do Povo até as legiões coloradas de toda e qualquer classe econômica que confluiu ao Beira-Rio para tornar-se sócio desde 2005-6, algo do segunte teor:

'Colorado(a)s do Povo, o Inter vai investir e ganhar para Você, por Você e para Você ser Feliz. Mas outros Colorados estão PAGANDO por Você um preço nisso tudo... E esses colorados NÃO são mais colorados que você...apenas optaram por participar ativamante, mensalmente pois querem e/ou PODEM fazer isto. Se você PODE e e QUER fazer parte desse novo momento existe um custo, um preço e teras uma excelente contrapartida. Mas se não é possivel, essa participação NINGUEM será menos colorado por isso!!!
Mas não esqueça:

TODO COLORADO NÃO DEVE PERGUNTAR O QUE O CLUBE/TIME PODE FAZER POR ELE, MAS O QUE VOCÊ COLORADO, PODE FAZER PELO INTER... E PARA O INTER CONTINUAR SORRINDO ETERNAMENTE A TODOS COLORADOS'

E TALVEZ um proximo passo sem dúvida seria (e eu não sei exatamente como, alem dos projetos socias e assitenciais já existentes...) tentar levar aos TORCEDORES DO POVO, do INTERIOR DO RS E DO BRASIL e outros colorados assim menos favorecidos no PROJETO DE RELAÇÃO que ora se concretiza, outras maneiras ('futebolisticamente falando') e/ou outras benesses para TAMBEM estreitar essa outra relação e nunca negligencia-la.
Alem, obviamente, das vitórias em campo sempre maiores e mais frequentes que o projeto fatalmente impçoe num ciclo virtuoso/vitorioso.

Schroder-EUA disse...

Muito bom Dr!

Marco disse...

Muito bom!

Concordo que o clube deve focar no melhor-melhor-melhor, mas ainda dá para cultivar a grife de "Clube do Povo" se, em dias de jogos:

1) Colocar telões em praças e lugares populares/movimentados, para o povão assistir jogos. Para atrair público, coloca grupos de samba para tocar em um palco anexo. Na Copa da Alemanha, isto era muito comum, bem como a idéia abaixo (2);

2) O mesmo pode ser feito no entorno do estádio, atraindo grande multidão para lá. Acabados os jogos, ali será o local da festa e concentração dos torcedores;

3) Usar o Gigantinho para uma festa com ingresso (barato) pago, mas a festa seria mais elaborada. Espalha telões e contrata-se bandas e cantores para fazer shows antes e depois do horário do jogo. Uma idéia seria dar preferência aos sócios que não conseguiram ingresso para o estádio.

Este item (3) é muito usado aqui, em Maringá, durante as Copas do Mundo. Só que em casas noturnas, mas o Gigantinho não pode ficar de fora dos jogos, é desperdício. Um ou outro jogador, mais animadinho,poderia ir e subir ao palco, para festejar com a torcida.

Com isto, todo o complexo Beira-rio transformar-se-ia em uma enorme festa, com grande concentração popular e de consumo.

Mas os telões têm que ser usados como parte do espetáculo, uma atração irresistível.

Marco disse...

CJR

Sou contra espigões e arranha-céus, embora entenda o aspecto econômico que você citou.

É uma opção urbanística que nada tem a ver com atraso ou vanguarda.

Desta última vez que fui a SP, fiquei na Roque Petroni, e nunca mais!

Meu destino voltará a ser Moema, onde o trânsito é mais civilizado.

ps: e não é que a multa chegou, mesmo?

cjr-sp disse...

Putz Marco...chegou mesmo a multa.

Me lige antes da proxima vez que tu vieres e dou uma sondada em lugares mais interassantes para ti. Moema com certeza é melhor do que lá e tem variadas opçoes dentro de Moema mesmo.

Abçao.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]